segunda-feira, 7 de março de 2011

AVV40 – SINOPSE DA 5ª AULA – 02/03/2011 - A Lei da Manifestação da Vida


Ao iniciar o resumo da 5ª aula da Reunião de Estudos d’A Verdade da Vida, nosso Blog enaltece a imensa dedicação do Professor Heitor Miyazaki, e reverencia o grande amor do professor por todos os povos de língua portuguesa.

Esclarecemos que as sinopses aqui postadas representam um resumo do conteúdo apresentado pelo orientador durante as aulas. Tomando todo o cuidado para não alterar a essência doutrinária, adaptamos a linguagem coloquial falada para a linguagem estruturada escrita. O principal objetivo da sinopse é perpetuar o ensino recebido em aula, servindo como fonte de pesquisa dos pontos centrais tratados pelo professor. O Professor Heitor Miyazaki ilustra a aula com inúmeros relatos de experiência vivenciados, bem como com diversas citações de trechos de livros sagrados. Esses relatos e citações de livros, muitas vezes, são utilizados para fundamentar o pensamento doutrinário. Muitos desses relatos e citações de livros, no entanto, não estão sendo transcritos para as sinopses do blog. Por essa razão, é essencial o acompanhamento presencial da aula nas quartas-feiras.

Parte I – Perguntas & Respostas:

Causa mental de doenças: Procure analisar as pessoas das quais guarda ressentimento e, também, verifique se alguém da família morreu envenenado, ou asfixiado ou com a garganta obstruída (engasgado). Faça a leitura da Sutra por 49 dias para essa pessoa.

Problemas no Fígado (hepatite, por exemplo): Aprenda a perdoar. Você guarda mágoa muito forte de alguém e precisa retirar esse sentimento rancoroso. Aprenda a perdoar do fundo do coração. E veja se alguém da família morreu com problema no fígado (cirrose, hepatite, malária, ...). Se identificar essa pessoa, ofereça-lhe a leitura da Sutra por 49 dias.

Adolescente que parou de crescer: Às vezes, as pessoas, por diversas razões, mudam o sobrenome da criança/adolescente e isso magoa muito os antepassados. A raiz foi cortada e, em consequência, o crescimento físico é interrompido (o professor mencionou um caso ocorrido em Maceió, em que os pais haviam-se separado e o avô materno rasgou a Certidão de Nascimento da criança, retirou o sobrenome do pai biológico, deixando apenas o dele; e a criança não mais cresceu). Se isso ocorreu no seu caso, procure corrigir essa situação e, ao menos, dedique orações aos antepassados da família que deixou de fazer parte do nome da criança, peça perdão a esses antepassados e faça a leitura da Sutra na cabeceira da criança, visualizando o crescimento perfeito dela.

Vício de fumo e bebida: O vício deriva de uma angústia muito forte. Se o vício ocorre com você, pratique a Meditação Shinsokan e compreenda que você é filho de Deus. Leia o livro “A Humanidade é Isenta de Pecado”. Leia, releia e faça cópias desse livro.  Se o vício é com outra pessoa, pratique o ensinamento que está no CD “O Poder da Oração”. E, se na família há antepassado(s) que “bebia(m)” bastante, coloque, durante as orações, pelo menos umas duas vezes, uma pequena dose da bebida que ele(s) gostava(m). Pratique essas recomendações todos os dias, sem falta.

Tristeza ao acordar: Se existe tristeza em você, é porque um dia ela foi gravada. Volte ao passado, sem apegar-se aos fatos, identifique o que ocorreu, e perdoe às pessoas, coisas e fatos (e não somente às pessoas). Leia o livro “Lições para o Cotidiano”, viva o presente e... mais “três quilos de feijão”(veja 2ª aula). Deixe na sua cabeceira o livro “A Verdade em Orações” e leia, três vezes antes de dormir, e três vezes ao acordar, a oração da página que você abrir ao acaso. Ande sempre com o livro “A Chave da Vida Feliz”, vol. 1; lendo várias vezes, mesmo que você queira, não vai ficar triste. Além disso, faça caridade, ajude, colabore, isso vai lhe dar muita alegria!

Hérnia de disco na coluna cervical: Simboliza a insatisfação contra os pais. Você precisa ler o livro "Buscando o Amor dos Pais" e praticar o agradecimento constante. Tire essa tristeza, esse "quezinho" que ainda não foi solucionado com relação à infância. Agradeça do fundo do coração aos pais, entenda e os aceite como eles são.

Epilepsia: Muitos casos de epilepsia são motivados pela omissão em ajudar mais os antepassados. Por isso, é importante ler a Sutra, duas vezes por dia, todos os dias. E se há antepassados que brigavam quando estavam vivos, e continuam brigando no mundo espiritual, esse “choque” pode, ainda, manifestar a epilepsia. Se estiver ocorrendo com uma criança, a epilepsia pode ser o resultado do choque emocional e a constante desarmonia entre os pais. Duas Sutras por dia, sem falta, e harmonia no lar.

Desgaste na cartilagem do quadril: “Um quilo de feijão”(veja 2ª aula) para o marido. Coisas como essa acontecem como resultado de ingratidão e insatisfação com relação ao cônjuge. Dependendo da região pode ser com relação aos pais, mas, quando “pega” no quadril, é insatisfação para com o marido. Leia o livro "Lições para o Cotidiano" e pratique a Oração do Perdão cem vezes por dia durante dois meses. Você vai sarar.

Ouvido direito (glândula que descama e pode chegar até o conduto auditivo): Quando você era criança, não queria ouvir a mãe. A mãe lhe dava broncas e você não dava ouvidos à sua mãe. Quem tem o desejo forte de não querer ouvir, grava isto fortemente no subconsciente, e a conseqüência é ter problemas como o seu. Faça a oração do perdão cem vezes por dia durante dois meses e agradeça muitas vezes à mamãe, do fundo do coração.

Problema na parte inferior da coluna: Conforme mencionado acima, esse problema na altura do quadril simboliza a insatisfação com relação ao cônjuge. Leia o livro "Lições para o Cotidiano" e veja o lado bom do cônjuge. Não basta a tolerância ou a condescendência. É preciso partir para a harmonização, com muita humildade e com muito amor.

Turma de alunos que “não têm limites” (crianças de 3 a 4 anos):  É preciso conversar com os pais dessas crianças. Essa situação representa os pais em desarmonia. Quando isso ocorre, há muita bagunça, muita gritaria, e isso tudo se projeta na criança. É importante orientar os pais, fazer com que eles restabeleçam a harmonia e aprendam a respeitar-se mutuamente. O modo de tratar a criança também é importante: deve ser com palavras carinhosas, com compreensão. Não se deve bater na criança, nem falar palavras agressivas a ela. Chicote não é bússola. Têm pais que se orgulham porque o filho é “quietinho”. Ele é quieto, não por ser educado e, sim, porque tem medo de apanhar. Essa não é a verdadeira educação. Precisamos tratar a criança com amor, manifestar o amor nos gestos, conversar com ela. Tudo isso é importante porque fica registrado na criança, principalmente até os sete anos de idade. Dessa forma, quando as crianças têm esse tipo de comportamento, é preciso começar pelos pais. E, também, você que fez a pergunta, leia os livros de pedagogia da SNI. O resultado é fantástico. 

Filha que tem um gênio forte, briga e discute com todos: Primeiramente, tire da sua mente que a sua filha tem um gênio forte. Veja-a como filha de Deus, amável e bondosa. Enquanto a mãe estiver vendo constantemente a filha como quem “tem gênio forte”, aquilo que se reconhece, aparece. Disse Cristo: “Conforme creste, assim será”. Mude o modo de tratar sua filha, mude o modo de ver sua filha, de conversar com ela. E passe a tratá-la com amor; consequentemente ela vai mudar muito. Se até Starr Daily, que era um bandido temível, mudou, sua filha também mudará, pois ela não é nada, perto do que Starr Daily foi (leia o livro “O Amor Supera o Castigo”). Ame a sua filha como filha de Deus, abrace sua filha como filha de Deus, diga que a ama, mande mensagens, mande torpedos, mande e-mails, mande palavras de amor à sua filha, e veja como ela vai mudando.

Medo de cegueira (carma da família da mãe, que atingiu bisavó, avó, mãe e irmã): Relacione todas as pessoas que tiveram problemas de visão, e leia a Sutra Chuva de Néctar da Verdade durante 49 dias, à parte, para essas pessoas. Outro detalhe: quando fizer a leitura da Sutra para os antepassados, leia, a cada dia, trechos do livro "A Humanidade é Isenta de Pecado". Muitas pessoas estão com problemas de cegueira, motivados por sentimento de autopunição. Conheço uma pessoa do interior do estado de São Paulo que ficou praticamente cega e ela, desesperada, perguntou-me: “O que é que eu faço?”, ao que respondi: “Enquanto você estiver enxergando, leia o livro "A Humanidade é Isenta de Pecado" vinte vezes, trinta vezes, e ela leu. Leu porque carregava um sentimento de culpa muito grande, por ter sido casada com o pai. E ficou curada. Voltou a enxergar perfeitamente bem. Então, leia "A Humanidade é Isenta do Pecado" antes de ler a Sutra para seus antepassados, o que deve ser feito todos os dias, e não somente de vez em quando. E, também, procure fazer a Sutra à parte, em outro horário, especialmente para todos os que tiveram problemas de visão (conforme orientado acima). Consequentemente, você vai ficar curada, não é preciso ter medo, você vai enxergar muito bem!

Marido e esposa que não sentem atração um pelo outro, porém, não conseguem viver separados: Não é preciso se preocupar, se o “fogo” diminui com o passar do tempo. Isso é natural. O importante é viver com harmonia. À medida que as pessoas forem evoluindo espiritualmente, a paixão de antigamente vai diminuindo, mas não significa que estão deixando de se amar. Aí é que está sendo manifestado o verdadeiro amor. Amar é diferente de gostar. Muitas pessoas têm paixão pelo outro, têm atração física, mas não amam. A atração física é algo que se manifesta quando as pessoas são novas. O maracujá, quando novo, é bonitinho, mas, à medida que vai envelhecendo não permanece com o mesmo aspecto. Por isso, as pessoas que se apegam ao aspecto físico é que acham que “não amam mais”. Portanto, não é necessário se preocupar com esse detalhe. Apenas manifeste o amor e lembre-se: a falta de atração física não significa que não está sendo manifestado o amor.

Toxoplasmose: Analisando mais profundamente, isso é uma pura autopunição. As pessoas sofrem para pagar o pecado porque está no inconsciente: têm que sofrer para pagar o pecado. As pessoas ainda têm essa idéia porque acham que são filhos de Adão e Eva. É importante você entender que é filho de Deus. Não fique olhando para seu lado físico (seu “eu” carnal). Olhe para sua Vida, que é imortal. Leia os livros “A Verdade da Vida” volumes 2, 4 e 24. Outro detalhe, existem muitos antepassados que estão sofrendo no mundo astral e que necessitam muito de orações. Frequentemente, encontramos muitas pessoas que são displicentes, que não dão amor, acham que é muito trabalhoso ler Sutra para os antepassados. Não é trabalhoso. Devemos nos lembrar que, cada vez que estamos lendo a Sutra para os antepassados, estamos tendo a oportunidade de entrar em contato com as palavras da Verdade.

O que fazer para receber dívidas? Quem tem dívidas para receber, não deve pensar que o devedor é caloteiro. Tem que acreditar que a pessoa é honesta, que é uma pessoa muito correta e acreditar que a pessoa realmente paga corretamente. E ter em mente que já recebeu o dinheiro. Ao pensar na pessoa devedora, acredite: você é filha de Deus, você é honesta, você paga tudo corretamente, muito obrigado, porque você já está pagando. Fique mentalizando dessa forma. Escreva uma carta dizendo: acredito que o(a) senhor(a) perdeu o número da minha conta corrente. Abaixo segue o número da minha conta corrente.

Ao orar para os antepassados é necessário acender velas? Isto deve ficar de acordo com a tradição da família. Se não houver inconvenientes, sempre é bom. Dependendo do local e das circunstâncias, não é possível acender velas, por exemplo, se no local há sensores de incêndio. Se os seus antepassados tinham o costume de acender velas, é bom acender.

Após encerrar a oração aos antepassados é necessário solicitar que eles regressem ao mundo espiritual? Quando for fazer um culto especial de 49 dias, por exemplo, para alguém que morreu tragicamente, ao final é recomendável solicitar que retorne ao mundo espiritual. Isso porque pode ser espírito que está em ilusão ainda e, com isso, ele vem a saber que o lugar dele não é aqui na Terra e, sim, no mundo espiritual. Logo após, diga: “amanhã estaremos novamente fazendo esta leitura”. Agora, se for na cerimônia tradicional, diária, para os antepassados, não há necessidade de solicitar que regressem ao mundo espiritual após a oração.

A oração aos antepassados inclui também tios e tias, ou apenas nossos avós, bisavós, etc.? Os antepassados da linha vertical, avós, bisavós, tataravós, são os que você tem que cultuar todos os dias. Os colaterais, tios, tios-avós, devem ser incluídos nos registros espirituais a ser encaminhados ao santuário Hoozo, todos os anos.

Devo permanecer com a tabuleta da esposa falecida no oratório? Se a atual esposa não ficar com ciúmes, deixe a tabuleta no oratório, pois ela era mãe dos seus filhos e isso é importante para o benefício deles. Se a atual esposa não concordar com a tabuleta memorial, retire-a, mas não deixe de encaminhar o registro espiritual para o santuário Hoozo, todos os anos.
 
Parte II – 5ª aula: A Lei da Manifestação da Vida

AVV vol1 – pg 29 - Recapitulando o final da quarta aula: Continuando o terceiro parágrafo: "Quem foi derrotado na luta pela sobrevivência tem propensão para odiar os outros, achando que foi derrotado por um concorrente. Mas, na verdade, não foi vencido por ninguém. A Vida de cada um de nós é regida por uma lei inflexível, a qual sentencia que "somente aquele que está em maior concordância com a lei da manifestação da Vida consegue se desenvolver melhor"". A lei da manifestação da Vida engloba não apenas o nascer e o crescer, assim como uma semente que nasce e cresce. Nós nascemos na Terra, viemos em um novo corpo carnal, com o objetivo principal de evoluir espiritualmente. Este é o foco que não podemos perder. A lei da manifestação da Vida, que nos proporciona maior evolução, manifestar mais luz, manifestar mais o estado de libertação, é a compreensão da Verdade (Regenere-se através do Amor e da Verdade – pg. 177). Aprofundar-se mais na Verdade e aprender a manifestar o amor, é o ponto onde todos têm que chegar, pois é o objetivo maior de nossa vida na Terra. Muitas pessoas têm grande conhecimento da Verdade, mas não têm amor. O mestre disse: "Não adianta aprender a fazer a Meditação Shinsokan se você não está manifestando o amor. E, também, não basta só o amor. É preciso ter os dois: Sabedoria e Amor".

"Eu vi que o mundo da matéria é realmente efêmero; vi que o mundo da matéria nada mais é que sombra": Esse trecho da Sutra abrange a lei do carma, ou seja, tudo aquilo que acontece na Terra, o que acontece conosco no dia-a-dia, é projeção da nossa mente. Mudando nosso modo de pensar, nosso modo de viver, consequentemente, a projeção aqui na Terra também se altera. Por exemplo, se a pessoa não tem sorte, que deixe de ser pessimista. Seja mais otimista, mude o modo de viver, pare, analise se você não está vivendo em desarmonia. Ou seja, mudando o modo de viver, os fatos também mudam.

Nem todos estão no estágio espiritual para entender a lei do carma e se aprofundar nela, mas todos os que participam desse estudo, sim: Isso significa que as pessoas que estão em estágio espiritual mais elevado entendem as leis que nos regem e as aceitam. O espírito baixo, no entanto, é rebelde e indisciplinado. Assim relatou o grande espírito Veterini (A Verdade da Vida, vol. 9): "Os espíritos baixos, muitos deles, não querem reencarnar-se. Mas, no momento em que ocorre a fusão do espermatozóide com o óvulo, o espírito passa a estar vinculado àquele corpo." O espírito elevado sabe que está ocorrendo algo para o bem dele, compreende que é para a evolução da sua alma, por isso aceita com resignação, mesmo sabendo tratar-se de um grande desafio, mesmo que venha a ter uma grande provação, ele aceita vir nessas condições. Portanto, o grau de compreensão da Verdade difere de acordo com o grau de evolução espiritual da pessoa. É por essa razão que aqueles que ainda têm dificuldade, rebeldia contra as leis, têm que reencarnar muitas vezes, passar por uma série de situações para que mais tarde (após várias reencarnações) venham a atingir um estado de docilidade, entendam e aceitem a Lei de Manifestação da Vida.

Do livro “A Verdade, vol. 5", relacionado à Lei do Carma: "O caso faz parte do registro da leitura espiritual de Cayce. Uma esposa mantinha inexplicável fobia pela relação sexual com o marido, apesar de este ser paciente, compreensivo e amoroso. Ela já tinha 32 anos de idade e estava casada há oito, mas, a fobia mantinha-se inalterada. Entre seus amigos, havia um cantor italiano de óperas pelo qual se sentia atraída. Segundo análise espiritual de Cayce, o marido estava colhendo o fruto dos próprios atos. Quando viveu no tempo das cruzadas, obrigara a esposa a usar cinto de castidade, antes de partir para a batalha. No presente, os dois voltaram a se encontrar e casaram-se. Mas a esposa trazia na inconsciência um profundo ódio e revolta contra o marido, sentimento este que impedia o relacionamento harmonioso do casal. Odiar é prender o outro e, desta maneira, a própria pessoa sentir-se-á presa, diz a leitura espiritual de Cayce. É o ódio inconsciente que se manifesta neste momento sob a forma de pavor e desconfiança. Somente a compreensão mútua poderá solucionar tal problema. É indispensável perdoar. Quem deseja ser perdoado, precisa perdoar primeiro. Quanto ao cantor de ópera, na encarnação anterior teria vivido na Indochina, ocasião em que foi amante desta mulher."
Se as pessoas não procurarem superar este carma através da manifestação do amor, ele vai continuar. Essas três pessoas estão novamente se encontrando porque o carma ainda continua. Não houve que ainda um perdão mútuo, sempre um acusando o outro, é como se nesta encarnação ela ainda estivesse com o cinto de castidade. Desta forma, é preciso aprender a transcender o carma e não sofrer mais. Enquanto as pessoas mantiverem o pensamento que "tem que sofrer", vão continuar sofrendo. Dentro da lei do carma, quem planta, colhe. Mas, será que não tem saída? Tem que “colher” infalivelmente? Existe outra situação? Existe sim! Desde que a pessoa se arrependa, esse carma desaparece. Desde que ela entenda que é filha de Deus, que não é filha do pecado, entenda, compreenda, aprenda, e apreenda essa Verdade, vai transcender esse carma. Está na Sutra: “aquele que conhece a Verdade, aquele que conhece a Realidade transcende a causalidade”. Portanto, não há necessidade de ficar pensando que há necessidade de sofrer. Então, qual é a forma de superar, de transcender o carma que você está vivendo? Resposta: Feijão! (ver aula 2). Agradeça, agradeça, agradeça, humildemente  agradeça! Seja disciplinado e pratique o “feijão”. No começo parece fácil, mas, com o passar do tempo, o feijão vai ficando cada vez mais pesado, a distância vai ficando longa, mas, é nessa fase que o seu “emocional” vai sendo envolvido. No começo, o “obrigado”, “obrigado”, os primeiros feijões, você age de forma puramente “racional”. Mas à medida que vai agradecendo, agradecendo, você vai chegando ao “emocional”. Quando isto ocorrer, acabou o problema. Toda a mágoa e todo o ódio ficam gravados no subconsciente por causa da emoção. Portanto, é necessário ter emoção para tirar isso de dentro de você. O Mestre ensina: "Tudo o que você registrou com emoção, tem que sair com emoção". Por esse motivo, o perdão não ocorre se é falado apenas "da boca pra fora".

 AVV1, pág. 29, últimas três linhas: “Em suma, o concorrente, as dores e os infortúnios, surgem para instigar o crescimento dessa alma e fazem parte do estágio de autodesintegração das ilusões, estritamente necessária ao desenvolvimento de tal alma”.  Ao receber um desafio, a pessoa se sente motivada para vencê-lo; isso é “ser instigado”. O estágio de autodesintegração das ilusões: há pessoas que se arrependem do pecado cometido, mas não perdoam a elas mesmas, por considerarem-se pessoas más, pecadoras. Isso é ilusão, porque Deus não criou nenhuma vida má. Diante dessa autoacusação, busca autopunição porque não consegue se libertar do sentimento de culpa. Reencarna para "pagar o pecado " como, por exemplo, nascendo doente. Isso é a chamada “desintegração da ilusão”. Em outras palavras, é o carma (pecado) cometido que gera o sofrimento, não por castigo de Deus, mas por autopunição.
 O Mestre deixa bem claro no livro “A Humanidade é Isenta do Pecado” que “todas as impurezas, automaticamente, vão sair”. Portanto, a desintegração da ilusão ocorre quando o carma começa a se manifestar na pessoa. Ele começa a "pagar" o pecado. Isso é a desintegração da ilusão.

 AVV1, pág.30: “Devido à existência desses estímulos e desse material para reflexão, é dada a oportunidade à nossa alma para refletir, para se purificar e, assim, acumulando diversas experiências, conseguimos nos desenvolver”.
As pessoas que já têm certo grau de sabedoria fazem uma autorreflexão e entendem que a falha foi delas mesmas. Nessas autorreflexões a pessoa já está se autopurificando e crescendo espiritualmente. Até então, ela pensava que somente os outros fossem culpados, e começa a entender: “não, o problema é comigo; eu é que tenho que mudar”. A purificação ajuda a elevar, ajuda a tirar o obstáculo. Por exemplo, a obturação do dente é uma purificação. O motorzinho da broca causa dor e, mesmo que você não goste, está procedendo à purificação do dente. Depois do tratamento, o dente para de doer. Da mesma forma,  nós, quando nos purificamos espiritualmente, deixamos de sofrer. É por esse motivo que a Seicho-no-Ie criou a Cerimônia de Purificação da Mente. Essa cerimônia utiliza, como princípio, o fato de que tudo aquilo que você reprimiu, que você guardou, que você segurou, se você não eliminar, isso tudo vai desintegrar a ilusão, manifestando sob a forma de doença ou problemas no dia-a-dia.

Do livro “A Verdade” vol. 8, página 157: “se você compreender o significado de cada uma das lágrimas que derrama, elas se tornarão lindas pérolas de sabedoria"(Agasha). Existe muita sabedoria nas pessoas que passaram por dificuldades. Por exemplo, uma criança que foi criada com muita dificuldade porque os pais eram pobres, que teve que começar a trabalhar cedo: essa criança amadurece e passa a ter responsabilidade muito mais rapidamente que outra que recebeu tudo “de mão-beijada”. Quem cresceu sem dificuldades torna-se pessoa sem iniciativa, sem coragem, porque os pais sempre fizeram tudo por ela. Aquele que se dedicou, pode dizer que aproveitou cada minuto da existência. Devemos entender, portanto, que as dificuldades não são coisas más. Tudo o que passamos foi bom para a nossa purificação, para o polimento da nossa alma. Nós somos filhos de Deus, perfeitos. Somos como o diamante encontrado na natureza, que, na medida em que vai sendo polido, vai revelando o seu brilho. As situações difíceis são como o polimento: vão fazendo-nos compreender a Verdade. O aprendizado, a compreensão e a sabedoria integram-se a nós, e começamos a manifestar esse brilho natural.

AVV1, pág.31: "A explicação dos religiosos até agora se baseava nesse ponto de vista (quem morre volta a fluir para sempre dentro da grande correnteza do Pai). A maioria não reconhecia a continuidade da alma individual de cada pessoa após a sua morte, e explicava imortalidade apenas no sentido de retornar ao Pai, que flui em conjunto com o todo". O Mestre explica que não é tão simples assim, caso contrário, como se justificaria o esforço e a dedicação de cada um? Cada pessoa vai se posicionar no estágio correspondente ao que aprendeu e vivenciou, à conscientização que teve da Verdade. Portanto, não vamos todos para o “mesmo balde”. Aqueles espíritos que estão estagnados, que não têm vontade de aprender a Verdade (e isso está acontecendo há duas, três, quatro encarnações) encontram-se no mesmo patamar por longos períodos sem evoluir, precisam de um “tratamento de choque”. “Não existe morte por acaso. Todas as mortes estão preestabelecidas”(Veterini). Aqueles que morrem nesses choques (acidentes trágicos) são almas que não estão evoluindo. Ao ocorrer o choque, o espírito começa a questionar: por que, por que, por quê? A partir do momento desse questionamento, esse espírito vai começar a ter vontade de aprender.

AVV1, pág.32: "Mesmo que surja dor ou tristeza, mesmo que adoeçamos ou o corpo físico se decomponha, a alma que se aloja nesse corpo não se desfaz, e ainda preserva as características (individualidade) de cada personalidade -eu como eu, você como você mesmo- para podermos prosseguir caminhando rumo ao progredir infinito". Após os 49 dias que a pessoa deixou o corpo carnal, ela é submetida a assistir a um "filme" correspondente à última encarnação. O objetivo desse filme é a reflexão por parte da pessoa. Nessa reflexão, a pessoa precisa assumir a responsabilidade pelos atos da vida que teve. E entender, analisar, algumas etapas para aprimorar mais o seu modo de ser. Quando a pessoa reconhece os seus erros e os pontos onde falhou, o carma correspondente desaparece. Enquanto a pessoa não tiver consciência das falhas, ela não evolui. Consequentemente, vai continuar passando por uma série de situações, e vai continuar reencarnando. Mesmo os espíritos que já atingiram alto estágio de evolução e não mais têm necessidade de reencarnar, se ficarem acomodados, poderão ser obrigados a reencarnar, para diminuir o grau de egocentrismo. À medida que evoluímos, temos que pensar no outro, ajudar o próximo, fazer caridade, manifestar mais o amor; isso tudo constitui condição essencial, que deve ser satisfeita necessariamente. Por isso, mesmo que o corpo físico se decomponha, a alma não se desfaz, a individualidade permanece e, portanto, todo o esforço e toda a dedicação têm seus méritos. Quem planta colhe. E os méritos das coisas boas que você fez, ficam como um carma positivo que vai para você, para sua família, para seus filhos, seus netos. E os carmas negativos que a pessoa acumulou ficam na família também. Por esse fato, outra alma que tenha as mesmas características, as mesmas vibrações, vai se reencarnar nesta família. Quando alguém da família entende a Verdade, essa Verdade liberta e passa a mudar o destino da família. Tudo isso mostra: quem planta colhe!

Agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.

Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse de participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato!


2 comentários:

  1. Paulo e Marilize: graças a vocês, eu pude assimilar o conteúdo das aulas até aqui dadas.Muito didático o resumo!A dedicação de vocês tem beneficiado muitas pessoas,seja pelo espaço físico cedido todas as quartas-feiras, pelo ótimo blog, por tudo..que Deus sempre os abençoe muito!
    abraços, Lúcia Emy

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada filho de Deus Perfeito e maravilhoso,eu como Preletora só tenho que agradecer pela aportunidade de estar acompanhando essa aula maravilhosa.
    reverências e muito obrigada.
    Marly Inêz franke enjoji.

    ResponderExcluir