segunda-feira, 14 de março de 2011

AVV40 - SINOPSE DA 6ª AULA - 09/03/2011 - O Caminho do Progredir Infinito

Ao iniciarmos o resumo da 6ª aula da Reunião de Estudos d’A Verdade da Vida, nosso Blog enaltece a imensa dedicação do Professor Heitor Miyazaki, e reverencia o grande amor do professor por todos os povos de língua portuguesa.

Esclarecemos que as sinopses aqui postadas representam um resumo do conteúdo apresentado pelo orientador durante as aulas. Tomando todo o cuidado para não alterar a essência doutrinária, adaptamos a linguagem coloquial falada para a linguagem estruturada escrita. O principal objetivo da sinopse é perpetuar o ensino recebido em aula, servindo como fonte de pesquisa dos pontos centrais tratados pelo professor. O Professor Heitor Miyazaki ilustra a aula com inúmeros relatos de experiência vivenciados, bem como com diversas citações de trechos de livros sagrados. Esses relatos e citações de livros, muitas vezes, são utilizados para fundamentar o pensamento doutrinário. Muitos desses relatos e citações de livros, no entanto, não estão sendo transcritos para as sinopses do blog. Por essa razão, é essencial o acompanhamento presencial da aula nas quartas-feiras.

1ª PARTE: PERGUNTAS & RESPOSTAS

As leis do mundo espiritual são ligadas às leis do mundo fenomênico? São muitas as leis que nos regem. As leis do mundo espiritual são mais ligadas ao processo de reencarnação, à aprendizagem, ao estágio que as pessoas vão alcançando em sua evolução. É preciso separar, pois somos regidos por diversas leis. Existem leis materiais, leis mentais, leis espirituais, a lei de Deus, etc. E, mesmo entre as leis materiais, há diversos tipos de leis como, por exemplo, as reações químicas, as leis físicas, as leis de trânsito, enfim, são várias as leis que fazem parte do convívio do nosso dia-a-dia.

Qual a diferença entre leis mentais e leis espirituais? Conforme mencionado na resposta anterior, as leis espirituais são aquelas vinculadas ao processo de aprendizagem e evolução espiritual, incluindo as reencarnações. As leis mentais são as leis que regem o nosso dia-a-dia; recebem variados nomes, como: lei de causa e efeito, lei do carma, lei de ação e reação, lei da causalidade. São vários nomes, mas simbolizam a mesma coisa.

Qual é a diferença entre alma e espírito? Nós temos cinco corpos, a saber: corpo carnal, corpo etérico (que é o corpo da percepção), corpo astral (corpo da emoção), corpo espiritual (que é o espírito propriamente dito), e a essência, que é o nosso Ser Verdadeiro. Conforme consta nas Revelações Divinas da Vida Eterna, os corpos carnal, etérico, astral e espiritual são projeções da mente. Aquilo que está no âmago desses quatro corpos, que é o Eu Verdadeiro, constitui a "alma". “... o homem, cuja natureza real é Vida-Espírito, tece o casulo de carne com os fios da mente e nele instala a si próprio e seu espírito;" (Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade). “Si próprio” refere-se ao “Eu Verdadeiro”, e “espírito” significa nosso “corpo espiritual”.

O ser humano pode reencarnar-se como um animal? O Mestre ensina no livro "Mistérios da Vida" que isso é possível, se a pessoa tiver a mesma frequência, o mesmo nível espiritual que um animal. No entanto, é muito difícil isso acontecer, pois seria necessário que a pessoa estivesse num nível espiritual muito baixo para estar nessa mesma vibração. Embora o cachorro tenha mais consciência que outros animais, nenhum animal tem a consciência que nós, seres humanos, temos. É possível adestrar um cachorro, porém, não se pode fazer o mesmo com o “bichinho da goiaba”, isto porque este está em um nível de consciência ainda muito aquém do nível que o cachorro já alcançou. Pode-se dizer que o nível de consciência é o que reflete o estágio em que se encontra o espírito.

Quando a pessoa morre no mundo fenomênico, ela ressurge no mundo espiritual com a mesma idade? Se a pessoa compreender a Verdade, ela rejuvenesce. Se alguém estiver lendo a Sutra para ela:  "Aquele que acredita ser jovem, logo rejuvenescerá; e aquele que se crê senil, logo envelhecerá”, e ela despertar para esta Verdade, compreenderá que o espírito não envelhece, o espírito não adoece, o espírito não morre. Nossa Vida não adoece, o que estava velho era o corpo carnal. Não há Vida que adoeça, não há Vida que morra. Neste momento, a pessoa rejuvenesce no mundo espiritual. Quando sonhamos com parentes que já passaram ao mundo espiritual e essas pessoas têm a aparência mais jovem no sonho, isso significa que elas despertaram no mundo espiritual.
Doenças que afetam os seios: A palavra “seios” no idioma japonês pronuncia-se “tchi-tchi”. “Papai”, em japonês, também é “tchi-tchi”. Pessoas que manifestam tumores nos seios são pessoas que guardam mágoa do “tchi-tchi”, que é o pai, ou o marido, ou o padrasto, ou o ex-marido, ou a pessoa a quem ela chama de “pai”. Pratique "um quilo de feijão" (veja 2ª aula, aqui no blog) todos os dias durante dois meses. Há necessidade de eliminar o senso crítico (leia o livro "Lições para o Cotidiano"). Com gratidão e Oração do Perdão para o marido o problema desaparecerá.
A esposa concedeu “férias conjugais”: Se você tem muito amor por sua esposa, faça orações de perdão para ela. Não existe problema conjugal que não se resolva com 150 Orações de Perdão, por dia (leia exemplos no livro Conquiste a Felicidade com Amor). Pratique bastante. Depois de um mês praticando, peça perdão para ela, e não a magoe mais.
O mundo da Imagem Verdadeira é projetado no mundo fenomênico? "Pai nosso que estais no céu ... venha a nós o Vosso Reino,... seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu": quanto mais pura for a nossa mente, mais nítida será a projeção do céu na face da terra. Porém, enquanto nossa mente estiver poluída por ressentimentos, rancores, ódios e tristezas, vamos projetar essas coisas e isto atuará como um filtro que impedirá a manifestação da vontade de Deus aqui na terra. Portanto, a projeção do mundo da Imagem Verdadeira no mundo fenomênico depende não apenas da nossa fé, mas, também, do nosso amor e da pureza da nossa alma. Depende muito do estágio espiritual e mental em que nos encontramos.
Como conciliar vontades diferentes entre os cônjuges? Para que haja a verdadeira felicidade num casal é imprescindível a anulação do ego. Se os cônjuges quiserem impor, cada um, a sua vontade, o relacionamento nunca vai dar certo. Aprendam a entrar num comum acordo. Saber aceitar, entender e compreender, são características de espíritos elevados. Quando a pessoa procura fazer prevalecer somente o ego, demonstra que ainda é muito egocêntrica, muito egoísta. Egoísmo não combina com nada. É o mesmo que “água com óleo”. Ao pingar água no óleo percebemos que ambos não se misturam. O ego é individualista, por isso, não combina com a felicidade do casal. Se o outro tem uma idéia melhor, aceite. De nada adianta querer teimar, teimar, teimar. Satisfaça a vontade do(a) cônjuge. O importante é você se sentir feliz. Quanto melhor a outra parte estiver, também melhor você estará.
Briguei com a minha sogra e a ofendi e depois disso fiquei numa situação financeira muito ruim; estou com dívidas e com nome sujo; minha sogra já faleceu: Vá até o túmulo de sua sogra, compre as flores que ela gostava, limpe a superfície do jazigo, lave-o e, diante do túmulo, peça perdão pelo que aconteceu entre vocês. E, em casa, leia a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade para ela durante 49 dias. Antes da leitura da Sutra faça a Oração do Perdão. Com certeza ela vai perdoar a você.
Sobre a doação de órgãos após a morte cerebral, qual é a posição da Seicho-no-Ie?: Não se trata de uma posição da Seicho-no-Ie e, sim, uma explicação sobre o comportamento dos espíritos. De nada adianta a pessoa, em vida, decidir doar todos os órgãos se ela não tem consciência de que é um espírito. Ou seja, se ainda tem apego ao corpo material, o que vai acontecer depois que falecer? Vai pedir tudo de volta. Há relato de uma pessoa que estava disposta a doar o coração. Essa pessoa faleceu, a doação foi feita e, tempos depois, começou a aparecer em sonho para a pessoa que recebeu o coração, pedindo: “me devolve o coração, me devolve o coração!” Isto ocorreu porque quando a pessoa estava viva, o cérebro (que é o consciente), pensava de uma determinada forma, mas, quando faleceu o corpo, o cérebro morreu junto. O que é que ficou? O grau de compreensão, de conscientização; até onde esta pessoa estava consciente de que era um espírito? Portanto, é preciso que haja uma preparação espiritual para tomar a decisão de doar os órgãos de seu corpo.
2ª PARTE: 6ª AULA: O CAMINHO DO PROGREDIR INFINITO

A 3ª Declaração: Estudamos e publicamos a Lei da Criação da Vida para que a humanidade possa seguir o verdadeiro caminho do progredir infinito.
Nós temos condições de criar muitas coisas, porque somos filhos do Criador. Dependendo do nosso modo de pensar, do nosso modo de viver, podemos criar situações boas ou não. Conscientemente ou inconscientemente podemos fazer com que a nossa vida melhore muito. Muitas pessoas, porém, desconhecem o poder da palavra, utilizam a palavra de forma inadequada e, muitas vezes, acabam seguindo caminhos que não gostariam (conscientemente) de seguir. Portanto, é importante selecionar muito bem o nosso modo de pensar e de agir.
“Como vimos, nossa alma não morre, mesmo com a morte do nosso corpo. Estamos sempre e simplesmente trilhando o “caminho do progredir infinito". Portanto, por maior que seja o nosso sofrimento, devemos nos manter tranquilos sem nada temer. Isso não quer dizer, porém, que devamos criar sofrimentos ou atraí-los por nossa própria iniciativa. São Francisco disse que "Satanás é um carcereiro a serviço do Senhor". Várias seitas do xintoísmo consideram o sofrimento ou a doença como purificação ou advertência vinda de Deus para depurar as mazelas da alma, e aceitam esses fenômenos com gratidão. Os brâmanes consideravam o ascetismo o único meio de alcançar a iluminação e inventaram diversos métodos de penitência e mortificação do corpo, começando pelo jejum e pelos banhos de água fria. Sakyamuni chegou à conclusão de que o ascetismo não é necessariamente indispensável para se atingir a iluminação (estado de absoluta liberdade), mas que bastava mudar a direção da mente, de modo similar ao que prega hoje a Seicho-no-Ie” (AVV1, pg33).
Quem afirma que com a morte do corpo carnal tudo se acaba, é porque nada conhece a respeito do mundo espiritual. Na medida em que as pessoas vão evoluindo espiritualmente, passam a compreender e a entender a Verdade. Será possível trilhar este caminho do progredir infinito, se estivermos de acordo com a Justiça de Deus, a vontade de Deus. Justiça de Deus refere-se às leis, aos mandamentos, à ética do nosso modo de viver, fatores que possibilitam o nosso crescimento espiritual. Temos o livre arbítrio de criar. O que vamos criar depende do que estamos plantando. Dentro da lei do carma, quem planta colhe. Aquilo que formos criar depende do nosso modo de viver. O que você está plantando? Como é que você está vivendo o seu dia-a-dia? Você fica feliz com a felicidade do outro, ou não? As pessoas que não se alegram com a felicidade do próximo e, ao contrário, ainda desejam que os outros sejam infelizes, estão criando um carma negativo do pensamento. Nós criamos o carma pelo pensar. Um dos 6 itens mencionados por Buda para alcançar o Despertar, é o regozijo, isto é, ficar contente com a felicidade do outro, ficar feliz com a felicidade do outro. Aliás, quem já atingiu um nível espiritual elevado, certamente fica feliz com a felicidade do outro. Quanto maior o nível espiritual da pessoa, mais alta é a sua sensibilidade com relação ao próximo. Ela fica feliz com o outro, não pensa somente nela. O espírito baixo, por outro lado, é inconsequente e só pensa nele próprio, não lhe interessa se vai prejudicar o outro, ou não. O ego, nesse espírito, é tão forte que ele tem esse tipo de pensamento. Por essa razão, devemos sempre nos questionar sobre o que vamos criar, como vamos utilizar o nosso livre arbítrio.
“Portanto, por maior que seja o nosso sofrimento, devemos nos manter tranquilos, sem nada temer”. Os mergulhadores profissionais evitam movimentar tudo o que encontram para não deixar a água turva. A água turva prejudica a visão dos mergulhadores. Da mesma forma, se a pessoa está com um problema na vida, quanto mais agitada ficar, menos conseguirá enxergar a solução. No livro "Lições para o Cotidiano" consta o relato de uma moça que, baseada no pensamento "se esta vida serve apenas para nascer e morrer, não tem valor", e decidiu suicidar-se por achar a vida "sem graça". Ela jogou-se no mar, porém, não afundou, isto porque deixou corpo solto, sem se debater. Então, passou um barco e a salvou. Ela, contrariada, retrucou: porque não me deixaram morrer? De forma inversamente análoga, quando temos um problema em nossa vida, quanto mais nos agitamos, mais afundamos. E, também, quanto maior a agitação, mais turva se tornará a água e menor será a visibilidade. Então, se você está numa situação difícil, lembre-se do motoqueiro em dia de chuva. Se ele ficar a todo instante preocupado com a chuva, passando a mão na frente do capacete, vai acabar batendo a moto. O motoqueiro deve manter-se firme e seguir em frente. Diante de um problema ao invés de dizer "Ai meu Deus, quanta desgraça, que inferno! Por que me dá tantos problemas? Por que não ganho na loteria? Dá vontade de sumir daqui!", reflita: pensamentos como esse resolvem a situação? Resposta: não resolvem! (O professor Heitor mencionou relato próprio, vivenciado na empresa em que trabalhou durante 25 anos, onde observou o comportamento diferenciado das pessoas nas segundas-feiras. Na época em que atuou como presidente da CIPA nessa empresa, pesquisa feita pelo médico do trabalho apontou que a segunda-feira era um dos dois dias da semana em que ocorriam as maiores incidências de acidentes do trabalho. O resultado dessa pesquisa veio apenas a corroborar suposição anterior do Professor Heitor: Na segunda-feira as pessoas não apresentam o bom humor costumeiro dos demais dias, e a conseqüência só poderia ser o aumento de acidentes de trabalho). Concluindo o contexto, de nada adianta ficar agitado diante das situações do nosso dia-a-dia.
"Mesmo quando tenebrosas nuvens encobrem intensamente o céu, o firmamento acima delas ainda continua azul e sereno. Assim também é o meu estado de espírito. Por mais sombrias que pareçam as minhas perspectivas, por mais desesperadora que pareça a situação manifestada no plano fenomênico, jamais fico abalado. Todavia, o fato de não ficar abalado com as adversidades manifestadas deste mundo fenomênico, não quer dizer que mantenho uma atitude passiva, sem nada fazer para melhorar a situação. Muito pelo contrário, justamente porque me mantenho calmo, surgem em mim as melhores ideias para resolver os problemas, tal como água cristalina que jorra de uma fonte inesgotável, e consigo tomar as medidas certas para melhorar a situação.(Trecho da Oração para nos Reconciliarmos com Todas as Coisas)”. Portanto, mantendo a paz interior você tem condições de obter os melhores resultados. Conseguimos analisar, conseguimos pensar, portanto, nos momentos difíceis, faça a Meditação Shinsokan, volte a mente para Deus, saiba que Deus orienta. (O professor Heitor mencionou o caso do procurador da república Domênico D'Andrea Neto. Quando submeteu-se a concurso público para ser admitido no cargo de procurador da república, Domênico  fez a Meditação Shinsokan durante parte do tempo destinado à prova. Enquanto todos estavam apressados em resolver as questões da prova, Domênico ficou em meditação durante 30 minutos. Quando você transcreve livros da Verdade, lê com atenção, volta sua mente para Deus, surgem as soluções. E ele, depois de meia hora fazendo a Meditação, sentiu que Deus estava envolvendo-o com Amor e Sabedoria. Então, retornou ao exame e  as respostas começaram a fluir. Resultado: foi aprovado em um dos mais difíceis concursos públicos do Brasil, tornando-se um dos mais jovens procuradores da república, aos 21 anos de idade.)
Você está procurando um objeto perdido? Faça Meditação Shinsokan.
São Francisco disse que "Satanás é um carcereiro a serviço do Senhor". Poucas pessoas entenderam esta frase. Primeira explicação: Deus não criou Satanás, por isso ele não é inimigo de Deus. Não está escrito na Bíblia, Gênesis, capítulo 1, que Deus criou o céu e a terra, achou que era muito bom, e criou Satanás para brigar com ele. Deus não iria criar um concorrente para brigar com ele, concordam?   Portanto, Satanás não é criação de Deus. O que é chamado de Satanás é um espírito ainda em evolução, um espírito baixo. Um espírito baixo, que pode ser chamado de Satanás, é um espírito que, como muitos, também se reencarna e, aos poucos, vai evoluindo. Pode demorar, mas um dia ele “chega lá”. Pode demorar centenas de reencarnações, mas, vai sempre aprendendo, compreendendo a Verdade aos poucos, deixando de ser rebelde (a rebeldia é uma característica marcante dos espíritos baixos). Aos poucos vai deixando de ser rebelde, egoísta, materialista, individualista. À medida que vai evoluindo, o coração fica mais generoso. A benevolência toma conta da pessoa no dia-a-dia, ela passa a sofrer com o sofrimento dos outros (os espíritos baixos riem dos sofrimentos alheios). Portanto, se ainda há espíritos prejudicando outros, é porque ainda necessitam evoluir. Também no mundo espiritual, quem planta colhe. Se há espíritos plantando coisas negativas, estão criando carmas negativos. Vão colher aquilo que plantarem.
 Agasha disse: "Você nasce com individualidade própria, tal como Deus determinou. Mas, aos poucos, vai-se aproximando do centro da grande Vida a fim de assumir posição espiritual adequada, misturando-se aos Deuses que denominamos "Torres de Luz" (espíritos nobres)” (do livro A Verdade volume 8, página 149). Lembra-se da aula anterior?  Há quem diga que após a morte todo mundo vai para o mesmo rio e junta-se a Deus. Não é bem assim. Como disse Agasha, “não basta reencarnar, é preciso esforço”. O esforço de cada um no sentido de se desenvolver continuamente é muito importante. Pessoas que já alcançaram altíssimo nível espiritual, são convocadas por Deus para um trabalho grandioso. Pessoas que vêm à Terra para o trabalho missionário de salvar, de conduzir as demais para o caminho certo, são espíritos elevados e, muitos deles, não precisariam se reencarnar. Vêm porque aceitam esta grande missão com grande amor. (O professor Heitor mencionou o livro "Nosso Lar", onde André Luiz, no mundo espiritual, questiona a mãe a respeito do pai. A mãe responde que o pai de André Luiz encontra-se no Umbral do mundo espiritual. Pela explicação da mãe ele compreende que o pai, quando em vida, fora extremamente materialista, individualista e tivera uma vida desregrada com mulheres. A mãe de André Luís, que encontrava-se em um nível superior ao dele, comunicou que iria se encarnar, ao que ele respondeu: "mas, a senhora não precisa se reencarnar". Ela disse: "eu preciso ajudar o seu pai". Ela iria reencontrar o pai de André Luiz aqui na terra, e completou: "aquelas duas amantes que o seu pai tinha, vão ser minhas filhas"). Por essa razão, é importante compreender a necessidade de viver em harmonia com as pessoas que convivem conosco o dia-a-dia. Tudo tem ligação cármica. Se a pessoa sofre com a mãe, com o pai, com o padrasto, é preciso compreender que não é por acaso que ela vive com essa pessoa. É preciso entender que existe essa ligação cármica. Por isso, pode-se afirmar que após a morte do corpo carnal a individualidade permanece e que cada um vai evoluindo de acordo com o esforço próprio. O que Agasha quis dizer é que, quando a pessoa chegar a um estágio bem elevado, ela se une a espíritos grandiosos. No mundo espiritual elevadíssimo (mundo celestial) são inúmeros, incontáveis, os espíritos que já atingiram esse grau. Apesar de serem inúmeros e estarem em grau elevadíssimo, mesmo lá, existem graduações. Sendo assim, você, ascendendo a esse mundo celestial, estará usufruindo desse mundo de acordo com o grau em que se encontrar. Seja qual for a graduação, lá você estará entre os espíritos de luz.
São Francisco disse: "Satanás é o carcereiro do senhor". Segunda explicação: “Deus não castiga ninguém. Se no mundo astral (purgatório/umbral) há espíritos que são maltratados pelos outros, na verdade, é porque eles têm desejo inconsciente de sofrer para se purificar. Quando o nosso desejo é profundo, este é atendido por Deus. O "carcereiro" a que se referiu São Francisco é simbologia do "desejo de sofrer ser atendido”. Quando temos um desejo profundo, ele sempre acaba sendo realizado. As coisas são criadas de acordo com a nossa fé. Um forte desejo sempre é realizado porque somos filhos do Criador. Por isso, normalmente, as pessoas que estão em sofrimento, lá no mundo astral (baixo), têm um sentimento de culpa muito forte. O que está escrito na Sutra Sagrada, capítulo "Espírito": "Ensinai a eles a Imagem Verdadeira da Vida. Ensinai a eles que a Imagem Verdadeira da Vida é o próprio Deus e é perfeição. Ensinai que neste mundo não há pecado que tenha sido cometido, nem há pecado a ser resgatado..." Quem não entende que Deus já perdoou todos os pecados, acha que ainda tem que pagar esses pecados, pois Deus está cobrando e quer que a gente sofra. Esse pensamento é errôneo, pois Deus não cobra pecado de ninguém. Deus perdoou a todas as pessoas, por isso Cristo deixou bem claro: "Deus manda a chuva para os justos e também para os injustos”. Se Deus manda chuva para todos, isso significa que não está julgando ninguém. Por essa razão, é errado julgar as demais pessoas (e avaliar também). Portanto, se a pessoa está querendo sofrer, aparece alguém que a maltrata. Isso não significa que Deus mandou essa pessoa. O desejo dela está sendo atendido porque a vibração dela de “querer sofrer” atrai uma pessoa que “quer bater”. O desejo de pagar o pecado atrai uma situação equivalente. Se uma pessoa comete um pecado e fica sofrendo com remorso, com sentimento de culpa porque cometeu aquele pecado, enquanto ela mantiver o sentimento de que deve pagar pelo pecado cometido, vai atrair uma situação para se purificar. "Aquele que purificou a mente ingressa em um mundo espiritual elevado, adequado a ele. Aquele que não purificou a mente cria com sua força mental um ambiente adequado ele e padece nesse ambiente"(Sutra Sagrada Palavras do Anjo). (Referindo-se ao filme "Amor Além da Vida", o professor Heitor lembrou aquela mulher que foi levar os dois filhos para um local e eles morreram num acidente; depois o marido morreu e, posteriormente, ela se suicidou. Quando o marido soube que ela morreu, procurou informar-se sobre como poderia visitá-la. Um anjo lhe falou:"não adianta você ir até onde sua esposa está. Ela está num lugar em que não vai reconhecer ninguém”). O grau de compreensão de espíritos baixos não lhe proporciona entender muitas coisas. Essa mulher estava no mundo astral e num local em que havia teias de aranha que lembravam a casa dela. É preciso compreender que não foi Deus quem criou aquela casinha para ela ficar, semelhante à casa dela aqui na terra. Ela é que, com sua força mental, criou o ambiente adequado ao grau de purificação de sua mente.
"Várias seitas do Xintoísmo consideram o sofrimento ou doença como purificação ou advertência vinda de Deus para depurar as mazelas da alma, e aceitam esses fenômenos com gratidão ". Quando as pessoas carregam dentro delas ilusões, sentimentos de culpa, procuram pagar o pecado, purificar-se com sofrimento. Não é uma advertência vinda de Deus, mas apenas a lei de causa e efeito. Por essa razão é muito importante a purificação da mente. Apenas aceitar o problema não basta, pois, se você não mudar a sua postura, a causa não foi corrigida e o problema continua. Deus faria uma advertência? Se o fizesse, quem saberia interpretá-la? Lendo o livro "A Humanidade é Isenta do Pecado” pode-se concluir que Deus não faria uma advertência, por exemplo, através de uma doença, o que apenas faria a pessoa ficar cada vez mais perdida. A pessoa é que guarda aquele sentimento, aquela raiva e, consequentemente, manifesta-se de alguma forma no corpo carnal. Tudo é projeção da mente.
"Os brâmanes consideravam o ascetismo o único meio de alcançar a iluminação e inventaram diversos métodos de penitência e mortificação do corpo, começando pelo jejum e pelos banhos de água fria". Quem seguia bramanismo achava que o ascetismo (prática de sacrificar, mortificar, o corpo) era o caminho para alcançar o grande estado de iluminação. Buda seguiu este caminho durante vários anos. O sofrimento, dependendo das circunstâncias, pode servir para a pessoa aprender muitas coisas. Porém, não é certo procurar o sofrimento de forma proposital. Não há necessidade de fazer este sacrifício. O bramanismo, fundamentado nos Vedas, surgiu cerca de 1200 anos antes de Cristo e é anterior ao hinduísmo. Os Vedas, livros sagrados de mais de 5000 anos, possuem uma linguagem muito arcaica e pregam a prática do ascetismo. Por essa razão, muitas pessoas acham necessário sofrer. Buda alcançou a iluminação quando parou de buscar o sofrimento proposital. “Assim, abandonou o ascetismo e, após banhar-se no rio Nairanjana, tomou um copo de leite que lhe foi oferecido e tornou-se um iluminado".
"Como se vê, em certos períodos, os sofrimentos são necessários para o desenvolvimento da nossa alma. Por isso, entre os fervorosos seguidores de Cristo existem pessoas que chegam a "imitar o Senhor", flagelando seu corpo com o mesmo sofrimento de Jesus na cruz e recebendo isso com alegria. Todavia, tais pessoas não conhecem o nobre coração de Jesus Cristo”. O coração de Jesus Cristo é "muito amor", e não um "amorzinho relativo". Cristo sabia que poderia ser levado à morte, arriscou a vida quando disse: “Ai de voz escribas e fariseus, hipócritas, condutores cegos que não entram no reino dos céus e não deixam os outros entraram". Aparentemente, aqueles doutores de leis possuíam mais cultura que Jesus, mas não tinham a sabedoria de Jesus Cristo. Por isso, conhecimento cultural e intelectualidade não são sinônimos de espiritualidade. Cristo não tinha cultura, não tinha diploma de faculdade, mas tinha mais sabedoria do que muitos doutores da época, que eram os escribas. Assim, precisamos desenvolver esse amor e essa sabedoria. Por isso ele alertou: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de Justiça". Ou seja, bem-aventurados aqueles que têm fome, vontade de aprender as coisas. São aqueles que não ficam apegados às coisas supérfluas da vida. “Não nos deixeis cair em tentação" significa: “Deus, fazei com que o meu caminho de evolução não seja prejudicado por coisas supérfluas, que eu não caia nessa tentação de ser levado pelo materialismo”. Porque tudo isso, depois, quando as pessoas chegarem ao mundo espiritual verão o quanto “valeu à pena” a sua dedicação e a manifestação na prática do dia-a-dia. "É um privilégio estar aqui na terra", disse Agasha. E, especialmente nessa época de disseminação dos processos anticoncepcionais em que milhões e milhões de abortos ocorrem no mundo, são tantos e tantos os espíritos que perdem a oportunidade de reencarnar-se. Por isso, quem está aqui tem a obrigação de aproveitar para evoluir.
Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.

Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse de participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato!



Nenhum comentário:

Postar um comentário