terça-feira, 9 de agosto de 2011

Nossa Vida é Perfeita - AVV40 – Resumo da Aula 24 – 13/07/2011

Esclarecemos que este post representa um resumo do conteúdo apresentado pelo orientador durante a aula. Nos textos escolhidos, fazemos pequenas alterações adaptando a linguagem coloquial apresentada em aula para a linguagem estruturada escrita. Os trechos entre colchetes [.....] foram introduzidos pelo editor do Blog para esclarecimento ou ilustração da explanação em curso. Nosso principal objetivo é perpetuar o ensino recebido em aula, servindo como fonte de pesquisa dos pontos centrais tratados pelo professor. O Professor Heitor Miyazaki ilustra a aula com inúmeros relatos de experiência vivenciados, bem como com diversas citações de trechos de livros sagrados. Esses relatos e citações de livros, muitas vezes, são utilizados para fundamentar o pensamento doutrinário. Muitos desses relatos e citações de livros, no entanto, não estão sendo transcritos para o blog. Por essa razão, recomendamos o acompanhamento presencial da aula nas quartas-feiras. Convidamos você e sua família a participar (gratuitamente) deste maravilhoso curso. Informe-se na Regional da Seicho-no-Ie mais próxima!
Aula 24 – Parte I – Perguntas e Respostas
Orientações do Preletor Heitor Miyazaki – Preletor da Sede Internacional
Qual seria o motivo de uma dor constante no braço esquerdo e conseqüente alteração de pressão arterial para mim, que sempre fui hipotensa? (Casada, 60 anos)
Essa dor no braço esquerdo, quando é na região um pouco mais acima, dentro da influência espiritual pode estar ligada a algum antepassado colateral, ou seja, antepassado que está ligado indiretamente à família, como por exemplo: tios, tios-avós. No seu caso, como é do lado esquerdo, refere-se à família do seu pai. Quando a pessoa sofre uma morte trágica e continua sofrendo no mundo espiritual causa influências como: dores no braço, no ombro, nas costelas. E, nesse caso, quando passa a receber orações, essas dores desaparecem. É como no caso que já citei aqui de uma senhora que se curou. Ela e o pai tinham dores no ombro. O pai já havia passado por uma cirurgia, porém não se curou. Falei-lhe que era um antepassado colateral de seu pai. Ela, falando com a mãe, lembrou-se de dois tios que tinham morrido tragicamente e um deles foi encontrado à beira da fazenda com as mãos amarradas; devido à agressão violenta que sofreu no ombro e nas costas, morreu de hemorragia interna. No sábado, ela colocou os nomes deles nos registros espirituais da Academia de Ibiúna e, no domingo, já estava totalmente curada.
Essas dores podem ser, também, por “falta de abraçar quem deveria ser abraçado”. Ou seja, a pessoa fica magoada com a outra, não se reconcilia e começa a manifestar dores. Ao perdoar, as dores desaparecem.
Meu filho de 28 anos tem esquizofrenia ou transtorno afetivo bipolar. O que devo fazer à luz do ensinamento da Seicho-No-Ie? (Casado, 54 anos).
Precisamos entender que uma pessoa que tinha problema mental, ao falecer, normalmente continuará com o transtorno no mundo espiritual também. É necessário fazer 49 dias de Sutra Sagrada para essa pessoa que faleceu com esse transtorno mental, ok? Quando a pessoa morre por suicídio ou problema mental, para ela se recuperar no mundo espiritual, precisa de 49 dias (às vezes mais) para que possa entender o que está sendo lido para ela. E a pessoa que está lendo precisa ler pausadamente, como se estivesse explicando o conteúdo da Sutra.
A causa desse transtorno pode ser, também, a existência de conflitos entre pessoas, assim como existem casos de convulsões em crianças que se manifestam quando os pais estão em desarmonia, ou seja, em choque emocional. Outro exemplo, também, é o de pessoas que brigavam em vida, faleceram e continuam brigando no mundo espiritual. Nesse caso de desarmonia entre antepassados quando estavam na Terra, é bom que também se leia, antes da Sutra Sagrada, as Revelações da Grande Harmonia, para que eles se harmonizem no mundo espiritual. Fazendo dessa forma, a pessoa aqui na Terra fica curada.
Atualmente temos ouvido falar de muitas pessoas que morrem de câncer, mesmo sendo uma doença controlada pela medicina. Existe algum comportamento de maneira geral que possamos adotar, para que isto deixe de ser um acontecimento comum?
Sim. Deixar de ser teimoso... rsrs. Uma vez falei numa palestra: “Quem é teimoso tem a tendência para ter câncer, pois tem o ego muito forte”. O que é o câncer na verdade?  Nós somos comandantes de 75 trilhões de células. E o câncer é um grupo de células que se isolam das demais. Mas, por que se isolam? Tudo o que pensamos, sentimos, se estamos alegres ou tristes, as células do nosso corpo também reagem da mesma forma. Se existe uma célula que está se separando de outra, é porque o comandante (a pessoa) está se isolando de alguém da família ou de algum grupo que para ele é como se fosse da família (algum clube ou entidade), causando-lhe desarmonia. Lembram-se do Pedro Collor, quando estava com aquela briga com o irmão? Pedro Collor morreu de câncer na cabeça. Por que na cabeça? A cabeça representa o superior (Fernando Collor era o irmão mais velho). Com ódio do irmão, desejava se isolar, romper o relacionamento. Em seu cérebro, formaram células que se isolaram de outras células. Isso é o câncer. As pessoas têm que aprender a se harmonizar. Por isso, são muito comuns os casos de pessoas que sofrem de câncer. Quando há o perdão, a harmonia, o câncer desaparece. Os que têm pessoas da família que morreram com câncer, precisam orar por essas pessoas por 49 dias.
Tenho um irmão que também é da Seicho-no-ie e está pensando em realizar oração aos antepassados também, mas como eu faço todos os dias às sete horas da manhã, ele poderia fazer no mesmo horário? Os meus antepassados e os dele são os mesmos. Como eles poderiam estar em duas residências diferentes ao mesmo tempo? Isso é possível?
Distância e espaço estão aqui na Terra. Camille Flammarion, em seu livro, descreve um diálogo sobre uma pessoa que deixou o corpo carnal, relatando que ela esteve na Capela, localizada em outra constelação, realizando tal trajeto em menos de 1 (um) segundo. Então, no mundo espiritual não existe distância. Quanto mais pessoas fazendo a leitura da Sutra Sagrada aos antepassados, melhor será.
Ultimamente quando faço a leitura da Sutra Sagrada ou das Revelações Divinas, tenho tido dificuldade em pronunciar corretamente as palavras, ficam meio enroladas, o que devo fazer ? (66 anos, sexo feminino)
Isso, às vezes, acontece mesmo. Porém, fique despreocupada e faça exercícios de articulações com a boca. Vá treinando, principalmente, as vogais abertas (a – e – o) as quais faz-se necessário abrir a boca para pronunciá-las. Vá treinando que, consequentemente, irá voltando à naturalidade. Lembram-se daquele locutor, Osmar Santos? Pois bem, ele treinava todos os dias as articulações, pronunciava as sílabas, as consoantes, até conseguir. Você tem a Sutra Sagrada em casa, então pode treinar com eloquência e pausadamente o que nela está escrito.
Estou estudando para concurso público há seis meses. Como saber qual é o concurso ideal para mim e como passar ? (28 anos,  s. feminino)
Você deve conectar-se com Deus [praticar a Meditação Shinsokan], então, Deus pode lhe revelar. O seu Deus interior sabe qual é o melhor caminho para você seguir. E como fazer para passar? Se você está estudando para passar, saiba que quem estuda para passar num exame difícil, não passa. Isso porque todo mundo está fazendo a mesma coisa. Você tem que estudar pensando em dar aula sobre o assunto que está estudando. Se você pensar que tem que estudar para passar, não terá domínio do assunto. Mas, se você pensar que está estudando este assunto para lecionar, terá domínio do assunto e, então, passará, ok? E o segundo detalhe é o seguinte: você deve mentalizar e visualizar que já passou. É aquilo que Jesus Cristo nos disse: “Orai crendo ter recebido”, então, visualize e mentalize a cena em que você já está aprovada, que o seu nome está na relação das pessoas aprovadas. Em uma determinada hora este desejo se concretizará.
Por que sonho constantemente com meu ex-marido? (47 anos, desquitada)
É problema de sal (risos)..., saudades. Deve-se analisar que tipo de sonho é: se é um sonho nostálgico, que faz com que você sinta saudades dele, numa situação em que você está sozinha e ele também (não têm compromisso com ninguém) e há a compreensão de sua parte em ver, agora, o quanto ele era maravilhoso, às vezes isso acontece mesmo. Por exemplo, eu conheci pessoas que, na época que ainda não existia o divórcio, se desquitaram, passou um tempo, se reconciliaram e passaram a viver juntos mesmo estando desquitados no papel. E viveram assim até morrerem. O ser humano muda, vai entendendo as coisas na medida em que o tempo passa. Às vezes, quando o ego ainda é muito forte, ocorre o desentendimento. Por isso, é importante participar de um Seminário de Treinamento Espiritual na Academia de Ibiúna. Por exemplo, tem um Seminário lá, de dez dias. Tire férias e vá para lá. No primeiro dia você vai com o coração duro e seco com relação à vida, porém, no segundo dia você já consegue ter uma percepção mais clara acerca das coisas. No terceiro dia as emoções já estão bem mais afloradas. E você vai “amolecendo” o seu coração. Com o passar dos demais dias, começa a refletir e fazer uma auto-análise em função de alguns relatos de experiência que vai ouvindo. Passados dez dias lá, você sai flutuando, voando, como se tivesse asas, porque se purifica. Aquele livro, O Monge e o Executivo, fez muito sucesso, porém, para nós não há nenhum segredo lá. Consta que o executivo vai fazer um retiro espiritual num Monastério. E isso nada mais é do que a Academia de Treinamento Espiritual, para nós.  Por isso é muito importante as pessoas participarem de um Seminário desses, e quanto mais tempo ficarem lá, melhor para elas.
Existe aquele caso que já contei aqui. Num Seminário que aconteceu em Ibiúna, de cinco dias, um senhor deu um depoimento onde falou que entendeu o quanto estava errado: “Faz oito anos que saí da minha casa pensando que eu estava certo. Hoje, neste Seminário, entendi que estava errado. Quando eu sair daqui, vou procurar minha esposa para pedir perdão. E, se ela não estiver compromissada com ninguém, vou pedir para ela voltar para mim”. E, neste instante, no fundo do salão, teve uma mão que levantou e a pessoa disse assim: “Querido, estou aqui!”. A esposa estava no mesmo Seminário, ou seja, durante cinco dias permanecendo lá, um não vira o outro.
Tosse seca, coriza e espirros constantes não passam com remédios, o que fazer?  (24 anos, solteiro)
Lembro–me de umas três ou quatro pessoas que estavam sofrendo com tosse seca, eu perguntei para elas se havia alguém da família que havia falecido devido a problema pulmonar. Eles falaram que havia (pessoas que faleceram devido a tuberculose, câncer no pulmão, pneumonia, alguma coisa assim).  Recomendei que fizessem a leitura da Sutra Sagrada, durante 49 dias, para elas. Eles o fizeram e ficaram curados.  Dependendo do tipo da tosse, pode ser, também, provocada por um sentimento de repulsa de uma pessoa. Você está se sentindo incomodado por essa pessoa, com quem não está em harmonia. Você começa a tossir, como se dissesse: “vai embora, afaste-se daqui”. Se for assim, procure se harmonizar com essa pessoa. E, também, existe outro aspecto, a influência da mente coletiva que tem várias crenças de que “se está tossindo é porque está com gripe”, e ficamos assim, tossindo, tossindo, e ficamos com a tosse. Então, se está em desarmonia com alguém, reconcilie-se, se tem alguém que morreu com problema pulmonar, leia a Sutra Sagrada por 49 dias para esta pessoa.
Pé esquerdo com artrose, caso cirúrgico. Os dedos queimam muito, como se estivessem dormentes. Não consigo usar quase nenhum calçado (51 anos, casada):
Esqueceu-se de seus avós, né? Vá lá visitar os túmulos dos avós paternos. Você não tem ido lá, não. Por isso dessa dormência nos dedos. O solo representa Deus, diz o Mestre Masaharu Taniguchi; nossa perna representa nossos antepassados e nossos pais. Se a base da perna está em estado de putrefação e dormência, é porque o solo, que é Deus, não está vivificando as nossas raízes, que são nossos antepassados. Então, há necessidade de você ir visitar seus antepassados, seus avós paternos. Talvez eles estejam sepultados em outra cidade e você não está indo visitá-los. A sola de seu pé deve estar dura. Vá visitar seus túmulos, faça uma limpeza nesses túmulos, leve flores para eles e, em casa, faça a leitura da Sutra Sagrada para seus antepassados.
Professor, estou lendo o livro A Humanidade é Isenta de Pecado, e surgiu uma dúvida. O mundo da Imagem Verdadeira criado por Deus é perfeito. A distorção desta Imagem foi feita pela mente humana, quando o homem criou a idéia do pecado. Deus, na sua onisciência, não teria como prever essa distorção? (36 anos, solteira)
Deus fez a luz, achou boa e descansou. Fez o ar, achou bom e descansou. Fez a água, achou boa e descansou. No primeiro dia fez uma coisa, achou boa e descansou. No segundo, fez outra, achou boa e descansou. O sétimo dia não significa que Ele descansou, mas, sim, que estava tudo concluído; o resto ficaria por conta do “livre arbítrio” do homem. O sétimo dia significa livre arbítrio. Dentro do livre arbítrio, entre acertos e erros, o ser humano vai evoluindo, esse é um detalhe que as pessoas têm que entender. Por isso, na verdade, Deus não criou nada disso, mas o homem na ilusão é que foi criando uma série de problemas, de doenças e de situações, mas com isso ele também vai aprendendo. Vai aprendendo a utilizar a mente, vai aprendendo que, quando criar um carma do pensamento, aquilo que foi criado volta para ele. Se você criar um carma da ação, isso volta para você, se criar um carma do falar, isso volta para você. O que fazer para voltar coisas boas? Faça o bem para o próximo. O que significa isso? Significa que, quando você está fazendo algo para o próximo, está fazendo para si mesmo.
A palavra pecado foi criada para policiar. Com o tempo, no entanto, foram criadas várias conotações acerca do pecado, por exemplo, na época da Inquisição, quando quase tudo era considerado pecado.
Na verdade, o ser humano vai aprendendo através das coisas chamadas “sentimento de culpa” que, dependendo da forma como nós aprendemos (que devemos pagar o pecado de Adão e Eva, que somos filhos do pecado), tem muitas coisas que ficam no inconsciente como uma crença, como se fossem fatos reais. O sentimento de culpa é o que nos arrasta para o lado do sofrimento, daí a importância de ler, reler e copiar o livro A Humanidade é Isenta do Pecado, para se purificar. E, quando nós nos purificamos de tudo isso, tudo o que desejamos aparece, e o que não desejamos, não aparece. Isso porque, você é o comandante de você. Mas, enquanto nós não nos purificarmos, sempre haverá uma “vozinha” contra, o consciente quer uma coisa e o subconsciente fala “não, você tem que sofrer mesmo, você tem que pagar, olho por olho, dente por dente”. Então, fica essa cobrança no inconsciente. Você fica remando para um lado e o subconsciente fica remando para o outro lado. Por esse fato é que devemos ler e reler os livros da Verdade. Para falar sobre o assunto “pecado” há necessidade de um tempo maior, não é possível fazê-lo em dois ou três minutos. Então, é melhor ler e copiar o livro A Humanidade é Isenta de Pecado, e os milagres começam a acontecer.
É perigoso realizar culto aos Antepassados em casa? Não corremos riscos de atrair espíritos? (44 anos, solteira)
Ao contrário, quando a luz avança a treva desaparece. Uma vez, um Preletor passou em frente à minha casa e disse que viu uma luz saindo do telhado, e comentou com outro Preletor. Era uma luz muito forte que vinha do céu e pairava sobre o telhado da minha casa. Perguntei o horário em que ele passou, e ele falou que foi às seis da manhã. Entre eles, houve o comentário “o Preletor Heitor estava fazendo a Sutra aos Antepassados” e realmente eu estava exatamente neste horário. Então, a luz avança e protege. Quanto mais nós pudermos iluminar os antepassados, melhor! Têm antepassados que não sabem que morreram, têm antepassados que continuam sofrendo, continuam doentes, continuam com um monte de problemas. E ninguém vai iluminá-los? Assistam ao filme Nosso Lar e vejam como é a situação de alguns antepassados lá no humbral (purgatório). É sofrimento puro, alguém tem que salvá-los, alguém tem que socorrê-los. É por isso que a vida de muita gente não vai para frente. Esquecem-se que nós ainda temos vínculo com nossos antepassados. Nós somos a continuação dos nossos antepassados. Se eles estiverem bem, terão condições de nos ajudar. Mas, se eles estiverem sofrendo, como eles poderão ajudar? Não vão ter condições, mas se nos lembrarmos deles, podemos passar a transmitir o que pode ajudá-los a sair do sofrimento. E isso é a Verdade, a Verdade que liberta. A Sutra Sagrada é tão poderosa que muitos e muitos milagres acontecem com a sua leitura. Pensar que vai atrair espíritos ruins? Não! Se você está evocando seus antepassados, esse respeito eles têm, só os seus antepassados é que vão comparecer. Seus antepassados estando presentes pode ter certeza de que ali outros não virão. Seus antepassados vão lhe proteger, irão proteger a sua casa. Uma vez, um “sensitivo” me falou o seguinte: “Professor, espiritualmente eu fui à sua casa”. Só para testar se ele estava realmente falando a verdade, pedi que descrevesse minha casa. Ele descreveu direitinho como é a minha casa, e nunca tinha ido lá. Aí, ele falou: “Olha! Para entrar na sua casa foi difícil. Os seus antepassados não me deixavam entrar! Só me permitiram quando falei que era aluno do senhor. Aí, entrei e pude visitar os cômodos”. Isso realmente prova a existência dos antepassados protetores. Outro detalhe também, em uma ocasião, isso já faz uns vinte e cinco anos que aconteceu: o rádio-relógio, o despertador e outro despertador não funcionaram, e não estavam danificados. Sonhei com oito pessoas de terno preto, oito japoneses. E disseram: “nós viemos aqui ler a Sutra para os seus antepassados”. Aí, acordei com o som da Sutra. Quando acordei, olhei para o relógio e percebi que tinha perdido a hora: estava trinta e cinco minutos atrasado. Levantei, fiz oração e fui trabalhar. No local em que eu passava todos os dias, tinha acontecido um acidente grave. Meus antepassados não me deixaram sair no horário certo, os dois despertadores e o rádio-relógio não funcionaram para que eu perdesse a hora. Por quê? Para que eu fosse salvo do acidente. Então, os antepassados estão sempre protegendo. Leia o livro: Melhore seu Destino Orando pelos Antepassados. Quem não conhece o mundo espiritual fica falando coisas que não entende. Até, naquele livro “Chico, de Francisco” há uma moça chamada Denise, que faleceu num acidente de carro. O marido ficou com saudades dela e foi pedir uma mensagem a Chico Xavier, e ela mencionou: “Graças ao fato de ter conhecido o movimento Seicho-No-Ie, aquilo que aprendi na Seicho-No-Ie foi importante para que eu não sofresse quando cheguei aqui no mundo espiritual”. Ou seja, graças ao fato de ela ter entendido e estudado a Sutra enquanto estava viva, quando deixou o corpo carnal ela não foi para o humbral, foi direto para um lugar iluminado, por isso ela disse, “eu não precisei sofrer, porque já tinha conhecido a Seicho-No-Ie”. Então, aí está o valor da Sutra Sagrada.
Aula 24 - 13/07/2011 - Parte II: Estudo do livro A Verdade da Vida volume 1: “Nossa Vida é Perfeita” – Orientações do Prof. Heitor Miyazaki:
AVV 1, pág. 99: "Atualmente, sucedem casos de desaparecimento de doenças e outras infelicidades pela simples leitura de obras da Unity School of Practical Christianity. Até já editamos (no Japão) a súmula das publicações da Unity numa coletânea de cinco volumes intitulada As Chaves da Vida. Tanto a Christian Science quanto a Unity utilizam exclusivamente a Bíblia cristã como fonte doutrinária, mas a Seicho-No-Ie pesquisa as escrituras budistas, xintoístas, os argumentos da eletrônica moderna e até o espiritismo, procurando explicar sua doutrina de forma que pessoas tradicionalistas ou modernas de qualquer credo religioso compreendam a Verdade contida em sua própria religião”.

Quando a pessoa lê rapidamente, muitas vezes, não assimila direito o que leu. Não é possível assimilar tudo o que o autor escreve em uma única leitura, precisamos ler várias vezes. Pessoas que já leram um livro 10 (dez) vezes, quando chegam na 10ª (décima) leitura, muitas vezes, se deparam com algum trecho que, por não se lembrarem, parece nunca terem lido. Isso mostra como é vasto nosso subconsciente. Existem pessoas que têm preguiça de ler várias vezes, até implicam quando falo para ler várias vezes, mas não sou eu, é o Mestre quem fala. O próprio Prof. Kamino Kusumoto aprendeu com o Mestre. Nos livros Sabedoria da Vida Cotidiana vol. 1, A Verdade de Vida vol.1, A Verdade vol. 3, Alegria de Cultuar os Antepassados, etc, todos eles dizem para ler repetidas vezes. Justamente agindo assim é que vamos apreender. Não é para decorar. Muita gente decora, mas isso não significa que ela apreendeu, pode ter aprendido, mas não apreendeu, não assimilou o conteúdo real das palavras, do que é o texto em si.
No texto acima, quem lê uma única vez pode interpretar que a SNI surgiu baseada em outras religiões, mas não é isso. A SNI não é baseada no budismo, nem no xintoísmo, nem no cristianismo. Seicho-No-Ie é Seicho-No-Ie. Da religião de Buda veio o budismo, de Cristo veio o cristianismo, da Espírita veio o espiritismo. A Seicho-No-Ie não é seicho-no-ismo.
Quando reverenciamos o Jissō, não é o quadro que estamos reverenciando. Não vamos reverenciar o papel, isso seria idolatria. Na primeira aula falei que, quando o Mestre foi registrar a SNI, seu desejo era de que a entidade fosse registrada como filosofia. Mas, pelas características do ensinamento, a lei japonesa não permitia o registro como filosofia. Então, qual seria a solução? Na ocasião, o representante do governo, que era do Departamento de Educação, perguntou se na SNI aconteciam milagres, e o Mestre respondeu que sim, que já havia acontecido milagres. “Então, por que não registrar como religião?”, perguntou o representante do governo.  E, assim, decidiram registrar a SNI como religião. Para isso, algumas perguntas precisavam ser respondidas, dentre elas: "qual o centro de reverência da oração?" O Mestre disse que não tinha tal centro de reverência. Mas isso era requisito básico para poder fazer o registro da religião. Então, o próprio representante falou que, se a SNI era a filosofia do Jissō (Imagem Verdadeira), o Mestre poderia escrever "Jissô" em um quadro; assim foi feito, e assim ficou. Jissō (Mundo da Imagem Verdadeira) em determinados textos está descrito como Natureza Divina, em outros como Mundo Celestial, Céu, ou Paraíso; assim, a palavra Jissō desempenha várias conotações. Temos o quadro do Jissô como um ponto de referência, simbolizando Deus, a Grande Vida do Universo, portanto, reverenciamos Deus, não o papel ou o quadro. Pensamos e nos curvamos diante de Deus, "PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME". Reverenciado, respeitado, amado seja o Nome de Deus, esse é um ponto muito importante. Há pessoas que não têm um pingo de reverência aos superiores, esse é o motivo dos problemas na coluna vertebral. É preciso ter a humildade de se curvar. Lembro-me que na década de 50, quando as pessoas passavam em frente a uma igreja, ou quando passava um féretro (enterro) por elas, se curvavam, tiravam o chapéu e faziam o sinal da cruz. Também as lojas baixavam as portas quando passava um enterro, tudo em sinal de respeito. Esse respeito ao outro e principalmente a Deus e aos antepassados é fundamental. Hoje em dia as pessoas passam na frente de uma igreja como se estivessem passando em frente a um motel, não têm mais aquela devoção, o respeito, aquele amor. Temos que louvar a Deus, amar a Deus de todo o coração, ok? Se passarmos a amar nossos superiores (Deus e antepassados), tudo dará certo. Quando a pessoa é muito irreverente, trata-se de um espírito não muito evoluído. Até para se reencarnar, o espírito baixo não aceita, não quer se reencarnar, no entanto, acaba aprisionado como um peixe num anzol, debate-se para tentar sair, mas, quando percebe, ele já está vinculado ao novo corpo carnal. Assim, ele tem que ir para o útero da nova mãe, vai e volta, vai e volta (não aceita), nesse momento ele está estampando sua personalidade naquele corpo carnal. Vamos estudar esse assunto no volume 9 d’AVV; Vetterini explica umas coisas fantásticas...
AVV1, pág. 105: “É possível ajustar as vértebras através da força mental:
Outro dia, recebi a seguinte carta de um leitor de Gifu: "Há muitos anos, tenho nevralgia facial e sofro dores intensas a ponto de não conseguir conciliar o sono durante a noite. Experimentei inúmeros tratamentos médicos e as mais diversas terapias, mas não obtive resultado algum, o que me deixou muito desapontado. Recentemente, consultei um vidente e ele me disse que há um deslocamento na vértebra do pescoço e que, enquanto não sanar esse problema por meio de um tratamento físico, não serei curado dessa nevralgia. Moro, porém, no interior e aqui não existe médico que trate da coluna vertebral. Se na região onde o senhor reside tiver algum bom médico que corrija as vértebras gostaria que me indicasse".

O Mestre indicou um médico. Já que a pessoa estava apegada à parte física, material, o Mestre lhe indicou. Em outro livro, Viver Junto com Deus - livro maravilhoso, onde o Mestre elogia muito o Brasil: “No Brasil não há tornados, não há terremotos, porque o povo brasileiro é muito espiritualizado” (ele não era candidato a nada, falou isso porque é verdade mesmo.) - bem, nesse livro o Mestre cita uma senhora que sofria de nevralgia. O Mestre percebeu que o problema dela era ter muito ressentimento, muita raiva da sogra. Como estava reprimindo aquele sentimento (“engolindo sapo”), aquilo foi se materializando em forma de doença (nevralgia). Ele recomendou a ela que batesse em uma coluna, imaginando que esta fosse a sogra dela, dizendo “sua jararaca, sua cobra, sua víbora”. O Mestre recomendou: “xingue-a bastante, desde que ela não esteja vendo, é claro, descarregue toda tensão batendo na coluna”. Dois dias depois, a pessoa voltou para agradecer ao Mestre, dizendo que a nevralgia desaparecera. Foi daí que surgiu a Prática da Purificação da Mente; muitas entidades estão copiando a SNI, mas essa é uma Prática que foi criada pela SNI.

Quando você reprime algum sentimento, o seu emocional guarda aquela raiva, aquele ódio e, se você não descarrega, vai explodir em algum lugar. Se a pessoa vai reprimindo uma série de coisas (a vontade de explodir, agredir, xingar), ela “se explode” em forma de derrames e outras coisas mais, ou seja, vira um “homem-bomba”. Por isso é que vêm problemas de stress e doenças em que a pessoa fica paralisada, porque não descarregou. Para isso há a Purificação da Mente, que é uma prática com a qual você vai soltar aquele ódio, aquela raiva que guardou.
Reprimir é o mesmo que represar. Quando você represa, o sentimento passa a ter força. Na psicologia aprendemos que, quando você reprime, vai retendo e começa a manifestar. Pessoa que tem muita espinha no rosto, furúnculos, é porque está com sentimento explosivo e, quando ameniza, passa a ter mais docilidade, compreensão, o corpo vai mudando e melhora.
Quando uma pessoa sofre acidente e fica com raiva de quem causou esse acidente, a cicatriz não desaparece. E quando ela perdoa do fundo do coração, a cicatriz some. Temos muitos relatos na Seicho-No-Ie a respeito disso.
Por isso, a Seicho-No-Ie ensina: “Conservar o sentimento natural” (uma das Normas Fundamentais dos Praticantes da Seicho-No-Ie) – o “sentimento natural” é um sentimento divino, sagrado, conforme Deus nos criou. E quando mantivermos essa paz interior, as coisas começam a mudar, melhorar, a saúde se transforma, vai manifestando a nossa Natureza Divina.
AVV1, pág. 106: “A mente funciona através da Vida e, sendo a Vida uma dádiva de Deus, é perfeita e livre de doenças. A 'mente em ilusão' de quem pensa estar doente é que faz o corpo - que na verdade não sente dor - parecer que está sentindo a dor. Ultimamente, discute-se muito a respeito de deslocamento das vértebras, mas entre uma vértebra e outra existem ligamentos que se distendem ou retraem como um elástico e são eles que mantêm as vértebras nos seus devidos lugares.
Então, por exemplo, aquele caso da pergunta feita no programa de rádio da Seicho-No-Ie, em que uma pessoa tinha dores na ponta do pé e mesmo tendo consultado vários médicos, nenhum conseguiu curá-la. E aí eu lhe falei: “A senhora guardou raiva de alguém, tem algum ressentimento, uma enorme vontade de chutar essa pessoa; só que esse desejo não se concretizou e a ponta do pé dói como se tivesse chutado”. Na mesma hora ela se lembrou da pessoa e a dor desapareceu. O interessante é que várias pessoas, cerca de dez, que tinham o mesmo problema, quando ouviram a resposta se curaram. Então, essa dor mental é que se materializou em forma de “dor na ponta do pé”, assim como existem outras dores que se manifestam porque estão refletindo algum ressentimento contra alguém. Mulheres têm problemas ginecológicos em decorrência de mágoa do cônjuge. E quando se diz cônjuge, pode ser também o ex-cônjuge. Problemas pulmonares e de rins também têm relação com o cônjuge.
A idéia de dor é que nos faz sentir dor. Um amigo de infância que se formou dentista, tratando meus dentes me falou: “Heitor, é interessante, eu sei quando dói, e sei que você não sente dor”. Falei: “quando estou a caminho venho mentalizando que não vou sentir dor, falo para o meu subconsciente “não vou sentir dor, não vou sentir dor”, e realmente não sinto as dores que todas as pessoas sentem”. É o inverso das pessoas que, quando veem uma injeção, já sentem dor antes de ser aplicada. O medo paralisa tudo.
Tive um funcionário que tinha quase dois metros de altura, e ele foi doar sangue. Mas foi porque as pessoas ficaram “alugando” a cabeça dele: “deixe de ser covarde”, “você não é homem”, “vá doar sangue”... E, aí, ele foi, só que não saiu nenhuma gota de sangue. O medo paralisou tudo e a enfermeira não conseguiu achar sua veia.
É aquilo que a gente estudou no começo do livro. As doenças se manifestam de maneira vertical (carmas que trazemos de vidas passadas), e horizontal (como mecanismo de defesa, de acordo com o que é conveniente para nós) - o subconsciente vai criando uma situação de forma que o corpo reaja para que não aconteça aquilo que não queremos. Por exemplo, em 1978 aconteceu um caso: Uma preletora estava orientando uma senhora que estava internada no hospital em São Caetano do Sul, o corpo dela estava cheio de feridas e todos os dias a enfermeira tirava uma pá de lixo cheia de cascas das feridas. Ela perguntou “por que acontece isso?” Respondi: “Essa casca está simbolizando uma armadura. A senhora não quer se aproximar de determinada pessoa, está muito ressentida com alguém, é como se criasse uma armadura para que tal pessoa não chegue perto”. E, realmente, ela sentia ódio do genro e por causa desse ódio criou-se uma casca, como que dizendo: não chegue perto! Assim, problema na pele simboliza o contato direto com outra pessoa. Se o relacionamento não está bom, manifesta-se problema na pele.
AVV1, pág. 106: “Quando esses ligamentos estão em desequilíbrio, distendidos para um dos lados, significa que houve deslocamento das vértebras. Esses ligamentos são matéria e, por si mesmos, não conseguem ficar distendidos para um dos lados. Se estão distendidos, foi obra da sua mente. Se foi a sua mente que distendeu os ligamentos, quando ela voltar a ser saudável, os ligamentos também voltarão ao normal e será corrigido o deslocamento das vértebras”.
Às vezes ouvimos alguém falar: “fui andar de bicicleta, levei um tombo e afetou minha perna”; “fui subir a escada, caí e me machuquei”... É a escada ou a bicicleta que levam a culpa... Porém tem tanta gente que escorrega na escada ou cai da bicicleta e não acontece nada. Mas tem gente que escorrega num palito de fósforo e já acontece algum problema... Na verdade é a mente que não está em harmonia. Por exemplo, há pessoas que não conheceram seus pais biológicos, são filhos adotivos, se acontece um acidente, batem a cabeça. Por que batem a cabeça? Porque tem uma mágoa profunda dos pais biológicos por não os terem criado. Essa mágoa faz com que afete a cabeça. Por essa razão, existem pessoas que sofrem com o filho adotivo, porque esse filho ainda guarda muita mágoa, ressentimento, tristeza, raiva, ódio, dos pais biológicos que fizeram com que ele viesse ao mundo e não o criaram. Às vezes, os filhos de criação são agressivos com os pais adotivos. No programa de rádio também teve uma pergunta dessa natureza: uma senhora disse que seu filho adotivo de 25 anos, de vez em quando, se tornava agressivo e chegou até a bater nela. E aí falei: “ele não quer bater na senhora, deseja bater na mãe biológica porque ela o rejeitou e até pensou em abortá-lo. Só que ele transfere essa mágoa para a senhora, que está substituindo a mãe biológica. A senhora deve tirar esses sentimentos do inconsciente dele. Após meia hora que ele estiver dormindo, vá à cabeceira dele e fale o seguinte:
- Eu estou aqui no lugar da sua mãe biológica para pedir perdão por não ter criado você, por não ter dado amor a você.
Fazendo isso todo dia por um período de dez dias, esse filho mudará totalmente o comportamento. O comportamento é a manifestação do que está no inconsciente. Se inconscientemente estiver como um leão ferido, vai reagir de forma agressiva. Quando a pessoa dorme, o seu subconsciente está receptivo; se pedir perdão, as palavras vão direto para o subconsciente, pois o consciente está dormindo”.
Três ou quatro dias depois, esta senhora deixou gravado na secretária eletrônica da emissora de rádio, agradecendo, dizendo que o filho mudou totalmente o comportamento, tornou-se muito dócil, que até parecia outra pessoa. Isso ocorreu porque ele perdoou a mãe biológica.
Voltando ao texto: “E, quando a mente voltar a ser saudável, os ligamentos também voltam ao normal”. Por isso acontecem muitos milagres quando as pessoas perdoam as outras, e aquele problema ou doença desaparecem. Daí a importância de praticar o ensinamento. Não adianta só ler e ouvir palestras, se não pusermos a “mão na massa” o resultado não aparece.
Por exemplo, eu estava em São Caetano para um Seminário, e apareceu uma mulher desesperada porque o marido estava no hospital com um problema muito sério e, se em três dias a situação não melhorasse, teria que amputar o dedo. O Mestre deixa claro: Se existe um conflito entre irmãos ou cunhado é natural que manifeste problemas nos dedos. Perguntei qual era o dedo. Era o do meio (o pai de todos!). Disse a ela que o marido deveria perdoar o irmão mais velho, porque devia estar com muita raiva: “Se ele perdoar, em três dias ficará curado”. De fato, ele tinha uma mágoa profunda do irmão mais velho. Perdoou, e depois de três dias saiu do hospital sem amputar o dedo.
A mente saudável é pacífica e harmoniosa. Para a mente ficar saudável deve-se agradecer e perdoar; e ler livros da Verdade. Portanto, quando passamos a praticar isso, a situação começa a melhorar.
AVV40, pág. 108: “Termômetro cura um paralítico: A atuação da mente é extremamente sutil. Se a pessoa acreditar na cura, qualquer que seja o método de tratamento ou o remédio, ocorrerá a cura. Se a cura não ocorrer, será porque a crença nela não foi suficiente.
Há um episódio bem antigo ocorrido nos Estados Unidos com um médico chamado Sir Humphrey Davy. Um paralítico procurou-o e pediu-Ihe que o curasse. Então, para medir-Ihe a temperatura e encontrando dificuldade em colocar o termômetro na axila devido à paralisia, o médico colocou-o na boca do paciente. Este não sabia que estavam medindo sua temperatura através do termômetro colocado em sua boca e pensou equivocadamente que fosse algum instrumento que o curaria se assim o mantivesse. A sua fé nesse instrumento foi tão forte que, para espanto do médico, ao retirar o termômetro da boca, ele já estava curado da paralisia.
Sra. Eddy, fundadora da Christian Science, publicou o caso de cura de um paciente com febre tifóide em estágio bastante avançado, ao qual foi ministrada uma solução preparada com sal comum de cozinha. Dissolveram sal na água de modo a não ficar salgada; uma gota dessa solução foi diluída num copo d'água como se fosse um remédio muito precioso; e uma colher de chá de tal líquido foi ministrada a cada três horas”.
Se através da fé a pessoa se cura, significa que nossa Vida é perfeita.
A NOSSA VIDA É PERFEITA! Se não fosse, muita ou pouca fé não adiantaria. A fé é uma ponte para que se manifeste a perfeição de nossa Vida.
Existe o ditado: "A fé move montanhas", Então, se as doenças se curam através da fé num termômetro, na água com sal ou na água destilada, não temos necessidade alguma de ter fé em algo que não seja a nossa valiosa Vida. Basta termos fé em nossa Vida.
Basta ter fé! É por isso que a Seicho-No-Ie fala muito em ter pensamentos positivos. Temos que acreditar! Trato sobre esse assunto em meu CD Administre a Vida com Mente Positiva. Cito vários casos nos quais tem que acreditar em Deus, e Ele dá um jeito em tudo. Se acreditar, com certeza vai dar certo. Acredite na Vida! Um exemplo, eu tinha um cachorro que teve “parva virose” e minha mulher o levou no veterinário. A médica disse que não tinha jeito, estava evacuando sangue e não comia nada. Mas eu pensei: É Vida de Deus também! Orei, fiz o Canto Evocativo de Deus e mentalizei que ele era a Vida Perfeita de Deus. Não interessa o que estava manifestando no corpo carnal do cachorro, pois Deus não faz nenhuma Vida doente. E, no dia seguinte, o cachorro ficou curado. Teve um caso de outra cachorra que tomou veneno de rato, fiz oração e também ficou curada.
AVV40, pág. 109: “Se conscientizarmos a nobreza da nossa Vida de filhos de Deus para nos curarmos de doença através dessa fé, não teremos necessidade de nos prostrar diante da matéria implorando-lhe a cura. Ao mesmo tempo, compreenderemos o quanto a nossa Vida é misteriosa e onipotente e deixaremos de temer as doenças; além disso, essa conscientização da poderosa força vivificante da nossa Vida nos auxiliará grandemente em todos os demais âmbitos da nossa existência.
Se ficarmos olhando de baixo para cima, a situação se inverte; é como se a doença fosse superior ao homem. Mas não é, o medo é que faz isso. Por isso é fundamental conscientizar a Verdade, e uma das ferramentas é a Meditação Shinsokan, pois desse modo vamos aumentando a nossa fé. Normalmente, as pessoas não têm fé porque acreditam naquilo que os olhos carnais enxergam. Não enxergamos Deus com olhos carnais. Mas Ele existe, é a Vida Imanente no Universo! Quando aumentarmos o período para contemplar mais a Deus do que este mundo fenomênico - que é a projeção da mente humana - nossa fé aumentará. O tempo que volvemos nossa mente para Deus é muito curto e por isso acabamos ficando mais sugestionados pelas coisas externas, materiais.
AVV1, pág. 109: “O corpo apresenta dor porque tem uma mente que emite pensamento de dor. Se não existir mente, não sentirá dor. Por exemplo, se cair um pouco de água fervente em nosso corpo, nossa pele ficará vermelha e apresentará bolhas. Se jogarmos um pouco de água fervente num cadáver, sua pele não ficará vermelha nem com bolhas. O cadáver não possui mente, por isso, somente ocorrerá mudança na cor de sua pele, se ele for mantido dentro da água em ebulição o tempo necessário para que ocorra uma transformação material”.
Aqui, temos que compreender exatamente a transformação que o medo provoca. Vamos ler o primeiro parágrafo da página 110:
AVV1, pág. 110: “Então, se retirarmos da mente a idéia de que algo quente causa queimadura, não nos queimaremos mesmo ficando sentados no fogo por algumas horas? Queimaremos, porque o poder da crença de toda a humanidade de que nos queimamos se ficarmos sentados no fogo é mais forte que a crença individual de uma pessoa que acredita não se queimar. Essa crença de toda a humanidade denomina-se "consciência coletiva". Enquanto não conseguirmos sair da esfera dessa consciência coletiva, receberemos a sua influência. Há muito tempo, certo bonzo famoso disse "Se extinguir da mente a idéia de calor, até o fogo se torna refrescante" e ficou sentado no fogo sem sentir nada, pois havia retirado da mente o pensamento "Está quente", mas acabou morrendo queimado”.
Vamos estudar um pouco o mecanismo da mente coletiva. Por que acontece essa transmissão de pensamento de forma coletiva? Olhem bem para o quadro abaixo [fonte do diagrama: livro Saúde e Prosperidade, pág. 223]


Mente coletiva significa dizer que existe uma ligação interna entre um indivíduo e os demais e, também, que cada um está integrado ao todo. É como olharmos para um conjunto de ilhas. Olhando-se sobre a superfície da água, as ilhas parecem individuais, mas, embaixo d'água todas as ilhas integram um todo. Não existe uma ilha individual, à parte, todas as ilhas estão na mesma terra. Da mesma forma, o subconsciente de um se integra com o subconsciente do outro: "ah, você falou o que eu pensei!".  E o inconsciente coletivo é o que está no subconsciente da humanidade, por exemplo, a crença de que “o fogo queima”. Por isso, quando você fala para uma pessoa hipnotizada, sugestionando o subconsciente dela, que ela se encontra no Pólo Norte, mesmo estando sob um calor de 35°C, ela passará a sentir frio. O inverso também é verdade, se ela estiver num lugar frio e disserem-lhe que está em Belém do Pará, vai começar a sentir calor. O sugestionamento faz com que a pessoa mostre aquilo que está na sua mente. Também, ocorre aquilo que o Mestre citou no texto: se jogar água quente em um cadáver, não vão nascer bolhas, não vai haver reação, porque ali não tem vida.
AVV1, pág. 111: “As pessoas em geral têm temor na mente e é isso que ocasiona queimaduras e bolhas na pele, mesmo que o calor não seja tão forte a ponto de cozer realmente a pele e a carne. Também quanto aos alimentos, aquilo que as pessoas em geral comem são dádivas de Deus e jamais prejudicariam o estômago ou os intestinos, a não ser que tenham ingerido drogas venenosas como o arsênico, ou drogas poderosas como o ácido nítrico. No entanto, pacientes que sofrem de doenças gástricas costumam reclamar que "Comer isso dá azia", "Comer aquilo dá disenteria" e assim aumentam cada vez mais, através da força da palavra, seu temor em relação aos alimentos”.
Percebemos, assim, como o medo é um grande vilão.
Sutra Para Cura Espiritual [início]
Um dia, o Anjo retorna à Seicho-no-Ie e recita: Prossegue sem temor o curso de tua vida. A infelicidade jamais se aproxima de quem nada teme. Infelicidades e desgraças não são criações de Deus. Perante quem segue destemidamente o curso da vida, a infelicidade foge cabisbaixa e a doença mostra-se resignada e desaparece, retornando ao nada”.
“Oração para eliminar a ilusão e contemplar o mundo da Imagem Verdadeira de felicidade eterna (do livro A Verdade em Orações, vol 2):
Existem muitas pessoas que vivem temendo a ocorrência de infortúnios, doenças ou acidentes, considerando-os castigos de Deus. Há também religiosos que amedrontam as pessoas com ameaças de "punição divina" ou "castigo do céu", para induzi-las a se converterem à seita deles. Tanto esses religiosos, como as pessoas que neles acreditam, estão errados.
A Bíblia ensina que onde existe o amor perfeito não há medo, e que o amor perfeito é manifestação de Deus. Portanto, o verdadeiro cristianismo não suscita temor nas pessoas, e os verdadeiros cristãos não procuram converter as pessoas com ameaças de "castigo divino".
Também no budismo, o Hannya Shingyō (Prajfiã-paramitã-sutra) diz: "Eliminando-se a ilusão, desaparece o temor". Isto significa que a fé religiosa que suscita temor não é verdadeira, sendo apenas ilusão camuflada de fé. Ilusão é como sonho; é ver aspectos contrários à realidade. Pode acontecer de alguém, no sonho, ver-se submetido a um terrível castigo e, acordando, perceber que estivera sonhando e soltar uma risada de alívio. Julgar "existente" o que "não existe" - este pensamento contrário à realidade é ilusão. Pode acontecer, também, de alguém sonhar que perdeu algo e, acordando, constatar que esse algo permanece ali, diante de seus olhos. O mesmo ocorre com a ilusão. Pode-se dizer, portanto, que ilusão é "pensamento invertido", ou seja, julgar "existente" o que "não existe", e vice-versa. Por isso, o Hannya Shingyō afirma que o estado de ilusão é como o sonho no qual a pessoa julga ser real o que não existe realmente; ensina que neste mundo criado por Deus não há criatura alguma e coisa alguma capaz de nos infundir medo, e diz que é preciso abandonar o "pensamento invertido", isto é, a ilusão, pois assim o medo desaparecerá.
Tudo que existe de verdade é obra criada pelo Deus único. Deus, o Criador, é Bem infinito, é possuidor de Sabedoria infinita. Portanto, neste mundo criado pela Sabedoria infinita de Deus não existem falhas nem incoerências. Este mundo só pode ser um mundo perfeito onde todos os seres vivem em total harmonia, ajudando e complementando uns aos outros. Por isso, basta abrirmos os olhos da mente, eliminarmos a ilusão e contemplarmos a Imagem Verdadeira para que todos os males - originalmente inexistentes - desapareçam por completo. Desaparecendo a ilusão, ocorre a cura da doença, cessa o conflito, ninguém permanece pobre ou feio. E assim podemos descortinar, neste mundo que habitamos, o aspecto perfeito do mundo da Imagem Verdadeira onde existe a felicidade eterna.
Eliminemos a ilusão. Na verdade, o mundo que habitamos aqui e agora é a manifestação exata do mundo da Imagem Verdadeira, onde reinam o bem e o belo supremos e a felicidade eterna. Tendo recebido a revelação desta Verdade, contemplo neste momento o mundo onde reinam o bem, o belo e a felicidade eterna, e o meu coração pulsa de alegria infinita.
Agradeço a Deus por esta bênção. Muito obrigado”.
Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.
Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato! ]

[A edição deste post contou com a valiosa dedicação dos seguintes colaboradores:
- Janice da Cruz Kowalski
- Ruthinéia Araújo Botelho
- Valdinei Simplicio
- Preletor Milton Oliveira Santiago
- Celso Lell
- Preletora Maristela Borges de Lima Castilho
- Preletora Vilma Kibayashi
Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado!
Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado!

2 comentários:

  1. muito obrigado,muito obrigado,muito obrigado,pelo carinho com todos nós,pois estes resumos são muito importantes,é muito bom poder ler e reler o conteúdo das aulas.

    ResponderExcluir
  2. Deus criou o Livre-arbitrio! Porque ele nos daria o livre-arbitrio se nós não fazemos uso dele com perfeição? Se na nossa essencia somos perfeitos porque nos manifestamos imperfeitos? Ou seja o que já esta em estado de perfeição não pode ficar imperfeito, não é mesmo?

    ResponderExcluir