segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Força da Vida x Força dos Medicamentos – AVV40 - Resumo da Aula 25 - 20/07/2011

Esclarecemos que este post representa um resumo do conteúdo apresentado pelo orientador durante a aula. Nos textos escolhidos, fazemos pequenas alterações adaptando a linguagem coloquial apresentada em aula para a linguagem estruturada escrita. Os trechos entre colchetes [.....] foram introduzidos pelo editor do Blog para esclarecimento ou ilustração da explanação em curso. Nosso principal objetivo é perpetuar o ensino recebido em aula, servindo como fonte de pesquisa dos pontos centrais tratados pelo professor. O Professor Heitor Miyazaki ilustra a aula com inúmeros relatos de experiência vivenciados, bem como com diversas citações de trechos de livros sagrados. Esses relatos e citações de livros, muitas vezes, são utilizados para fundamentar o pensamento doutrinário. Muitos desses relatos e citações de livros, no entanto, não estão sendo transcritos para o blog. Por essa razão, recomendamos o acompanhamento presencial da aula nas quartas-feiras. Convidamos você e sua família a participar (gratuitamente) deste maravilhoso curso. Informe-se na Regional da Seicho-no-Ie mais próxima!
Aula 25 – Parte I – Perguntas e Respostas
Orientações do Preletor Heitor Miyazaki – Preletor da Sede Internacional
Tenho um problema crônico na garganta, estou sempre com tosse e coceira na garganta. Minha mãe tinha esse mesmo problema e minha irmã também tem. O que devo fazer? (casada, 59 anos)
Deve ler a Sutra Sagrada durante 49 dias, especialmente para pessoas da família que faleceram com problemas na garganta. Lá no mundo espiritual elas continuam com o pigarro, com essa coceira na garganta e quando se “aproximam” de alguém, a pessoa também passa a ter o mesmo sintoma. É aquilo que está escrito na Sutra Sagrada: “Existem espíritos que não têm coração e sofrem de doenças cardíacas. Se um desses espíritos influenciar alguém, a pessoa influenciada vai ter o mesmo problema”. A pessoa vai ao médico e não se cura porque é problema espiritual e não psicossomático. Leia a Sutra Sagrada para as pessoas que faleceram com este problema durante 49 dias. E verifique também na família se alguém morreu enforcado ou com alguma outra doença na garganta, como tireóide ou câncer, e inclua essa pessoa nessas orações de 49 dias.
Meu filho de 7 anos é muito medroso, dorme comigo e tudo que vai fazer quer que eu esteja ao lado, não fica em nenhum ambiente sozinho. Tem medo de tudo, principalmente no que se refere à palavra “morte”. Tive um parto de difícil onde eu e ele corremos o risco de morte. Será que isso tem a ver com o fato de ele sentir tanto medo? (divorciada, 31 anos)
Tem a ver, sim, porque tudo o que a criança passa na barriga da mãe ou no momento de nascer, fica no inconsciente dela. Meia hora depois que seu filho entrar no sono, fale o seguinte: “Deus está abençoando e protegendo você. Você é filho de Deus, é Vida perfeita de Deus”. E, em seguida, leia a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade. É bom também incluir uma oração da Sutra Sagrada A Verdade em Orações. Você pode falar também: “Você é filho de Deus, é forte, é corajoso e não tem medo de nada, porque Deus está do seu lado, Deus está com você!”. Falando isso no momento em que ele está dormindo, as palavras vão fluir para o subconsciente e o medo vai desaparecer. Faça isso todos os dias durante um mês.
Estudamos que o que existe verdadeiramente é o Mundo da Imagem Verdadeira. Mas, de que nos serve o mundo perfeito, se ele está aqui e na prática ele não existe? Não estaríamos nos enganando?
Engano é não acreditar que você pode viver isso na prática, agora. Cristo disse: ”Seja feita a Vossa vontade, aqui na Terra assim como no Céu”. Isso é manifestação do mundo de Deus, do mundo da Imagem Verdadeira, do mundo Celestial, aqui na Terra. Por isso acontecem os fenômenos autênticos, quando a Graça Divina se manifesta aqui na Terra. Fenômenos falsos são doença, pobreza, miséria e outras coisas que andam acontecendo e que causam sofrimento ao ser humano. Enganar a si próprio é não entender que você pode viver isso, agora. Na verdade, quando estamos em sintonia, manifesta-se a Glória de Deus. É o caso da Bernadete, que deu origem à construção da Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, na França. Ela viu a Virgem Imaculada e uma jornalista perguntou para o frei por que a Virgem Imaculada se manifestou somente para Bernadete. Ele respondeu: “Você está enganada. A Virgem Maria apareceu para todas as pessoas, mas só a Bernadete estava em condições de vê-la”. Isso significa que só ela estava mentalmente e espiritualmente em sintonia com o mundo de Deus. Então, você pode vivenciar isto aqui e agora. Isso porque inferno ou paraíso não é questão de lugar ou distância, é o nosso estado mental que vai se transformar neste ou naquele. Se quiser transformar em inferno é só brigar, xingar, arrumar encrenca e pronto, já se transformou no inferno. Se quiser transformar em paraíso ame, perdoe e viva realmente a vontade de Deus, e transformará sua vida no paraíso.
Consulta de uma pessoa que fará cirurgia de retirada de pólipo na bexiga, com suspeita de câncer (Masculino, 60 anos):
Fazer imediatamente 150 a 200 Orações de Perdão para o cônjuge e ler o livro Lições para o Cotidiano e ficará curado. Isso é devido a muita mágoa que guarda do cônjuge.
Minha amiga tem uma filha muito instável, ora está de bom humor e carinhosa, ora é agressiva. Quando está com o namorado, a mãe não existe para ela. Como posso orientar essa minha amiga?
Oriente para a mãe não ficar muito preocupada com a filha. O apego excessivo incomoda as pessoas. O ser humano tem cinco desejos, e um deles é ser livre (ser amado, ser elogiado, ser reconhecido, ser útil e ser livre). Por que antigamente, quando os jovens casavam e iam para a lua-de-mel, falavam: “Enfim sós!”? Porque tinham que namorar na frente da mãe... rsrs. A mãe abaixava os óculos, ficava tricotando e olhando, um olho no tricô e outro na filha. Era assim que acontecia na década de 50. Assim, a filha se sente aprisionada. Não se preocupe, acredite e confie. Quanto mais medo tiver que aconteça alguma coisa, aí é que acaba acontecendo. Ore pela felicidade dela e não fique a toda hora: “Como é que está? – Como é que está?”. Isso faz com que a pessoa não se sinta livre, incomoda mesmo.
Trabalho em uma empresa que constantemente recebe reclamações trabalhistas, sempre mentirosas. Os funcionários saem da empresa e mentem para receber algo da empresa. Gosto muito dos donos e eles são bem corretos. O que posso fazer para que isso pare de ocorrer? (solteira, 52 anos)
Essas coisas fenomênicas, de reclamações trabalhistas, acontecem muito, mesmo. Tem advogado que, querendo ganhar percentual maior, inventa fatos para poder aumentar o valor. Isso porque, quanto mais a pessoa receber na reclamação, mais ele ganhará também. O dono da empresa deve estar sempre em harmonia com tudo e com todos e, consequentemente, a situação muda. Deve participar da Seicho-no-ie e da contribuição da Missão Sagrada. O relato que sempre conto é do Sérgio Colin, de Rio Verde. A partir do momento em que ele viu que realmente estava sendo muito ingrato com Deus e aumentou a contribuição da Missão Sagrada, o que aconteceu? No dia em que ele tomou essa decisão, uma pessoa que devia há cinco anos para sua empresa, apareceu para pagar. No mesmo mês, o faturamento dobrou e nunca mais recebeu cheques sem fundos.
Há seis anos, sofro de depressão e diabetes. Tomo remédios para depressão, mas me sinto pior. Às vezes sinto vontade de morrer (divorciada, 29 anos):
Com certeza você não está lendo a Sutra Sagrada para os antepassados todos os dias. As mentes se comunicam. E, muitas vezes, quando os antepassados estão em estado depressivo, alguém aqui na Terra acaba captando e entra em depressão também. Isso é comum acontecer, e para os antepassados saírem desse sofrimento têm que conhecer a Verdade. É a Verdade que vai libertá-los dessa situação. Leia a Sutra Sagrada para os antepassados, duas vezes por dia. Outro detalhe: a depressão normalmente ocorre pelo sentimento de culpa de não estarmos fazendo o bem para os demais. Você fica feliz quando passa a ser útil, passa a ajudar alguém. Quando você não ajuda ninguém, não sente alegria. O desejo de ser útil faz com que você faça caridade. E fazendo caridade, a sua auto-estima sobe e não sobra tempo para pensar na tristeza, porque você sente alegria em poder ajudar o próximo, isso é uma coisa natural. Então, ajude os seus antepassados. A depressão também é decorrente do sentimento de culpa. Você fica de uma forma, agredindo a si própria com uma série de pensamentos, é o que Karl Menninger escreveu no seu livro O Homem Contra si Próprio. Você fica contra você, o seu consciente quer uma coisa e seu subconsciente quer outra; O seu consciente quer felicidade e o subconsciente não; O consciente quer casar, o subconsciente não e, portanto, não aparece a metade da alma. São pensamentos errôneos, conceitos errados, sentimento de culpa. Tudo isso tem de ser purificado, limpo. É um espinho no dedo que está te incomodando, tire isso. Como? Leia, releia e faça cópia do livro A Humanidade é Isenta de Pecado. Uma ou duas leituras não são suficientes para entender tudo.
Meu filho se desentendeu com o pai e, logo em seguida, o pai faleceu. Desde então, entrou em depressão, já tentou suicídio e se envolveu com drogas, levado pelo sentimento de culpa. Ele vive internado, mas não apresenta melhora. Faço Sutra para meu marido e nossos antepassados. Como resolver?
Primeiramente converse com ele, fale que “papai está triste por vê-lo assim, e já o perdoou”, é importante que diga isso. E quando ele estiver um pouco melhor, pegue duas cadeiras, uma para você e outra para ele e diga: “Vamos fazer oração para seu pai”. E, antes de iniciar a leitura da Sutra Sagrada, fale assim:
- Papai, muito obrigado por tudo o que você nos deu, muito obrigado! Perdoe as nossas falhas.
Em seguida leia a Sutra Sagrada. Ele vai chorar, mas vai sarar. Faça isso durante 49 dias que tudo vai melhorar.
Pedra nos rins constantemente e os tratamentos não trazem resultados, o que devo fazer? (27 anos, solteira)
Você teve uma decepção amorosa muito grande e deve perdoar esse seu ex-namorado. Verifique se o problema começou depois que você ficou muito chateada, aborreceu-se com a pessoa com quem namorou (ou pensou em namorar) e perdoe essa pessoa. Agora, se isso já ocorria antes, é porque há problemas com o pai ou a mãe. Nesse caso, você precisa ler o livro Buscando o Amor dos Pais e praticar a Oração de Perdão, várias vezes, no mínimo 70 vezes ao dia para papai e mamãe.
Sou palestrante, consigo falar em público para trezentas pessoas, e, diante de quatro ou cinco pessoas não tenho a mesma desenvoltura, eu travo. Por que isso acontece? (61 anos, divorciado)
Isso acontece porque você fica com medo de errar. Normalmente ocorre o contrário. Pense que está diante de muitas pessoas, haja dessa forma e o medo desaparece.
Tontura do lado esquerdo há mais ou menos quatro anos, só consigo dormir do lado direito e nos exames não foi constatado nada. (78 anos, viúva)
Essa situação evidencia um pouco de sentimento de culpa ligado ao ex-marido que está no mundo espiritual. Faça a leitura da Sutra Sagrada, em especial, a ele por 49 dias. Antes de cada leitura leia a Revelação Divina da Vida Eterna.  Agradeça por todo o período em que estiveram juntos, desde o tempo de namoro, e peça perdão pelas falhas cometidas.
Sou da Seicho-No-Ie há mais de trinta anos, oro para meus antepassados, leio os livros e pratico os ensinamentos. No final do ano, descobri que estou com glaucoma sem ter motivos para que surgisse doença ou uso de cortisona, vícios genéticos. O que devo fazer? (52 anos, solteira)
[O professor cita o caso da Sra Valdete que trabalhava com ele e estava com paralisia facial.]
Eu disse a ela: “Isso aconteceu porque a senhora não fez o que recomendei. Deve ir visitar os túmulos de seus antepassados”. E, mesmo achando longe, ela foi com a mãe. Quando chegou defronte aos túmulos, sentiu tonturas como se alguém estivesse espetando seu rosto com pontas de ferro. No dia seguinte, a paralisia desapareceu. E a mãe, que estava com glaucoma, conseguiu ler todas as placas na rua. Curou-se das duas vistas ao visitar os túmulos de seus antepassados. Essa situação também acontece quando a pessoa tem um espírito muito crítico e fica olhando só os defeitos dos outros. Então, pare com essa atitude, visite os túmulos de seus antepassados e faça a leitura da Sutra Sagrada a eles em sua residência.
Há quase seis anos, meu sócio de 65 anos, não consegue fechar um negócio. Ele já foi muito rico, mas tem sentimento de culpa por não ter proporcionado um maior conforto para sua mãe. Será que é por este motivo que não conseguimos prosperar e ele não concretiza nenhum negócio? Já investimos muito dinheiro. O que devo fazer? (45 anos, solteira)
Quando a pessoa tem o sentimento de culpa, tudo o que ela deseja, não acontece. O sentimento de culpa está lá no inconsciente, e tal sentimento faz com que a pessoa não consiga nada.  Ele quer prosperar, não consegue. Alguns ficam doentes, outros passam a ter uma série de problemas. Então, ele precisa eliminar isso fazendo o bem à sua mãe. Se já é falecida, deve visitar o túmulo dela, levar flores, limpar o túmulo com amor e gratidão e, diante do túmulo, pedir perdão. Em casa, deve fazer a leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade a ela por 49 dias, pedir perdão e fazer a Oração do Perdão para que possa se sentir perdoado também. Terminando esse período de 49 dias, o sentimento de culpa já deve ter sido eliminado. Leia também o livro Convite à Prosperidade, vol. 1, e os negócios começam a prosperar.  Inclusive, para quem está procurando emprego, recomendo que leia, estude este livro, e irão "chover" oportunidades de emprego.
Sou divorciada há quatro anos, moro com meus filhos e meu irmão. Mas, meu ex-marido ainda não foi embora, ainda mora conosco e alega que não tem condições financeiras para sair. O que devo fazer para que ele saia? (53 anos, feminino)
Vocês devem verificar se não há uma saída ou uma solução para que não haja a separação. Eu conheço pessoas que estavam juridicamente desquitadas, mas se reencontraram, harmonizaram-se e voltaram a conviver juntos.  Experimente ler o livro Lições para o Cotidiano. Às vezes, a pessoa só se fixa nas falhas e defeitos do outro e não aprende a perdoar, não desenvolve aquele amor de compreender o outro e fazê-lo feliz. Experimente fazer umas duzentas Orações de Perdão. Leia também o livro Conquiste a Felicidade com Amor. Lá, eu cito o caso de uma senhora do Ceará, cujo marido ficava somente no bar, causando-lhe muito sofrimento. Ela fez Oração de Perdão, mas não resolveu. Outro Preletor também lhe orientou para fazer Oração de Perdão e ela fez, mas sem resultado. Quando estive lá, ela me disse: “Antes que o senhor me orientasse, decidi fazer o seguinte: tranquei-me em meu quarto e passei a fazer Orações de Perdão; só que, desta vez, ao invés de fazer meia dúzia, como estava fazendo, fiz 500 orações por dia e, no quarto dia, meu marido começou a ficar em casa, parou de me maltratar e se tornou um “santo marido””. Ela entendeu que a mudança tinha que ocorrer nela.  Às vezes a pessoa tem a missão e não a cumpre. Deve-se perdoar e se harmonizar nesta vida, já que conheceu os ensinamentos da Seicho-No-Ie. Há também o caso de uma senhora que não se dava muito bem com sua mãe. Eu disse-lhe que perdoasse a mãe. Perdoe-a. Mas ela disse que não havia jeito.  -Tudo bem, se não perdoar agora, voltarão juntas numa próxima encarnação para que haja este perdão. Ao que ela respondeu: melhor não, então vou fazer as orações de perdão.
Pés inchados e muito doloridos, febre interna, como resolver este problema?
Mentalmente você está em atrito com alguém, e assim manifesta esta febre. Em 1970 conversei com uma senhora que estava com as pernas muito inchadas, sofrendo havia 26 anos com aquele problema. Disse-lhe que isso era devido a mágoa da sogra. Ela confirmou, dizendo que a sogra não aprovara seu casamento. “Mas ela já morreu!”, disse-me. Respondi: “A mágoa não está no corpo de sua sogra, está na senhora. Se ela já faleceu, faça Oração de Perdão para ela e em seguida leia a Sutra Sagrada”. E aquele problema que persistia por 26 anos desapareceu em três dias de prática. Então, analise os ressentimentos que você pode estar guardando com relação ao pai, irmão, sogro ou sogra ou qualquer outra pessoa. Perdoe do fundo do coração, e seus pés vão desinchar. Veja o lado bom das pessoas. Você sempre terá as duas opções. Se você se fixar no lado negativo, vai ficar nervosa, estressada, mal humorada. No entanto, se olhar para o lado positivo, você não vai “esquentar” a cabeça. Procure se harmonizar com tudo e com todos e leia o livro Conquiste a Felicidade com Amor. 
Aula 25 - 20/07/2011 - Parte II: Estudo do livro A Verdade da Vida, volume 1: “Força da Vida x Força dos Medicamentos” – Orientações do Prof. Heitor Miyazaki:
AVV1, pág. 106: “A mente funciona através da Vida e, sendo a Vida uma dádiva de Deus, é perfeita e livre de doenças. A 'mente em ilusão' de quem pensa estar doente é que faz o corpo - que na verdade não sente dor - parecer que está sentindo a dor. Ultimamente, discute-se muito a respeito de deslocamento das vértebras, mas entre uma vértebra e outra existem ligamentos que se distendem ou retraem como um elástico e são eles que mantêm as vértebras nos seus devidos lugares. Quando esses ligamentos estão em desequilíbrio, distendidos para um dos lados, significa que houve deslocamento das vértebras. Esses ligamentos são matéria e, por si mesmos, não conseguem ficar distendidos para um dos lados. Se estão distendidos, foi obra da sua mente. Se foi a sua mente que distendeu os ligamentos, quando ela voltar a ser saudável, os ligamentos também voltarão ao normal e será corrigido o deslocamento das vértebras.
Então, normalmente as pessoas atribuem certos problemas de dores ou ferimentos a algum acidente... “Eu me machuquei porque tinha um ferro na minha frente; escorreguei por causa de casca de banana; torci o pé porque o chão estava torto... (o chão, o ferro e a casca de banana é que levam a culpa!). Na verdade, isso ocorre porque a mente não está saudável. Pois quando ela está saudável, você consegue ver tudo que está à sua frente e se dirige para onde não tem nada que lhe atrapalhe. Mente saudável significa mente em harmonia, significa que você caminha em harmonia. É preciso estar em ordem, pois assim teremos progresso. Estando a mente em ordem e harmonia, você não terá problema nenhum, seja de ligamentos, ou vértebra que ficou torta; se está torta é a nossa mente causou isso.
AVV1, pág. 106: “Se deseja se curar dessa doença através da mente, pratique a Meditação Shinsokan e, quando estiver com a mente perfeitamente concentrada na sensação de unidade com Deus, mentalize repetidas vezes: 'Minha Vida é de filho de Deus e jamais adoece. A matéria não possui mente e jamais sente dor’”.
Se você estiver com a mente em harmonia, concentrada na sensação de unidade com Deus, ficará curado. Normalmente as pessoas não têm essa sensação de unidade com Deus. Aliás, quem não tem essa sensação de unidade com Deus, são as pessoas que, por qualquer coisa, sentem medo de tudo. Possuem esse sentimento de que estão muito distantes de Deus. Portanto, quando sentimos isso é porque estamos em desarmonia. Precisamos nos sentir unos com Deus. Assim, na Meditação Shinsokan dizemos: “Neste momento estou no mundo absoluto de Deus; a infinita força vivificante de Deus flui para meu interior e já não sou eu quem vive, não é o “pequeno eu” que vive, mas a Vida de Deus. Sentimo-nos um com Deus, numa verdadeira comunhão. Não é apenas pensar, mas faz você se sentir uno com Deus. É como imaginar uma esponja dentro de uma bacia com água e essa água representa Deus. Você está dentro d’água e a água está dentro de você. A vida de Deus é imanente, está em toda parte. Nós estamos dentro de Deus e Ele está dentro de nós. O reino de Deus está dentro de nós. Precisamos cada vez mais desenvolver esta unidade com Deus. Este desenvolvimento acontece quando vivemos realmente o Amor de Deus. Quando é muito egoísta, a pessoa se isola das demais, não consegue se unir a Deus, sente-se muito distante. Mas, quando manifesta o amor de Deus, se sente uno com Ele. Assim, entenderemos a idéia de “Buscai o Reino de Deus e sua justiça, e as demais coisas vos serão dadas por acréscimo”. A justiça é esta, de  acordo com a lei de Deus. Viva essa  lei, que é o amor e, consequentemente, você viverá Deus, o Deus do seu interior. Dessa forma, você se sentirá uno com Deus e todas as coisas que desejar, aparecerão de modo maravilhoso.
AVV1, págs. 106 e 107: “’A dor é uma ilusão'. Com certeza ficará curado". Esse leitor começou a praticar a Meditação Shinsokan no dia 20 de junho. A partir dessa data, realizei durante cinco dias orações e mentalizações para auxiliá-lo na meditação e deixei o restante por conta do seu próprio esforço. Então recebi a notícia de sua cura num cartão postal datado de 5 de julho: "Graças ao senhor, estou praticamente curado daquela difícil doença de tantos anos". Fazia apenas meio mês que ele iniciara a prática da Meditação Shinsokan, mas, quando ocorre a "conscientização da Imagem Verdadeira da Vida", até mesmo uma doença crônica de vários anos cura-se com rapidez”.
Na época, o Mestre curava individualmente as pessoas, porque eram poucos os adeptos, mas, conforme o movimento foi crescendo, o Mestre passou a não ter condições de atender a todos. Por esse fato, criou-se a oração de cura à distancia, que é a Oração da Cura Divina, a Forma Humana. “Forma humana” é um apelido que os brasileiros deram.
Esse bonequinho representa a pessoa que receberá a oração. São  duas vias, uma delas fica na torre da Sede Central para receber oração e a outra fica com a pessoa. Por esse fato, você pode receber as 06 orações diárias. E cada conjunto de oração dura 1 hora, portanto, são 6 horas de oração por dia, resultando num total de 180 horas de oração para cada FH de 1 mês. Às vezes, a pessoa está prestes a receber o resultado da oração e ela interrompe, ou esquece-se de renovar a FH. Por isso, é bom fazer já de 3, 6 meses ou 1 ano. Quanto mais longa, melhor, a pessoa não esquece.
AVV1, pág. 107: “Apesar de a doença curar-se com tanta facilidade, a descoberta de inúmeros remédios materiais com o progresso da medicina tem dificultado a cura e também causado o surgimento de muitas doenças novas. Acontece isso porque a crença de que a Vida é de filho de Deus torna-se cada vez mais diluída à medida que a medicina progride. Aumentando a fé nos remédios, diminui a fé na Vida, isto é, reduz a convicção na natureza divina de cada um, pois essas duas crenças não podem coexistir, jamais”.
Desse modo, quanto maior a fé nos remédios, menor é a fé na Vida. E quando se acredita na perfeição da Vida, a pessoa fica curada. Uma vez, no Paraguai fiz a palestra e as pessoas vieram conversar comigo. Eram 23:30h, o locutor esportivo mais famoso do Paraguai, Carlos Maria Franco convidou-me para jantar. Passamos na sua casa e lá conversei com sua filha, que não andava, estava de muletas. Ela disse-me que, repentinamente, parou de andar. Já estava há dois anos sem andar. Teria ido a vários médicos e ninguém resolvia o problema dela. Vendo a mãe dela, parecia um “general”. Disse-lhe que andaria quando mudasse o modo de pensar. Ela tinha problemas com a mãe, não aceitava o jeito dela em certas coisas. Assim orientei: “Você precisa perdoar a sua mãe. Aprenda a aceitá-la. Você não veio como filha dela por acaso. Não foi sorteio, não! Com certeza, você tem uma ligação cármica com ela. Então, aprenda a perdoá-la, a aceitá-la. Faça a Oração de Perdão, 100 vezes por dia. Se você praticar, perdoar sua mãe, aceitá-la como ela é - não adianta querer mudá-la - faça isso que você vai voltar a andar”. No ano seguinte voltei lá para o Seminário da Luz e o Carlos Maria Franco disse-me que Ana (a filha) voltara a andar: “Está curada!”. Então, achei normal isso ter ocorrido. Ele pensou que eu não estava acreditando nele. Mas é isso, quando pessoa acredita na Vida, substitui mágoa e ressentimento por amor, manifesta amor, é lógico que vai andar. Na verdade, milagre não é andar, é ficar doente, pois a nossa Vida é perfeita. Transformar nossa vida num inferno é milagre, pois Deus não quer, nem inventou, nada disso. Deus quer nossa vida perfeita, harmoniosa e saudável. Por isso, acredite na Vida perfeita de Deus. Somos Vida sublime e perfeita de Deus!
AVV1, pág. 107: “Os fisiologistas dizem que a musculatura humana se compõe de músculos voluntários e involuntários. Os voluntários se movimentam conforme o desejo da nossa mente, mas os involuntários não dependem da vontade da mente. Isso, porém, é um ponto de vista apenas superficial, pois não existe parte física alguma do corpo humano que não obedeça ao comando da mente. Até mesmo os ligamentos que unem as vértebras voltam à posição correta quando a mente toma consciência da Verdade, como citei há pouco. Então, é muito natural que o funcionamento do estômago, dos intestinos, do coração se normalize ou altere segundo a força da mente.”
Não existe, na parte física, alguma parte do corpo que não obedeça ao comando da mente. Há fisiologistas que dizem existir “músculo voluntário” e “músculo involuntário”, mas o Mestre não concorda com esta ideia. Os voluntários se movimentam conforme a vontade da nossa mente, mas, dizem os fisiologistas que os involuntários não dependem da vontade da mente. Então, vão depender de quê?
Sejam voluntários ou involuntários, os músculos são todos projeções da nossa mente, então resolvi transcrever o que consta no livro A Verdade, volume Suplementar.
A Verdade - Suplementar: “Dr. Schindler: “Nossas emoções, agradáveis ou desagradáveis, são provocadas pela ação do diencéfalo localizado logo abaixo do cérebro.” E o Mestre disse: “segundo o Dr. Schindler, se o diencéfalo se excita devido a temor ou susto (temor e susto são emoções), então o diencéfalo se excita estimulado pela ação da emoção. Não podemos ver a mente, mas é ela que nos comanda e as emoções não são provocadas pelo diencéfalo”.
O diencéfalo está “levando a culpa”, mas quem está movendo o diencéfalo? São as emoções. A emoção se move por quê? Por que a mente viu e se emocionou, então, tudo é mente.
O consciente, às vezes, não quer, mas o inconsciente é que age daquela forma. Por exemplo, quando a pessoa vai fazer exame de habilitação, pensa “sou filho de Deus, estou tranqüilo, não vou ficar nervoso”. Mas, na hora do exame as pernas ficam tremendo, esquece-se de mudar o câmbio, colocar o cinto. Quando vem o medo, fica tudo paralisado, isto porque na nossa mente o inconsciente está agindo de uma forma insegura e está provocando esta situação.
Vamos recapitular sobre a mente coletiva. Um divulgador de Brasília viu na revista Super Interessante que macacos, no Japão, estavam comendo batata doce; como as batatas estavam sujas com areia, um dos macacos começou a lavá-las e, em seguida, o grupo todo fez o mesmo. O mais interessante é que macacos de outras ilhas também começaram a lavar as batatas na mesma época. Como acontece isto? Acontece por causa da mente coletiva, sobre a qual comentamos na outra aula.
O consciente (acima da linha ondulada) é a parte da mente que raciocina, que pensa, que analisa, questiona. É a parte científica da nossa mente, mas é uma pequena parte, apenas no máximo 5%. Na verdade, nosso consciente, como disse Karl Menninger, é a porta para o mundo exterior. Na hora em que você acorda, começa a fazer o consciente trabalhar, planejar, pensar, analisar. Abaixo do consciente, está o subconsciente que é um grande gravador, um grande computador que registra tudo. Vai registrando pensamentos, emoções, conceitos, tudo aquilo que vivenciamos no dia a dia. Seja nesta encarnação ou em outras reencarnações, tudo está no subconsciente.  O nosso consciente, na verdade, é o nosso cérebro e só tem a idade do nosso corpo. Por isso o consciente não tem lembrança de fatos de vidas passadas, mas o subconsciente tem. Mais abaixo, no desenho, vem a parte do subconsciente que se integra com o subconsciente do outro. Depois vem a parte da consciência individual que se integra com a mente do inconsciente coletivo. É neste inconsciente coletivo que ocorrem estas comunicações (o macaco começou a lavar batatas e o outro também) por estes dois fatos: existe uma comunicação entre as mentes individuais e, também, na mente coletiva, onde tudo se integra, um passa a idéia para o outro. Assim, compreendemos que nossa mente é bem complexa, mas a parte que raciocina é apenas a pontinha que está fora da água, no desenho.
AVV1, pág. 112: “A fundadora da Christian Science, sra. Eddy, chegou ao extremo de afirmar que os homens morrem tomando drogas venenosas como o arsênico devido à crença que a humanidade tem de que o arsênico é fatal se ingerido. E que não é o poder da matéria chamada arsênico que mata o homem. Então, houve uma pessoa que assim a interpelou:
- Pessoas que foram assassinadas por envenenamento ou que se intoxicaram por terem comido alimentos que não sabiam ser venenosos, morreram sem ter conhecimento de que aquilo era veneno. Como se explica isso?
- A pessoa que comeu sem saber que era veneno - respondeu a sra Eddy - e as diversas pessoas que estavam a seu redor podem não ter pensado que fosse veneno, mas a crença que está oculta nas entranhas da humanidade reconhece que aquilo é veneno. Assim, a crença da maioria da humanidade se avoluma, se agiganta e, pela força dessa crença, aquilo se torna veneno e causa a morte da pessoa que o ingere. Porém, na matéria em si não existe, absolutamente, força para matar o homem”.
"Aquela crença está oculta nas entranhas da humanidade", disse a Sra. Eddy, ou seja, na mente coletiva está gravado “é veneno”, por isso esta mente coletiva atua muito forte. Lembro-me de um fato, um sábio, ele só meditava, vivia apenas fisicamente aqui na Terra. Era um espírito muito elevado, transcendera a matéria e vivia numa outra dimensão. Tanto vivia noutra dimensão que um dia passou por ele uma carroça transportando arsênico; ele tomou um pouco com água e não morreu porque tinha uma forte crença, transcendia inclusive a mente coletiva, de que aquilo não o mataria. Ele era tão ligado ao mundo espiritual que se esquecia de jantar e almoçar e quando lembrava almoçava de 3 a 4 vezes num dia só. Pessoas assim, que têm um domínio muito forte das coisas, fazem a transformação da matéria, assim como Cristo, que transformou água em vinho. Assim, na mente coletiva do ser humano, perdeu um braço, vai ficar sem um braço, porém, no caranguejo não ocorre isso, ou seja, perde uma pata, nasce outra pata. É preciso entender melhor aquilo que está gravado na mente do ser humano para transcender certos conceitos e pensamentos.
AVV1, págs. 112 e 113: “Destarte, compreendemos que, se uma matéria pode nos curar ou matar, em primeiro lugar significa que o homem é um ser vivo (Vida) constituído de mente, e não de matéria. Em segundo, significa que, apesar de pensarmos que matéria tem cor, forma e características próprias, em princípio isso tudo não existe. Conforme prega a Sutra da Sabedoria, todas as características da matéria que possam ser percebidas pela visão, pela audição, pelo olfato, pela gustação, pelo tato e pela inteligência, são nada. Por trás de tudo isso existe apenas a ação da mente como crença do indivíduo ou crença da humanidade. É o poder dessa crença que cura ou mata o "ser vivo mental" chamado homem”.
Ainda na página 113, consta: “Conforme prega a Sutra da Sabedoria, todas as características da matéria que possam ser percebidas pela visão, pela audição, pelo olfato, pela gustação, pelo tato e pela inteligência, são nada”.
Para nós é uma coisa sólida, mas se você pega uma folha de papel e a rasga ao meio, a metade rasga ao meio e assim por diante até ficar um pedacinho e chegar ao menor pedaço de uma matéria, que é o átomo; o que verá no átomo? Verá o núcleo e os elétrons girando em torno dele. Entre o elétron e o núcleo, o que tem? Nada! A matéria parece sólida, mas não é. A grosso modo, aos olhos carnais, parece que é, mas não é verdade. Da mesma forma, olhando a folha de papel (na vertical), vocês estarão olhando uma linha, uma dimensão. Se um bichinho andar sobre essa linha, ele não verá os lados e nem a altura, para ele só existe uma dimensão, sua visão é unidimensional, certo? Se alguém colocar comida na frente dele, parecerá um milagre. É que ele não vê altura nem largura, dando a impressão que a comida apareceu do nada. Se colocar a folha na horizontal, o bichinho poderá perceber o mundo em duas dimensões. Porque está nesse mundo das duas dimensões, não vê a dimensão altura. Nós viemos aqui na face da Terra e vivemos no mundo das três dimensões: comprimento, largura e altura. Tem gente que fala: “eu não acredito em Deus, porque não O enxergo, não O vejo”. Pergunto: Você acredita no celular? No rádio? Na televisão? Como aparece a voz, a imagem na televisão, se não está vendo o homem aqui? Do mesmo jeito, o celular, você não vê aqui, mas têm ondas de rádio, de televisão, ondas hertzianas, ondas de celular. Não as enxergamos porque nossos olhos carnais não foram feitos para ver o mundo acima das três dimensões. Quando você ora aos seus Antepassados, não precisa abrir a porta para eles virem receber orações. Eles atravessam a parede porque, para eles, a matéria não existe. Os espíritos estão na quinta dimensão e Deus está na sétima dimensão. Por esse fato, às vezes a pessoa vê acontecer aqui na Terra alguma coisa e fala: “Como aconteceu esse milagre?” – Deus, da sétima dimensão,  pode descer até a terceira dimensão e fazer as coisas mudarem, mas quem está aqui, não consegue ir para lá. Na verdade, na Sutra Hannya Shingyô diz: “O fenômeno não difere do vazio, isto é, a matéria não existe. O vazio não difere do fenômeno, isto é, do nada surgem todas as coisas. O fenômeno é vazio, parece existir mas não tem existência verdadeira, o vazio é fenômeno, o vazio absoluto é existência verdadeira. Assim também é sua percepção, o pensamento, a ação e o consciente. Existem, ao mesmo tempo que são vazio; são nada e ao mesmo tempo existem”. Ao mesmo tempo existem porque quando a pessoa está com seu corpo carnal ela está vendo, sentindo, o olfato, o paladar, etc, mas de fato, na hora em que o cérebro e o corpo carnal morrem, não terá mais percepção desta natureza. O olfato, o paladar que o corpo carnal sente, essa percepção está ligada ao nosso corpo etéreo, que é ligado ao nosso consciente. Assim, como o fenômeno não é existência real, se você quiser mudar o mundo da projeção, terá que mudar a sua mente. Acredite que você já tem o que deseja. Está procurando emprego, agradeça que já o conseguiu e consequentemente ele vai aparecer. Mas, se pronunciar diversas vezes que não tem emprego, não terá mesmo. Isso volta para a mente e, como a mente projeta, não vai aparecer nada. Outro exemplo, se você cisma com alguém e olha somente o aspecto falso: “esse cara é chato!” e fica implicando, quanto mais você pensa que a pessoa é chata, mais parecerá que é chata. Você acha sua esposa chata, porém, quando ela viaja ou fica doente você tem que lavar louças, cozinhar, assim, você dirá: “Nossa! Minha esposa faz tudo isso!”, e começará a sentir gratidão, ou seja, conclui que tem muitos motivos para agradecer. Ao invés de reclamar do que não tem, agradeça o que você tem. Você é feliz, pode respirar, não pode? Então, saiba que você é feliz, porque tem gente que sente falta de ar. Quando estive em La Paz, na Bolívia, agradecia muito o ar daqui; lá, respirava e o ar não vinha; andava devagar, porque lá é capital mais alta do mundo, eu respirava, respirava e sentia falta de ar, e falava: “Nossa! O Brasil é bom!” E quando volto de Lima e do México, por exemplo, posso ver os verdes bonitos que há no Brasil. A mata dos outros países parece meio sem vida, em Lima não chove e o México é praticamente a terra da cinza, por isso não tem esse verde bonito, aqui do Brasil.
AVV1, pág. 113: “A essência do budismo mahayana (grande veículo).
A matéria não existe. Que afirmação mais ousada! Mas justamente esta é a Verdade mais importante de todas as épocas. E somente através de maior elucidação desta Verdade é que o homem adquirirá a liberdade verdadeira e revelará totalmente a sua autonomia espiritual. Há três mil anos Sakyamuni já havia esclarecido essa Verdade - "A matéria não existe!".
Depois de algum tempo que Buda esteve na Terra o budismo se dividiu em hinayana e mahayana. Hinayana, em síntese, chamado de “pequeno veículo” resume o espírito da tradição hinayana: “cada um é responsável por guiar o próprio barco”. Sozinho o praticante busca a auto-iluminação por meio da meditação e de uma conduta condizente com a doutrina de Buda; esse é o grupo “hinayana”. Outro grupo, porém, expressou que o budismo não devia ficar só entre um “grupinho” e, sim, ser o veículo para que todos pudessem alcançar a felicidade e a salvação, esse é o grupo mahayana. A tradição mahayana pode ser simbolizada pela figura do grande veículo. O fiel não só busca a sua iluminação, como também contribui para que todos à sua volta evoluam espiritualmente. Bodhysattva, ser iluminado, é o timoneiro em um barco com muitos passageiros; então, mahayana é aquele que faz com que todos também possam compreender a Verdade e se iluminar também.
AVV1, pág. 114: “A essência do cristianismo
É bem mais definida a postura de Cristo em relação às doenças e remédios. Jesus jamais disse que uma doença fosse de difícil cura, qualquer que fosse ela. Para ele, não existia doença (matéria) e, portanto não havia doenças de maior ou menor gravidade. Quando os discípulos regressavam sem conseguir curar uma doença difícil, ele lamentava: "Oh, homens de pouca fé!". Isso significa que a cura ou não de uma doença não depende da maior ou menor gravidade da doença, mas sim da profundidade ou da superficialidade da fé. Cristo não só ignorou a gravidade da doença, como também não viu a morte. Olhando Lázaro morto, declarou: "Não está morto, ele dorme". Essas palavras de fé inabalável ressuscitaram Lázaro também fisicamente. Com isso, compreendemos que o corpo é projeção da fé. E Jesus não receitou remédio a ninguém, nem falou sobre dieta alimentar. Pelo contrário, afirmou com veemência: "Não vos preocupeis acerca do que haveis de comer ou beber".
As pessoas podem pensar “mas, Cristo era totalmente diferente...”; mas a verdade é que ele simplesmente tinha entendido o que dizia: “Meu mundo não é esse”. A todo momento ele meditava e entrava no mundo de Deus. Quando ele ficou 40 dias no rio Jordão, não ficou só fazendo jejum; ele ficou fazendo meditação. Por isso quando as pessoas passam a meditar, volver a mente para Deus, passam a aumentar a fé, porque  passam a vivenciar, a sentir Deus, e não essa limitação.
No livro Vida depois da Vida, de Raymond Moody, lemos depoimentos e reflexões de pessoas que tiveram morte temporária, parada cardíaca. Clinicamente estavam mortas e nesse período tiveram contado com o mundo espiritual, viram o túnel da passagem para o outro lado, mas não entraram porque disseram a elas “sua missão é na Terra, você deve voltar, ainda tem coisas pra fazer na Terra”. Outro caso de uma mulher que sentiu que estava no meio de muitos livros como uma biblioteca, como exemplo aquele filme Amor Além da Vida, onde vemos uma cena de um espírito muito elevado perto de uma biblioteca. Ela mencionou que as informações fluíam, não eram limitadas como aqui na Terra, fluía a Sabedoria. Quando fazemos Meditação Shinsokan devemos mentalizar esse cenário em que estamos nesse mundo repleto de Sabedoria. Desta forma, você vai ter a chave para a solução de qualquer problema, tendo Sabedoria e tendo Amor. Não é o conhecimento cultural ou intelectual que vai dar a solução. Conhecimento cultural, muitas vezes, só está ligado a uma determinada lei. No filme Nosso Lar, chega um momento que o André Luiz, que era médico na Terra, foi querer ajudar um doente na cidade chamada Nosso Lar, no mundo astral. Ele tentou fazer o mesmo trabalho que fazia aqui na Terra, porém o doente piorou. Piorou porque ele só conhecia as leis da matéria e ali não regiam as leis da matéria. Ele podia ter um conhecimento cultural muito avançado aqui na Terra, mas o conhecimento da sabedoria lá no mundo espiritual é diferente.
Como diz outra sutra budista: “Não é através da trama ridícula da inteligência humana que você vai alcançar o grande despertar e alcançar o mundo celestial; mas através da Verdade e da Sabedoria”.
As pessoas que estão acompanhando as nossas aulas estão recebendo mudanças em suas vidas, as coisas estão melhorando. Isso porque elas estão adquirindo Sabedoria. Muito obrigado!
Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.
Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato! ]

[A edição deste post contou com a valiosa dedicação dos seguintes colaboradores:
- Janice da Cruz Kowalski
- Ruthinéia Araújo Botelho
- Valdinei Simplicio
- Preletor Milton Oliveira Santiago
- Celso Lell
- Glauciani Rodrigues Teixeira
- Preletora Maristela Borges de Lima Castilho
- Preletora Vilma Kibayashi
- Roberto Carlos Rodrigues

Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado!
Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado!Muito obrigado!

3 comentários:

  1. Nada que se fale com a linguagem humana será suficiente para expressar a gratidão que todos nóa, aqueles que não podem estar presencialmente nas sedes regionais acompanhando estas maravilhosas aulas, sentimos ao poder acessar este conhecimento mais ampliado da Verdade da Vida, estas esclarecedoras explicações do Prof. Heitor Miyazaki, que tanto bem está semeando com este curso. Nosso agradecimento se estende além do Mestre Taniguchi e do Prof. Miyazaki, e se expande à persistência dos responsáveis e mantenedores do blog e aos colaboradores que desprendidamente se dedicam a compilar as aulas. A todos ofertamos a nossa eterna gratidão!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Suely, reverências.
    Agradecemos o seu comentário. As transcrições das aulas e as revisões dos textos geram um trabalho imenso, mas sentimo-nos gratificados por saber que pessoas como você acompanham estas aulas e, um dia, repassarão o Ensinamento aos demais!
    Muito obrigado,
    Blog A Verdade da Vida

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela gentil resposta.
    Já estou divulgando o blog nas redes sociais das quais participo e fazendo propaganda boca-a-boca.
    Tudo de bom a vocês é o meu desejo.
    Continuem assim!
    Parabéns!

    ResponderExcluir