segunda-feira, 4 de julho de 2011

Afinal, o que Vem a Ser o Pecado? - AVV40 - Resumo da Aula 20 - 15/06/2011

Esclarecemos que este post representa um resumo do conteúdo apresentado pelo orientador durante as aulas. Nos textos escolhidos, fazemos pequenas alterações adaptando a linguagem coloquial apresentada em aula para a linguagem estruturada escrita. Nosso principal objetivo é perpetuar o ensino recebido em aula, servindo como fonte de pesquisa dos pontos centrais tratados pelo professor. O Professor Heitor Miyazaki ilustra a aula com inúmeros relatos de experiência vivenciados, bem como com diversas citações de trechos de livros sagrados. Esses relatos e citações de livros, muitas vezes, são utilizados para fundamentar o pensamento doutrinário. Muitos desses relatos e citações de livros, no entanto, não estão sendo transcritos para o blog. Por essa razão, recomendamos o acompanhamento presencial da aula nas quartas-feiras. Convidamos você e sua família a participar deste maravilhoso curso. Informe-se na Regional da Seicho-no-Ie mais próxima!
Aula 20 – Parte I: Perguntas & Respostas - 15/06/2011
Orientações do Professor Heitor Miyazaki – Preletor da Sede Internacional
Tenho muita dificuldade de ter um relacionamento sério para o casamento, não aceito as pessoas como elas são e geralmente sou traída. (33 anos, solteira)

Você tem que aceitar as pessoas como elas são. As pessoas, às vezes, têm um pouco mais de conhecimento em certos assuntos e não têm paciência com as demais. Ou, então, é um espírito muito crítico que fica variando demais, julgando demais. Temos que entender os outros, fazer empatia, colocar-se no lugar do outro, assim, economizamos encarnações. Por esta razão, as pessoas vêm à Terra em diferentes formas (se viesse sempre como rico, não entenderia o pobre, ninguém entenderia ninguém). Precisamos desenvolver esse grau de compreensão, de sensibilidade. À medida que vamos evoluindo, vamos aprendendo a entender e também aceitar as coisas do jeito que são. O intransigente e o perfeccionista sofrem muito porque são rigorosos, muito duros com as pessoas e acabam tendo problemas nas articulações. Quando as pessoas procuram manifestar um grau de compreensão, tudo fica mais fácil. Procure entender também a si própria e a seus pais.

Quando começamos a amar verdadeiramente, vamos entender que cada um está no seu degrau, em seu estágio, seu lugar. É assim que devemos ver as pessoas. Quando passamos a entender, desenvolvemos o sentido de misericórdia, de compreensão, de amor ao próximo. Assim, você vai encontrar alguém que também vai compreendê-la e entendê-la.
No meu livro [Conquiste a Felicidade com Amor] cito o caso de uma mulher cuja filha tinha os dois pés virados para dentro. As pernas simbolizam os pais e, se os pés estão virados para dentro, é porque um está vendo defeito no outro. Orientei à mulher que fizesse um “contrato” com o marido, prometendo não ver mais os defeitos um do outro. Assim, a menina que não se curava com o uso do aparelho ortopédico, ficou curada, pois os pais mudaram a postura mental. É isso que nós temos que fazer.

O que a Seicho-no-Ie diz sobre as pessoas que fazem mapa astral para saber mais sobre o signo e o ascendente? (42 anos, divorciada)

O mapa astral feito de modo científico não tem qualquer problema, aliás, existe toda uma ordem na natureza que pode ser mostrada. O que não pode é ficar acreditando em superstições, estas enfraquecem o ser humano.

Já ouvi dizer na Seicho-no-Ie que o Mestre Masaharu Taniguchi disse que na próxima reencarnação iria nascer no Brasil. Se isso acontecer algum dia, como a Seicho-no-Ie saberá? (34 anos, solteiro)

Não é que ele disse que vai nascer. Na verdade, o Mestre não precisaria reencarnar-se, pelo seu altíssimo nível de espiritualidade. Pessoas que, como o Mestre, alcançaram um nível muito alto de espiritualidade, só vêm para a Terra caso haja uma missão muito grandiosa para ser cumprida – como Cristo, Buda e outros sábios – para iluminar, conduzir as pessoas para o crescimento espiritual.

O Mestre não foi escolhido no Japão para receber a inspiração divina, ele foi escolhido no mundo celestial para vir à Terra.

Quando a mãe do professor Gregório da Academia de Ibiúna quis visitar o Dr. Fritz (que fazia cirurgias espirituais), ele a levou. Depois que ele perguntou sobre o pai, quis saber como estava o professor Masaharu Taniguchi; Dr. Fritz respondeu: “eu não tenho autonomia de chegar onde ele está, porque é um espírito muito grandioso”.

Então, ele disse que se tivesse que voltar a mando de Deus, para cumprir uma missão, escolheria o Brasil, pois tem um carinho muito grande por este país. Em seu livro Viver Junto com Deus, ele mencionou o Brasil como um país de povo espiritualizado, por isso, não tem tornados e nem terremotos.

Meu marido e eu conhecemos a Seicho-no-Ie, eu pratico, mas ele não. Ele tem um comportamento suicida, toma medicação psiquiátrica, mistura com álcool, fuma dois ou três maços de cigarros por dia. Eu não agüento mais esta situação. O correto seria nos separarmos? Temos um filho pequeno, quero ajudar meu marido, mas ele não aceita e isso está me afetando também. (34 anos, casada)

Você não precisa ajudar fisicamente, pode ajudar espiritualmente orando para seu marido.
O primeiro passo é não deixar de orar para seus antepassados e os dele, todos os dias sem falta. É comum acontecer comportamento suicida em pessoas que têm na família (seus antepassados), alguém que se suicidou. E essa pessoa que se matou, fica com a vibração de suicídio e algum descendente acaba captando, e passa a ter tendência também.

Uma vez, em São Bernardo, um senhor mencionou sobre um caso parecido com o seu. Eu falei - o senhor tem em sua família três ou quatro pessoas que se suicidaram. Ele tinha todas essas tendências, assim como seu marido; perguntou para a mãe e descobriu que tinha oito pessoas que se suicidaram. É natural que alguém da família entre em estado depressivo e fique com essas tendências.

Sendo assim, leia a Sutra aos antepassados, duas vezes por dia e, também, leia o livro A Humanidade é Isenta de Pecado, tendo em mente que está explicando ao seu marido. Leia a Sutra aos antepassados e ao seu esposo mentalizando que ele está entendendo que está no mundo manifestando a Luz que ele é, a Vida Perfeita de Deus que é. Faça todos os dias, sem falta. Em três meses verá a diferença. Visualize, contemple, imaginando que ele já está participando da Seicho-no-Ie. Não abandone seu marido dessa forma; é agora que ele precisa da sua ajuda. É “omissão de socorro” pensar em separação e deixá-lo do jeito que está. Salve seu marido!

[O professor conta o caso de um homem que bebia, vivia caído na sarjeta, os filhos tinham que buscá-lo. E o saudoso professor Yoshio Yahiro falou para a esposa desse homem: você tem que salvá-lo, orar para ele, mentalizar. Ela falou: mas eu? Ao que ele respondeu: se você não fizer, quem vai fazer? E ela fez. O marido se recuperou e se tornou um grande preletor da Seicho-no-Ie.]

Nossa casa de praia foi invadida em maio de 2010 e, através de muitas orações, foi desocupada em setembro de 2010 por ordem judicial. Fizeram do imóvel, moradia e centro de umbanda, cujo altar construído na garagem, ainda se encontra na casa. Não estamos conseguindo colocar o imóvel em condições de uso, pois levaram móveis e danificaram o imóvel. O que devemos fazer? E quanto ao altar? (78 anos, viúva)

O ideal é oferecer o altar a alguém que cuida dessa parte espiritual e que deseje levar. Outra alternativa é falar com preletores da sua Regional e pedir para que façam uma Cerimônia de Purificação no local. E, depois, mande um pedreiro consertar sua casa e vai dar tudo certo.

O que devo fazer para ter o respeito do meu filho? Ele só tem treze anos e me trata como lixo, sem amor e respeito. (50 anos, solteira).
Existe, muitas vezes, agressividade dos filhos quando ocorre aborto, ou quando o filho foi rejeitado, ou quando a mãe não ouve o marido (não dá atenção ao marido), ou quando a mãe fala que o filho é assim, mas fica o tempo todo criticando-o. “- Ele chato!”, “- Esse menino é teimoso!”; e fica enviando vibrações negativas para o filho. Pegue um quilo de feijão (ou de arroz) e, de grão em grão, vá agradecendo ao seu filho. Muito obrigado! Muito obrigado! Todos os dias! Quando terminar com uma mão, passe para a outra mão, dizendo: “Você é filho de Deus, amado e harmonioso; você é filho de Deus, amado e harmonioso”. Fale cinco mil vezes, dez mil vezes, vinte mil vezes por dia, “você é filho de Deus, amado e harmonioso”. A partir do momento em que você acreditar que ele é filho de Deus, maravilhoso, ele vai manifestar esse comportamento. É isso o que eu cito no CD “O Poder da Oração”. Enquanto a mãe estiver vendo o filho como problemático, viciado, é isso que ele vai manifestar. Então, você precisa vê-lo como filho de Deus, amá-lo como filho de Deus, abraçá-lo. Faça isso, ao invés de só querer ditar regras, regras, broncas, broncas, sermão, sermão, que fazem o filho ficar distante, ficar agressivo. Portanto, ame, ame os filhos. É preciso falar “eu te amo”. Muitas vezes os pais têm vergonha de falar “eu te amo”. Está com vergonha? Mande um torpedo, mande um e-mail. Vá falando devagar, aos poucos, “eu te amo”, “eu te amo”, “você é maravilhoso”. Quando o filho chegar de algum lugar, não se deve ficar falando: “isso é hora?” “Cuidado! Limpe os pés!”; tratando-o somente desse jeito, o relacionamento fica muito frio, fica distante. É importante colocar em primeiro lugar o amor, o respeito ao filho, amá-lo como filho de Deus e, se houve aborto na família, leia o livro “Pela Paz dos Anjinhos” e proceda de acordo com o que ensina o livro.
Meu marido e meu filho têm mania de mentir, o que posso fazer?
Não dar bronca. Mentir é fuga, mentir é um mecanismo de defesa. A psicologia ensina isso. Freud falou sobre isso. As pessoas criam um mecanismo de defesa, mentindo para não levar bronca, dormem em excesso para não lembrar o que não querem, esquecem para não lembrar o que não querem. “Mal de Alzheimer” é fuga, é um mecanismo de defesa. Tudo isso faz parte da reação de nossa mente. De acordo com o que estudamos, as doenças se manifestam como carmas, conforme aquilo que a mente vai criando. A pessoa não quer ir para determinado lugar e, de repente, como acontece muitas vezes, cai, quebra a perna e acaba não indo para onde não queria. É como escrevi no meu livro [Conquiste a Felicidade com Amor]: a mulher falou para o doutor:
- Quero trabalhar, mas não posso porque estou doente.
- Você não está indo trabalhar, não é porque está doente!
- Eu sei o que estou falando, sou enfermeira!
- Eu sei o que estou falando, sou médico, sou psicólogo! O que a senhora faz?
- Trabalho no hospital.
- Em que setor?
- No setor de abortos.
- E o que faz?
- Arrecado os fetos abortados.
- Você gosta de fazer isto?
- Não!
- O seu subconsciente criou uma doença para você não fazer isto, para você não trabalhar!
São situações que a própria pessoa cria e depois fica reclamando, dizendo que alguém fez isso, mas a própria pessoa, inconscientemente, atraiu. Por isso, agradeça, agradeça, agradeça e seja amiga de tudo e de todos, conseqüentemente não vai ter problemas.
Sou divorciada há dezenove anos. Quando me separei, estava com três filhos pequenos que criei sozinha. Hoje todos estão formados e bem na profissão. Quero ter um companheiro, o que devo fazer?
Perdoar, primeiro, o ex-marido. Se for viúva, antes de casar, pratique a oração que está no livro A Verdade da Vida volume 38, página 117, senão vai virar “Dona Flor e seus dois maridos”. O marido que está no mundo espiritual vai interferir em forma de doenças, em forma de brigas, vícios e outras coisas para fazer o outro se afastar da esposa. Isso porque ele ainda não entendeu que a missão dele, aqui, já terminou. Por isso é necessário fazer essa oração.
A pessoa deseja alguém, mas, às vezes, teve uma frustração no namoro, casou, teve uma separação. Então, criou duas frustrações no inconsciente, que diz “não quero mais saber de casamento”. Mesmo que o consciente diga “eu quero casar”, no inconsciente está plantada outra situação: o medo de ser infeliz, ou de separar outra vez! Dessa forma, não vai casar! Então, você tem que aprender o seguinte: o que está causando o medo de se casar? Leia o livro Lições para o Cotidiano, onde estão escritos vários relatos de harmonia conjugal e, com isso, você não vai mais ter medo, desde que pratique o que está no livro.
O que devo fazer, pois estou com nódulos no lado esquerdo da tiróide?
Tire o “sapo que você engoliu”. Tiróide é “engolir sapo”. Se você tem nódulo na tiróide é porque engoliu mágoa, reprimiu mágoa, ódio, uma tristeza muito forte de alguém que lhe disse alguma coisa e você ficou muito chateado com essa pessoa, distanciou-se dessa pessoa e não a perdoou até hoje. Perdoe essa pessoa, e esse nódulo vai desaparecer. Uma grande preletora de Goiás, chamada Mabel, uma das maiores contribuintes da Missão Sagrada do Brasil, estava com câncer na tiróide e quando estive em Goiás, expliquei a ela, “você engoliu sapo, perdoe essa pessoa com quem você ficou muito chateada”. Ela não se lembrava da pessoa, até que um dia lembrou-se de um desaforo que uma pessoa lhe fez: ela não sabia por que a pessoa estava falando dela na frente de todos, fazendo várias acusações. Depois, ela recordou-se que essa pessoa tinha feito algo muito errado e ela tinha que “chamar a atenção”, porque estava prejudicando a Seicho-no-Ie. Então, ela fez várias Orações do Perdão, setenta, cem vezes por dia. Quando estive novamente em Goiás, dando uma aula, ela me mostrou os resultados dos exames, o primeiro acusando câncer e o segundo em que não estava mais apresentando o câncer. Assim, a mente cria e a mente cura.
Como eliminar a Miopia avançada? (24 anos, solteira).
Tem muitos casos de pessoas que começaram a ler o livro A Verdade da Vida e ficaram curadas, como o caso que o Mestre cita no volume 30. Agora, tem gente que usa óculos porque “gosta”. Eu sou um deles, achava que ia ficar com aspecto de pessoa inteligente, rsrsrs. Assim, quem gosta não vai deixar de usar. Os óculos que o Mestre Masaharu Taniguchi usava nas fotos eram vidro, não tinham nenhum grau, usava por questão estética. Mas quem não gosta de usar, se aprofundar-se na Verdade, lendo a Sutra Sagrada para os Antepassados, entrando em contato com a Verdade, fica curado. No livro A Verdade da Vida, volume 28, o Mestre fala sobre isso.
Colesterol alto (45 anos, casada).
Tem que praticar o que o médico recomenda: não pode ter preguiça de andar; parar de andar de elevador; qualquer coisa, pega o carro e vai até a esquina. Essas coisas todas fazem com que se manifeste esse detalhe. Tem uma história de um senhor de Porto Alegre, não há tempo de contá-la toda, mas, resumindo, o médico havia dito: o seu colesterol e os triglicérides estão muito altos. A filha falou-lhe para visitar o túmulo de sua mãe. Quando ele atendeu a esta recomendação e visitou o túmulo da mãe, no dia seguinte, depois de ter feito novos exames, o médico falou que o colesterol e os triglicérides haviam sido reduzidos. A mãe dele havia morrido com esse problema. Então, a ação de orar para os antepassados e visitar o túmulo deles, pode ajudar. Mas, faça a sua parte: pratique exercícios físicos, não tenha preguiça de andar, ande como jovem. Faça caminhadas e Meditação Shinsokan e os níveis voltarão ao normal.
Parte II - Estudo do livro A Verdade da Vida volume 1: Afinal, o que vem a ser o Pecado?  – Orientações do Prof. Heitor Miyazaki – Aula 20 – 15/06/2011.
AVV1 pág. 80: “A higiene transcendental de Cristo: Jesus Cristo acreditava na vida mais que ninguém. Em toda a história da humanidade não pregou uma única vez este ou aquele método de higiene ou saúde. Dizia, como que por hábito, para as pessoas não se afligirem com questões como viver, para não se preocuparem com o que comer ou beber ou ainda com o que vestir o corpo. Assim, não admitia, em hipótese alguma, que as pessoas tivessem preocupações exageradas com a higiene. Jesus Cristo sabia que não era possível preservar a vida por meio da estreita sabedoria do homem e sim pela força autocurativa da própria vida”.
Por isso, é importante reler várias vezes um texto para não haver interpretação incorreta. O Mestre não está dizendo aqui para abandonar a higiene e viver como porco. Há pessoas que são obcecadas por limpeza, que brigam até quando cai uma migalha no chão, ficam o dia inteiro limpando. Esta mania de limpeza indica que o inconsciente da pessoa quer se purificar. É por isso que ela só quer saber de limpar, limpar... Uma patroa chegou ao móvel passou a mão e disse para empregada: “Olha, Luzinete, dá para escrever o meu nome aqui de tanta poeira”. A empregada respondeu: “Feliz a senhora que sabe escrever, patroa! Porque tem gente que nem isso sabe...”(Risos). Então é isso, agradeça, ao menos, por saber escrever ...
Por isso, não se preocupe com a super-higiene de Cristo [transcedental]......ela é referida aqui porque antes as pessoas não ficavam tão doentes. Hoje, dizem o tempo todo: aqui tem bactéria, ali tem bactéria... E acabamos ficando mais frágeis. É isso que o Mestre quer dizer sobre excesso de higiene.
AVV1 pág. 80: “No entanto, a biologia contemporânea se opõe totalmente à higiene transcendental preconizada por Cristo. Esquecendo-se do fato de existir no Universo algo magnífico chamado Vida - que criou o cérebro e todos os órgãos do corpo humano -, procura medir a força mental do homem pelo volume do cérebro, ou a sua capacidade vital pelo peso físico. Além disso, desenvolve todos os métodos dietéticos e terapêuticos, achando que a vida é apenas efeito químico da matéria, e teme sobremaneira o poder que a matéria possa exercer sobre a vida. Esquece-se de que a vida tem a natureza de exercer domínio sobre a matéria de modo espontâneo, ativo e criador e, assim, se esforça em tornar-se escrava de leis da matéria, por princípio, ineficiente, transitória e passiva”.
Precisamos entender que existem várias leis..., leis da Vida, da matéria, da mente, do espírito. Mas o que temos de saber é o que consta na Sutra para Cura Espiritual que o Mestre psicografou, recebendo inspiração divina: “As leis da Vida sobrepujam as leis da matéria”. Embora existam várias leis, há uma hierarquia entre elas. Pela lei da matéria, por exemplo, uma pessoa que quebra a perna demora, dependendo da fratura, de 2 a 3 meses para ficar boa. Há um fato, já mencionado em uma de nossas aulas [aula 18], de um rapaz que sofreu um acidente e fraturou as costelas. A mãe ficou lendo a noite inteira a Sutra Sagrada na cabeceira da cama do filho. No dia seguinte, como o pai do rapaz é Diretor-Presidente do Hospital Bartira, em Santo André, foi transferido para este hospital. Ao fazer novos exames, constatou-se que as fraturas haviam desaparecido. Isso, pela lei da matéria não seria possível, mas como a lei da Vida sobrepuja a da matéria, ocorrem esses, assim chamados, “milagres”.
AVV1 págs. 80 e 81: “Por esse motivo a vida perdeu a sua capacidade de criar a seu bel prazer, definhando e tornando-se impotente diante da matéria na intensidade do grau de seu definhamento. Assim, a medicina se desenvolve dia a dia. Inventam-se incontáveis métodos de recuperação de saúde e de cura de doenças. Apesar de parecer que uma infinidade de doenças são curadas, aumenta cada vez mais o número de doentes. Isto se deve ao fato de a medicina, de um lado curar a doença, mas, de outro, roubar do homem a consciência de que é um ser espiritual, tornando-o impotente diante da matéria”.
Isto é fundamental. O homem acaba se tornando impotente diante da matéria. O que temos que entender aqui? Primeiro – aqui está o primeiro pecado do homem. As pessoas ficam confusas, pois a Seicho-No-Ie afirma que o pecado não existe e, aqui, mencionamos que este é o primeiro pecado do homem. Vamos esclarecer. A palavra “pecado” surgiu para policiar, para disciplinar, para educar, para mostrar aquilo que é ético e aquilo que não é ético. Porém, com o decorrer do tempo, a palavra “pecado” foi criando uma força muito grande porque, na época (idade média), a igreja era quem julgava e punia.  Chegou a um ponto, na época da Inquisição, em que tudo era “pecado”, havia punição para tudo, inclusive ser queimado na fogueira. Esse pensamento ficou muito forte no inconsciente da humanidade, por isso o Mestre fala que “no inconsciente da humanidade a ideia do pecado é muito forte”.
Algumas pessoas podem pensar: “por que no meu inconsciente está forte a ideia de pecado, se na infância eu não fui muito apegado a esta parte...?”. Você pode não ter sido apegado nesta vida, mas foi na anterior, ou na outra, ou na outra, enfim, foram tantas encarnações. A idéia é de que “tem que pagar o pecado” e “quem planta colhe” pela lei da causa e efeito, pela lei do carma. Mas, surge aquela duvida: será que não tem saída?
Não é Deus quem está falando que não tem saída. Deus não é tão intransigente a ponto de dizer: “não tem saída, tem que pagar até o último pecado”. Pela lei do carma, sim, mas se a pessoa se arrependeu, ela ainda tem que pagar o pecado? Tem gente que se arrependeu, chorou, mas ainda fica buscando autopunição, mas quem está buscando a autopunição é a pessoa. Não é Deus quem está falando para ela sofrer. Às vezes a pessoa se reencarna para pagar um pecado, se reencarna para se punir do pecado, isso porque ela ainda acha que é pecadora. Ou seja, ela não conheceu sua própria natureza, não conheceu que é Vida perfeita de Deus. Assim, o que vem a ser o pecado? Cometer pecado é criar uma máscara, é encobrir a sua natureza. Por isso, o primeiro pecado está aqui. No volume 13 d’AVV, o Mestre diz qual é o primeiro pecado: é não ver o homem espiritual e Real, mas apenas ver o homem material e, acreditando ser Real este homem fenomênico e material, achar que o que existe é este homem material, pensar que “morreu acaba tudo”; este é um conceito totalmente errado, é o inverso, por isso a ilusão é o inverso da Verdade, é o oposto da Verdade. A inversão é o pensamento totalmente antagônico da Verdade. Quando o homem tirar esta máscara poderá criar a vida que deseja e não será mais frágil perante a matéria.
Temos que analisar por que pessoas que estão com uma série de problemas, libertam-se deles ao lerem, por exemplo, o livro A Humanidade é Isenta de Pecado várias vezes. Este é o caso daquele rapaz que, em Ibiúna, me pediu um autógrafo no livro; eu falei para ler o livro várias vezes. Ele falou: o primeiro livro já gastou; este é o segundo. O irmão estava com tuberculose e HIV, e à beira da morte, sem condições de cura pela medicina. Ele pegou o livro A Humanidade é Isenta de Pecado e começou a ler todos os dias para o irmão. Leu, leu, leu e o irmão ficou curado. Mas, por que ficou curado? Porque a Verdade liberta. E por que muitas pessoas ficam doentes? Exatamente porque buscam uma autopunição.
Então, compreendendo melhor que essa ilusão, essa ignorância da Verdade é tão forte no ser humano, vamos ver o que diz na Sutra Chuva de Néctar da Verdade: “A ilusão fundamental que faz o homem ter o pesadelo de que o pecado, a doença e a morte são existências verdadeiras surgiu, em tempos remotos, da teologia segundo a qual o homem é feito do pó da terra”. Esta informação de que “o homem veio do pó” é porque se você desidratar um óvulo fecundado este vai virar pó. O homem não veio do pó, quando se fala que veio do pó, quer dizer-se que nasceu do óvulo.
Ninguém nasceu no útero da mulher, diz o Mestre, ninguém nasceu nesse momento. Você já existia. Antes da matéria, antes do corpo, do óvulo, já existia um ser sumamente perfeito e maravilhoso. Está escrito na Sutra Sagrada, esta é a Verdade: você é um ser sumamente perfeito e maravilhoso. Então é importante o conceito que a pessoa tem de quem ela é. Por isso Sócrates diz: Conhece-te a ti mesmo. Não é somente conhecer as suas frustrações, as coisas que estão no seu subconsciente. É ir além disso: conhecer quem é você; você é Filho de Deus, essa é a sua verdadeira identidade, portanto ninguém veio do pó. Na verdade nós já existíamos antes disso, é isto que temos que compreender.
O segundo detalhe [da ilusão fundamental] “a ciência moderna segundo a qual o homem é feito de matéria”: então, o homem não é um aglomerado de matéria. Estes ensinamentos constituem a ilusão inicial que leva o homem a imaginar (criar imagens); ele cria imagens de que é dessa natureza, então fica limitado, e o pior é que tem gente que fica com raiva de si próprio. Ele acredita que é fruto do pecado, do ato pecaminoso dos pais, do ato sexual e de que nasceu através do pecado. Quem acha que nasceu do lixo, nunca vai se valorizar. Quem acha que nasceu de um ato pecaminoso, nunca vai se valorizar. Temos que entender que somos filhos de Deus. Temos que compreender que nossa vida é muito mais sublime do que muitos imaginam. Se a nossa vida não fosse tão sublime tão perfeita, tão magnífica, tão poderosa como é a de Deus, como é a de Jesus Cristo, o próprio Jesus Cristo jamais teria dito aquela frase “Aquele que crê em mim fará as obras que eu fiz e outras ainda maiores”. Fazer o que ele falou é compreender a Verdade. E tem duas formas de escrever a palavra Verdade: com “v” minúsculo e com “V” maiúsculo. A verdade com “v” minúsculo é a verdade comum, é a verdade que você olha com os olhos carnais. Assim também a palavra realidade com “r” minúsculo, que representa as coisas fenomênicas, que podem ser relativas. Relativas, como provérbios. Dois mais dois são quatro? Às vezes não. Se você comprar dois quilos de arroz, depois comprar mais dois quilos de arroz, pode não dar quatro quilos, por exemplo, se o feirante for desonesto. Então, “cão que ladra não morde”, mas há uns pitbulls que são perigosos. Assim é a verdade relativa. Panela velha faz comida boa? É relativo, vai depender do estado da panela. Se você não tiver nem condições de ferver água na panela, em função do seu mau estado, então não dá para fazer comida boa. Mas, e a Verdade Absoluta? É a Verdade da Vida. É aquilo que fala da Realidade que não envelhece, que não morre, que não adoece, que somos Vida sublime de Deus, aquilo que não desaparece nunca, mesmo que o mundo acabe, não desaparece nunca. Esta é a Verdade, é o que Deus criou, que vem do próprio Deus, esta é a Verdade, é a Realidade. Então, é esse ponto em que as pessoas precisam passar a acreditar mais. Por que as pessoas não acreditam? Por que as pessoas têm pouca fé? É porque só ficam olhando o mundo fenomênico, então, não acreditam nem na própria oração. Quando estive no Ceará, o pessoal comentou muito comigo sobre aquela passagem dos dois casos do avião, apresentados no CD Administre sua Vida com Mente Positiva: não tinha condição, pois havia trinta e poucas pessoas na fila de espera; mas eu afirmei que ia naquele vôo, e consegui. No outro caso que mencionei, não havia teto ou a visibilidade estava nula, as nuvens estavam cobrindo toda a visibilidade, eu comecei a orar e o comandante falou, “encontramos uma brecha no meio das nuvens, e vamos descer neste buraquinho”. Quando desci, os dois preletores que estavam me aguardando me interrogaram, como aconteceu? E falei, tinha um preletor rezando no avião (que era eu), e Deus atende, “Batei e vosso Pai atendê-lo-á”, disse Jesus Cristo.
“Quando se destrói a ilusão inicial é destruída a causa fundamental do pecado, da doença  e da morte”, ou seja, quando você elimina do seu inconsciente a idéia do pecado é destruída a causa fundamental do pecado, da doença e da morte. A idéia do pecado, aqui referida, é o sentimento de culpa que as pessoas carregam (o sentimento de culpa que faz as pessoas buscarem a autopunição). Muitas pessoas pensam que isso é o castigo de Deus.  Porém, Deus não castiga ninguém. Esse pensamento ocorre, muitas vezes, porque a pessoa não entendeu a Verdade, acha que tem que pagar o pecado, não se perdoou, e, consequentemente, não se ama. Um exemplo muito bom, foi o que aconteceu com meu avô, quando ele fez uma palestra aqui na Vila Nivi, Zona Norte de São Paulo. Isso já faz mais de quarenta anos, ele fazia a palestra somente em japonês. Uma menina de cinco anos estava segurando o paletó dele; onde ele ia ela ia atrás, então, ele pôs a mão na cabeça dela e disse: Você é Filha de Deus, maravilhosa! No dia seguinte, os pais dela vieram aqui para agradecer porque, na hora em que meu avô passou a mão na cabeça dela e falou “Você é filha de Deus, maravilhosa”, ela começou a enxergar! Ela nascera cega. E por que ela nasceu cega? Porque ela queria pagar um pecado, “olho por olho, dente por dente”. Com certeza, isso ocorreu porque ela deve ter deixado outra pessoa cega em outra encarnação, ou porque foi estelionatária (o estalionatário procura aproveitar-se do momento em que a pessoa não está vendo, é o que a polícia fala). Se você anda de óculos escuros, aquele malandro que quer se aproveitar de você num assalto não ataca, porque não sabe se você está ou não olhando para ele, então ele procurar aproveitar o momento em que a pessoa está distraída. Isso faz com que a pessoa busque uma autopunição pelo fato de ter causado prejuízo, de ter causado algum dano ou ter causado algum inconveniente. Nisso consiste a idéia do pecado, de que a doença existe, o ser material existe, ou a morte existe. Na verdade, a morte não existe, é apenas um retorno para o mundo espiritual, de onde viemos. Compreendendo a Verdade você se liberta e, consequentemente, tudo aquilo que você quer, aparece, e tudo aquilo que você não quer, desaparece. Esta é a razão pela qual pessoas mudam as vidas delas quando começam a ler vinte, trinta ou quarenta vezes os livros da Verdade ou, ainda, o livro A Humanidade é Isenta de Pecado, que é a compilação de alguns trechos da coleção A Verdade da Vida .
AVV1 pág. 81: “Assim, a medicina se desenvolve dia a dia, inventam-se incontáveis métodos de recuperação de saúde e de cura de doenças. Entretanto, apesar de parecer que uma infinidade de doenças são curadas, aumenta cada vez mais o número de doentes. Isso se deve ao fato de a medicina, de um lado curar a doença, mas, de outro, roubar do homem a consciência de que é um ser espiritual, tornando-o impotente diante da matéria”.
Então, na realidade, a medicina pode até curar. No entanto, devido ao fato de o homem achar que a medicina é isso ou aquilo, ele deposita maior credibilidade na medicina e na matéria do que na Vida. Mas, se fosse realmente verdade, conforme disse o Dr. Katsumi Tokuhisa, que foi médico e diretor de Hospital, se fosse assim, os médicos não adoeceriam e não morreriam. Mas, na verdade, isso tudo mostra que a Seicho-No-Ie está correta.  Então, por que muitos adoecem? Porque sentem medo, conforme está citado na Sutra [registro de morte ocasionada pelo medo, pág. 119 da Sutra]. Certa vez, mandaram-me uma publicação da revista Superinteressante, de um caso do Arizona, nos Estados Unidos, onde um cientista propôs a um prisioneiro que estava condenado à pena de morte, passar por um teste, caso ele passasse, estava liberto da pena e ficaria livre da prisão, e ele aceitou. Então, levaram o prisioneiro para um quarto, numa cama de hospital e vendaram-lhe os olhos. Tinha uma vasilha de alumínio debaixo da cama e puseram um soro para gotejar nela, só que o prisioneiro não viu nada disso. E disseram a ele: Nós vamos fazer um corte no seu braço. E fizeram um corte muito superficial, que nem chegava a sair sangue. E simularam o gotejar do soro como se fosse o gotejar do seu próprio sangue na vasilha. Disseram a ele que o seu sangue é que estava escorrendo na vasilha. Com o passar do tempo, entrava uma pessoa no quarto, sem que ele percebesse, e fechava um pouco mais a válvula do soro, fazendo com que gotejasse mais lentamente. Assim, dava a impressão que o sangue dele é que estava acabando, ou ficando mais escasso. E assim foi sendo procedido até que não mais gotejasse e, nesse momento, ele, por sugestão, morreu. Morreu achando que o seu sangue havia acabado, mas, na verdade, não havia caído uma única gota de sangue dele. Então, vejam a força da mente quando fica pensando: vou morrer, vou morrer. Se ele estivesse de olhos abertos, nada disso teria acontecido. Sugestionamento, apenas isso, as pessoas ficam sugestionando doenças a si mesmas, e acabam adoecendo.
O Prof. Murakami contou-me o caso de um senhor que foi para a sala de cirurgia, abriram a barriga dele e, em seguida, fecharam; e o médico falou:
- Não tem jeito. Esse não tem jeito. O câncer está todo alastrado.
E costurou; porém, falaram o contrário para o doente:
- A operação foi um sucesso, tiraram todos os focos cancerígenos.
E o doente ficou bom. Viveu um ano e três meses dessa forma. Por que um ano e três meses? Porque encontrou um “amigo da onça” que lhe disse:
- Eu vou lhe falar a verdade. Você estava com câncer todo tomado, todo alastrado no seu abdômen.
Uma semana depois, morreu. Da mesma forma que ele acreditou que estava curado e melhorou, a crença de que estava doente levou-o à morte.
Vejam como a mente tem força com seus órgãos, com todo o seu organismo, com todas as suas células. Da forma como você acredita, vai se manifestar: por imaginação, por ressentimentos e, também, por influência espiritual (no caso de “espíritos que não têm coração e sofrem de doenças cardíacas”, algum antepassado morreu com problema cardíaco e passa a influenciar uma pessoa da família, que passa a ter o mesmo sintoma; então, lendo a Sutra durante algum período para esse antepassado que morreu com esse problema, a pessoa influenciada fica curada, ok?).
AVV1 pág. 81: “O corpo é sombra da mente (pensamento): O homem é mente, enquanto a matéria é concretização das idéias surgidas na mente. Portanto, o corpo humano transforma-se exatamente naquilo que a mente pensa.  É a mente que sente, age ou interrompe uma atividade. Mesmo que se diga que o estômago funciona mal ou que não está digerindo bem, não é a matéria denominada estômago que não vai bem. A mente, que o faz trabalhar, é que sentiu que comeu em excesso ou que resfriou a barriga e concluiu que teria a digestão prejudicada. Essa sensação da mente fez com que o estômago trabalhasse menos e piorasse a secreção do suco digestivo”.
Numa família é servida a mesma comida. Às vezes, um fica imaginando: “Hum... o negócio me fez mal!”, porém, o outro não sente nada, não é verdade? É o que o Mestre fala...”Se a matéria tivesse influência muito forte, quem gosta de comer carne de porco teria cara de porco...rsrs... ficaria com cara de porco..não é verdade? Quem gosta de comer carne de boi, ficaria com cara de boi. Então, não é a matéria que vai lhe fazer isso. É você quem vai transformar, você quem vai mudar, modificar, de acordo com seu pensamento, de acordo com sua crença, de acordo com sua fé, de acordo com aquilo que você entende da Verdade. Por esse fato, também, é que a mente tem uma força de criar e pode curar, desde que você esteja de acordo com Verdade também. Então, a mente é muito forte.
AVV1 pág. 81: “A sensação ou o pensamento de doença ocorreu na mente antes de a doença se manifestar no corpo, e foi isso que interrompeu as funções orgânicas. Por esse motivo é que se diz, desde a antiguidade, que doença é padecimento mental”.
Assim, se quisermos mudar o que está projetado na tela, não adianta, não basta passar a borracha lá, concordam? Mesmo que a pessoa chegue com jato de cal, vai continuar projetando, porque se o cal é branco, vai continuar projetando. Se quiser mudar, tem que mudar onde? Aqui [no computador], não é isso? Vocês não estão vendo o computador [escondido no púlpito], ou seja, tem que mudar a mente. Aqui [este mundo visível] é a tela do mundo fenomênico, aqui é a projeção. Por esse fato é que muitas pessoas querem atacar o efeito e esquecem-se de corrigir a causa. Pessoas sábias procuram mudar a causa, que o efeito muda também. Diante disso, temos que procurar viver de uma forma harmoniosa. Muitas mulheres sofrem de cólicas menstruais porque guardam mágoas dos pais. Enxaqueca idem. Nervo ciático idem. Às vezes a pessoa fala: “Não tem nada, não, é passado, já esqueci”. Quem não conhece a mente humana, pensa que esquecer é perdoar. Não é. Não fique acreditando em Papai Noel, não. Esquecer não é perdoar. Perdoar é você perdoar mesmo. A pessoa pode perguntar-se: “Como é que vou saber se perdoei ou não?” Pense na pessoa e feche os olhos. Que imagem veio à sua mente? Saudade da pessoa? Então você perdoou. Se você pensou na sua própria imagem com aquela cara de “pitbull”, então não perdoou. Se não perdoou, isso significa o quê? Que ainda existe uma série de coisas em seu inconsciente que vão se projetar, certo? Uma pessoa perguntou: “Por que algumas mulheres tem problema no útero?” O Prof. Seicho deixa bem claro: “O útero é o ego da mulher”. Se o ego está ferido com relação ao marido, ou ao ex-marido, vai dar problema no útero, mesmo. E o ego, na mulher, mostra que, quando a pessoa está com problema de mágoa do marido, do ex-marido, vai dar problema no útero, vai dar problema nos rins, problema nos pulmões, problema na bexiga, problemas ginecológicos, etc.
AVV1 págs. 81 e 82: “No entanto, quando o estômago não funciona bem, normalmente as pessoas se esquecem de que sua mente é que está enferma e procuram causas de ordem física - "Foi aquilo que comi ontem que me fez mal", ou "Sem querer, resfriei minha barriga".-, e também recorrem a métodos materiais de tratamento. Procedendo assim, mesmo que se recuperem dessa doença, geralmente estarão criando um terreno propício para o desenvolvimento de alguma outra enfermidade no futuro. Isso porque, partindo da idéia de que a doença foi curada através de um processo material, as pessoas ficam erroneamente sugestionadas de que a vida pode ser vivificada ou aniquilada pela matéria, e perdem a convicção da sublimidade da vida. Por essa razão, num lar onde se vive obedecendo a métodos de higiene e recorrendo constantemente a médicos e remédios, não deixam de existir doentes”.
Por qualquer motivo procura-se uma forma de argumentar: “Foi por isso!”, “Foi por aquilo!”. Isso enfraquece as pessoas. Uma vez, li uma frase do Mestre que diz: “Quando você não estiver bem da barriga ...rsrs... pense o seguinte: Este corpo é meu! Eu sou dono do meu corpo! Eu sou o comandante de 75 trilhões de células! E mentalize: “Dor de barriga, pode sarar, sare, seu lugar não é aí, eu mando em mim, eu ordeno que fique curado!”, e funciona, funciona mesmo.
AVV1 pág. 82: “Tomar consciência da sublimidade da própria vida - a isso se diz, no budismo, alcançar a iluminação; no cristianismo, crer que é filho de Deus; e no xintoísmo, adquirir a suprema convicção de ser mikoto (ser divino). Atingir essa suprema convicção é o objetivo das religiões – ou melhor, é o objetivo do próprio homem. Se alcançarmos essa convicção, nossa força vital se manifestará no mesmo grau dessa convicção, e chegaremos a ser capazes de curar doentes com uma só palavra, como fez Jesus Cristo, e de revelar poderes sobrenaturais, tal qual Sakyamuni. Certamente ficaremos livres de doenças e dificuldades da vida e passaremos a viver em estado de plena liberdade”.
Vamos nos lembrar daquele texto da Sutra Sagrada: “... acreditam que a mente é dominada pela matéria, sofrem e se angustiam segundo as mudanças materiais e não compreendem que a Imagem Verdadeira de si próprio e de sua Vida é Perfeição e Harmonia, a isso se diz ilusão”. Então, ele acha que não presta porque pecou; ele acha que não presta e não tem valor, fica colocando um monte de defeitos em si próprio. Se uma pessoa tem essa imagem dela própria, cheia de problemas, cheia de defeitos... Como é que ela vai se amar? Onde está a auto-estima dela? Está zerada, não é verdade? Então, temos que compreender que, se você errou, mas, na verdade, entendeu que errou, esqueça! E perdoe a si próprio. Lembre-se da frase de Confúcio: “Errar é não corrigir o erro cometido”. Se você corrigiu, você não errou, aprendeu a não errar.
Se você alcança a conscientização, vai aumentando o seu grau de conscientização da Verdade que você pode dominar quanto mais vezes ler os livros da Verdade. Tudo depende da quantidade de informações que você passa a ter no seu dia-a-dia. Se uma pessoa só fica olhando o mundo material, ela fica muito mais crente de que existe só a matéria. Ela não volve a mente para o lado espiritual, não compreende que é vida, é espírito.
Vamos a uma lição de casa.
Em todos os momentos (em casa, na rua, quando estiver dirigindo, etc.) repita várias vezes essas duas frases, simples, mas muito importantes:

Sou filho de Deus!
Sou espirito!

Sou filho de Deus!
Sou espírito!

(...)

Conscientemente e racionalmente todos sabem disso, e dizem: "eu sei". Mas será que entendem mesmo? A pessoa que tem convicção de que é espírito, quando alguém da família ou algum amigo falece, não vai ficar chorando e dizendo: "ai, coitadinho, morreu". Se sofrer com a morte de uma pessoa e ficar chorando três meses seguidos, significa que não entendeu que a Vida é eterna, que é espírito, que é imortal, que a Vida não morre. Desse modo, quanto mais compreendermos a Verdade, quanto mais transcendermos as coisas do mundo fenomênico, mais nos libertamos dessas amarras.

AVV1 págs. 82 e 83: "Em todo caso, constitui um grave erro não recorrermos à Grande Vida (Deus) - que é a fonte da nossa vida - nas ocasiões em que estejamos doentes. Quer estejamos doentes, quer estejamos com saúde, Deus nos oferece tudo aquilo que nos é necessário. Aliás, principalmente quando estamos adoentados é que devemos acreditar em Deus e a Ele nos entregar de todo o coração, com grande fé, acreditando que "Nada é impossível a Deus". Sem dúvida alguma Ele nos curará”.
Até o ateu, que não acredita em Deus, na hora em que o avião está caindo, diz "Deus, me ajude!". Nessa hora ele se acha com Deus. Uma pessoa que sempre pôde comprar tudo o que quis, porque sempre teve muito dinheiro, quando fica doente e a medicina não encontra condições de curá-la, nesse momento, ela vai aceitar e entender, vai se despojar do apego das coisas materiais, para abrir a mente para a espiritualidade, para a Verdade. Existem pessoas que realmente precisam perder tudo para aprender, para desapegar-se, porque o apego é muito forte.

A preletora Moema, da Bahia, conta que [na época em que conheceu a SNI] depois que leu um livro da SNI e participou de Seminário em Ibiúna, ficou tão maravilhada que decidiu que precisava trazer um ônibus para cá (trinta e seis horas da Bahia até São Paulo), alugou o ônibus, mas ninguém queria vir. Então, ela pensou: "esse pessoal está com a barriga cheia, não quer saber disso. Vou procurar onde as pessoas estão com a barriga vazia, ou seja, no hospital". Quando as pessoas percebem que pela medicina já não tem mais cura, elas passam a ouvir, já estão descrentes de tudo e aceitam vir, porque enquanto estão no “bem-bom”, apegadas às coisas materiais, acham que não precisam. Na verdade, às vezes, as pessoas precisam “pagar” para aprender. Se elas perdem para aprender, é como se tivessem pago para aprender. A Verdade que nós aprendemos, a evolução espiritual que adquirimos, nosso crescimento espiritual, isso não tem dinheiro, não tem fortuna no mundo que possa pagar. O fato de a pessoa evoluir espiritualmente é muito grandioso e é o nosso principal objetivo. Algumas vezes as pessoas perguntam quantas encarnações são necessárias para não mais retornarmos à Terra. Isso “depende do freguês” (risos), depende de cada um. Alguns precisam uma quantidade muito maior de encarnações. Por isso Agasha (espírito de grande elevação, que esteve encarnado no Egito há 7.000 anos) disse que não bastava reencarnar (é preciso esforço). Alguns pensam que reencarnação significa evolução. Não basta reencarnar, é preciso esforço, dedicação e prática, assim como os senhores fazem, comparecendo aqui todas as quartas-feiras. Com o decorrer do tempo vai aparecer a diferença correspondente a esse esforço. Quando os senhores encontram-se com seus familiares, no Natal, por exemplo, alguém diz: você fala coisas bonitas, maravilhosas, onde aprendeu tudo isso? Que faculdade faz? Isso já aconteceu com alguns de vocês, não é? Não tem faculdade que ensina tudo isso não. Por isso, nossa disciplina é fundamental e todos os senhores, que tão disciplinadamente estão sempre buscando a Verdade, estão de parabéns! (muitas palmas)... A verdade é que seus antepassados que os trouxeram para a SNI estão muito felizes e orgulhosos. Quanto mais as pessoas aprendem a Verdade, mais iluminam os antepassados, porque uma tocha acesa ilumina as pessoas ao redor. Como diz o provérbio: "Um que se ilumina, que se dedica para a salvação, ilumina nove gerações". Muito obrigado!

Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.

Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato! 
A edição deste post contou com a valiosa dedicação dos seguintes colaboradores:
- Janice da Cruz Kowalski
- Ruthineia Araújo Botelho
- Valdinei Simplicio
- Preletor Milton Oliveira Santiago
- Celso Lell
- Preletora Maristela Borges de Lima Castilho
- Preletora Vilma Kibayashi
Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário