quinta-feira, 5 de maio de 2011

AVV40 - Resumo da Aula 13 - 27/04/2011 - A Vastidão do Subconsciente


Ao iniciarmos a apresentação do resumo da aula 13, do curso Reunião de Estudos d'A Verdade da Vida, agradecemos a imensa dedicação do Professor Heitor Miyazaki, e de toda a equipe de apoio da Sede Central.
Esclarecemos que este post representa um resumo do conteúdo apresentado pelo orientador durante as aulas. Nos textos escolhidos, adaptamos a linguagem coloquial apresentada em aula para a linguagem estruturada escrita. Nosso principal objetivo é perpetuar o ensino recebido em aula, servindo como fonte de pesquisa dos pontos centrais tratados pelo professor. O Professor Heitor Miyazaki ilustra a aula com inúmeros relatos de experiência vivenciados, bem como com diversas citações de trechos de livros sagrados. Esses relatos e citações de livros, muitas vezes, são utilizados para fundamentar o pensamento doutrinário. Muitos desses relatos e citações de livros, no entanto, não estão sendo transcritos para o blog. Por essa razão, recomendamos o acompanhamento presencial da aula nas quartas-feiras. Convidamos você e sua família a participar deste maravilhoso curso. Informe-se na Regional da Seicho-no-Ie mais próxima!
Aula 13 - 27/04/2011 - Reunião de Estudos d'A Verdade da Vida - Orientações do Prof. Heitor Miyazaki, Preletor da Sede Internacional.
Parte I: Perguntas & Respostas:
Descobri, recentemente, que fui fruto de violência sexual. Meu avô, revoltado, deu uma surra em minha mãe. Minha avó, no entanto, não permitiu que ela praticasse o aborto. O parto foi difícil, mas nasci perfeita. Minha mãe casou-se com um homem que assumiu minha paternidade e me criou até os 9 anos de idade. Eles se separaram e, então, tive um padrasto que já faleceu. Como orar pelos antepassados, se não sei quem é o meu pai biológico? A segunda pergunta é: fui casada durante 12 anos e nunca engravidei. Os exames nada constataram que me impedisse de ser mãe. Quero me casar novamente e ter filhos; o que devo fazer? (48 anos)
Em primeiro lugar, você não é fruto de violência. Você é fruto de Deus. Ninguém é fruto do pecado; nós somos filhos de Deus! Esse é um ponto fundamental. Ninguém é fruto de um ato sexual. Antes do corpo carnal de sua mãe existir, você já existia. Antes do corpo carnal do seu pai biológico existir, você já existia. Você pode ter sido pai, avô, tio, amigo, enfim, são inúmeras as formas de parentesco que você pode ter formado com seus pais em outras encarnações. Assim, "no âmago do corpo, no âmago da matéria", isto é, antes desse corpo carnal existir, você, que é uma Vida sumamente perfeita e maravilhosa, já existia. Outro aspecto que deve analisar é: quando estava na barriga da sua mãe, você presenciou e sofreu a surra que sua mãe levou de seu avô. Dessa forma, você deve voltar-se mentalmente para aquela época e perdoar o seu avô. Se não conseguir perdoar, esse é um problema muito sério, porque, apesar de encontrar-se na barriga da sua mãe, você ouviu muitos impropérios, muitas coisas que seu avô falou; por isso não se sentiu abençoada, isto é, você não abençoou a sua vinda à Terra. É por essa razão que você tem essa dificuldade para engravidar. Quando a pessoa não é feliz onde está, não consegue trazer mais ninguém para junto dela. Por exemplo, se alguém se muda para outro país e diz: "olha, quando melhorar a situação, vou trazer vocês para cá", ele, não estando bem, não vai levar ninguém para lá. Da mesma forma, estando aqui na Terra, e não estando feliz, você não vai trazer mais alguém para cá. Concluindo, mude todos aqueles sentimentos que você tem desde a concepção do seu corpo carnal. Agradeça e abençoe o vovô, abençoe a mamãe e, quanto ao papai, como as mentes se comunicam, concentre-se nele e pense assim: "onde o senhor estiver, receba esta oração". Assim, dedique a leitura da Sutra para ele. Mesmo que você não tenha o nome dele, ele vai receber a oração. Obs: somente não será possível fazer o registro espiritual para ele, porque você não tem nem o nome, nem o sobrenome. Apenas, por questão de gratidão, abençoe seu pai biológico, agradeça à mamãe e agradeça ao vovô, agradeça a tudo e a todos, e passe sentir-se feliz por estar aqui na Terra, por estar mais uma vez com esta oportunidade de evoluir espiritualmente.
Comprei um carro há cinco anos. Sei dirigir, mas não tenho iniciativa, não tenho vontade de pegar o carro e utilizá-lo como todo mundo o faz. Sinto-me envergonhada, parece que todo mundo está me olhando, como se devesse satisfação aos vizinhos. O que acontece? O que devo fazer?
O que está acontecendo é que, inconscientemente, você tem medo. Entre no carro, acerte os retrovisores, afivele o cinto de segurança e vá mentalizando: "sou filha de Deus, sou inteligente, tenho capacidade infinita, sou forte, sou corajosa, sou excelente motorista". Tenha uma coisa em mente: "dirigir é tão fácil que até os homens conseguem" [risos na plateia]. Fique cerca de 20 minutos fazendo esta mentalização e agradecendo. Faça isso com o carro desligado. Em seguida, leia a Sutra Sagrada para abençoar o carro. Todos os dias, treinando dentro da garagem, com o motor desligado, agradecendo, preenchendo o subconsciente com as palavras da mentalização, irá reforçar a conscientização de que você filha de Deus e que, portanto, é protegida por Deus, tem capacidade infinita, é forte, é corajosa, e não vai acontecer nada. Não tenha medo, faça esta prática e você irá para onde quiser com o carro.
Temos uma agência de marketing há três anos. O primeiro ano foi difícil, o segundo ano foi ótimo e neste ano não estamos fechando bons negócios; tudo indica que vamos fechar, mas, por alguma razão, isso não acontece. Estamos trabalhando com alguns clientes. Somos uma empresa familiar (56 anos, divorciada).
Não falhe na oração aos antepassados. A base para a prosperidade é a oração de gratidão aos antepassados, todos os dias, sem falta. “Todos os dias” significa que sábado é dia, domingo é dia e feriado também é dia. Às vezes a mente da pessoa oscila de forma negativa e ela não percebe; quando se dá conta da situação, está seguindo rumo totalmente oposto. Por isso, é importante manter o ritmo e, para isso, ler constantemente os livros da Verdade. O Mestre deixa bem claro: "quando você está no ritmo da Verdade da Vida, tudo o que você deseja, aparece, e tudo o que você não deseja, não aparece". Por isso, carregue sempre, por exemplo, o livro Convite à Prosperidade, volume 1. Onde estiver, leia duas ou três páginas. É melhor que nada. A todo momento, leia algumas páginas. Isso fará com que você possa estar sempre com a mente afinada com Deus. Faça Meditação Shinsokan todos os dias, sem falta, e não se esqueça da Sutra para os antepassados. Veja como as portas vão se abrir, veja como as coisas vão mudar para você. Às vezes a pessoa é sugestionada por algum pensamento negativo em "acha" que está tudo bem, porém, não está. Ela pode estar com receio, com ingratidão, desarmonia em casa ou ressentimento do "ex" (fica presa ao passado; ainda não perdoou totalmente). Portanto, perdoe ao "ex", agradeça ao atual, agradeça a seus Clientes, lembre-se dos registros espirituais do Santuário Hoozo (onde você pode colocar os nomes das pessoas falecidas que conheceu, dos amigos e dos parentes).  Tudo faz parte do seu crescimento. Quem dá, recebe. Dê alegria para as pessoas e você irá receber alegrias. Finalmente, analise, também, a situação da empresa (se está tudo em ordem no âmbito interno). Veja, por exemplo, se você não está insatisfeita com algum funcionário, pois, quando ocorrem essas insatisfações, projeta-se na situação financeira da empresa.
Gostaria de saber por que não consigo me estabilizar em nenhum emprego. Por que não me identifico com as tarefas nos empregos que aparecem para mim? Como devo buscar uma oportunidade, conseguir e obter sucesso? (24 anos, solteira)
Experimente trabalhar um ano em países como, por exemplo, o Iraque. Você vai concluir que é uma maravilha trabalhar no Brasil. E vai ter gratidão por tudo o que fizer. Para quem trabalha com entusiasmo e gratidão, tudo dá certo. Trabalhe com gratidão e você vai aprender a gostar das tarefas. Acho que você está um pouco "manhosa". Não deixe isso tomar conta de você. Agradeça, trabalhe com gratidão, entusiasmo e aí tudo dará certo. Não fique de "nhem nhem nhem". Agradeça pelo fato de você ter condições de trabalhar. Agradeça pelo fato de você ter um emprego. Agradeça pelo chefe que você tem, agradeça pelos colegas que você tem. Trabalhe com alegria e gratidão e tudo vai sorrir para você. Se você não sorrir para o mundo, o mundo não vai sorrir para você.
Por que tenho dificuldade em entrar na minha área profissional de interesse? (25 anos, solteiro)
Isso ocorre porque você não plantou. Você deve plantar que já está lá!
[Para ilustrar esta resposta o professor Heitor Miyazaki apresentou o relato do senhor Leôncio, que obteve a nomeação para um cargo onde, teoricamente, teria poucas chances de conseguir, porém, com a convicção "já estou nomeado", obteve o cargo pretendido.]
Portanto, o Leôncio é um exemplo. Ele fala, mas, também faz. Ele foi nomeado nessa função tão maravilhosa, por isso, tem que acreditar, acredite, como o Leôncio fez!
O que a Seicho-no-Ie diz sobre mulheres que ficam paquerando o marido de outra, inclusive, em recintos sagrados como a Seicho-no-Ie? (30 anos, casada)
Há homens que são "mulherengos" e, também, mulheres que são "homerengas" [risos]. Temos que orar por essas mulheres homerengas, para que vivam de forma correta, porque, com essa postura mental de "querer roubar", amanhã ou depois também serão roubadas. Quem planta colhe. As pessoas têm que saber que as leis de causa e efeito não são mera teoria. Têm pessoas que dizem "não consigo casar"; será que não roubaram o marido de ninguém em outra encarnação? Isso pode acontecer também. Por isso, temos sempre que plantar boas ações. Apenas reze por essas pessoas que estão fora do caminho, para que aprendam que "toda panela tem uma tampa"; se a tampa estiver trocada, tudo bem, mas, querer roubar uma tampa que está certa, constitui ato que gera um carma negativo.
Quero fazer o "Culto Perpétuo" para meu tataravô, mas, só sei o nome completo dele. Não possuo mais nenhum dado pessoal, nem a data de falecimento. É possível fazer o "Culto Perpétuo"?
Sim, tendo o nome completo é possível. Seria importante ter a data de falecimento, porém, como você não a possui, faça apenas com o nome completo e ele saberá que este Culto Perpétuo é dedicado a ele.
Durante o dia tenho pensamentos ruins em minha mente. Pensamentos de tragédias, acidentes, morte com meus familiares, e sempre acho que tem alguém falando de mim quando vou orar, ler a Sutra Sagrada, ou até mesmo ler os livros. Percebo que estou lendo, mas o pensamento está em outra coisa, algo involuntário. O que posso fazer?
Primeiro, você tem que negar. Negue essas coisas indesejáveis que vêm à sua mente e afirme aquilo que você quer. Se você ficar pensando nessas coisas ruins, elas podem ocorrer. É como acontece nas profecias: tem tanta gente que acredita em profecias, que acabam se concretizando. Portanto, se for uma coisa ruim, negue. Afirme que Deus o abençoa sempre. Esse é o primeiro passo. Agora, se normalmente você está recebendo essas influências, faça a Forma Humana de "proteção", isso é importante. Eu não deixo de carregar a minha Forma Humana. Você sabe que, com a Forma Humana, a pessoa recebe um conjunto de 6h de oração por dia. Portanto, essa vibração que vai receber, de 6h de oração diárias, vai ajudar muito a você, em todos os sentidos. Terceiro detalhe: você está falhando no culto aos seus antepassados, com certeza. Quando a pessoa lê a Sutra para os antepassados, todos os dias, ocorre aquilo que está mencionado em meu livro [Conquiste a Felicidade com Amor]: os três "P´s": Paz, Proteção e Prosperidade. Os antepassados, atingindo graus elevados de iluminação, irão auxiliá-lo em todos de sentidos. No entanto, se você começa a falhar, pode entrar em vibrações não adequadas. O que acontece é como num rádio sintonizando emissoras não desejadas. As ondas de rádio possuem vários níveis e vários tipos. Assim também, as ondas mentais possuem variados tipos, vários níveis e várias frequências. Se você quiser captar ondas iluminadas é necessário sintonizar, conectar, com Deus. Antes da Meditação Shinsokan, leia uma oração do livro A Verdade em Orações, leia a Sutra e livros da Verdade. Você vai vibrando mentalmente boas palavras e, consequentemente, pela forma do seu pensar e pela lei de atração dos semelhantes, sua mente bastante iluminada vai entrar em sintonia com o mundo iluminado. Se a mente está obscura, é preciso ler os livros da Verdade para purificar o subconsciente. Resumindo: faça a Forma Humana, leia sempre os livros da Verdade, faça Shinsokan e leia o livro A Verdade em Orações antes da Meditação Shinsokan.
Tenho uma neta de 7 anos que vem apresentando um comportamento anormal. Qualquer circunstância faz com que ela grite desequilibradamente, destruindo tudo o que encontra pela frente. Estamos sem diagnóstico médico. Pelos ensinamentos da Seicho-no-Ie, como proceder para solucionar esta situação que se apresenta fenomenicamente?
É exatamente como você falou, essa situação apresentada é fenomênica. Portanto, não olhe o fenômeno que está se apresentando, não contemple, não acredite no fenômeno que está vendo. Acredite que no âmago da matéria, ou seja, no âmago do corpo de sua neta existe vida perfeita e maravilhosa. Tendo isso em mente, leia a Sutra Sagrada na cabeceira dela todos os dias, sem falta. A mãe também precisa ler todos os dias, sem falta. E, também, é necessário elogiar. Broncas não servem para nada. Têm pais que dizem: "como você é desastrada!", pensando que vão corrigir, porém, falando desta forma ela ficará mais desastrada, insegura e complexada. Portanto, é preciso utilizar palavras que possam elevar a autoconfiança e fazê-la sentir-se feliz. Os pais devem ler o livro Pedagogia da Seicho-no-Ie e, também, lembrar que quando os pais estão em harmonia os filhos também passam a viver em harmonia, porém, quando há desarmonia no casal, o comportamento dos filhos, a saúde dos filhos, o desempenho escolar dos filhos, tudo isso fica afetado. Portanto, é importante que os pais estejam em harmonia, utilizem palavras corretas e pratiquem a oração na cabeceira da menina.
Assim que meu pai desencarnou, apareceu em mim um nódulo na nuca, porém, não tinha mágoa de meu pai. No entanto, meu pai tinha grande mágoa de meu avô. O nódulo é conseqüência da mágoa de meu pai em relação a meu avô? Se não for, o que pode ser?
Pode ser, mas, o importante no caso é você fazer orações para seu pai por um determinado período, fazendo com que ele compreenda a necessidade de perdoar. Isto porque se ele não perdoar o pai dele, não vai conseguir ascender a um lugar mais iluminado. A mágoa e o ressentimento farão com que ele permaneça no mundo astral inferior. Enquanto ele não perdoar, não poderá usufruir da beleza existente nos mundos mais iluminados, em relação ao que ele se encontra. Assim, faça a leitura da Sutra Sagrada para seu pai durante 49 dias e, antes da Sutra, leia a Revelação Divina da Grande Harmonia e a Revelação Divina da Vida Eterna, leia também a explicação da Oração de Perdão e, em seguida, leia a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade. Durante o processo mentalize: "Papai, perdoe o vovô. Papai, perdoe o vovô. Papai, perdoe o vovô". Faça isso durante 49 dias e veja como a situação vai melhorar.
Como proceder para ser bem-sucedido ao ser submetido a uma entrevista de emprego?
Em primeiro lugar, acredite que o emprego já é seu [veja acima, nesta aula, o relato do Sr. Leôncio]. Ouça o CD recém-lançado "Administre sua Vida com Mente Positiva". Outro exemplo é minha filha que, ao candidatar-se ao emprego onde se encontra há doze anos, colou inúmeros pedaços de papel com inscrições tais como "já sou funcionária", preencheu "Cadernetas de Milagre" e fez muitas mentalizações como se já estivesse aprovada para o cargo, antes mesmo de iniciarem os testes seletivos. No início do processo eram 62 candidatos para uma única vaga. Para a segunda etapa sobraram 30 candidatos. Para a terceira sobraram 10 e, finalmente, apenas dois, e ela estava incluída entre esses dois que sobraram. Por fim, embora só houvesse uma vaga, a empresa concluiu que não poderia perder os dois candidatos e decidiu contratar ambos. Assim, minha filha foi contratada pela empresa onde trabalha até hoje. Portanto, a postura que você deve ter é de acreditar incondicionalmente. Acredite e agradeça. Não deixe ficarem pairando pensamentos de dúvida. Mesmo que haja 10.000 candidatos, quem vai ser escolhido é aquele que pensou "eu vou conseguir, eu vou conseguir" de forma mais convicta.
Tenho metástase óssea. Minha mãe e filhos viemos ao Brasil quando eu tinha 2 anos. Minha avó ficou no Japão esperando sua única filha retornar com a família. Isso não foi possível e vovó faleceu com quase 100 anos. Gostaria de saber se a metástase tem relação com esse fato.
Problema ósseo, em geral, está muito ligado aos antepassados. Por isso, insistimos tanto com a necessidade da leitura de Sutras Sagradas para os antepassados todos os dias, sem falta. Deve-se fazer a leitura com sentimento de amor. Quando a leitura é feita em casa, fazê-la explicando o significado, pois, pode ocorrer de a pessoa que está procedendo a leitura não entender alguns trechos, pelo fato de que o ensinamento está muito compactado na Sutra. Por isso, muitas vezes recomendamos que, antes de fazer a leitura da Sutra, faça a leitura de partes do livro A Humanidade é Isenta de Pecado, que é uma compilação de trechos da coleção A Verdade da Vida. O Mestre fala: "cheguei à conclusão de que a Sutra Sagrada é um resumo dos 40 volumes d'A Verdade da Vida". E o livro A Humanidade é Isenta de Pecado, contém tudo o que o Mestre escreveu em A Verdade da Vida, sobre o tema "pecado". Então, leia, antes da leitura da Sutra, o livro A Humanidade é Isenta de Pecado e mais uma oração do livro A Verdade em Orações. Em seguida, proceda a leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade, todos os dias, sem falta. À noite, leia a Sutra Sagrada Palavras do Anjo. Quando terminar o livro A Humanidade é Isenta de Pecado, volte ao início e releia-o para seus antepassados. Proceda dessa forma e veja como sua saúde vai melhorar.
Meus filhos usam drogas e eu não tenho paciência, por isso, sempre falo coisas horríveis para eles. Não sei como agir. Preciso de ajuda.
Ouça o CD O Poder da Oração e pratique o que está recomendado. Nesse CD recomendo a uma mãe, que tinha um filho viciado há vinte anos, para não ver o filho da forma como ela estava vendo (como viciado) e, sim, como filho de Deus. Enquanto estiver vendo o filho como viciado, perder a paciência com ele, o problema vai continuar. Se quiser resolver o problema entenda isso: O filho revoltado está carente de amor. Está precisando de elogio, está precisando de abraço, e não de cobrança, de bronca e de sermão. Se broncas, sermão e surra resolvessem o problema, as penitenciárias estariam vazias. Então, o que resolve não é isso, o que resolve é o amor. Manifeste o amor, escreva uma palavra de elogio e fale para ele, abrace-o e pratique o que está no CD O Poder da Oração. Veja-o como filho de Deus, 24h por dia. Se vacilar e ficar pensando "mas ele é viciado ...", pronto: "conforme creste, assim será". Acredite que ele é filho de Deus. Deus o criou à imagem e semelhança Dele. Deus não criou nenhum viciado, nenhuma vida torta, nenhuma pessoa com defeito e nenhuma vida doente. Todos somos Vida criada à imagem e semelhança de Deus. Então, nós somos a verdadeira Vida de Deus. Você tem que acreditar nisso e ver o seu filho como ele verdadeiramente é, ou seja, como Deus o criou; e não como os seus olhos estão vendo. No âmago da matéria, no âmago daquele corpo, no âmago daquele aspecto que está manifestado, existe um ser maravilhoso que é o seu filho, Vida perfeita de Deus.

AVV40  - 27/04/2011- PARTE II - Estudo do livro A Verdade da Vida, volume 1 - Tema preponderante: A Vastidão do Subconsciente
AVV1 pág. 53: "Nesse sentido, recomendo que a coleção A Verdade da Vida seja lida repetidas vezes. A leitura de uma página dela ao acordar pela manhã, antes de conciliar o sono, nos minutos disponíveis na condução, no horário de folga do almoço ou nos momentos que antecedem a uma entrevista com alguém, fará muito feliz o destino do leitor."
O Mestre fala e eu recomendo: leia muitas vezes, leia 20 ou 30 vezes, pois é assim que a Verdade vai sendo gravada no subconsciente [o professor Heitor mencionou o relato do preletor João Feitosa que venceu a timidez lendo 10 vezes o livro Dinamize sua Capacidade]. Desta forma, o preletor João Feitosa entendeu, através das dez leituras do livro, a Verdade que foi gravada no seu subconsciente, consequentemente, retirou toda a inibição, o medo e a autolimitação. Por isso, é importante a leitura dos livros da Verdade por repetidas vezes. Quando você lê pela terceira vez, muitas vezes diz: "mas não me lembro de ter lido isso". Quando você chega na oitava vez, novamente repete: "mas não me lembro de ter lido isso". Assim, vemos como é vasto o nosso subconsciente.
AVV1 pág 53: "Ler qualquer uma delas pelo menos uma vez ao dia equivale ao gotejar que fura a pedra do destino. Abram, sem falta, uma vez por dia, livros que contenham pensamentos iluminadores. Se ficarem enfadados com a leitura de livros, leiam uma das revistas citadas. Seja qual for a publicação, leiam-na repetidas vezes."
Por isso, no caso da Sutra, para pessoas que sofriam com a Aids, eu disse: "leia 1000 vezes a Sutra". E, também, certa vez em Ibiúna um rapaz veio me pedir que autografasse o livro A Humanidade é Isenta de Pecado; aproveitando a oportunidade eu lhe disse: "leia várias vezes, leia várias vezes". Ele disse: "eu sei professor, esse é o segundo livro. O primeiro chegou a esfarelar de tanto que eu li para meu irmão". É que o irmão dele sofria com o vírus da Aids e com tuberculose e, mesmo desenganado pelos médicos, acabou sendo curado.
Émilie Coué assistiu algumas apresentações do Dr. Libeau (aquele citado no livro A Verdade da Vida, volume 3) que fazia experiências de sugestionamento através de hipnose. Afirmando "Você é filho de Deus, você é Vida perfeita de Deus, você é saudável", a pessoa ao acordar, realmente, ficava curada.  Émilie começou a fazer o mesmo, porém, chegou à conclusão de que este método não era eficaz. Isso porque de cada dez pessoas, somente uma conseguia ser hipnotizada completamente. Sendo assim, o método não funcionava bem para 90% dos casos. Émilie, então, desenvolveu o método do auto-sugestionamento. Assim, ao invés de a pessoa ser hipnotizada para que fossem gravadas no subconsciente as palavras da Verdade, ele pensou: "nós podemos fazer isso sem hipnose. Através do sugestionamento a pessoa pode, repetindo diversas vezes as palavras da Verdade, gravar no subconsciente como se tivesse sido hipnotizada. Assim, Émilie Coué desenvolveu a técnica do sugestionamento e percorreu o mundo todo fazendo palestras sobre o assunto. Émilie cita: "auto-sugestão é algo tão antigo quanto as montanhas, somente esquecemos-nos de praticá-la, assim, precisamos aprender tudo de novo. O mundo é dominado pelo pensamento. O ser humano, individualmente, é também dominado por seus pensamentos, bons ou maus.”
Como exemplo de auto-sugestionamento o professor Heitor mencionou a história que lhe foi contada por um colega: "Um senhor foi para a sala de cirurgia. Na hora em que abriram-lhe a barriga, o médico disse: "o câncer está totalmente alastrado, não tem jeito." E costurou, fechando novamente. Só que disseram o contrário para o paciente: "A cirurgia foi excelente! Tiraram todos os focos cancerígenos". Ele ficou curado. Um ano e três meses após, um "amigo-da-onça" disse a ele: "olha, para falar a verdade, você estava com câncer; quando abriram sua barriga viram que não haveria chance de cura e fecharam-na sem fazer nada". Ele morreu em 7 dias. Da mesma forma que acreditou que estava curado, e ficou bom, quando acreditou que estava ruim, também acreditou e morreu.
Outro exemplo de auto-sugestionamento: "Ter sempre pensamentos positivos e alegres é o caminho para melhorar o destino". Assim consta no livro Diário do Relógio de Sol, de autoria da professora Junko Taniguchi, o mais recente lançamento literário da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você praticar conforme está esquematizado neste diário, sua vida vai melhorar muito. Por exemplo, tem uma página que diz, no lado esquerdo do diário:
"Segredos para a Concretização da Oração"
- "Ore diariamente em silêncio durante dezenas de minutos".  A pessoa tem que se concentrar, isto é, de nada adianta dizer que está fazendo uma oração se o pensamento encontra-se voando. Assim, em silêncio, agradeça, acreditando que já recebeu, conforme disse Cristo: "agradeça porque vosso pai já vos concedeu". 
- "Agradeça que já recebeu, mentalizando palavras positivas".
- "Tenha a convicção de sempre ser Um com Deus, que é o bem".
- "Ore com palavras concretas e objetivas".
- "Tranquilize a mente, agradecendo a todas as coisas".
- "Confie totalmente em Deus e evite a ansiedade e preocupações desnecessárias".
- "Procure ser útil às pessoas e faça a prática de amor e caridade".
Para cada dia há uma grade de horários onde você pode agendar a programação de suas atividades para o dia. Exemplos: serviço doméstico; trabalho em tempo parcial; futebol; compras com o marido; jantar; etc.
Há, também, um espaço para você registrar os fatos ocorridos neste dia. Exemplos: hoje também pude dormir com um cobertor quentinho; todos os familiares começaram o dia animados; fomos ao jogo de futebol, eu, meu filho e meu marido, e torcemos muito; na volta do futebol, meu marido convidou-me para tomar chá, ele tomou chá preto eu tomei suco de laranja; etc.
Esse é o "princípio do relógio de sol": somente registrar fatos positivos que ocorreram no dia. Se utilizado corretamente, com certeza vai trazer resultados maravilhosos.
AVV1 pág 53: "Chegará por fim o tempo em que seus pensamentos estarão radicalmente corrigidos. Mesmo que isso ocorra de forma gradual ou repentina, nesse momento seu destino estará radicalmente renovado, a doença será curada, o ambiente reformado e não há dúvida de que alcançarão o estado de absoluta liberdade em que terão tudo que desejarem."
O iceberg é um bloco de gelo gigantesco que pode medir quilômetros: o que a gente vê na superfície não é tudo, a maior parte do iceberg fica dentro da água! Por incrível que pareça, o gigante de gelo não é salgado... Formado por água doce, ele fica congelado em geleiras e quando se solta, navega pelo mar gelado sem destino. A Antártica e a Groenlândia são os principais pontos onde se formam icebergs.
(crédito do texto e da imagem: ishakouili.blogspot.com )
Vai chegar o momento em que você vai purificar o subconsciente. Vejam na figura do iceberg, a parte superficial corresponde ao nosso consciente, é a parte da mente que trabalha, que raciocina quando você acorda. É parte da mente que pensa, que raciocina, que questiona, que está ligada aos sensores chamados "cinco sentidos". Assim, os cinco sentidos estão diretamente ligados ao nosso cérebro. Você toca, ouve, vê, cheira, tem paladar. Quando está dormindo você não escuta, não vê (com os olhos carnais), a sensibilidade e o olfato também estão dormindo. Abaixo, na parte submersa da figura, está o subconsciente. Ele é muito grande. Por isso, têm coisas que estão no subconsciente, lá num cantinho, que a pessoa já havia esquecido que estavam lá. Pode ser uma série de conflitos, insatisfações, medos, receios, tantas coisas que você presenciou no passado, na infância, e até na barriga da mamãe. Às vezes a gente encontra pessoas que apresentam-se muito inseguras, muito medrosas; na semana passada alguém comentou comigo uma situação semelhante a essa, e eu perguntei: "você, quando estava na barriga da sua mãe, passou muito medo, não passou?". Ela comentou que a mãe ficou muito apavorada com uma situação que havia ocorrido. Então, a criança nasce envolta por aquele medo. Lembram o caso daquela senhora que ficou cega da vista esquerda lá na Bahia? Quando eu perguntei a ela: "o seu pai bebia muito?", ela começou a lembrar-se do pai que ficava muito agressivo quando estava alcoolizado. Certa vez, ele correu com uma faca atrás dessa senhora, quando ela tinha apenas cinco anos. O pai, no entanto, quando estava sóbrio era uma pessoa maravilhosa. Então eu lhe disse: "mas, aí no seu subconsciente está gravado que a senhora "não quer ver o seu pai", por isso sua visão ficou ruim”. Ela entendeu, chorou, chorou e ficou curada. São tantas as coisas que estão no subconsciente que não temos conhecimento suficiente. Freud falou que "o subconsciente é o porão". Antigamente, quando era mais comum encontrar casas com porão, encontrava-se "cada coisa". "Mamãe, a senhora guardou isso?", era o que mais se ouvia. Tampas de garrafa, pedaços de elástico, enfim, uma série de tranqueiras que eram guardadas porque "um dia vai precisar". Assim também é o nosso subconsciente, onde há muitas coisas inúteis que, no entanto, refletem muito na nossa vida atual. Por isso, com relação às palavras da Verdade, é preciso ir gravando, gravando, gravando, gravando. É como um copo preenchido com café. Colocando sob uma torneira de água, o café vai gradativamente sendo substituído pela água, e é possível identificar a transição do líquido, do escuro para o claro, até que o copo fica totalmente preenchido com água limpa. Mudando o subconsciente, muda o seu rosto também. Muitas pessoas, depois que começaram a praticar os ensinamentos da Seicho-no-Ie, mudaram a expressão facial. Alguns rejuvenesceram. Karl Menninger diz que "enquanto a pessoa tiver gravada no subconsciente que é pecadora, e que tem que pagar o pecado, mesmo que o consciente queira ir para uma direção, o subconsciente (a mente de tendência destrutiva) vai para outro lado e ela irá buscar uma autopunição”.
É como o iceberg: o vento pode estar soprando (consciente) para a direita, mas, a corrente marítima (subconsciente) acaba arrastando-o para a esquerda. Por isso, muitas vezes, a pessoa diz: "eu quero fazer isso", mas o subconsciente acaba tendo a tendência de fazer o oposto. Da mesma forma, há pessoas que lêem o livro, pedem orientação, mas não praticam. Isso ocorre porque no subconsciente ela não quer ficar curada, ela não quer ser feliz. Quer continuar sofrendo, ainda quer pagar o pecado, quer ser infeliz. E têm pessoas que podem estar pensando de outra forma, mas nada dá certo porque ela tem auto-compaixão. No subconsciente ela quer ser vítima, deseja que todos tenham pena dela. E o ego fica todo feliz. Muitas pessoas "gostam" de ser infelizes, têm esse tipo de pensamento e, como conseqüência, não poderão ser felizes.
E, também, têm pessoas que dizem: "eu quero casar", mas gostam de ser solitárias, assim, não conseguirão casar, porque a força do subconsciente é maior. No entanto, se tirarmos esses desejos ocultos que atrapalham a realização dos desejos aparentes, fazendo com que consciente e subconsciente falem a mesma linguagem, não teremos mais problemas e vai dar tudo certo. Mas, se o subconsciente rema para um lado e o consciente rema para outro lado, não há como dar certo. Por essa razão, a leitura, repetidas vezes, é fundamental para que você grave o correto. Assim, você vai limpando aquelas tendências autodestrutivas. Por exemplo, Karl Menninger fala de pessoas que, constantemente, vivem em hospitais. Ele diz que isso é uma tendência suicida. É uma forma de suicídio parcial, suicídio por etapas, porque a pessoa "deseja" se autodestruir. Assim, ela vai se autodestruindo com doenças daqui, doenças de lá, remédios a toda hora, cirurgias e mais cirurgias. Vejam o que aconteceu com a preletora Mercedes Polido, da Argentina, da cidade de Tucumán, que fora submetida a oito cirurgias antes de conhecer a Seicho-no-Ie. Depois que entendeu a Verdade, nunca mais teve esse problema. Então, por que oito antes, e depois, nada? A resposta está na força do subconsciente. Assim, concluímos que precisamos ler constantemente e praticar. Praticar, mesmo! Seicho-no-Ie não é um ensinamento para você ficar ouvindo teoricamente e, sim, um ensinamento para você vivenciar!
AVV-1 pág. 54: "Quando se lê para um doente, geralmente ele acaba dormindo, porque sua mente alcança um estado de verdadeira paz. Se isso ocorrer, deve-se continuar lendo por cerca de uma hora após o doente ter adormecido."
Vou lembrar aquele caso, que eu já contei, da minha tia que estava com osteoporose tão grave que nem conseguia ficar sentada na cama. Certo dia, ela disse: "quero ver meus filhos e meus netos". Vieram netos e filhos de todos os lados, havia filhos que viajaram 600 km. Pela forma como ela falou que gostaria de vê-los, todos interpretaram como uma despedida. Para mim, ela pediu: "leia a Sutra para mim", como se fosse uma extrema-unção. Eu li, mas, pensando: "se a missão dela foi cumprida, que realmente vá para o mundo espiritual bem iluminada, mas, se não cumpriu ainda, que se restabeleça", e ela ficou curada, vivendo por mais um ano e três meses. Passou a subir e descer escadas, o que, pela lei física, pela condição em que se encontrava a osteoporose, não seria possível restabelecer. Isso, no entanto, é a lei física, é a lei da matéria. Existe uma lei superior à lei da matéria, que é a lei de Deus. Então, quando a pessoa entra no ritmo da Verdade, mesmo que haja um diagnóstico de um médico dizendo que não há tem condições, que não tem cura, a lei de Deus, que é superior, sobrepuja. Por isso, quando manifesta o Amor de Deus, que é muito forte, quando as pessoas praticam, realmente entendem, perdoam, tiram o ressentimento do subconsciente, tiram aquele sentimento que criava uma distância, e passam a ser Uno com a outra pessoa, isso tudo faz com que a doença desapareça e ocorra o milagre. Assim ocorreu com uma senhora na cidade de Araraquara que estava praticamente cega do olho esquerdo; percebi que era uma autopunição muito forte, então, disse para ela que compreendesse que era filha de Deus e tirasse a ideia de autopunição. Em seguida, pedi que lesse trinta vezes o livro A Humanidade é Isenta de Pecado. E ficou completamente curada. Ela carregava sentimento de culpa porque havia se casado com um padre. Mas, não era pecado, porque o padre também casou com ela. Simplesmente, ele percebeu que não tinha vocação sacerdotal e casou. Tinham dois filhos. Então, ela entendeu, tirou aquele sentimento de culpa e voltou a enxergar. Por isso, purificando o subconsciente, tudo começa a melhorar. Têm mães que deixam a gravação da Sutra Sagrada na cabeceira do filho e não fazem a leitura. Isso é falta de amor, é preguiça. Você pode deixar a gravação tocando, mas, antes, faça a leitura. Você tem que fazer a leitura, é importante, você tem que participar. O amor é insubstituível pelas partes materiais. Para o filho, ouvir a voz da mãe é muito importante no restabelecimento da saúde. A mãe, lendo a Sutra Sagrada para o filho, passa a ter um sentimento melhor, vai vibrar as palavras da Verdade e elas serão captadas pelo filho. Quem é vidente, ao presenciar uma pessoa que vibra a Verdade, vê uma aura de coloração bem clara na cabeça, mas, quando a pessoa vibra coisas negativas essa aura fica bem acinzentada. Assim, nós precisamos, cada vez mais, buscar a verdade. Muitas vezes ouço perguntarem: "quantas encarnações são necessárias para que não necessitemos mais voltar à Terra?". Não existe quantidade fixa, depende da dedicação de cada um. Agasha, um espírito grandioso, muito iluminado, cuja última encarnação ocorreu há 7.000 anos, quando foi um líder egípcio, disse: “não basta reencarnar, é preciso esforço". À medida que a pessoa vai evoluindo, passa a dominar as coisas materiais, o falso eu. Por isso o Mestre cita no livro A Humanidade é Isenta de Pecado: "O 'eu' que domina a matéria é o 'Eu' verdadeiro. O 'eu' que é dominado pela matéria, pelos prazeres, pelas coisas materiais, é o falso 'eu'". Assim, as pessoas que são arrastadas para as coisas supérfluas, embora demore, com o tempo vão perceber que tudo aquilo que valorizavam era em vão. A matéria, em si, não tem existência real."
AVV-1 pág. 55: "Sétima Declaração Iluminadora: Baseados na correta filosofia de vida, no correto modus vivendi e no correto modo de educar, organizamos movimentos concretos que dominem doenças e todas as demais formas de sofrimento humano, para construir na face da Terra o Reino do Céu de amor mútuo e cooperação."
Em outras palavras, esse é o caminho para você ser feliz e obter tudo o que deseja. Cristo disse: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça, e as demais coisas vos serão dadas em acréscimo". Saúde, paz e prosperidade virão em acréscimo. Para que isso aconteça, o Mestre disse: "Baseados na forma correta de viver, no correto modo de educar, a Seicho-no-Ie organiza uma série de atividades e movimentos para que as pessoas compreendam a Verdade e faça com que ocorra a vontade de Deus aqui na Terra."
AVV-1 pág. 55: "Já que a Seicho-No-Ie não é uma entidade comercial que escreve e vende livros de teorias acadêmicas, é necessário que, paralelamente à melhora da vida individual, vá também concretizando com objetividade uma forma de solucionar os problemas sociais."
Recentemente, em Campinas, deram-me o seguinte tema para uma palestra: "Por que é importante seguir uma religião?". Religiões existem várias e a Seicho-no-le ensina a transcender todo o sectarismo religioso e que todas as religiões são luz de Deus para a iluminar as pessoas. Porém, a luz varia muito de intensidade. Podemos ter a luz de um farolete,  a luz de uma vela, a luz de um palito de fósforo ou a luz de um holofote. Assim, tem algumas religiões que iluminam realmente, mas a verdadeira religião, diz o Mestre Masaharu Taniguchi, é aquela que ensina a imortalidade. Religião que fala que "morreu, acaba tudo", não é religião, pois, não está conduzindo a nada. Está pregando o caminho que não vai chegar a lugar nenhum. A verdadeira religião é, também, diz o Mestre: "aquela na qual você possa não viver o "igrejismo" e não só ficar cantando, mas aquela que ensine a praticar no cotidiano a forma de você solucionar os problemas e simultaneamente evoluir espiritualmente. Então, a verdadeira religião é essa que possa retransmitir o caminho para encontrar a solução e, ao mesmo tempo, compreender a Verdade. E isso é algo que todas deveriam fazer.
AVV-1 pág. 55: "Como uma das formas de salvação, os membros da "família Seicho-No-Ie" poderão curar doenças aplicando o princípio da cura metafísica através da Meditação Shinsokan, sem recorrer a medicamentos dispendiosos e, assim, colher frutos de amor mútuo e cooperação. A cura de doenças, porém, não é a única forma de construir o paraíso na Terra. Por outro lado, por mais poderoso que seja o método de cura, só com isso não conseguiremos curar todas as doenças."
Têm pessoas que vêm à Seicho-no-Ie só para curar doenças. Depois que ficam curadas, somem, desaparecem. Ficam doentes outra vez, voltam para a Seicho-no-Ie. Ficam curadas, somem novamente. Talvez essas pessoas pensem que a Seicho-no-Ie é hospital. Pessoas que têm essa postura estão pensando apenas em si próprias. À medida que a pessoa for entendendo, compreendendo o ensinamento, ela tem que pensar: "eu também vou ajudar o próximo", e não ser eternamente um adepto. Nós estamos num processo de evolução aqui na Terra. O princípio da vida é evoluir, é evolver. Todos nós estamos com esse objetivo, então, não podemos ficar eternamente "marcando passo". A cura de doenças ocorre, porém, o objetivo principal não é esse.
Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.

Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato!

9 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, Paulo!!!
    Tenho acompanhado o estudo: estou adorando e aprendendo bastante. Seu blog será uma ferramente importante. Tenho certeza que inúmeras bênçãos já existem em sua vida. Quem dedida amor as pessoas receberá amor. Muito obrigada. SIONE Regional PR- Umuarama

    ResponderExcluir
  2. Nw tenho palavras para expressar a minha gratidao pela oportunidade de poder participar desse estudo maravilhoso.MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  3. José Soares

    Reverências,parabens,muito obrigado!

    Sou divulgador,CMS-PE Recife. Acompanho o curso que é uma maravilha e agora com essa divina idéia pela "internete" muitas e muitas pessoas terão essa oportunidade impar de conhecer esse grandioso ensinamento abrindo novos horizontes em suas caminhadas.

    ResponderExcluir
  4. Reverencias, muito obrigado. Só tenho que agradecer pela oportunidade de receber este blog que só deu e dará muitas alegrias,este ano estou participando dos estudos dos Módulos da SNI, com tantas graças, senti uma vontade de retribuir, aprofundando para dar as minhas parcelas no crescimento deste maravilhoso ensinamento,minha eterna gratidão! muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  5. Oh Deus da Seicho-no-ie, muito obrigado por esta oportunidade de estar lendo estes resumos das aulas e que este grande Espirito leve cada vez mais a Verdade ao maior número de pessoas,muito obrigado por me dar a oportunidade de estar ,fazer parte e trabalhar com amor para este movimento e bucar conhecer esta grande Verdade O HOMEM È FILHO DE DEUS. MUITO OBRIGADO!!!!

    ResponderExcluir
  6. Há aproximadamente 3 meses venho tendo coceiras insistentes na área do pescoço, peito, braços e barriga. Alguns pontos já estão com machucados. Tenho também um nódulo no seio direito, que apareceu há mais ou menos 2 anos e os médicos não detectaram nada. Esse nódulo diminuiu, mas agora está de volta. Preciso de orientação.”

    FEMININO, 30 ANOS, CASADA.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Você que postou o comentário referente a coceiras e nódulo no seio: Encaminhei sua solicitação de orientação pessoal à SNI. Peço que encaminhe email para "ph1199@hotmail.com" para que eu lhe envie a resposta da orientação, assim que eu receber da SNI.

    ResponderExcluir
  8. Apresento a orientação do Prof. Heitor Miyazaki:
    “Acho que você está com ciúmes de seu marido e fica ‘procurando sarna prá se coçar’... Uma coisa é certa: você não está em harmonia com tudo e com todos. Coceiras são auto-agressão. Ficar se coçando a ponto de sangrar-se é uma forma autodestruição. Karl Menninger, psiquiatra americano, diz que isso é como um “suicídio em etapas”, a pessoa se dilacera e se agride inconscientemente. Problemas na pele surgem em decorrência de relacionamento com alguém, que não está bom. Tire da mente certas preocupações. Procure ver com quem você anda chateada, alguém de quem você se distanciou. Restabeleça essa amizade. Coloque uma pedra fria sobre o fato que ocorreu, perdoe a pessoa e viva em harmonia com tudo e com todos, e esse problema desaparecerá”.

    ResponderExcluir
  9. OLÁ ´Professor Heitor Miyazaki! tenho vivido a maravilhosa filosofia da seicho noie. minha mãe tem tambem temos uma agencia de marketing e eventos familiar ela ja pediu orientação pois as coisas estão indo bem temos a 4 anos mas ainda temos muitos altos e baixos, ora muito trabalho ora os clientes somem do nada, sei que precisamos de muito trabalho e dedicação gostaria apenas de ter estabilidade financeira sempre com trabalho o que devo fazer? muito obrigada

    ResponderExcluir