sábado, 26 de fevereiro de 2011

AVV40 – SINOPSE DA 4ª AULA - VISÃO HOLÍSTICA DA VIDA

Apresentamos, neste post, o resumo da aula ministrada em 23/02/2011 pelo Professor Heitor Miyazaki.

Parte 1: Perguntas & Respostas

Fobias: Existem algumas fobias que são trazidas de vidas passadas. A claustrofobia (medo de ficar encerrado), por exemplo, ocorre em pessoas que, em vida anterior, foram soterradas vivas, ou encerradas vivas (ver exemplo da menina que foi soterrada em uma caverna, no livro “Você Pode Curar a Si Mesmo”, pg.34). Quem tem fobia de animais deve entender que esse animal também tem espírito próprio, portanto, deve harmonizar-se com o animal, agradecer a existência desse animal e manter essa paz com as vidas de todas as criaturas. Com isso, fazendo meditação, harmonizando-se sempre, agradecendo, esse medo vai desaparecer.
Como anular totalmente o ego? Quem fez esta pergunta está de parabéns, pois demonstra que está em pleno desenvolvimento espiritual. Nos espíritos baixos o ego é tão forte, tão teimoso, tão cheio de “eu”, que não há espaço para pensar em anular-se; esses espíritos ficam sempre arrumando justificativas, problemas e, devido ao ego acentuado, são inconsequentes nas suas atitudes, não se importando se vão prejudicar os demais, ou não. Espíritos elevados estão em constante esforço para anular o ego. Devem tomar cuidado as pessoas que, por exemplo: gostam de “aparecer”; querem sempre ser o alvo das atenções; dão sempre prioridade para si e não para os outros; tiram, dos demais, coisas que não lhes pertencem; sendo jovens, sentam em assentos destinados aos idosos. As pessoas preocupadas em anular o ego devem sempre estar se auto-vigiando, questionando-se por que estão agindo daquela forma (compartilhar e dividir, por que não?). (Ver “estágios dos espíritos” nos livros “Conquiste a Felicidade com Amor” e “A Verdade da Vida vol. 7”).
Enxaqueca: Aplique o método “UM QUILO DE FEIJÃO” (referindo-se ao ensinamento da aula do dia 9/2/2011, em que o professor propõe ao consulente que compre 1 kg de feijão, coloque sobre a mesa e, de grão em grão, vá agradecendo: obrigado, obrigado, obrigado, ..., todos os dias, 1 kg de feijão) e leia o livro “Buscando o Amor dos Pais”. Virão à lembrança tempos da infância. Seus pais, provavelmente, tiveram muitos filhos e, com tanto trabalho para prover o sustento da família, sobrava pouco tempo para dispensar a atenção para todos os filhos. Os filhos, por outro lado, não tendo maturidade suficiente para compreender o grande esforço dos pais, acabavam por gerar pensamentos, tais como: “papai não me ama”, “mamãe não me ama”, “meus amigos recebem mais carinho dos pais, do que eu”. São pensamentos de revolta contra os superiores, por isso a dor se manifesta na cabeça. Sendo a cabeça a parte de ordem superior do nosso corpo, quando temos um contrito, um ressentimento contra nossos superiores, nossa cabeça é afetada. Leia o livro mencionado e “faça” “um quilo de feijão”, pela manhã para o seu pai: “obrigado papai, obrigado papai, ...”; e à tarde para a mamãe: “obrigado mamãe, obrigado mamãe, ...”. Às vezes a pessoa pensa que fazer isso é bobagem. Bobagem é ficar preso na ilusão, no orgulho, na arrogância, no ego, na vaidade; e não procurar evoluir espiritualmente. Cristo ensinou: “Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o Reino dos Céus”. Traduzindo em linguagem atual: “Bem-aventurados aqueles que têm o espírito pobre de orgulho, os que têm a humildade de agradecer, de pedir perdão; deles é o Reino dos Céus”.
Insônia: Se você, de vez em quando, sente uma angústia, ou sente a mão ficar gelada, ou sente algo na nuca, isso significa que está precisando fazer mais orações aos antepassados e, principalmente, faça uma oração, à parte, dedicada a algum membro de sua família que faleceu nos últimos quinze ou vinte anos. Essa pessoa, na verdade, nem sabe que faleceu; está começando a despertar no mundo astral e está necessitando receber orações. A insônia pode ter, também, causa psicossomática, quando a pessoa vive muito o “eu”, preocupando-se em demasia apenas consigo própria. O Mestre ensina que, determinados tipos de insônia, são sintomas de que o ego está “um pouco acentuado”. Portanto, procure ajudar, colaborar mais com o próximo, e a insônia vai desaparecer. E, lembre que os próximos mais próximos são seus antepassados. Leia a Sutra Sagrada para “eles” todos os dias, sem falta.   
Para encontrar a “metade da alma”: Pergunta: - Devo fazer Meditação Shinsokan visualizando eu e minha metade da alma juntos? - Sim. O Mestre ensina: “Quando estamos visualizando, contemplando uma cena, ela já está “pronta” no céu.” Cristo disse: “Antes de pedirdes, vosso pai já vos concedeu”. Isso significa que, mesmo que você não esteja enxergando com os olhos carnais, no mundo de Deus já está pronto. Contemplar é criar, logo, quando você contempla algo, aquilo que você deseja acaba acontecendo.
Por outro lado, se você ficar contemplando fatos históricos de sua família, em que todas as mulheres têm dificuldade para se casar, ao contemplar tanto esse pensamento, você acabará reforçando esse argumento contrário, de tal forma que a sua metade da alma não aparecerá. Pense sempre: “A minha Metade já está chegando”. Faça a “Forma Humana” da Seicho-no-Ie. Você receberá 6 orações por dia. Cada oração tem a duração de 1 hora. São 180 horas de oração por mês. Outro detalhe: muitas pessoas dizem que querem casar, mas esse é um desejo apenas superficial. Muitas têm medo de casar. Há vários fatores que provocam esse medo: conviveu com pais briguentos e tem medo de ser infeliz; tem fobia pelo ato sexual; prefere ser solitário(a) (não gosta de compartilhar coisas); tem espírito muito independente; não quer deixar os pais sozinhos. Os fatores são inúmeros, mas, se o desejo for efetivamente profundo, com certeza vai aparecer a metade da alma. E mais um detalhe: têm pessoas que dizem: “eu quero que a minha metade da alma seja simpática, sorridente, etc, etc...”, porém, elas próprias não são assim. Esse desejo não se realiza porque é contrário à lei de atração dos semelhantes. Portanto, quem quer alguém simpático, tem que começar a sê-lo, também.
Para atrair Clientes: Quando a sua mente mudar, você vai atrair coisas boas. Quando estamos em harmonia com tudo e com todos, com sentimento de gratidão, as coisas vêm. Por isso o Mestre fala: “para que a borboleta chamada “felicidade” venha até você, de nada adianta correr atrás dela, basta ter o sentimento que atraia a borboleta até você.”
Para encontrar emprego: Leia o livro “Convite à Prosperidade, vol. 1” e pratique o que está no livro.
Colega de trabalho de difícil relacionamento (pessoa arrogante e que critica os colegas e os chefes o tempo todo): Quem possui este tipo de temperamento é pessoa carente, muito sofrida, que não teve carinho e aconchego dos pais na infância. Inconscientemente, a mensagem que esta pessoa passa é: “eu quero amigos / não tenho amigos”. E quando as coisas não acontecem do jeito que esperava, ela acaba se revoltando. Ao invés de criticar essa pessoa, ajude-a. Faça a assinatura de uma revista em nome dela (Revista Mundo Ideal, por exemplo). Comece a aproximar-se dessa pessoa, e faça-a sentir que alguém lhe dá atenção, que é querida e tem amigos. E, pouco a pouco, ela vai mudando o jeito de ser. Há inúmeras pessoas que chegaram à Seicho-no-Ie nessa situação e, quando começaram a participar, mudaram totalmente. Portanto, se esta pessoa apareceu diante de você, foi trabalhar no mesmo local que você, é porque ela está precisando da ajuda de alguém que lhe possibilite avançar pelo caminho da espiritualidade.

Parte 2: A Verdade da Vida, volume 1

Visão holística da Vida: Dando continuidade ao estudo da segunda Declaração Iluminadora, procedemos a leitura da página 29 do volume 1 d’A Verdade da Vida (acompanhe esta leitura com o livro em mãos).
“Evolução”, “luta pela sobrevivência”, “vitória do mais forte” são termos que expressam esse fenômeno (lei da manifestação da Vida). O mundo fenomênico é projeção da nossa mente, por isso, fenômeno é o que se manifesta na Terra e, também, nos mundos astral e espiritual (“existem espíritos que não têm coração e sofrem de doença cardíaca”). Portanto, espíritos que continuam sofrendo nos mundos astral e espiritual da mesma doença que os levou à morte do corpo carnal, se ainda não compreenderam a Verdade, continuam doentes da mesma forma que estavam doentes aqui na Terra. Por esse fato é que, quando lemos a Sutra Sagrada para nossos antepassados, eles começam a entender a Verdade e ficam curados lá no mundo espiritual.
Espíritos que estão há alguns séculos brigando, situam-se nessa explicação. Têm desejos de vingança e deixam de evoluir porque o ego é muito forte. São teimosos, não ouvem os espíritos mais elevados, não entendem a lei do carma – são espíritos de cor vermelha. São rebeldes e não procuram harmonizar-se e, consequentemente, sofrem.” Assim é o mundo espiritual. Esses espíritos não têm sabedoria, não têm consciência de como as coisas se processam, o grau de amor deles é muito baixo, o ego é muito alto, o sentimento materialista é muito forte. Por essa razão, espíritos que estão nesse estágio, se brigaram no passado, continuam brigando lá no mundo espiritual. E quando ocorrem esses fatos, descendentes desses espíritos podem até ter problemas de esquizofrenia, ou convulsões, por causa do problema existente no mundo espiritual. E esses espíritos continuam assim, reencarnam e voltam a se encontrar. De dois espíritos teimosos, arrogantes, que gostam de brigar, quando se reencontram, o que se pode esperar? Essa situação vai perdurar até que um procure compreender o outro e venham a harmonizar-se. “Não basta reencarnar, é preciso esforço”, disse Agasha.
Continuando na página 29 (AVV-1): “Mas, na verdade, não foi vencido por ninguém. A Vida de cada um de nós é regida por uma lei inflexível, a qual sentencia que “somente aquele que está em maior concordância com a lei da manifestação da Vida, consegue se desenvolver mais”. O desejo de vingança, de quem se sente vencido, é proveniente do ego. O ego acentuado conduz ao sofrimento. A pessoa sofre porque tem apego às coisas, tem apego a tudo. Todo apego gera sofrimento. Portanto, não se apegue a nada! Por isso Cristo disse: “Se alguém te bater na face direita, ofereça a esquerda”. Se alguém zombar de você, ao invés de retrucar, “deixe pra lá”, não se apegue. Lei da manifestação da Vida significa “Lei de Deus”. Por isso Cristo ensinou: “Buscai em primeiro lugar a Sua Justiça (a Lei de Deus, a Lei do Amor), e as demais coisas virão por acréscimo”. “Acréscimo” significa que, quando você está vivendo uma vida em paz e harmonia, ajudando o próximo, você está criando um “carma bom”, portanto, vai colher situações boas, por isso, para quem vive praticando o bem, ajudando o próximo, o restante vem de acréscimo. É a colheita dos bons atos praticados. Cristo sabia que existia essa lei de causa e efeito, que é a lei do carma. Quer ser feliz? Plante coisas boas! Não importa se o outro não está fazendo. Faça você! Espelhe-se em quem você admira. Olhe para Deus. Se você tem tempo para olhar os defeitos alheios, utilize este tempo para olhar para Deus! Cristo mencionou: “amar aos semelhantes como a si próprio”, por isso, para amar a Deus, não basta orar, é preciso estar em harmonia com tudo e com todos. “Amar a Deus de todo o pensamento” é envolver o coração e a alma, amar a Deus com emoção, com sentimento, e não apenas pensar em Deus. Perca o medo de Deus. O Mestre deixou claro que Cristo veio para mostrar que Deus não é carrasco, não é vingativo e não castiga. Quando se fala em “castigo divino” está-se referindo à lei do carma (quem planta, colhe), isto é, não se trata de Deus castigando, mas, é a própria autopunição que está ocorrendo (é a colheita). “Eu vi que o mundo da matéria é realmente efêmero, vi que o mundo da matéria nada mais é que sombra”, isto é, o mundo da matéria é sombra da nossa mente. Se você olha para o que está manifestado e reconhece como verdadeiro, isto se forma na sua mente e projeta-se aqui na terra. Para sair de uma situação de conflito, pare de olhar para o que está manifestado e volte-se para o mundo espiritual. Ao invés de ficar olhando defeitos manifestados, olhe para a natureza divina, enxergue o Deus interior da outra pessoa, ame e respeite essa pessoa, reverencie essa pessoa. Olhe nela a imagem que Deus criou, não a imagem que você faz dela. A imagem que fazemos das outras pessoas é a “imagem falsa”. A “Imagem Verdadeira” é a “Imagem e Semelhança de Deus”. Todos nós somos Vida Sublime de Deus. É a  isso que devemos contemplar!
Nem todos estão no estágio espiritual para entender a lei do carma, mas todos os que participam desse estudo, sim. Há pessoas que nada compreendem quando a elas se fala sobre o mundo espiritual. São espíritos que, na última encarnação, quando deixaram o corpo carnal, entraram em estado comatoso, que é o estado de dormência a que se submetem os espíritos vermelhos. Esses espíritos são submetidos ao estado comatoso por não possuírem condições de entender a situação em que se encontram (falta de consciência). As pessoas que só saíram do estado comatoso para reencarnar-se, não trazem na mente qualquer lembrança de atividades ou contatos com outros espíritos, durante a passagem pelo mundo espiritual. O espírito mais evoluído sabe que deixou o corpo carnal, entra consciente no mundo espiritual, tem consciência do que fez ou deixou de fazer, tem consciência de que é um espírito e que, dependendo do estágio em que se encontra, poderá voltar para a Terra. E quando reencarna, todas essas informações estão presentes na sua mente inconsciente.
Como identificar um espírito elevado? O espírito elevado é aquele que tem muito amor, mas, também é severo. É aquele que tem sede de aprender assuntos de cunho espiritual mais elevado. É a mente que tem o desejo de sempre querer aprender mais. Espíritos baixos são totalmente alheios a esses assuntos. 
Como ajudar pessoa com a espiritualidade baixa? Transmitindo a ela o caminho da Verdade. Precisamos divulgar mais a Seicho-no-Ie, para que essas pessoas tenham um primeiro contato, possam compreender-se, esforçar-se e, principalmente, aprimorar-se. Quem busca o caminho do desenvolvimento não deve buscar “fora”. Tudo está dentro da própria pessoa e encontra-se através de autoanálise, autorreflexão, compreendendo tudo o que é necessário melhorar em si mesma; aprendendo a aceitar certas coisas (deixando de ser rebelde), compreendendo certas coisas (que é filha de Deus, por exemplo). É preciso possibilitar a essas pessoas que leiam as revistas, participem das reuniões, assistam seminários nas academias. Tudo isso fará com que possam compreender o caminho e evoluir espiritualmente. Se essas pessoas não tiverem contato com as palavras da Verdade, a evolução espiritual dar-se-á de forma muito vagarosa.
Engaku (A Verdade da Vida, vol 37, junho): Dentre as graduações entre os que se iluminaram, Engaku é aquele que se iluminou através do estudo da lei do carma. Por vezes ficamos até abalados ao ver certas coisas acontecerem com as pessoas, ao ver tragédias ocorrerem, etc. Ao compreender a lei do carma, entendemos que tudo o que ocorre é uma reação: um dia alguém plantou aquilo, por isso, um dia alguém tem que colher. Assim, nada ocorre por acaso. Olhando somente com a visão desta vida pode-se achar injusto o que ocorre com determinada pessoa, porém, tal pessoa “aprontou” situações semelhantes em outra vida. A lei do carma é inflexível. Não há como manipulá-la, por isso, se a pessoa plantou aqui, e não colheu aqui, vai se purificar no mundo astral. Se, mesmo assim, não se purificou de tudo, vai se reencarnar com aquele carma. E, quando surgir a oportunidade, esse carma vai se desintegrar.
Aqueles que desviaram para si dinheiro ou outras coisas de forma ilícita terão dificuldade para prosperar numa encarnação futura (não se pode generalizar; nem todos com dificuldades atuais foram desonestos).
Aqueles que mataram ou prejudicaram algumas pessoas poderão reencontrar-se com elas nas encarnações futuras, ou com espíritos na mesma frequência, e sofrerão. Alguns se reencontram, sofrem e, em vez de harmonizarem-se, chegam a cometer o mesmo erro da vida anterior.
Agasha disse: “Não se envolva com o mal e com lutas. Procure meditar sobre a lei de causa e efeito que age em seu íntimo e ao seu redor. Afaste o mal com a harmonia de sua mente”. (A Verdade, vol. 8)
A oração do “Pai Nosso” é a receita para afastar o mal, porém, há que se destacar: “Pai nosso que estais no céu...   ..Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Muitas pessoas querem que Deus as perdoe, mas, elas não perdoam a ninguém. Quem perdoa ao outro, merece ser perdoado. “Não nos deixeis cair em tentação” significa “Não deixeis que o meu caminho de evolução espiritual seja prejudicado por outras coisas”. “E livrai-nos do mal.” significa “Fazei-nos transcender a causalidade”, ou seja, embora a lei seja inflexível, Deus nada exige de quem errou. A causalidade é uma propriedade da lei mental, mas Deus não está cobrando nada de ninguém. Como podemos nos livrar disso? A Verdade liberta. Você é filho de Deus, não é filho do pecado. Dependendo do grau de conscientização da Verdade, a pessoa poderá transcender a causalidade. Ao transcender a causalidade a pessoa deixa de buscar a autoacusação,  a autopunição e a autocondenação (e, também, o extremo da autodestruição). Há pessoas que sabem perdoar aos outros, mas, não sabem perdoar a si próprias. Por isso, é importante praticar a Meditação Shinsokan e contemplar a sua natureza divina. Você vai compreender que Deus nada cobra de você.
Reencarnar e conviver com o desafeto para se harmonizarem: Se você não tolera a convivência com os pais deve compreender por que veio a este mundo como filho desse casal. Não há dúvida de que há uma relação cármica e você precisa se harmonizar com eles. As pessoas que já estão em certo nível sabem que, antes de reencarnar, um espírito de grau superior lhe falou: “Há algo que você ainda não aprendeu: você precisa se reconciliar com fulano(a)”. E você nasce como filho dele(a). E, assim, vamos aprendendo que os fatos que ocorrem conosco são lições de vida.

Nós, do blog avv40.blogspot.com, agradecemos ao Professor Heitor Miyazaki pela imensa dedicação e pelos inúmeros ensinamentos que estamos recebendo semanalmente. Agradecemos, também, à Sede Central da Seicho-no-Ie do Brasil, e à equipe técnica que nos possibilitou assistir a esta aula.
Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras, às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse de participar, deve fazê-lo presencialmente na sua Regional. Informe-se sobre o endereço em que ocorrerá a transmissão. Não é possível assistir às aulas pela Internet. Na Regional PR-Curitiba você poderá assistir em pontos determinados pela Regional, nas cidades de Curitiba, Guarapuava, Paranaguá, Ponta Grossa, União da Vitória e São Mateus do Sul.

Se você é de Curitiba, telefone para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. 
Obtenha informações sobre os coordenadores das demais cidades da Regional PR-Curitiba com a Prelª Eliane Borges, no telefone (41) 9601-6107. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato! Não seja fogo de palha!
Os livros mencionados nesta aula podem ser adquiridos nas Associações Locais da Seicho-no-Ie, nas Regionais ou pela Internet, no seguinte endereço: http://www.sni.org.br/livrariavirtual/

Nenhum comentário:

Postar um comentário