sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

AVV40 – SINOPSE DA 3ª AULA - A LEI DA VIDA

Apresentamos, abaixo, o resumo da aula do dia 16/02/2011.
1ª parte: Perguntas e Respostas:
Ao ser perguntado por um consulente a respeito de diversos problemas de saúde, o Prof Heitor Miyazaki fez a seguinte introdução: “Deus não criou vida doente. No Gênesis não está escrito que Deus criou a doença e “achou muito bom”. Por isso a Seicho-no-Ie ensina que a doença não existe. A Vida é perfeita. Em termos fenomênicos, para quem está num hospital, a doença está “existindo”, porém, transcendendo isso, elevando-se, aprofundando-se na Verdade e olhando para a Vida, concluímos que não existe Vida doente, não existe Vida que morre. Nós somos Vida imortal.” Transcrevemos, a seguir, resumos de respostas dadas pelo professor a questões formuladas pela Internet:
Doença nos rins: Tudo o que vamos guardando, guardando, uma hora acaba sendo externalizado. Problemas no rim podem ser decorrentes de desarmonias com o cônjuge ou decepção amorosa (ainda não perdoou o(a) “ex”). Aplique o método “UM QUILO DE FEIJÃO” (referindo-se ao ensinamento da aula do dia 9/2/2011, em que o professor propõe ao consulente que compre 1 kg de feijão, coloque sobre a mesa e, de grão em grão, vá agradecendo: obrigado, obrigado, obrigado, ..., todos os dias, 1 kg de feijão). Agradecendo todos os dias, vai-se retirando todo o ressentimento e o problema nos rins vai desaparecendo.
Pressão alta: Decorre de a pessoa querer as coisas do seu jeito, querer impor suas opiniões e , quando são contrariadas, a pressão sobe. É preciso “baixar o ego”, julgar menos e criticar menos as demais pessoas. De modo bem tranquilo, faça Meditação Shinsokan, que ajuda a normalizar a pressão, e mude sua postura mental. Se você fizer Meditação, mas continuar guardando mágoa, continuar criticando, a pressão continuará alta e, aí, até o problema dos rins voltará.
Dor no peito: Do ponto de vista psicossomático, você está guardando ressentimentos. E essas dores podem, também, estar relacionadas com algum antepassado que faleceu em decorrência de infarto, ou de acidente que afetou esta parte do corpo. Se você souber quem é, leia a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade por 49 dias para esse antepassado.
Problemas no Aparelho Respiratório: Quem tem problemas nessa região deve procurar melhorar a sua postura mental em relação a seus superiores e subalternos. Pessoas que nascem com, ou desde criança tem, problemas respiratórios, geralmente têm mágoa e guardam ressentimentos contra os pais. É preciso eliminar isso através do agradecimento, da oração do perdão, de “dois quilos, três quilos de feijão, ou o quanto for preciso”, até eliminar todo o ressentimento (“quando não existir ilusão alguma, mesmo que deseje adoecer, será incapaz de adoecer”). Outro fator que pode causar problemas respiratórios é o sugestionamento provocado pela publicidade de medicamentos veiculados na mídia. Quem tem frequentes problemas relacionados com doença deve ler os livros A Verdade da Vida volumes 2 e 24, nesta ordem; o volume 2 para mergulhar na Verdade e o volume 24 para parar de pensar na doença.
Saúde dos animais domésticos: Tanto a desarmonia entre as pessoas do lar, quanto o sentimento de preocupação dos humanos transmitem vibrações aos animais, que acabam adoecendo. É por esta razão que o Mestre comenta: "os animais que vivem na selva não adoecem porque não vivem sob o domínio mental dos homens."
Dívidas: Muitas vezes, a vida deixa de prosperar porque “acabou o crédito” (lei de causa e efeito). É preciso gerar novos saldos positivos. Comece manifestando amor por seus antepassados. Leia Sutras duas vezes por dia aos seus antepassados, todos os dias, sem falta.  Faça mais visitas aos túmulos de seus antepassados; dependendo do nível espiritual em que se encontram, sua visita pode ser muito importante para eles. Esse amor dado aos antepassados é muito importante (Dá e receberás). Leitura recomendada: livros “Melhore o seu Destino Orando pelos Antepassados” e “A Verdade da Vida volume 9”. É importante, também, manter em dia suas contribuições à Missão Sagrada. Através desse expediente é possível salvar muitas pessoas, por isso, a Missão Sagrada é a nossa gratidão a Deus. Outro fator importante: mude a sua postura mental, seja mais otimista. Leitura recomendada: livros “A Chave da Vida Feliz volume 1” ou “Convite à Prosperidade volume 1” e, se quiser aprofundar-se no estudo, leia, releia e faça cópias manuscritas do livro “A Humanidade é Isenta de Pecado”.
Voz  rouca e baixa: Há pessoas que ficam afônicas em razão de terem sido duramente advertidas devido a algo que falaram. A garganta pode ser afetada, também, quando reprimimos algo, “engolimos sapo” e ficamos com aquele sentimento de raiva internalizado. Esse sentimento que “não se põe para fora” pode motivar problemas na garganta, como faringite, laringite, problema na tireóide. Os problemas somem quando ocorrem o perdão e a harmonia. Também há problemas causados pelo “sentimento de autopunição”, por algo que se falou e que magoou alguém; a pessoa fica com aquele sentimento de culpa e acaba afetando a garganta. Nós criamos carmas pelo falar, pensar e agir. Procure falar de forma bem suave, abençoar com palavras belas, boas, harmoniosas, use a boca com essa finalidade.
Cisto nos seios: Seios, no idioma japonês, diz-se “tchi tchi”; papai também é “tchi tchi”. Embora sejam escritos com ideogramas diferentes, a semelhança simboliza que, quem tem problemas nos seios, é porque tem ressentimento do papai. Se a pessoa guarda mágoas, raiva, ou outros ressentimentos que mexem com o ego dela em relação ao pai, ou ao marido, ou ao padrasto ou à pessoa a quem ela chama de pai, é natural que se manifestem problemas nos seios. Muitas pessoas guardam problemas que tiveram com o pai desde a infância. Se você ainda tem restrições mentais em relação a seu pai, a recomendação é: leia o livro “Buscando o Amor dos Pais”, pratique a “Oração do Perdão”, e “Um quilo de feijão” (veja texto acima, no segundo parágrafo deste post),
Dores nas articulações: Artrite e artrose são indicativos de rigidez no sentimento. O Mestre ensina: “do cotovelo pra cá, somos nós; do cotovelo pra lá, são os outros”. Se o problema ocorre nas juntas, o quê significa? Resposta: O relacionamento não está harmonioso. É preciso mudar o modo de pensar. “Não julgueis, para que não sejais julgados”. Se tiver tempo para xingar, para reclamar, para criticar, para ver defeitos, aproveite esse tempo para agradecer, agradecer e agradecer, dez mil vezes por dia. Com certeza haverá a cura.
A carne na nossa alimentação: A Seicho-no-Ie não proíbe a ingestão de carne. O Mestre ensina que nossa arcada dentária possui cerca de 20% de dentes preparados para mastigar carnes. Sendo assim, em princípio, essa deveria ser a participação máxima da carne na nossa alimentação. A carne, em excesso, provoca alguns problemas no organismo, tais como irritação, cansaço e outros. Os povos que se alimentam majoritariamente de carne são muito irritados. Entre os esquimós há muitas pessoas que, aos trinta anos de idade, apresentam quadro de arteriosclerose. Nosso organismo não foi feito para comer só carne. Precisamos comer vegetais e frutas, também. Por isso, não há que se proibir a carne, porém, é um alimento inconveniente, tanto para nossa saúde quanto para o meio-ambiente. A devastação de matas para a criação de pastagem resulta em elevação dos níveis de dióxido de carbono no planeta. Na medida em que se evolui espiritualmente, os costumes, a alimentação, tudo se altera na pessoa, até mesmo o olhar, o modo de andar e de falar; por isso é natural que, com essa evolução, a pessoa deixe de ingerir carne sem qualquer esforço adicional.
O feto que não evolui na gravidez: O Prof Heitor Miyazaki lembrou o caso do Prof Kamino Kusumoto, cuja esposa engravidara repetidas vezes, porém, em todas elas, ocorreram abortos espontâneos. O Prof Katsumi Tokuhisa percebeu que havia uma causa cármica que impedia a ocorrência de harmonia naquela família, ou seja, impedia que pais e filhos convivessem naturalmente (ou os pais se separavam, ou os filhos morriam, ou os filhos nem chegavam a nascer). O Prof Tokuhisa pediu, então, que o Prof Kusumoto fizesse uma pesquisa nos quarenta volumes d’A Verdade da Vida e extraísse todas as explicações que o Mestre Masaharu Taniguchi escreveu sobre o pecado. Quando o Prof Kusumoto terminou de fazer a compilação dessas explicações, a esposa deu à luz o filho. Quando existem no inconsciente coletivo da família sentimentos de autopunição ou idéia de pecado muito arraigada, ocorrem essas infelicidades. Por essa razão é importante o aprofundamento na Verdade. Leitura recomendada: ler e reler inúmeras vezes o livro A Humanidade é Isenta de Pecado. E oferecer amor aos antepassados, através da leitura da Sutra Sagrada, não esquecendo que o filho que vem é mais um descendente desses mesmos antepassados.
2ª parte: Resumo da Aula 3:
No início da aula o Professor Heitor Miyazaki abordou a diferença entre os vocábulos “aprender” e “apreender”. “Aprender” é obter conhecimento racional, intelectual. “Apreender” é assimilar realmente, reter, entender “de coração”, como Cristo disse: “Amarás o teu Deus de todo o teu pensamento, de todo o teu coração e de toda a tua alma”, isso é apreender. O professor fez essa abordagem inicial para enaltecer a necessidade de entender tudo o que está escrito no livro e não “correr com a explicação”. É “beber o vinho, não pelo simples desejo de beber, mas degustá-lo, como os enólogos”. Isso é “ser atencioso para com todas as pessoas, coisas e fatos.”
1 – Declaramos transcender todo sectarismo religioso e, reverenciando a Vida, viver em fiel obediência à Lei da Vida.
Transcender  = Estar além de; ultrapassar.
Sectarismo = Divisão.
“Na Seicho-no-Ie não existe sectarismo religioso. Estritamente falando, a Seicho-no-Ie não é uma seita. Se fosse uma seita, teria sua própria tendência e seria inevitável a divergência com  outras seitas. Mas, como não tende para nenhuma corrente religiosa, e apreende a essência de todas as religiões, jamais se envolve em conflitos sectários. A Seicho-no-Ie não procura converter as  pessoas, obrigando-as a abandonar a religião que vinham seguindo.” (do livro A Verdade da Vida vol.17).
Deus é Verdade, Luz, Sabedoria, Amor Absoluto, é a Grande Vida” (Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade); portanto, “reverenciar a Vida” é amar, é respeitar a Grande Vida, que é Deus. “Lei da Vida” é a “Justiça” de que falou Cristo quando disse: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua Justiça.” É a Lei de Deus. Como em toda lei, se estivermos procedendo de acordo com ela, não teremos problemas. Lei de Deus são os Mandamentos, portanto, a Justiça é a Lei do Amor. As pessoas que procedem de acordo com a Lei do Amor plantam carmas positivos e vão colher coisas boas. É por isso que Cristo completou “...e as demais coisas ser-vos-ão dadas por acréscimo.” Lei de Deus é cumprir as Revelações Divinas. Lei de Deus é seguir os Preceitos da Família Seicho-no-Ie (ver o livro “O que Deve Fazer o Dedicado à Iluminação). Lei de Deus é cumprir o que Cristo disse no Sermão da Montanha: “Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o Reino dos Céus”, em outras palavras, bem-aventurados os humildes, ou seja, abandone o ego, olhe a “6ª Norma”. “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”, isto é, os que têm coração dócil vão herdar a terra, são os que vão prosperar. Lei de Deus é o que Buda explicou sobre os “6 itens para alcançar o Nirvana”: moralidade (ética), paciência,  diligência (aplicação, disciplina), concentração (meditação), sabedoria e caridade. A vida das pessoas que praticam a caridade, sempre ajudando ao próximo, é de felicidade, pois é o Deus interior que está feliz com isso. Quando procedemos de modo inverso, pensando apenas em nós mesmos, sem fazer ninguém feliz e, além disso, carregando sentimento de culpa, estamos criando o princípio da depressão. Nossa vida vem de Deus, e Deus é Amor. Viver a vida sem amor é contrariar a natureza, é contrariar aquilo que nós devemos viver e manifestar. “Declarar que reverenciamos a Vida, significa que respeitamos e reverenciamos a nós mesmos. A conscientização de que nós próprios somos a valiosa Vida é o fundamento de toda vida moral.” Se você sabe que a sua vida é algo valioso, é a Vida de Deus, você aprende a se respeitar. Mas, não é isso o que está no inconsciente de grande parte da humanidade, pois está plantado que somos frutos do pecado. É preciso nos conscientizar de que mesmo que tenhamos cometido pecado, isso não vai danificar a Vida que recebemos de Deus. Nenhum pecado vai distorcer o fato de que somos Vida de Deus!  Nenhum pecado muda a nossa natureza divina! O fato é que as pessoas muitas vezes não se perdoam e continuam vendo-se e julgando-se como pecadoras, algo como lixo, algo sem valor. Mas essa é a visão de homem. Se você olhar com olhos de Deus, verá que Ele olha todos como filhos Dele, perfeitos como Ele criou. Essa é a visão de Deus. Cristo disse que “Ele manda chuva para os justos e para os injustos”; isso significa que Ele não está julgando quem é justo e quem não é justo. Se você cometeu um erro, saiba que é errando que a gente vai evoluindo. Confúcio disse: “Errar é não corrigir o erro cometido”; portanto, se você se arrependeu e está corrigindo o seu caminho, você não errou, você aprendeu a não errar. Há pessoas que sabem perdoar aos outros, ou pensam que sabem, mas não sabem perdoar a si mesmas.  Essas pessoas sofrem muito, pois, não sabendo perdoar-se, acabam indo buscar a autopunição. A Sutra ensina claramente: “a força que oprime a nossa vida, a força que nos faz sofrer, não são forças que realmente existem de modo objetivo: nada mais são que dores criadas em nossa própria mente e sofridas pela nossa própria mente.” Por isso, quando as pessoas começam a compreender que Deus já perdoou, conscientizam-se de que são filhas de Deus, eliminam as ilusões e o sentimento de culpa, a vida delas torna-se uma maravilha. Cristo dizia: “Vá e não peque mais!” Ele não ficava cobrando os pecados cometidos. É isso que precisamos fazer; ajudar as pessoas a compreender que são filhas de Deus e tirar delas o sentimento de culpa.
Acreditamos que a lei da manifestação da Vida é o caminho do progredir infinito e acreditamos que seja imortal a Vida que se aloja em cada indivíduo.
Nós somos regidos por muitas leis. Dentre as leis de Deus, há aquelas que são fundamentais, tais como viver o dia-a-dia com amor, com harmonia, e deixar que a Vida de Deus Se manifeste. Perto da grande Sabedoria de Deus, todo o conhecimento intelectual do homem torna-se ínfimo. Sendo Deus Onisciente, sendo Deus Sabedoria Infinita, deixe que Deus mostre o caminho; que “seja feita a Vossa vontade”, a vontade de Deus. Quando aceitamos, com o coração dócil, que seja feita a vontade de Deus em nossas vidas, tudo caminha para o lado certo. Estamos aqui na terra para viver o Amor de Deus, manifestar esse Amor, ajudar-nos uns aos outros; quando isso acontece, tudo se processa maravilhosamente em nossas vidas. Por isso, as pessoas que conhecem a Seicho-no-Ie, também têm que começar a pensar em ajudar, colaborar com o próximo, fazer caridade; aí estará vivenciando a Verdade no dia-a-dia. Isso não é obrigatório, mas, se você fizer, você é quem ficará feliz.  Quanto mais ajudarmos o próximo, mais felizes nos sentiremos. Quando adotamos a postura de só querer receber, sem saber ajudar o próximo, acumulamos problemas. Pesquisa recente, com 2.500 pessoas, concluiu que as pessoas que dão presentes, sentem-se mais felizes que as que recebem. Finalizando, o Professor Heitor Miyazaki discorreu mais detalhes sobre a lei do carma, alertando para a necessidade de monitorar o nosso modo de viver, de falar, de pensar e de agir; e enfatizou que, conduzindo a vida na exata conformidade com a vontade de Deus, com certeza as coisas mudam para melhor.

Nós, do blog avv40.blogspot.com, agradecemos ao Professor Heitor Miyazaki por mais esta demonstração de imenso amor a todos. Agradecemos, também, à Sede Central da Seicho-no-Ie do Brasil, e à equipe técnica que nos possibilitou assistir esta aula.
Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:45h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse de participar, deve fazê-lo presencialmente na sua Regional. Informe-se na Regional sobre o endereço em que está havendo a transmissão. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato! Não seja fogo de palha!
Os livros mencionados nesta aula podem ser adquiridos nas Associações Locais da Seicho-no-Ie, nas Regionais ou pela Internet, no seguinte endereço: http://www.sni.org.br/livrariavirtual/

3 comentários:

  1. nossa sou adepta da seicho no ie a 5 anos no grupo de estudo da associaçãolocal o preleitor claudio nos convidou a entrar neste site e adorei parabens estou adorando beijos

    ResponderExcluir
  2. Divulgo o blog com conteúdo da literatura da Seicho-No-Ie, entre outros.

    www.busca-espiritual.blogspot.com

    Grande Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gugu,
    Obrigado por seu comentário e parabéns pelo seu Blog.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir