sábado, 12 de fevereiro de 2011

AVV40 – SINOPSE DA 2ª AULA - UM QUILO DE FEIJÃO


A primeira parte da aula de hoje, 09/02/2011, foi destinada a Perguntas e Respostas. Resumimos abaixo, trechos de algumas das respostas dadas pelo Professor Heitor Miyazaki:
Espíritos pouco evoluídos: No mundo espiritual há espíritos, os chamados “vermelhos”, que não têm consciência do que ocorre com eles. Todas as vidas são “Vida de Deus”, porém, nem todos os possuidores desta Vida têm o mesmo grau de compreensão (consciência). O bichinho da goiaba é Vida de Deus. O cachorro também é Vida de Deus. Utilizando técnicas adequadas, consegue-se adestrar o cachorro, fazendo com que aprenda diversos movimentos, porém, não se consegue fazer o mesmo com o bichinho da goiaba. Isto ocorre porque o grau de consciência deste é muito inferior ao daquele. De modo análogo, no mundo espiritual, há espíritos pouco evoluídos (vermelhos) que permanecem em estado de dormência durante muito tempo. Como não têm consciência, passam a ser arrastados pelo carma que possuem. Estes espíritos, quando começam a sair do estado de sonolência, não importando o “mundo” em que estejam, mesmo que se encontrem no “Purgatório”, são bastante sensíveis às nossas orações. Por isso, estas orações são muito importantes para estes espíritos, que passam a compreender a Verdade e ascendem a um “mundo” melhor.
Causas de esquizofrenia: Há casos de esquizofrenia, cuja causa pode ser psicossomática. No entanto, em muitos deles, a causa vem do mundo espiritual (um antepassado que faleceu por doença mental). Pessoas que morrem por esse motivo, muitas vezes, ficam como que atordoadas, perdidas, no mundo espiritual, e assim permanecem até que alguém as ajude a esclarecer o caminho, que é a Verdade, e a “Verdade liberta”. Quando alguém passa a transmitir palavras da Verdade, está esclarecendo o caminho. Como conseqüência dessa compreensão, desaparece o pensamento relacionado à doença. Conforme ensina a Sutra, “Aquele que  acredita ser jovem, logo rejuvenescerá, e aquele que se crê senil, logo envelhecerá”.
Pai que maltrata o filho: Uma pessoa que viveu a infância de modo muito rude acaba manifestando isso no futuro. Da mesma forma como recebeu essa formação, acaba transmitindo para o filho. É preciso compreender que uma pessoa assim não teve uma infância em que os pais fossem compreensivos, amorosos, carinhosos, amáveis, atenciosos. Se o pai age rudemente com seu filho, não é porque tenha este propósito e, sim, porque foi criado desta forma. O quê deve fazer o filho nestas condições? Primeiro: Ler o livro “Buscando o Amor dos Pais”. Segundo: Agradecer, agradecer e agradecer ao seu pai. Compre UM QUILO DE FEIJÃO. Ponha em cima da mesa e, de grão em grão, vá pronunciando: obrigado papai, obrigado papai, obrigado papai ... todos os dias! Em todos os momentos agradeça ao papai, veja-o como filho de Deus maravilhoso. Pare de enxergar nele o pai rude que o maltrata e, consequentemente, seu pai vai mudar, pois as mentes se comunicam.
Suicídio e carma: Pessoas que nascem na mesma família têm carmas semelhantes, pela lei de “atração dos semelhantes”. No caso do suicídio, o fato pode estar relacionado tanto ao carma do suicida quanto ao dos familiares. O Professor Heitor relatou o caso do literato português Camilo Castelo Branco que suicidou-se após receber a notícia de que ficaria irremediavelmente cego. Ao passar para o mundo espiritual, Camilo constatou que, em outra vida, há cerca de trezentos, havia sido muito cruel com a ex-esposa que o abandonara. As pessoas acabam colhendo aquilo que plantaram, não necessariamente nesta vida. Podem até acumular quatro ou cinco encarnações até que ocorra uma OPORTUNIDADE para a manifestação do carma.
Doenças do útero e da próstata: Assim como a mulher tem problema no útero, o homem tem problema na próstata. Conflitos conjugais ou conflitos com os pais causam problemas no útero e na próstata. Como resolver este tipo de problema? Simplesmente pratique o ensinamento. O viver da Seicho-no-Ie é praticar. Troque o ódio por amor. Troque a raiva por amor. Troque a mágoa por amor. Troque todos os sentimentos negativos pelo perdão. Cristo deixou bem claro: “Busque em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua Justiça”. Justiça significa “Mandamentos”.
Toxoplasmose no olho: Ao ser perguntado sobre toxoplasmose no olho direito, o professor respondeu: “Um quilo de feijão! (veja no texto acima, no terceiro parágrafo). Dedique à sua mãe; isto está relacionado com algum problema que você teve com ela.”  E relatou um caso ocorrido na Academia de Santa Fé, com uma senhora que, segundo o médico, havia perdido definitivamente a visão do olho esquerdo. Ao relatar a situação, ouviu do preletor: “A senhora não nasceu com este problema, portanto, pode ficar curada”! Ao ser questionada sobre “como era seu pai”, ela o descreveu como um pai maravilhoso, mas que, quando bebia, tornava-se extremamente violento; e relatou fatos que demonstravam essa violência. No dia seguinte, quando o efeito do álcool passava, ele voltava a ser um “santo homem”. Neste ponto, o preletor declarou: “A senhora não queria ver o seu pai dessa forma. Por isso o seu olho esquerdo (que representa o lado masculino) acabou ficando “sem ver”. A senhora demorou quase sessenta anos e, agora, que veio à tona o que estava adormecido em seu inconsciente, perdoe ao papai.” Após chorar copiosamente, esta senhora voltou a enxergar. Pela medicina, não tinha cura.
Na segunda parte da aula o Professor Heitor Miyazaki deu continuidade ao estudo do Prefácio do volume 1 d’A Verdade da Vida. Transcrevemos, a seguir, o resumo de alguns dos ensinamentos lecionados nesta parte. O professor iniciou lendo o trecho em que o Mestre complementa a expressão “o homem não é corpo físico”. “Denominei “A Verdade da Vida” à Vida imortal que, mesmo após a transformação do corpo físico, continua existindo no seu interior. E esse é o homem verdadeiro, o “Eu perfeito e harmonioso que não adoece”, pois é invulnerável às transformações tais como o envelhecimento, o adoecimento e a morte. Tomar consciência desse “Eu perfeito e harmonioso que não adoece” significa despertar para a “essência harmoniosa”. O professor ensinou que a maioria das pessoas tendem a acreditar somente naquilo que os olhos carnais enxergam, e não conseguem perceber que aquilo que estamos enxergando é tudo projeção daquilo que estava na nossa mente subconsciente. Por isso, se compreendermos que a nossa vida é harmoniosa e perfeita, manifesta-se a perfeição.
O professor falou sobre a importância do treino intensivo de qualquer prática para o melhoramento contínuo. Discorreu sobre diversos exemplos, entre eles, o de Demóstenes que treinou arduamente a habilidade de falar e tornou-se o maior orador da Antiguidade e, possivelmente, também dos tempos modernos.
Seicho-no-Ie (Lar do Progredir Infinito) não é simplesmente o nome da minha casa. Todos os lares que vivem em obediência ao princípio da manifestação da vida – Caminho do Evolver Infinito – são Seicho-no-Ie; isto porque os lares progredirão continuamente.” (obs: Evolver = desenvolver-se gradualmente; evolucionar, evoluir).
Se nós tivéssemos vindo à Terra apenas pelo instinto de usufruir dos bens materiais, poderíamos levar conosco todos os bens conquistados para o mundo espiritual, mas isto não é possível. “Não é correto pensar que para evoluir basta reencarnar várias vezes e realizar cerimônias religiosas” (Agasha). É importante o esforço de cada um. Quando as pessoas se esforçam para corrigir e melhorar, estão evoluindo. Quem estuda sempre evolui. Por essa razão deve-se ler, ler, várias vezes os livros da Verdade.
“O caminho que prega a Seicho-no-Ie é a lei da vida, e não uma teoria hipotética de escritório, portanto, o caminho é o próprio viver... Dentro do ato de amar está o viver e, neste, o caminho; portanto, o CAMINHO, o VIVER e o ATO DE AMAR são três componentes, mas, o corpo, um só.” Caminho é algo em que a gente vai, vai, vai, e volta, volta, volta.(sabedoria infantil) A definição parece singela, mas é profunda, porque é fundamental não se afastar do caminho.
                Viver o caminho: significa viver com Deus, pois “o Caminho está com Deus”.
“Aquele que domina a matéria é o Eu Verdadeiro e aquele que é dominado pela matéria é o falso eu.”
A seguir, iniciamos o estudo de interpretação das “Sete Declarações Iluminadoras”. O professor procedeu leitura da parte introdutória, inserindo diversos ensinamentos e enfatizando, sempre, a necessidade de colocar em prática os ensinamentos, aplicar a Verdade no cotidiano. Repetindo, compre um quilo de feijão, e agradeça, agradeça. Pare de criticar e agradeça. Quando eu mudar, o outro muda. Quando não colocamos o ensinamento em prática e vamos segurando mágoas, raivas, essas coisas vão provocando um inchaço dentro de nós. Acordamos mal-humorados, dormimos mal-humorados, ficamos doentes, com mal estar, começa a dar tudo errado em nossa vida. Portanto, ouça, pare, reflexione. Filho de porco vive como porco, filho de Deus deve viver como Deus. Compre um quilo de feijão e pratique o agradecer. Se alguém lhe perguntar por quê você está com um semblante mais alegre, responda: um quilo de feijão!
Agradecemos profundamente à Sede Central da Seicho-no-Ie do Brasil, ao Professor Heitor Miyazaki e à equipe técnica que nos possibilitou assistir esta aula.
Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:45h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse de participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato! Não seja fogo de palha!
Os livros mencionados nesta aula podem ser adquiridos nas Associações Locais da Seicho-no-Ie, nas Regionais ou pela Internet, no link: http://www.sni.org.br/livrariavirtual/

3 comentários:

  1. Que Deus abençoe este trabalho maravilhoso que você e sua esposa estão realizando e é com muito orgulho que estou participando muito obrigada Katia.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado

    Gostei muito da sugestao do kilo de feijao.Passarei a divulgar tbem essa ideia,pois eh simples e pratico.Parabens!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei 1 kg de feijão bem miúdo! kkkkk...
    Para não perder tempo com coisas desnecessárias!

    ResponderExcluir