quarta-feira, 8 de junho de 2011

Como Iluminar a Vida Prática - AVV40 - Resumo da Aula 17 - 25/05/2011

Com o regresso do Professor Heitor Miyazaki (ausente na Aula 16) retomamos o esquema anterior, dividindo a aula em partes I e II. Na Parte I o professor nos fornece, com base no ensinamento da SNI, respostas a perguntas dos alunos e, na Parte II, temos o Estudo do livro-texto, A Verdade da Vida volume 1.
Parte I - Perguntas & Respostas - Orientações do Professor Heitor Miyazaki, Preletor da Sede Internacional:
Por que ocorrem nascimentos de crianças gêmeas ligadas por alguma parte do corpo, o caso de irmãos siameses? (51 anos, feminino)
Tudo é cármico. Quando se fala em carma muitas pessoas confundem, porque a palavra carma significa o mesmo que Lei da Causalidade, Lei da Causa e Efeito, e alguns citam como “castigo divino”. Só que esse “castigo divino” é escrito em letra minúscula porque Deus não castiga ninguém. Então a expressão “castigo divino” está falando que “quem planta, colhe” e todos os carmas que produzirmos, que criarmos, podem gerar consequências e, dentre essas conseqüências, ocorre essa situação também. E existe também uma coisa que Yogananda deixa bem claro: Muitas vezes a pessoa se reencarna porque aquilo que precisa fazer, lá no mundo espiritual não há possibilidade, então vem fazer aqui na Terra e acontecem muitas coisas. Há a própria expiação, a forma de se purificar, então, muitas vezes a pessoa vem com algumas deficiências e com alguns problemas, isso não é castigo de Deus. Nesse caso, esses espíritos estão contentes e vocês já devem ter visto entrevistas de pessoas interligadas pelo corpo, a conversa delas... são pessoas impressionantes: não reclamam, não lamentam, não reclamam do irmão que está ao lado, entendem-se e tudo isso mostra que, neste caso, são espíritos que vieram propositadamente nessa situação para acelerar seu crescimento espiritual.
No momento da concepção e formação do embrião, quem decide o sexo do bebê, Deus ou o próprio espírito? (Masculino, solteiro)
Às vezes não é nem o próprio espírito quem decide. Às vezes o próprio superior dele fala: “olha, agora está na hora de você ir no sexo oposto ao que você foi anteriormente; você já foi muitas vezes nesse e, pela necessidade/ pela missão/ para entender melhor esta parte/ é melhor você ir neste sexo”. Isso ocorre por ligações cármicas ou, de acordo com o nível espiritual em que o espírito se encontra, pela provação. Nessa provação o espírito sabe que na próxima encarnação ele terá que vir numa situação difícil. Por ser um espírito elevado, ele aceita. Por outro lado, o espírito baixo é rebelde, não aceita nada, reclama de tudo, mas não tem jeito, se “tem que vir”, virá! É a lei do espírito, é a necessidade das pessoas de evoluir, é a lei de Deus. O princípio básico da evolução da vida é o nosso crescimento espiritual e isso requer que aqui, na escola da Vida, as pessoas venham para aprender. Mas chega um momento em que, depois de muitas encarnações, não necessitando aprender mais nada, elas não reencarnam mais. Mas isso demora “um pouquinho”: muitas encarnações.
Uma colega tem um sobrinho de 9 anos que foi diagnosticado com Doença de Huntington. Ofereci a ela o livro Vivendo com Plena Liberdade – volume 1, e Sutras Sagradas, solicitando que a mãe leia a Sutra Contínua Chuva de Néctar da Verdade para a criança. Como posso ajudar essa família? (42 anos, feminino)
Primeiro, é preciso saber que, quando ocorre nascimento de crianças com problemas genéticos, o Mestre explica que são missões inacabadas de vidas anteriores. Essas pessoas passam a ter que cuidar do filho devido a essa situação, porque não fizeram isso numa outra encarnação; ou porque abandonaram o filho, como acontece de vez em quando; lembram que uma mulher colocou um bebê numa caçamba, e uma outra que jogou o bebê no lago? Não criou, então vai ter que criar na próxima encarnação, ou numa das próximas. E aí ocorrem esses problemas genéticos. Mas, por outro lado, quando os pais entendem, quando existe compreensão da Verdade, quando existe arrependimento... Por exemplo, um caso muito bonito que aconteceu foi com a saudosa professora Antonia Matsuo, uma santa professora, uma santa mulher. Ela estava em Ibiúna orientando um seminário quando um senhor que estava carregando o filho nas costas, lhe falou: “Professora, por que eu tenho que carregar meu filho nas costas? Ele tem 16 anos e as pernas dele são trançadas”. E a dona Antonia respondeu: “Em outra encarnação o senhor amarrou os pés de um homem e o jogou num rio, e ele nasceu como seu filho”. Quando falou isso, ela pôs a mão na boca e disse: “Não devia ter falado! Mas saiu!”. Mas, na hora, esse senhor se ajoelhou aos pés do filho, começou a pedir perdão e chorou, chorou, chorou e o filho o abraçava e falava: “Pai, está tudo bem, eu perdoo, eu perdoo”. Depois de 20 minutos, os dois se levantaram e o menino saiu andando. Então, ocorreu a manifestação da cura. [aplausos]
Minha filha tem seus filhos, mas disputa com eles e com os irmãos mais velhos o espaço e minha atenção, dando a impressão que não consegue viver sozinha com o marido e os filhos em sua própria casa. O que posso fazer? (60 anos, feminino)
É... “Precisa conhecer Seicho-no-Ie!”
É por isso que não se deve apegar a nada, qualquer coisa a que se apegue, qualquer assunto, qualquer pensamento, qualquer objeto... gera sofrimento. Por isso não se apegue a nada. Esta é a razão porque Cristo disse: “se alguém te bater na face direita, dá a esquerda...”, “se te pedir para dar 1.000 passos, dá outros 2.000...”, “se te pedir a túnica, dá!”, “não resistas ao mal”. Não ligue, solte, solte... é esse o sentido! Mas as pessoas se apegam a tudo. Há casos de mães que se apegam ao filho e ficam brigando com a nora porque acham que ela roubou-lhe o filho. Isso é um absurdo. E, também, há filhos que se apegam à mãe, ficam no “rabo da saia”, não largam da mãe; casam, mas todo dia têm que ir visitar a mãe. Qualquer coisa chamada “apego” gera problemas. Para essas pessoas, só falar não será suficiente para que entendam... ; é melhor deixar que o Mestre demonstre através dos livros, dos exemplos, para que entendam a necessidade que temos de respeitar a individualidade. O exemplo que se pode dar é o da pipa: a mulher que ama muito o marido, ama os filhos, não fica segurando a pipa com ela, solta a pipa, mantém a linha e vai soltando e ela vai crescendo, vai subindo. É assim que deve ser a vida. E não se apegar, dizendo “é meu, é meu, é meu”. Esse “meu” (minha posse) é coisa do ego.  O ser humano veio à Terra para aprender a anular o ego. Quando anular totalmente o ego não precisará mais se reencarnar.
Minha avó teve o meu pai antes de casar-se. O casamento só aconteceu quando ele tinha uns 4 anos; a seguir, teve mais 11 filhos. Meu avô suicidou-se e ela criou os filhos com muito sacrifício. Dos 12 filhos, 11 casaram-se devido à gravidez e a maioria separou-se. Eu também tive 2 filhas sem me casar. Vivi com o pai delas por 7 anos e desde então sou a responsável financeira. Isto é carma de família? Como eliminar ou como transcender?  (40 anos, separada)
A família gosta de ler o livro antes de comprar, né? [risos]. É carma da família, sim. Mas, por que acontece isso com essa família? Porque as pessoas que têm carma semelhante, pela lei da mente se unem na mesma família. Semelhante atrai semelhante. E como é que extinguimos os carmas? “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”. Isso requer a leitura dos livros da Verdade. Ler, reler, transcrever. Ler a Sutra várias vezes, ler a Sutra para os antepassados. O próprio Professor Kamino Kusumoto, tinha esse carma na família. Quando o Professor Tokuhisa falou para ele extrair todos os itens que o Mestre explicava sobre o pecado nos 40 volumes d’A Verdade da Vida, a esposa que, antes, sempre engravidava e perdia o filho, concebeu o filho normalmente. Depois vieram outros filhos porque o carma da família que impedia os filhos e os pais de viverem juntos – ou os pais se separavam ou os filhos morriam... esse carma acabou. Então, é preciso que as pessoas entendam a Verdade que ninguém é filho do pecado, todos nós somos filhos de Deus. Esta é a grande Verdade, que não deve ficar apenas no raciocínio, no intelecto, no pensamento, nós temos que ter uma conscientização. Devemos ler os livros da Verdade, praticar a Meditação Shinsokan e gravar, gradativamente, que a nossa Vida é uma Vida sublime de Deus. É o diamante maravilhoso que nós somos, que ainda não foi polido. Na hora em que for polido vai aparecer o brilho. Da mesma forma a nossa Imagem Verdadeira pode não estar manifestada devido a uma série de ilusões: “sou pecador”, “tenho que pagar o pecado de Adão”, “tenho que pagar isso porque sou fruto do pecado”, “sentimentos de culpa”, tudo isso tem que sair de nós. Na hora em que sair vai aparecer o nosso Eu Verdadeiro. Por isso, Cristo disse: “Vós sois a Luz do mundo”. Todo mundo é Luz. Todo mundo é Filho de Deus, mas nem todo mundo está mostrando a Luz que é, porque um ‘abajur’ chamado ilusão está impedindo que essa Luz se manifeste.
Aprendemos que “pés ressecados” demonstram falta de gratidão aos antepassados. Porém, quem faz oração de gratidão aos antepassados há 18 anos, zela pelo túmulo dos pais, porém, não sabe onde os avós foram enterrados, o que pode fazer?
Pode fazer oração de gratidão, dedicada aos avós, durante 49 dias. E quando puder, faça o Culto Perpétuo para eles. Com certeza, isso os deixará muito felizes. Se for o caso, compre também uma lápide e coloque os nomes deles. Isso ocorre porque o ser humano tem 05 desejos, ser útil, ser elogiado, ser amado, ser útil e ser reconhecido. Assim, o fato de o espírito ser reconhecido, deixa-o feliz.
Há o caso de um preletor que teve dificuldades financeiras, pois perdeu o emprego e outros bens. Ele lembrou das aulas que dei, as quais falavam da importância de visitar o túmulo dos antepassados. A partir daí, ele lembrou que não visitava o túmulo da mãe que morrera há 30 anos. Visitou, cuidou, limpou e reformou o túmulo da mãe e conseguiu emprego e a filha foi efetivada na empresa em que era apenas estagiária. Assim, não teve mais necessidades, prosperou e comprou carro novo. Um dia, ele encontrou-se com a irmã e esta disse-lhe: “sonhei com a mamãe e ela disse que estava feliz porque agora tinha uma casa para morar”. Sendo que ele não havia comentado sobre a visita ao túmulo da mãe. Isto dá aos espíritos que estão apegados à matéria, uma simbologia que os deixam felizes e valorizados. O Mestre já explicou no livro “Melhore seu Destino Orando pelos seus Antepassados”. O Mestre diz que é um absurdo deixar abandonado o túmulo dos antepassados.
O que fazer para corrigir uma tosse quase constante de uma garota de 3 anos?         (41anos, masculino, casado)
Numa palestra em Portugal, havia um senhor que não parava de tossir. A cada 3 minutos ele tossia. Cheguei a ele e disse para orar por 49 dias a um antepassado dele que morreu asfixiado ou enforcado. Ele parou de tossir na hora. Depois me procurou e disse que um tio morrera enforcado. Assim, recomendo verificar na família do pai ou da mãe da criança alguém que morreu nestas condições e ler a Sutra Sagrada durante 49 dias para o espírito e também na cabeceira da filha depois de 30 minutos que ela pegar no sono.
AVV40 - Aula 17 - 25/05/2011 – Parte II: Como Iluminar a Vida Prática

Estudo do livro A Verdade da Vida, volume 1. Orientações do Professor Heitor Miyazaki, Preletor da Sede Internacional.

Na aula 15 estudamos as páginas 58 e 59 sobre as causas das doenças. Vamos reforçar:

AVV1 pág. 58: “Portanto, para que possamos eliminar deste mundo as doenças e os demais sofrimentos é necessário, no plano vertical, pensarmos de modo a não lançarmos sementes que no futuro germinem doenças e demais infelicidades, ou seja, é necessário pensarmos de maneira a viver sem cometer pecados”.

Pelos conhecimentos que temos da lei do carma, sabemos que devemos levá-la muito a sério. Ao entendermos que “quem planta colhe” e, se neste momento algumas pessoas estão colhendo coisas que não querem, coisas que estão causando sofrimentos, o que temos que fazer? Pensar em plantar coisas boas.

Dentro da linha vertical o que causa as doenças são as manifestações de carmas negativos que foram plantados por nós algum dia. Então, não devemos cometer pecados, ou seja, não devemos criar carmas negativos para não termos que colher coisas negativas.

Pelo pensamento: Não desejar mal a ninguém, pelo contrário, temos que abençoar as pessoas, como Cristo disse: “Amai vossos inimigos". Mesmo que diga que aquela pessoa “aprontou” alguma coisa para você, saiba que é porque no passado você aprontou alguma coisa para ela (devemos considerar não só o passado desta vida presente, mas também de outras encarnações).
É preciso tomar muito cuidado com os tipos de pensamentos que temos. Pessoas que vivem de modo muito errado, pessoas que são muito negativas, mães que ficam reclamando dos filhos e mentalmente os criticam o tempo todo, marido que critica a mulher a toda hora e não reconhece o seu valor. Somente quando ela viaja é que percebe que estava errado, pois tem que arrumar a casa, lavar a louça, fazer comida, correr pra lá e pra cá, não é fácil [risos]!!... Aí ele pára e diz: “Meu Deus! Minha mulher tem muito valor!”, e nesse momento ele começa a mudar seu modo de pensar, ok?

Pelo falar: Não falar mal dos outros. Ver sempre o lado bom da outra pessoa. Fazer crítica é muito fácil, mas antes de criticar devemos nos lembrar do provérbio chinês: “se você estiver saindo de sua casa para consertar o mundo, antes de sair dê três voltas na sua casa". Você vai perceber que tem que consertar em você alguma coisa, por isso “não julgueis, para não serdes julgados”. Alguém conhece algum fofoqueiro que tenha o destino feliz? Não tem. Não conheço ninguém que faça fofoca e seja feliz, a pessoa que faz fofoca está sempre criando carma negativo, por isso colhendo sempre coisas negativas.

Pela ação:

Praticar somente o bem, criar o hábito de fazer o bem, seja onde estiver. Atos simples fazem muita diferença. Por exemplo, dar assento aos idosos, gestantes, mães com crianças de colo, etc. Nunca fazer de conta, ficar fingindo que está dormindo ou que não está vendo que é preciso dar o assento que está usando ao outro mais necessitado.

AVV1 pág. 58: “No Plano Horizontal temos necessidade de transformar nosso ambiente num Paraíso, onde a vida não precise usar de subterfúgios como doenças e sofrimentos em sua defesa.”

Na página 58, nas últimas oito linhas, consta: “O plano vertical são as manifestações do carma. No horizontal são fatos que o subconsciente, de acordo com as circunstâncias, acaba criando doenças”. Como naquele caso dos soldados que não queriam ir para o combate. Devido a isso o subconsciente deles criava doenças como paralisia, cegueira, como forma de não irem ao combate. Há outros casos que também ocorrem movidos pelas circunstâncias, como ficar doente por preguiça de ir trabalhar, ou ainda, ser internado em um hospital para ficar longe de alguém que se detesta e, quando o médico vai dar a “alta”, a pessoa que já vinha melhorando, tem uma recaída, por não desejar voltar para casa. Também por não suportar o trabalho, o chefe ou o colega, a pessoa, movida pela circunstância, cria uma doença para não ter que fazer aquilo que não gosta. Também são as pessoas que tem mania de preguiça (o ser humano não pode ser preguiçoso, Deus não gosta de preguiçoso) que estão sempre reclamando porque perderam o emprego. Vejam de que forma essas pessoas vão trabalhar na segunda-feira, imaginem a cara dessas pessoas. Elas estão contentes por irem trabalhar? Dizem “por que não ganho na loteria, na Megasena?”. “Sombra e água fresca” não é o caminho para a nossa evolução espiritual. O Mestre diz bem claro: “nós temos que dominar a matéria, que é o corpo carnal e, não ser dominado pela matéria; o “eu” que domina a matéria é o Eu Verdadeiro, mas o “eu” que é dominado pela matéria e só quer sombra e água fresca é o “falso eu”. Então, temos que manifestar o Eu Verdadeiro, ok?

Quando Karl Menninger fala sobre o Mal de Alzheimer, diz que é fuga, mas por que é fuga? É porque o subconsciente vê uma forma de “não querer” se lembrar de fatos que causam tristeza, assim, a circunstância é não sofrer com fatos do passado... E o que fazer para não lembrar e não sofrer? Esquecer. Então cria o Mal de Alzheimer, arteriosclerose, amnésia, todas essas são doenças criadas pelo subconsciente. Outra situação é a pessoa ficar doente para ficar junto com a pessoa que já faleceu, porque ama muito a pessoa e, sentindo-se enfraquecida, não suportando a perda, quer ir junto. Isso é um mecanismo de autodefesa. Quando fiz o curso de pós-graduação em psicologia, o professor nos passou quinze itens de mecanismos de autodefesa (projeção, identificação, racionalização, isolamento, negação, introjeção, interojeção, fantasia, compensação, regressão, sublimação, e outras).

Um ser humano sentindo-se enfraquecido cria algo para se fortalecer.

Identificação:- Aumentar o sentimento de valia pela identificação com a pessoa ou instituição.
Exemplo: Sou amigo do general.
A pessoa eleva o titulo dizendo que é amigo de alguém poderoso para sentir-se forte, ou ainda: “Trabalho “naquela empresa” como gerente”.

Interojeção:- Incorporar valores e padrões externos na estrutura do ego, querendo se engrandecer, dizendo ser aquilo que não é.
Exemplo: Um soldado que foi preso, porque se dizia capitão para realizar palestras nas escolas.
Por sentir-se complexado por ser soldado, com o ego inferiorizado, dizia-se capitão da aeronáutica, fazendo automarketing.

Projeção:- Culpar os outros pelas suas dificuldades e pelos seus fracassos.
No meu livro “Conquiste a Felicidade com Amor”, tem passagens em que aponto justamente essas situações, em uma delas a Sra Mann atendeu uma senhora que lhe disse que morava na casa do irmão, e que fazia todo o trabalho da casa (lavar, cozinhar, faxinar e tudo o mais) e que estava com muita raiva da cunhada. Então a Sra Mann lhe disse que, na verdade, ela estava com raiva dela mesma, pelo seu próprio fracasso de não conseguir ser escritora e estava fazendo uma projeção do seu fracasso culpando a cunhada, mas que na realidade estava com raiva dela mesma, era isso que estava acontecendo. E quando essa senhora entendeu o que estava acontecendo, conseguiu uma situação melhor e pôde sair da dependência do irmão, indo morar na sua própria casa. Existem várias situações que são partes da psiquê. Esses foram apenas alguns exemplos para nos ajudar a entender que na linha vertical as pessoas acabam sendo vítimas da própria ação que criaram.
Carma é uma palavra do sânscrito, uma linguagem antiga clássica da Índia, que significa ação, então carma significa simplesmente ação, não significa, portanto, que vai ter que fazer a pessoa sofrer. Depende da pessoa, quando começar a entender, a usar a mente, se purificar, fazer Shinsokan, vai ficar livre da situação. Por isso temos que estar constantemente em contato com a “Verdade que liberta”.   
AVV1 pág. 59: "Mesmo os indivíduos abandonados à própria sorte num mau ambiente e que se tornariam delinquentes, se receberem desde pequenos a influência de um ambiente de amor, confiança e elogios como o da Seicho-No-Ie e forem acostumados a ver o lado iluminado de tudo, poderão se desenvolver espiritualmente de modo livre e salutar".

Têm pessoas que ficam preocupadas, porque o filho quando era pequeno participava das reuniões da Seicho-no-Ie e, agora, não participam. Essas pessoas não devem "esquentar a cabeça". No futuro ele vai voltar ou, se estiver lendo agora, vai se lembrar daquilo que aprendeu. No passado os pais fizeram com que ele participasse, tivesse contato com o ensinamento, e tudo isso foi gravado no subconsciente, por isso, o Mestre diz que a influência do ambiente em que recebeu o amor, a confiança e elogios quando era pequeno, é ótima. Assim, ele já compreendeu a Verdade, não há que se preocupar. No começo do parágrafo o Mestre diz: "Quanto mais infantil for a mente humana, menos impregnada estará de determinados hábitos e, por isso, será facilmente influenciada pelas circunstâncias, tanto para o lado bom quanto para o mau". É isso o que acontece, pessoas que não receberam orientação e educação correta dos pais, "balançam" quando algum amigo diz "experimente, experimente" induzindo-as a aderir ao vício de alguma coisa. Isso ocorre porque ainda não têm aquela base sólida sobre o que é bom, o que não é bom, o que é certo, o que não é certo. Elas não têm aquele diferencial, aquela postura firme do que é certo e o que é errado, do que é bom e do que é errado. No entanto, se o seu filho aprendeu tudo isso desde criança, não há que se preocupar.

AVV1 pág. 59: "A Seicho-No-Ie, na coleção A Verdade da Vida (volumes 2, 3, 7, 8), explica o meio de tornar saudável o corpo humano; e, pelo modo de viver da Seicho-No-Ie, ensina como iluminar a vida prática."

Praticando o ensinamento da Seicho-no-Ie, tudo vai dar certo. Cristo assim se referia com relação à prática: "Bem- aventurados sois vós que praticais o que vos falo". Em outras palavras "vocês não estão fazendo o que eu estou falando para fazer" ou, então, "vocês vão ser muito bem-aventurados, vão ser felizes, se praticarem o que estou falando". Por isso, é importante essa perseverança de, aos poucos, ir praticando. Para criar o hábito e incutir no subconsciente é preciso ir "aos poucos". Para decorar a tabuada foi preciso bastante treinamento, não conseguimos decorar a tabuada do dois, do três, do quatro, do cinco, enfim, tudo no mesmo dia. O mesmo ocorre com o aprendizado de idiomas. Há pessoas que têm facilidade, mas, em geral, exige-se esforço gradativo e perseverança para, aos poucos, conseguir domínio sobre um novo idioma.

O "modus vivendi" da Seicho-no-Ie ensina o modo de iluminar a vida prática, diz o Mestre Masaharu Taniguchi. Lembrando que o "modus vivendi" de cada um é responsável por 25% do destino.

Vamos analisar a primeira norma fundamental: "Agradecer a todas as coisas do Universo":

Vejam, não é para resmungar de todas as coisas, não é para reclamar de todas as coisas, não é para chorar por todas as coisas, é para agradecer. E esse agradecimento deve ser feito com o sentimento de gratidão. Para desenvolver o sentimento de gratidão, não basta dizer "Ah, eu agradeço muito", "Eu devo muito à Seicho-no-Ie", ou seja, apenas falar sem sentimento algum. Quando você tem gratidão profunda por alguma coisa, você se emociona. Quando um ente querido volta para o mundo espiritual, você começa a ponderar: "quanto ele me ensinou!", "quanto eu aprendi!", "quanto não devo a essa pessoa!". Esse sentimento de gratidão é que devemos ter. O que se observa muito, no entanto, é: quando a pessoa não tem nada, reclama; quando começa a ter, reclama que faltam outras coisas. Ou seja, reclama do que não tem e não agradece o que tem. É isso que está errado. Nós temos que agradecer o que nós temos. É como diz o provérbio chinês: "eu reclamava que não tinha sapatos, até o dia em que vi um homem que não tinha pernas". Assim, é melhor ter um sapato velho do que não ter perna. Aí, a pessoa começa a olhar a vida de outra forma: "Muito obrigado porque tenho minhas pernas", "obrigado porque posso fazer isso", "obrigado porque posso fazer aquilo", "obrigado por causa disso", "obrigado por causa daquilo".

Tenho um amigo, ex-diretor da Seicho-no-Ie, certo dia ele estava indo para Santa Catarina e o trânsito acabou ficando totalmente congestionado. Foram horas e horas e o trânsito andava muito vagarosamente. Andando assim, lentamente, acabou chegando a um restaurante. Estava no banheiro, quando entra um caminhoneiro e lhe diz:
- Essa porcaria! Já faz quatro horas que estou parado aqui.
- Meu amigo, você tem que dizer muito obrigado, viu?
- E por quê?
- Porque o acidente que vi lá atrás, graças a Deus, não aconteceu com você e você vai voltar para casa e se encontrar com sua família.

O homem se emocionou e agradeceu.

- Muito obrigado pela lição de vida!

Assim, o preletor jantou e, após, ao sair, chamou o garçom para pagar e este lhe disse que o jantar já estava pago.
- Quem pagou?
O garçom apontou para o caminhoneiro. Vejam como tamanha foi a gratidão pela lição de vida que recebeu; "resmungar porque fiquei quatro horas parado!", refletiu; "pelo menos estou voltando vivo para casa".

Por isso, atenção mães que reclamam que o filho chega tarde, que o marido volta tarde. Há duas formas de recebê-los:
 - "Isso é hora de chegar?", a outra é:
 - "Ainda bem que você chegou! Muito obrigado!"

Ao acordar o filho, por que não agradece que ele está dormindo em casa? Ao invés disso, fala: "Acorda vagabundo!”, ou "Acorda, seu preguiçoso!". Isso é maneira de acordar o filho? Essas são palavras para se dirigir a um filho?

A segunda norma: Conservar sempre o sentimento natural.

Sentimento natural é não ficar exaltado. Tem gente que, por qualquer coisa, já fica brigando, atrasou um pouco o avião já vai brigar, já faz escândalo. O causador do atraso não é a pessoa que está no balcão, mas, ela ouve uma série de impropérios, um monte de coisas de pessoas que ficam totalmente fora de si. Há casos de pessoas que tiveram grandes prejuízos, como o de um primeiro-ministro que, num momento de irritação, gritou a palavra "idiota" no parlamento e perdeu o cargo. Ou por algumas atitudes, como aconteceu no caso daquele diretor do FMI, que "aprontou" com a camareira e, em consequência, perdeu um milhão de dólares, perdeu o prestígio, acabou tudo na vida dele.

Terceira norma: Manifestar o amor em todos os atos.

Manifestar o amor é praticar mais carmas bons. É pensar que, a todo momento, nós temos alguma coisa para fazer de carmas bons. Andando na rua, ao encontrar uma casca de banana ou um caco de vidro, encoste-o na parede ou jogue-o numa cesta de lixo. Você já terá feito um bem para alguém que poderia se machucar. Não importa para quem, você já fez a sua parte. Tudo isso faz parte do modus vivendi que vai trazer alegria para nós. Você fica feliz com você mesmo. Quando você faz algo que não deveria, aquele sentimento de culpa o incomoda. Você fica chateado com você mesmo e vai buscar uma compensação, sofrendo. Por isso, a ação que você praticou, de causar sofrimento para alguém, faz com que o seu inconsciente queira pagar a dívida (não é Deus quem castiga). Por isso, a oração do Pai Nosso, antigamente, falava assim: "Perdoai as nossas dívidas". Ter dívidas significa "estou devendo". A palavra de gratidão é "obrigado", portanto, "estou obrigado a retribuir o favor que você fez pra mim", é nesse sentido. Então, devemos fazer sempre atos bons e não deixar de ler a Sutra Sagrada para os antepassados. Parece um simples papel que você vai ler, porém, para os antepassados significa muita coisa.

Rozinete Saturno, dizia sempre para a mãe: "Mãe, leia a Sutra para os antepassados!" A mãe respondia: "Filha, não se deve mexer com os mortos".
O que está escrito no livro Conquiste a Felicidade com Amor? "Seicho-no-Ie não mexe com os mortos". Certo dia, a mãe telefona para a filha e diz:
- Filha, como é mesmo esse negócio de Sutra para os antepassados?
- Ah, mãe, eu sempre falei para a senhora e a senhora nunca ligou....
- Por favor, por favor.
- Por que a senhora quer saber agora?
- É que eu sonhei com o vovô (o sogro da mãe, que é o avô da Rozinete). Eu vi o vovô e um monte de antepassados. Estavam todos sentados como num auditório, e perguntei: "o que esses senhores estão fazendo aqui?".
- Nós estamos esperando a Rozinete ler aquele livrinho. Depois que ela começou a ler aquele livrinho para nós, todos aqui ficaram curados das doenças que tinham e todos estamos felizes.
E, apontando para o tio-avô da Rozinete, que morrera assassinado, esfaqueado, aos 24 anos de idade, disse:
- Aquele lá, quando chegou aqui não podia nem andar. Depois que ouviu as palavras da Verdade, "tá que tá, como um guri" [guri = menino], anda, vai para cima e para baixo e não sente nada.

Então, para nós, manifestar amor, ler a Sutra para os antepassados, é uma coisa muito importante. E, outro detalhe, cada vez que lemos a Sutra estamos entrando em contato com a Verdade. A preletora Jandira de Castro falou para um rapaz que estava com Aids: "leia 1000 Sutras", e o rapaz curou-se da Aids.

Quarta norma: Ser atencioso para com todas as pessoas coisas e fatos.

Em casa, se alguém chegar falando coisas que você não gostaria de ouvir, diga: "Ah, é?". Mesmo que você não tenha entendido o que foi falado diga "Ah, é?". Vamos sempre treinando falar "Ah, é?". Somente isso já é uma grande coisa para quem sempre demonstrou indiferença. Também têm pessoas que, quando vão cumprimentar, só esticam os três dedinhos, parecendo uma madame. Olhe nos olhos da pessoa que você vai cumprimentar e faça-o de maneira adequada, firme, porém, sem exagerar.

Quinta norma: Ver sempre as partes positivas das pessoas coisas e fatos, e nunca suas partes negativas.

Esse é o modo de viver. Ao contrário, vendo as partes negativas você não vai ganhar nada. O que você pode ganhar é uma coisa chamada artrose ou artrite. Isso porque você estará criticando a pessoa e por isso pode ter artrose, artrite e problemas no joelho. Vendo as partes positivas, você não vai se incomodar com os defeitos alheios e não vai ficar preso a essas coisas.

Sexta Norma: Anular totalmente o ego.

Esta é a norma mais curta, porém, a mais complicada. Isto é o mais difícil: anular o ego. Temos que treinar todos os dias, cada vez que tivermos oportunidade. Aprender a anular o ego, aprender a ouvir, lembrar que temos uma boca e dois ouvidos, o que significa que temos que ouvir mais e falar menos.

Sétima norma: Fazer da vida humana uma vida divina e avançar crendo sempre na vitória infalível.

Vida divina não é aquela em que você passa a criticar, não é uma vida em que você passa a detestar a si próprio, mas, uma vida em que você sinta orgulho próprio. Deixe boas lembranças para todas as pessoas que o conheceram. Não seja lembrado como um temperamental, um chato, um implicante, um resmungão. A imagem que vamos mostrar para os outros depende de nós. De que forma você vai vender sua imagem? De uma pessoa compreensiva, bondosa, espiritualizada, isso tudo é importante. Importante porque cada pessoa que pensa em você, da forma como ela o vê, ela envia um pensamento positivo ou negativo. A pessoa que é sempre detestada não tem sorte na vida. Artistas que sempre fazem o papel de "uma má pessoa" acabam captando as vibrações negativas do público que os assiste. É apenas o papel desempenhado pela pessoa, mas, ela acaba captando essas vibrações negativas. Outro detalhe, também, é que a pessoa decora textos de fatos negativos e isso acaba ficando gravado em seu subconsciente e acaba sendo materializado. Por isso, precisamos sempre manter bons lançamentos, e viver de uma forma agradável e com o otimismo.

Oitava norma: Iluminar a mente, praticando a Meditação Shinsokan todos os dias sem falta.

Quando o nosso estudo chegar ao volume 8 vamos esmiuçar, detalhar, e vamos, também, treinar um pouco a meditação.

AVV1 pág. 59: "Além disso, pela Pedagogia da Seicho-No-le procura extrair a natureza divina do jovem e libertar o talento da criança desde tenra idade, porque deseja expandir a construção do paraíso na Terra paralelamente ao crescimento da criança."

É muito comum mães reclamarem que o filho já está com 30 anos de idade, não quer saber de trabalhar e só sabe ficar dormindo. Para essas mães que vivem falando que seu filho é problemático, que é um vagabundo, que não quer trabalhar, eu digo que o problema não está no filho. E digo, olhando para os olhos, o seguinte: tenho certeza de que quando ficou grávida dele, você não ficou contente. Não saiu por aí dando a notícia para seu pai, para sua mãe, para seus amigos, nem para ninguém. Você ficou muito triste quando soube da gravidez e não aceitou essa gravidez. O seu filho esperou tanto tempo para vir a este mundo e foi recebido desta forma, é lógico que não terá um comportamento que vai deixá-la feliz.

Tem o caso de uma senhora cujo filho estava com 35 anos. Depois de 36 anos que ela ficou grávida, o filho ainda estava demonstrando esse comportamento, isso significa o quê? Que o filho captou todas as emoções e pensamentos da mãe quando estava na barriga dela. Por isso, a educação começa nesse momento, quando o bebê ainda está na barriga da mãe. E, se o casal fica brigando já nessa fase, a criança pode até nascer com problemas mentais. Assim, também, filho que foi rejeitado ou cujo sexo difere daquele que os pais desejavam, pode vir a ter, logo após nascer ou até por volta do segundo ano de vida, problemas de asma e bronquite. Portanto, essa tristeza fica no inconsciente do filho. Por outro lado, se ele foi criado com amor desde que foi concebido, desde os meses de gestação na barriga da mãe, a mãe lendo bons livros, num ambiente de harmonia conjugal, tudo isso é importante para o seu futuro.

Para encerrar, vamos ler juntos os preceitos dos membros da família Seicho-no-Ie:

Primeiro: Nós, adeptos e leitores da Seicho-no-Ie, objetivamos, como membros da família Seicho-no-Ie, tornar-nos luz do mundo e alicerce da construção do paraíso terrestre, vivendo e aprimorando-nos conforme os presentes preceitos.

Para simplificar esse preceito: não é só para ler, não é só para ouvir. Pense em ajudar o próximo. Se ninguém pensar dessa forma, quem vai ajudar quem? Precisamos sempre ter a postura de aprender e passar para os demais.

Segundo: Acreditamos que todas as religiões são raios de luz da salvação emanados da Grande Vida e declaramos não criticar as diferentes religiões, respeitando seus objetos de adoração.

Assim, devemos sempre manter esta postura. A Seicho-no-Ie ensina que todas as verdadeiras religiões são raios de luz que vieram para iluminar. Raios de luz variam muito de intensidade. Podemos ter luz de vela, luz de farolete, luz de lâmpada, luz de palito de fósforo, cada uma ilumina de acordo com a sua intensidade. E, também, cada pessoa se encontra professando o ensinamento de acordo com aquilo que se identifica mais.

Terceiro: Acreditamos que somos filhos de Deus e nos propomos a viver dignamente sem macular a pureza da nossa alma.

Quarto: Ao vermos o campo, as flores, o céu, as estrelas, o mar, o solo, o fogo, a água, enfim, toda a natureza e todos os seres vivos, vemos no seu interior a perfeição da vida de Deus respeitando-a, reverenciando-a e amando-a.

No tempo da URSS, trabalhar mais ou trabalhar menos não fazia diferença, pois ganhava-se a mesma coisa, então, as pessoas trabalhavam resmungando. Nessa época, chegaram também à conclusão de que as vacas tratadas por pessoas que ficavam xingando-as a todo momento quase não produziam leite. Também as plantas tratadas com amor crescem bonitas; têm pessoas que colocam até música clássica para elas "ouvirem".

Quinto: Acreditamos na Verdade de que os limpos de coração verão a Deus e nos propomos a conservar o nosso coração sempre puro, nobre e dócil.

Quem leva vantagem quando a pessoa age dessa forma? Ela própria, porque o outro fará o mesmo com ela. Se você tratar alguém de forma grosseira, também será tratado de forma grosseira. Você tem que entender que, se manifestar o coração sempre puro, nobre, e dócil, o outro fará o mesmo. Comece hoje isso em casa, ok?

Sexto: Nós, que conhecemos a lei da mente, segundo a qual semelhantes se atraem, jamais pensaremos em coisas indesejáveis.

Sétimo: Se tivermos tempo para falar sobre os defeitos próprios ou alheios, aproveitemos esse tempo para pensar em Deus e na perfeição original do ser humano e, também, para visar o nosso renascimento espiritual e nosso progresso.

Oitavo: Nós acreditamos estar sempre vivendo junto com a força infinita e, por isso, nada tememos e nada nos preocupa, a não ser quando contrariamos a vontade de Deus.

Quando contrariamos a vontade de Deus é porque estamos agindo por ego, então as coisas só podem dar errado mesmo. Quando manifestarmos o amor em nosso dia-a-dia, estaremos atendendo a vontade de Deus, que é amor, e, por isso as coisas darão certo.

Nono: Mesmo que tropecemos, levantamo-nos no mesmo instante e voltamo-nos imediatamente para o lado da luz.

Lembre-se que toda pessoa que um dia fracassou, hoje é um vitorioso. E, não existe um só vitorioso que um dia não tenha fracassado.

Décimo: Declaramos fazer o máximo para livrar os semelhantes do sofrimento, ajudando-os a converter a sua vida de trevas em uma vida de luz.

Décimo-primeiro: Proporcionemos aos outros o que gostaríamos que nos fosse proporcionado, e jamais aquilo que nós detestaríamos.

Décimo-segundo: Nós divulgamos a Seicho-no-Ie para o mundo inteiro a fim de que toda a humanidade conheça a Verdade e consiga uma vida de saúde, felicidade e paz.

Décimo-terceiro: Nós que acreditamos na eternidade da vida, todas as manhãs reverenciamos a Deus, oramos pela tranquilidade das almas dos nossos antepassados diante do oratório memorial, agradecemos a sua proteção e, sendo eterna nossa Vida, procuramos viver sempre vigorosos e alegres como os jovens.

Décimo-quarto:
[devido a um lapso no áudio, não pudemos transcrever este preceito; se você assistiu à aula e anotou, envie-nos, por favor: ph1199@hotmail.com ]
Décimo-quinto: Nós procuramos viver o dia de hoje de modo mais corajoso, mais alegre e mais honesto possível, com toda a força, para que possamos estar com a consciência tranquila.

Décimo-sexto: Nós acreditamos que o bem, o amor, a sabedoria e a luz, constituem a nossa imagem verdadeira e nos propomos ser cada vez melhores, praticando atos de amor e lendo as palavras da Verdade a fim de tornar o nosso caráter e o nosso hábito mental tão perfeitos quanto os de Deus.

Muito obrigado a todos! Que Deus os abençoe!

Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.

Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato! 
A edição deste post contou com a valiosa dedicação dos seguintes colaboradores:
- Gloria Mendes dos Santos
- Ruthineia Araújo
- Valdinei Simplicio
Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário