segunda-feira, 4 de abril de 2011

AVV40 – SINOPSE DA 9ª AULA – 30/03/2011 - O Elogio e o Estado de Plena Liberdade

Ao iniciarmos o resumo da 9ª aula da Reunião de Estudos d’A Verdade da Vida, agradecemos a imensa dedicação do Professor Heitor Miyazaki, e de toda a equipe de apoio da Sede Central.
Esclarecemos que as sinopses aqui postadas representam um resumo do conteúdo apresentado pelo orientador durante as aulas. Tomando todo o cuidado para não alterar a essência doutrinária, adaptamos a linguagem coloquial falada para a linguagem estruturada escrita. O principal objetivo da sinopse é perpetuar o ensino recebido em aula, servindo como fonte de pesquisa dos pontos centrais tratados pelo professor. O Professor Heitor Miyazaki ilustra a aula com inúmeros relatos de experiência vivenciados, bem como com diversas citações de trechos de livros sagrados. Esses relatos e citações de livros, muitas vezes, são utilizados para fundamentar o pensamento doutrinário. Muitos desses relatos e citações de livros, no entanto, não estão sendo transcritos para as sinopses do blog. Por essa razão, é essencial o acompanhamento presencial da aula nas quartas-feiras. Convidamos você e sua família a participar deste maravilhoso curso. Informe-se na Regional da Seicho-no-Ie mais próxima!
AVV40 - Aula 9 - Parte I  - Perguntas & Respostas:
Meu filho, de trinta anos, sempre me responde de forma agressiva, e nem me olha ao falar comigo:
Quando o filho é revoltado, ele, na verdade, quer a manifestação de amor por parte dos pais. Mesmo em idade adulta há, entre os homens, muitos que sentem carência afetiva. Talvez, no seu caso, esse filho seja o caçula. Há muitos casos em que o filho caçula teve a gestação rejeitada pela mãe. Nesse caso, é natural que o filho seja uma pessoa revoltada. Ou, se houve aborto na família, a influência da criança que foi abortada provoca uma revolta e faz com que essa revolta se manifeste contra os pais. Se ocorreu aborto, leia o livro "Pela Paz dos Anjinhos". Se ocorreu uma gravidez indesejada, é natural que o filho fique ressentido e, quando chega à adolescência ou à  idade adulta, fique agressivo. A agressividade é um sintoma de reação a um ferimento. Se ocorreu isso, recomendo que sua esposa leia o livro "Educação do Renascimento" e faça a regestação. Outro ponto, enquanto o senhor estiver vendo seu filho como uma pessoa agressiva, ele vai continuar agressivo. Ao invés de pensar dessa forma, trate-o com amor, converse com ele de forma amorosa, use palavras que o façam sentir-se feliz.
Existe também aquela situação em que a gente exige que tudo seja sempre feito do nosso jeito; chega a hora em que o filho já não escuta mais. O mesmo ocorre quando a mãe fica, a toda hora, fazendo as mesmas recomendações ao filho; chega o momento em que ele começa a explodir. Dentre os desejos fundamentais do ser humano, um deles é ser livre. Quando existe muita pressão e cobrança, o desejo de ser livre não é atendido, e a pessoa reage de forma agressiva. Portanto, mude o modo de falar, de agir, e manifeste o amor. Diga para seu filho, ou escreva num papel "filho eu te amo, você é um filho maravilhoso, papai te ama". Mande um bilhete ou mande um torpedo pelo celular. Esse "eu te amo" é o que ele está precisando ouvir do pai. Às vezes os pais esquecem-se de abraçar os filhos e de falar que os amam. Isso causa esse tipo de reação. Assim, manifeste o amor e, também, procure elogiar o seu filho, ao invés de criticá-lo.
Estou separada de meu marido há anos, mas vivemos na mesma casa. Há algum tempo descobri que ele é homossexual; minha filha também é, e na família dele também há outros casos. Como devo agir?
Ao iniciar a resposta, o professor Heitor contou o caso de uma pessoa com a qual ocorreu fato semelhante. Na família, entre os antepassados, havia alguns que eram homossexuais. Quando a mãe começou a orar para esses antepassados (dedicar leitura da Sutra especialmente para essas pessoas), o filho deixou de ser homossexual. Assim ocorre, analogamente aos casos em que espíritos que bebiam muito quando estavam aqui na Terra e ainda sentem muita vontade de beber, aproximam-se de algum descendente para para satisfazer essa vontade. O professor lembrou-se, também, do caso daquela senhora da Bahia, que bebia, sozinha, uma garrafa de cachaça por dia. Certa vez, na leitura da Sutra Sagrada que fazia diariamente para os antepassados, ela colocou como oferenda uma dose de cachaça. A partir deste dia, nunca mais ela bebeu. Isso ocorreu porque os antepassados que usavam o corpo dela para beber libertaram-se com essa oferenda e, a seguir, as palavras da Verdade (a Verdade liberta). Assim, libertos, eles perderam aquele desejo de beber e, consequentemente, desapareceu nela essa vontade. Da mesma forma, também há outros desejos e sentimentos que as pessoas que já faleceram e encontram-se ainda em ilusão, como não podem satisfazer, podem aproximar-se de uma pessoa da família. Portanto, apenas ofereça a leitura da Sutra Sagrada para esses antepassados que foram, também, homossexuais. A Seicho-no-Ie não tem nenhuma posição contrária à homossexualidade. Apenas o que se faz é uma orientação para os que desejarem deixar de ser, porém, se a pessoa não pretende deixar de ser, esta é uma opção dela e é inútil forçar o contrário.
Sempre atraio homens comprometidos para relacionamento:
Isso ocorre porque você, inconscientemente, "não quer casar". Conscientemente, você quer homens desimpedidos, porém, inconscientemente você atrai pessoas que são "carta fora do baralho", isto é, impedidas para casar. O que seria esse desejo inconsciente de "não querer"? Exemplos: medo de fracassar em novo casamento; imagens de desarmonia que a pessoa guarda dos pais; gostar de ser solitária (da boca para fora fala que quer casar, mas, no fundo, pensa: tudo está bem assim, para que vou casar?). Portanto, analise bem, você quer casar mesmo? Se tiver medo, leia o livro "Lições para o Cotidiano". Se você tem receio porque viu muita desarmonia entre papai e mamãe, visualize a imagem de seus pais, perdoando um ao outro, e substitua na sua mente aquela imagem antiga por esta de casal em harmonia, de felicidade, de lar constituído. Vá introduzindo essas imagens no seu subconsciente e, consequentemente, vai aparecer a pessoa certa na sua vida.
Crença de "não merecimento" de uma relação afetiva verdadeira; como abandonar isso?
A idéia de pecado está muito forte em seu subconsciente. Esse tipo de pensamento faz com que a pessoa fale: "eu não mereço, eu não mereço" e, sempre que uma coisa boa está para ocorrer, não se concretiza. Por que você não merece? Se você é filha de Deus, é claro que merece! O inconsciente desejo de "querer sofrer" é que faz as pessoas acharem que não merecem coisas boas. Deus quer que sejamos felizes! Para nos ensinar isso é que vieram Cristo e Buda. Cristo crucificou-se para carregar os pecados da humanidade, por isso, não há necessidade de você pensar que precisa sofrer. Pense: eu mereço ser feliz porque sou filha de Deus, sou herdeira de Deus. Pense dessa forma a todo instante, ok?
Minha avó disse: não sou feliz no amor, então, até a minha sétima geração não será feliz também. Como faço para eliminar isso?
Basta não acreditar nisso que a sua avó falou (como parte integrante desta resposta, o professor Heitor relatou o caso da senhora Valquíria, de Feira de Santana, que experimentou uma mudança radical na vida após mudar a postura mental, ler o livro "A Humanidade é Isenta de Pecado" e entender que era filha de Deus).
Por que somos vítimas de pessoas invejosas?
Você não deve se preocupar com isso. Pessoas invejosas apenas estão manifestando complexo de incompetência. Os maratonistas devem olhar apenas para frente, não se preocupando com os adversários que estão atrás. O jogador de futebol, quando  joga no campo do adversário, não deve se preocupar com a torcida. A madre Teresa de Calcutá ensina: “se você estiver fazendo o bem e surgirem pessoas invejosas, continue fazendo o bem”. Portanto, siga o seu caminho sem se preocupar. Os invejosos é que devem se esforçar, dedicar-se, para fazer o mesmo que você.
Como eliminar a crença de "não merecimento da prosperidade"?
Você está impregnado com o conceito de "pobreza honrada". Elimine o pensamento de que “as pessoas devem ser pobres, porque somente os pobres é que vão para o céu”. O mestre deixa claro que isso não é verdade. Analise o seguinte exemplo: imagine um rico e um pobre, ambos no hospital. Ambos estão à beira da morte. O rico transfere toda a riqueza para  o pobre e, no dia seguinte, ambos morrem. Quem vai para o céu? Então, a "pobreza honrada" é um conceito desprovido de lógica. O que vale é a compreensão da Verdade, a espiritualidade, e o amor da pessoa. Leia o livro "A Humanidade é Isenta de Pecado" muitas vezes (o professor Heitor mencionou dois relatos de experiência de pessoas que prosperaram, esplendidamente, após a leitura,  por repetidas vezes, desse livro). Portanto, leia o livro várias vezes e, até, transcreva-o num caderno. É preciso não só gravar as palavras da Verdade no subconsciente, como também, deletar o medo de prosperar e os demais conceitos equivocados.
Minha situação financeira está sempre no vermelho, posso ganhar muito dinheiro, mas ele sempre se evapora:
Retirando uma flor do arranjo sobre o palco, o professor disse: você está como esta flor. Quanto tempo vai durar esta for? Um ano? Não! Porque não tem raiz. A base da prosperidade das pessoas está no amor às raízes. O Mestre ensina: a base da prosperidade está em render culto aos antepassados e ler a Sutra Sagrada para os antepassados duas vezes por dia, todos os dias. Na época do dia de finados, visite o túmulo com antecedência, faça uma limpeza, leve flores, enfim, trate com amor os seus antepassados. Essa é a parte da ligação espiritual. E, quanto à sua parte, você deve compreender que é filho de Deus e merece ser feliz. Por isso falamos tanto do livro "A Humanidade é Isenta de Pecado", que até o papa Bento XVI já leu. Leia e releia. Todos os que leram e releram tiveram suas vidas mudadas, porque você é quem muda o seu destino. De acordo com seu pensamento, sua crença, você muda o seu modo de viver, muda o seu dia-a-dia. Você é que estava indo para o caminho errado, por isso estava colhendo coisa errada.
Minha avó faleceu no ano passado. No dia de seu aniversário, levei flores ao túmulo. Esse procedimento não estaria errado, fazendo aumentar o apego dela ao mundo terreno?
Toda lembrança e toda manifestação de amor levam felicidade aos antepassados. O inverso é que é triste. Quando a pessoa ignora, esquece, abandona os antepassados, aí, sim, é que está fazendo algo errado. A sua lembrança é um carinho especial.
Ainda hoje, recebi uma carta da senhora Marta Ilka, de São Bernardo do Campo. Ela inscreveu o pai no "Santo da Missão Sagrada" e, no dia de aniversário do falecimento do pai, fez uma oração bem reforçada para o pai. Durante a oração, ela sentiu a presença do pai, e veio a imagem dele com um semblante bonito e jovial. Estava trajando a vestimenta especial que se usa para fazer as práticas da Seicho-no-Ie.
_ Papai, você está assim?
_ Depois que você me colocou no Santo da Missão Sagrada, eu comecei a trabalhar para a Seicho-no-Ie, aqui no mundo espiritual. Nós temos que fazer isso. Fale para todos que estou ajudando a Seicho-no-Ie no mundo espiritual.
Assim, quando a pessoa inscreve o antepassado no "Santo da Missão Sagrada", ele passa a ser um dirigente no mundo espiritual. E, quando a pessoa passa a colaborar, passa a trabalhar como dirigente no mundo espiritual cria mais carmas benévolos, carmas bons, positivos, e isso tudo soma méritos que vão para ele e para a família.
AVV40 - Aula 9 - Parte II  -  O Elogio e o Estado de Plena Liberdade
AVV1, pág 42: "E o amor de nossos pais é uma manifestação visível e palpável desse amor da Grande Vida. Como é do conhecimento geral, Lincoln, ao se tornar presidente dos Estados Unidos, disse: "Tudo que sou hoje e o que serei amanhã, devo à minha angelical mãe". E também o grande inventor Thomas Edison afirmou: "O que me formou foi o amor de minha mãe. Ela me amou de todo o coração e sempre achei que não devia decepcioná-la. Não é exagero afirmar que sou o que sou hoje porque fui fustigado incessantemente pelo impulso de alegrar minha mãe".
Em todos os sentidos, nada é mais sublime, nada é mais forte do que o amor. Quando os filhos crescem num lar onde prevalece o amor, tudo é maravilhoso. Quando falta amor, ou quando os pais xingam os filhos, tudo é lamentável. O futuro dos filhos fica prejudicado por essa falta de amor, pela falta dessa sensibilidade. O caso de Abraham Lincoln é emblemático: passou por inúmeras dificuldades quando criança e tornou-se um grande homem, presidente dos EUA e um dos estadistas mais eminentes de toda a história. Tudo isso graças ao esforço próprio e, também, graças a uma mãe que soube amá-lo. Assim também, Thomas Edison que estava tendo problemas na escola, foi enormemente auxiliado pela mãe que o retirou da escola e proporcionou a ele toda a sua educação fundamental. No processo pedagógico, a mãe sempre o incentivava, através do elogio, mesmo nas ocasiões em que demonstrava imperícias. Por isso, Edison, amplamente considerado o maior inventor de todos os tempos, aos 80 anos, disse: “as coisas que fiz, sempre foram com a intenção de alegrar a minha mãe”.
AVV1, pág 42: "0 amor do pai nunca é menor do que o da mãe, porém, há uma tendência de não ser reconhecido porque o pai tem poucas oportunidades de demonstrá-lo em palavras."...
... "Apesar de amar, esse amor não é expressado em palavras; então a força vivificante desse amor não se manifesta totalmente, fazendo com que seja considerado um pai ou um marido sem amor."
Muitas vezes, quando o amor é expressado em palavras, cria-se um clima muito interessante muito bom, que ajuda e encoraja o relacionamento entre pais e filhos.
AVV1, pág 42: "Se todos os pais do mundo conhecerem o modo de viver da Seicho-No-Ie e a força vivificadora da palavra, embora carreguem pesados fardos nas costas, conseguirão manter sempre um sorriso nos lábios e proferir palavras de amor."
Tem gente que diz: "eu vou sorrir", mas, como não treina, na hora desejada o sorriso não sai. Por isso, há necessidade de treinar. Se você tem comércio, não pense em sorrir apenas quando chega o seu cliente. Se você não treinou, o sorriso não irá sair. Tome como lição de casa o treinamento para sorrir sempre.
Para quem tem o livro "Conquiste a Felicidade com Amor", pratique a mentalização contida na página 97. Faça essa mentalização assim que você acordar. Esse é o melhor momento para mentalizar as palavras da Verdade, porque é a hora em que o consciente está começando a despertar. O consciente é o que vigia. Ao despertar, o consciente é menos questionador e “deixa passar muita coisa”. Aproveite, portanto, para repetir as palavras da Verdade que vão fluir ao seu subconsciente de forma vigorosa, no momento em que você está despertando. Portanto, faça isso ao acordar, antes mesmo de ir ao banheiro, repita: "sou filho de Deus, sou amável, sou harmonioso, sou bondoso, sou compreensivo, sou espírito, sou eterno. Eu não sou pecador. Eu sou filho de Deus. Eu não sou filho do pecado, sou filho de Deus". Assim, negue o que você não é, e afirme o que você é. São pequenas coisas, porém, à medida que vamos conhecendo a nossa natureza, vai mudando a nossa forma de ver as coisas. Vamos  nos valorizando, porque percebemos que temos valor. Muitas pessoas, por causa de um pecado passam a julgar-se as piores pessoas na Terra, porém, esquecem-se das boas coisas que fizeram, esquecem-se da sua natureza divina, esquecem-se que têm muitas coisas boas para fazer. Não importa se pecou. Deus não tem caderninho para ficar marcando os seus pecados, e não fica cobrando nada de ninguém. Confúcio disse: "errar é não corrigir o erro cometido ".
AVV1, pág. 43: "Então, se até o pai que carrega o mais pesado fardo viver com alegria, será natural que toda a família também viva feliz e em harmonia, e que no lar se manifeste naturalmente o paraíso."
As vibrações de amor e de paz ficam impregnadas na casa onde reina a paz. Existem casas em que, ao entrarmos, não nos sentimos bem, porque ali não há harmonia, e estão impregnadas com vibrações de desarmonia. Essas vibrações do emocional ficam impregnadas nas casas e também nas roupas. Existem pessoas que dizem não se sentirem bem ao usar determinadas roupas. Certamente, isso ocorre porque a pessoa brigou ou discutiu muitas vezes com aquela roupa. Por outro lado, quando você lê a Sutra Sagrada todos os dias em sua casa, e alguém o visita, diz: "Como me sinto bem sua casa!".
AVV1, pág. 43: "Nas "Palavras de Sabedoria" da Seicho-No-Ie consta um preceito que diz: "Se tiveres de censurar alguém, procura seus pontos louváveis e elogia-o". Por mais que alguém ame uma pessoa, se apenas a critica, sem dirigir-lhe uma palavra de elogio, dificilmente conseguirá melhorá-la."
Senhores pais e educadores tomem muito cuidado com o uso a palavra. A palavra tem força, tanto positiva como negativa. Palavras críticas agridem, estragam as pessoas. Palavras que encorajam, que incentivam, constroem situações positivas. O elogio faz com que a pessoa adquira sentimento de autoconfiança e se sinta bem com isso. Portanto elogie as pessoas, sempre que puder, elogie.
AV40, pág. 43: "Tanto as palavras de amor como as de elogio têm o poder de construir o bem. Certa ocasião, ouvi contar que havia um menino com vício de furtar e, como não houvesse meio de corrigi-lo, haviam decidido interná-lo num reformatório de menores. Quando chegaram a essa situação, ocorreu à mãe do menino uma idéia sábia. Ela percebeu que, se continuasse a criticá-lo pelos furtos, iria reforçar mais ainda a idéia de furto na mente infantil dele, e o vício jamais se corrigiria. Então, parou de admoestar o filho e deixou cair propositadamente uma vultosa soma de dinheiro no caminho por onde ele iria passar. O menino encontrou o dinheiro, mas não sabendo como gastá-lo por ser uma quantia  muito grande entregou-o à polícia. Elogiado na polícia e na escola, descobriu o quanto se sente satisfeita uma pessoa que pratica o bem, e assim curou-se do vício de furtar. Por trás dessa bela narrativa, existiu a força do amor da mãe - que, para salvar o filho, jogou fora uma grande soma de dinheiro - e a força do elogio que premiou a boa ação. Em suma, no íntimo de qualquer pessoa se aloja a natureza divina e, quando confiamos no outro e procuramos descobrir e elogiar suas partes positivas, essa natureza divina começa a brilhar, despertada pela força da palavra."
Segundo psicólogos, a mulher excessivamente ciumenta, que só fica imaginando o marido traindo-a, por fim, ela é quem acaba traindo antes que o marido o faça. Pensando intensamente na palavra traição, ela acaba cometendo a infidelidade antes do marido. A pessoa que tem o ego muito forte, não consegue elogiar. Quer somente receber elogio. Quem tem o amor grandioso, que já anulou o ego, consegue manifestar esse elogio. Por isso, elogiar é criar carma bom. Faça o elogio, porém, um elogio coerente. Se a pessoa elogiada achar que o elogio é excessivamente exagerado, isso pode atrapalhar.
AVV1 pág.44: "Segundo a biografia do sr. Kaichiro Nezu, que chegou a ser membro do Conselho Imperial, na época de sua mocidade, foi um assíduo e incorrigível frequentador de locais não recomendáveis. Vivia em casas de chá e nem sempre voltava para casa. Seu pai era uma pessoa sábia e jamais se queixava. Trabalhava entregando mercadorias com um carrinho, no lugar do filho. Um dia, casualmente, o sr. Kaichiro viu o pai assim trabalhando e sentiu-se constrangido diante desse profundo amor paterno. Ao voltar à casa de chá, encontrou uma carta que o pai havia lhe enviado. Em linhas gerais a carta dizia o seguinte: "Eu confio em você. Acredito que você é um homem que não erra, pois tem firmeza de caráter. Cuide da sua saúde". Profundamente impressionado com a confiança e o amor de seu pai, desde então, deixou definitivamente de ir a lugares como aquele, esforçando-se a ponto de se tornar membro do Conselho Imperial."
Neste caso, houve o elogio, mas, também, o esforço e dedicação da pessoa elogiada para justificar o elogio. Michel Jordan passou por uma situação parecida. Na escola, foi excluído da equipe de basquete. Ao chegar em casa, trancou-se no quarto e começou a chorar copiosamente. A mãe, ao indagar sobre o que havia ocorrido, ouviu: "Mãe, deixe-me chorar. Ainda vou ser o melhor." Portanto, aquela situação de ter sido excluído, provocou uma reação que o fez buscar o aperfeiçoamento. Treinou mais que os outros, esforçou-se e, realmente, tornou-se o melhor de todos. O sucesso depende muito da própria pessoa. Com comodismo ninguém vence. Todas as pessoas que venceram são as que se dedicaram mais que os outros. Portanto, qual é o segredo? Se você for criticado, treine, treine muito mais que os outros. Se você for elogiado procure justificar o elogio.
AVV1 pág.44: "O sentimento de amor existia nos pais desde o princípio, mas, enquanto não foi expressado verbalmente em palavras de elogios ou por escrito em palavras de confiança, a sua força vivificante não se manifestou na sua totalidade. Esta é a razão porque se afirma na quarta Declaração Iluminadora da Seicho-no-Ie que, embora o esteio da vida seja o amor, enquanto não for exteriorizado na forma de "oração, palavras de amor e elogios" a sua força vivificadora não se manifestará globalmente."
Não adianta falar, se aquilo que é falado não é praticado. O amor tem que ser 100%. Cristo disse: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de todo o pensamento e de toda a tua alma", ou seja, com o emocional (subconsciente), com o intelecto (racional) e com a totalidade da alma; é amar a Deus verdadeiramente, não somente da boca para fora, não somente os 5% que compõem o racional, mas, também, o subconsciente; e não somente pensar o amor, mas, sentir o amor a Deus na sua totalidade.

AVV1, pág.45 - 5ª Declaração Iluminadora
"5 - Acreditamos que, como filhos de Deus, possuímos em nosso interior a possibilidade infinita e que podemos atingir o estado de absoluta liberdade com o uso controlado do poder da palavra.
Usamos a expressão religiosa "salvação da alma", porém, salvar uma alma não significa, por exemplo, salvar um operário que esteja sofrendo por trabalhar arduamente numa fábrica, livrá-lo dessa situação e levando-o a prostíbulos onde possa viver divertindo-se na ociosidade.
"Salvação da alma" é a salvação no seu sentido mais rigoroso que faz com que a alma atinja o estado de total liberdade, próprio de Deus ou de Buda, mantendo sua individualidade (características próprias de cada indivíduo). É alcançar o estado de plena liberdade em que aparece aquilo que desejamos e desaparece aquilo que não desejamos."
Buda falou sobre o "estado de plena liberdade", e Cristo, também sobre o mesmo tema, disse: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará". Há muitas pessoas que vivem amarradas de diversas formas, por sentimentos de culpa, pensamentos errôneos, ilusões e, desta forma, não conseguem obter o estado de libertação.
"Tem espírito que está em estado comatoso por estar longe da Verdade. Sequer têm consciência."
Espíritos que estão nesta situação são espíritos que reencarnaram pouquíssimas vezes, não têm consciência e, consequentemente, não têm liberdade.
"Tem espírito um pouco melhor, mas não consegue sair do purgatório/ umbral".
"A mente que está em ilusão profunda dá forma à sua crença e manifesta uma imagem falsa (Sutra Sagrada - Espírito)."
Ou seja, espíritos em ilusão profunda acreditam piamente numa situação falsa e vivem nessa ilusão. Há espíritos em ilusão profunda e, também, há espíritos que vivem com certas restrições. Por exemplo, a preletora Iara, de Brasília, conta que, certa vez, há cerca de 30 anos, o cunhado dela (Sr. José) estava no carro quando apareceram dois homens, um de cada lado, armados com revólveres, e deram voz de assalto. Ele disse:
 _ Calma, filho de Deus. Eu vou te entregar o carro.
 O ladrão, assustado, disse:
 _ Só porque o senhor me chamou de filho de Deus, eu vou lhe devolver o carro. Mas, ao menos hoje, eu preciso dele.
 Assim, os ladrões levaram o carro. No dia seguinte foi localizado. O delegado ligou para sua casa e, após confirmar os dados pessoais, pediu para que o senhor José comparecesse ao local onde estava o veículo, para fazer uma vistoria completa em conjunto com a polícia.  Ao fazer a vistoria, constatou-se que nada havia sumido do carro, nem mesmo o “toca-fitas de gaveta”. A única coisa que havia sumido era uma revista da Seicho-no-Ie, ou melhor, pode-se dizer que ela foi trocada por um bilhete com seguinte teor: "meu amigo, que me chamou de filho de Deus, desculpe o transtorno, um abraço". Posteriormente, a preletora Iara contou que seu cunhado havia falecido, e um dia ele apareceu em sonhos. Ela falou:
 _ Você aqui?
 _ Porque o professor Heitor conta o meu caso nas palestras, eu tenho a autorização para sair de onde "estou".
 Vejam que a liberdade dele não era total, mas tinha certas regalias porque o relato dele está ajudando muitas pessoas. Por chamar de filho de Deus, a reação do ladrão mudou.
 O professor Heitor contou, também, o caso a ele relatado pelo professor Nagareda. Trouxeram a ele uma moça sobre quem se manifestavam sete espíritos diferentes. O professor Nagareda disse:
 _ Vou conversar com todos vocês, mas, apenas um minuto com cada um, está bem?
  Assim, cada um foi cumprindo o seu minuto de orientação com o professor Nagareda, até que apareceu um com os olhos fechados. O professor perguntou:
 _ Quem é você?
 _ Eu sou curandeiro da família.
 _ Por que você não abre os olhos?
 _ Eu sou cego.
 _ Você não é cego. Você é filho de Deus! O corpo que morreu é que estava cego . Você pode abrir os olhos. Abra os olhos!
 _ É mesmo! Eu posso enxergar!
Ou seja, ele estava se restringindo da liberdade de ver porque não havia entendido a Verdade de que tinha a capacidade de ver. Assim, muitas vezes a própria pessoa se restringe por estar sugestionada, hipnotizada. Da mesma forma, existem inúmeros espíritos que morreram doentes e continuam doentes no mundo espiritual. E poderão ficar nesse estado até que alguém esclareça a Verdade, por isso, é muito importante ler a Sutra para os antepassados diariamente.
"Espíritos que, em vida, doaram órgãos mas no mundo espiritual não estavam libertos, queriam de volta o órgão."
Por isso, quando alguém pergunta se a Seicho-no-Ie é contra ou a favor da doação de órgãos, respondemos: "Depende do grau de espiritualidade de cada um". Enquanto estão vivas, raciocinando, acham bonito: "eu vou doar meus órgãos." Mas, se ela ainda não está desperta, ainda não compreendeu, ainda não está consciente de que é um espírito, ainda tem apego ao corpo carnal, após a morte passa a achar que está faltando "alguma coisa". Então, fica ao lado da pessoa que recebeu seus órgãos, "querendo de volta". O "estado de libertação" ainda não foi alcançado porque a pessoa ainda está apegada ao corpo carnal. O apego a qualquer coisa tira a liberdade. Portanto, a questão de doar ou não doar órgãos, é definida pelo entendimento do comportamento de cada um, de acordo com o nível espiritual. Por outro lado, a pessoa que recebe a doação também precisa fazer uma reflexão. Há pessoas que só pensam em receber, só pensam em ser curadas, não se importam se vão receber células obtidas de embriões, se vão sacrificar vidas ou não. E isso também é apego, é egoísmo.
"No dia 7 de setembro de 2005 foi realizada a Cerimônia em Memória aos Povos Escravizados do Brasil. No dia seguinte, numa cerimônia no santuário Xamânico, o grande pajé Cobra Coral disse ao Marcelo (adepto da Seicho-no-Ie): "O grande Tupã manifestou o seu amor e sabedoria através do grande Pagé da Terra do Sol Nascente. Este ensinamento atravessou a grande água e chegou em minhas terras. Graças a essa homenagem que foi feita ontem toda nação Tupi-Guarani foi salva. Todos os seguidores deste ensinamento são Tupinambá.  A partir desta data, toda nação Tupi irá apoiar a Seicho-no-Ie no mundo espiritual"."
Nessa manifestação, o pajé Cobra Coral disse que, a partir da oração que foi feita, aqueles índios que estavam sofrendo libertaram-se desse sofrimento (obtiveram o estado de libertação) graças à leitura da Sutra Sagrada. Fatos como esse demonstram que as pessoas que amam os seus antepassados não podem deixar de ler a Sutra Sagrada para eles. Tem pessoas que pensam erroneamente "mas eu já leio há dez anos...". Devemos saber que há espíritos que, mesmo passados dezenas de anos, ainda encontram-se em estado comatoso ou semi-comatoso.
"A verdadeira salvação não significa escapar da morte. É preferível que o doente morra entendendo a Sutra do que ficar curado com uma oração, sem saber o motivo da cura, e falecer sem conhecer a Verdade."
Tem gente que se preocupa de forma exacerbada com a doença de determinada pessoa. O doente, no entanto, embora possa ler, não se esforça em compreender a Verdade. A pessoa quer curar de todo jeito, mas o doente não se esforça para ler a Sutra, pode ler os livros da Verdade, mas não lê, pode perdoar, mas não quer perdoar, escuta tudo, mas não quer fazer nada do que é recomendado. E a pessoa preocupada, pergunta: o que é que eu faço? Se o doente ficar curado com a oração feita por outra pessoa, o que ele aprendeu na escola da vida? Nada! É o mesmo que ocorre com aquele aluno que passa de ano sem saber a matéria. Nós estamos na escola da vida para aprender a evoluir. Se a pessoa falecer ouvindo a Sutra Sagrada e entender as palavras da Verdade, pode-se dizer que foi verdadeiramente salva. A verdadeira salvação consiste no fato de o espírito ascender a um o nível espiritual de libertação, um nível mais elevado.
"Quem sofre de claustrofobia (não suporta lugares fechados, como elevadores), não se libertou do desespero que sentiu ao morrer numa vida anterior."
A pessoa não se libertou do desespero que sentiu quando morreu numa vida anterior, encerrada, ou enclausurada, ou enterrada viva. Esse desespero de querer sair do local onde estava e não conseguiu, ainda está com ela. A pessoa ainda não se libertou disso, por isso tem claustrofobia. O professor Heitor contou que, quando explicou esse mecanismo em uma palestra, em Juiz de Fora, havia duas irmãs que sofriam de claustrofobia e, uma delas, no momento da explicação, colocou a mão no peito e disse: “não sinto mais nada, estou curada!” Ela foi curada no mesmo momento em que ficou identificado o fator que gerou a claustrofobia. É como no trabalho de psicanálise em que a pessoa identifica a causa, isso vem à tona, vem à consciência, e some o medo.
"Ocorrendo o despertar, imediatamente este mundo se transforma num mundo pleno de luz."
O professor Heitor relatou o caso de uma mulher que sentia dores de cabeça diariamente, além de frequentes aflições e angústias. Ficou caracterizado que alguém da família havia morrido tragicamente, e o espírito dessa pessoa influenciava a mulher. Então, o professor, percebendo que esse espírito encontrava-se ao lado da mulher, disse-lhe: "Você, que está ao lado dela, entenda a Verdade e a Verdade e vai lhe libertar. Você já não tem mais corpo carnal. Você já morreu, este corpo não é seu. O seu lugar é o mundo espiritual. Aguarde um instante que vamos fazer uma oração." Logo após, identificou-se que se tratava do espírito de uma prima com quem essa mulher crescera junto. Assim, o professor falou para o espírito da prima:"Fulana, logo após a oração, vou dar um sinal e a senhora vai para o mundo espiritual." Quando a leitura da Sutra terminou, ela usou a boca de uma pessoa e disse:"Ah! Agora estou vendo muita luz. Vou trocar a minha roupa suja de sangue e vou para o lugar que o senhor falou para eu ir. Muito obrigada." E foi embora. Por que antes ela não estava vendo luz? Por causa da ilusão! E, de onde veio a luz para ela poder dizer "agora estou vendo muita luz"? Veio dela própria! Essa luz não estava se manifestando antes porque estava encoberta. Por isso dizemos que a ilusão e o pecado nada mais são que o encobrimento da Imagem Verdadeira. A nossa natureza é vida, é luz, porque somos filhos de Deus, que é luz. Quando você entende essa Verdade (o despertar, o atingimento do estado de libertação), manifesta a luz, sente-se livre do sofrimento e manifesta-se, gradativamente, o Deus interior.

Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.

Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato!

Um comentário:

  1. Estou participando deste Curso em minha Associação Local e recomendo a todos.
    Sem comentários...participem e verão!

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir