segunda-feira, 28 de março de 2011

AVV40 - SINOPSE DA 8ª AULA - 23/03/2011 - O Amor e o Poder Criador da Palavra

Olá, amigos!

Ao encerrarmos a edição deste post, contabilizamos a seguinte estatística de acessos ao nosso blog, estratificada por países:
- Brasil: 922 
- Japão: 27
- Estados Unidos: 7
- Reino Unido: 3
- Portugal: 1
- Cingapura: 1
Reverenciamos a imensa dedicação do Professor Heitor Miyazaki, que proporciona aos brasileiros residentes em todos os Continentes o acesso a este sagrado estudo.

Apresentamos, abaixo, o resumo sinóptico dos assuntos tratados na aula do dia 23/03/2011: 

AVV40 - AULA 8 - PARTE I – PERGUNTAS & RESPOSTAS

Causas mentais de doenças:
Dor na sola do pé, joelho e quadril (66 anos, sexo feminino, casada):

Dor na sola do pé:
Quando a sola do pé apresenta-se dolorida, ressecada, com a pele engrossada, isto é decorrência não de problemas psicossomáticos, mas de influência do mundo espiritual. A causa está no abandono ao túmulo dos antepassados. Espíritos vermelhos, por ainda possuírem apego ao corpo carnal que utilizaram, permanecem nos cemitérios ao lado do corpo que utilizaram. Quando a família abandona o túmulo, começam a manifestar-se problemas nas solas dos pés. Outros problemas decorrentes da mesma causa são: tumores no cérebro, paralisia facial e diabetes (veja, também, aula 7, resposta a pergunta semelhante).

Dor nos quadris:
A região dos quadris está muito ligada ao cônjuge. É preciso fazer muitas orações de perdão e praticar, bastante, a gratidão ao esposo. Lembre da aula 2: "um quilo de feijão"; vá agradecendo ao marido de grão em grão, faça todos os dias e veja como essa dor vai desaparecer (veja na aula 5, resposta a pergunta parecida - "desgaste na cartilagem do quadril").

Dor no joelho:
Dores nas articulações, ou seja, nas junções, simbolizam o nosso espírito crítico  em relação às outras pessoas. Significa que o nosso relacionamento com algumas pessoas não está harmonioso. Por isso, analise como está o convívio com as pessoas do seu dia-a-dia. Seja uma pessoa menos crítica, mais dócil, e pratique o agradecer. Se tiver tempo para reclamar, aproveite este tempo para agradecer.

Enxaqueca e dor de cabeça:
A enxaqueca está ligada diretamente a sentimentos de insatisfação, mágoa ou ressentimento em relação ao papai e à mamãe. É comum em pessoas que tiveram muitos irmãos e o pai ou mãe dava mais atenção ao outro irmão, ou os pais se separaram, ou os pais eram muito ausentes. Esses fatos podem gerar pensamentos do tipo "papai gosta mais de fulano do que de mim", "acho que a mamãe não gosta de mim". Quando levava bronca e o irmão não levava, pensava "isso só acontece comigo". Essas insatisfações, mágoas, ficam gravadas no subconsciente, na infância, e manifestam-se mais tarde sob a forma de enxaqueca. Leia o livro "Buscando o Amor dos Pais" e agradeça muito aos seus pais. Pratique "um quilo de feijão' (veja aula 2). Tudo o que foi gravado com emoção, precisa sair com emoção. Os primeiros grãos de feijão terão cunho racional; à medida que os feijões vão passando de um lado para outro, começam a "mexer" com o lado emocional. Vamos nos lembrando do passado, da infância, da adolescência, de fatos que já estavam esquecidos pela nossa mente consciente. Agradecendo, agradecendo, agradecendo, tudo isso vai saindo e a enxaqueca desaparece.

Filho viciado em entorpecente:
O problema está na forma com que você vê o seu filho. "Conforme creste, assim será", disse Cristo. Enquanto estiver vendo seu filho como viciado, ele continuará viciado. Deus não criou nenhuma vida torta, nenhuma vida doente, nenhum viciado. Deus criou todos à imagem e semelhança Dele, por isso, veja o seu filho como filho de Deus. Ouça o CD "O Poder da Oração". Este CD já ajudou muitas mães cujos filhos encontravam-se envolvidos com os mais diversos tipos de vícios (o professor Heitor mencionou diversos relatos de pessoas que se livraram de vícios com a ajuda do CD). Há, também, outro ponto que deve ser avaliado: às vezes o filho começa a seguir por caminhos tortos porque há, na família, aborto provocado. O irmão, que se encontra no mundo espiritual, expulso da escola da vida, que é a Terra, pode influenciar o comportamento dos filhos que se encontram vivendo com a mãe, induzindo, por exemplo: desejo de abandonar os estudos, comer doces em demasia, trocar a noite pelo dia, ficar agressivo, aderir ao vício de drogas. Portanto, se houver aborto provocado na família, leia o livro "Pela Paz dos Anjinhos" e pratique o que está orientado no livro.

Quelóide (cicatriz que se projeta além da superfície da pele):
Problemas que se manifestam na pele estão muito ligados ao relacionamento com as demais pessoas. Quando a pessoa está irritada com outra e não quer harmonizar-se, podem ocorrer problemas na pele (o professor Heitor mencionou um caso ocorrido há cerca de 25 anos em São Caetano do Sul, referente a uma senhora que estava com o corpo repleto de feridas. Todos os dias a enfermeira juntava uma grande quantidade de cascas que saíam das feridas. A preletora que estava orientando esta senhora identificou que a causa estava no fato de que ela não suportava o relacionamento com o genro. O corpo criava simbolicamente uma "armadura" para proteger-se do genro. Portanto, concluímos que os problemas que se manifestam na pele devem ser analisados com vistas à harmonia nos relacionamentos pessoais, com sentimento dócil e suave. Isso fará com que a situação volte a apresentar-se de forma natural.

Erosão no globo ocular, que pode levar ao glaucoma - problema genético:
Se já ocorreu problema semelhante na família, é importante ler a Sutra Sagrada para os antepassados, todos os dias. Há casos de glaucoma, catarata, cegueira noturna, coceira nos olhos, citados no livro "Melhore o seu Destino Orando pelos Antepassados" em que a causa estava na falta de cuidado com o túmulo dos antepassados (o professor citou, adicionalmente, o caso de uma pessoa que, a cada quinze dias, tinha "tersol". Foi-lhe recomendado que cuidasse do túmulo dos antepassados. Ele viajou cerca de 500 km ao interior de São Paulo onde estava o túmulo. Fez a limpeza, depositou flores e, ao sair do cemitério, teve uma súbita vontade de visitar o museu da cidade. Lá, descobriu que seu bisavô fora um dos fundadores da cidade e amigo de D. Pedro II. Quando contou esse fato ao pai, este ficou surpreso e disse que nem mesmo ele sabia disso. Nunca mais voltou o tersol. Além desse caso, o professor também mencionou outros dois relatos de cura de paralisia facial e glaucoma, como resultado da dedicação de amor ao túmulo dos antepassados.)

Problemas de Circulação Sanguínea:
Faça a Meditação Shinsokan e transcenda o eu carnal. Antes de iniciar a meditação, é bom ler uma oração do livro "A Verdade em Orações". Há pessoas que apresentam problemas de circulação porque o "emocional" varia muito. Pessoas que têm pressão alta precisam parar de criticar e impor sua opinião (intransigência). Dominando esse sentimento em que o ego exige que seja "do seu jeito", a pressão diminui (o professor mencionou o resultado de um relatório do instituto do coração norte-americano. Consta que foi ensinada a meditação transcendental para um grupo de 111 pessoas com idade entre 40 e 55 anos. Depois de certo período houve uma melhora de 65% a 70% nas pessoas que sofriam de pressão alta e outras doenças).

Nódulos pelo corpo - nuca, braço e virilha:
Nódulos são ressentimentos. A senhora é uma pessoa muito emotiva, emociona-se e magoa-se com facilidade. Procure lembrar-se da pessoa com quem ficou muito magoada e tire essa tristeza através da Oração do Perdão e do agradecimento. O agradecimento é uma forma dinâmica de purificação, e a Oração do Perdão é uma forma passiva, portanto, ambas se completam. O “perdoar” e o “agradecer” fazem com que o seu subconsciente fique purificado. E, consequentemente, o corpo vai se manifestar conforme estiver no seu subconsciente. Nosso corpo manifesta o nosso emocional.

Se a pessoa falecida era surda, como vai "escutar" nossas orações?
Nossos antepassados compreendem a nossa vibração mental. Por isso é importante que ao fazer a leitura da Sutra, a pessoa entenda o que está lendo. Se o antepassado era surdo, cego, ou mesmo estrangeiro e você está lendo em português, se você estiver entendendo, ele vai captar (professor contou o caso de uma senhora do Rio de Janeiro que procurou relacionar os nomes de todos os parentes para a Festividade do Santuário Hoozo. Após a pesquisa, obteve cerca de 60 nomes. Preencheu os registros espirituais provisórios e encaminhou-os para o Santuário Hoozo. As orações no Santuário são feitas em português e os antepassados dessa senhora são holandeses. Sabem o que ocorreu? Passados alguns meses, ela recebeu uma carta do consulado da Holanda, dizendo: "Finalmente conseguimos localizá-la. A senhora tem direito a uma herança na Holanda". E o preletor lembrou-se de outro caso ocorrido há trinta anos. Na Academia de Ibiúna uma senhora relatou o sonho em que uma moça falou-lhe: "Você não me conhece, mas sou sua prima, morri na Itália com 22 anos. Meu nome é "fulana" e morri na segunda guerra mundial. Quero que você me inclua nessas orações do livrinho preto, que está fazendo.” Após acordar, confirmou com a mãe e os dados da prima na Itália. A mãe ficou surpresa pelo fato de a filha possuir dados da prima italiana sobre quem nunca havia comentado. A filha concluiu: ela apareceu em sonho, pedindo por orações). Portanto, não importa se o antepassado era cego ou surdo, ou de outra nacionalidade. Dependendo do entendimento de quem está lendo, ele vai iluminar-se. Se ele era surdo aqui na Terra, é nesse momento que deixa de ser surdo no mundo espiritual.

Sou preletora e quando faço "evocação" não consigo dormir:
É recomendável ficar um período sem fazer evocação. É preciso salientar às pessoas que vão trabalhar nas cerimônias, fazendo orações, fazendo evocações, que, ao fazer o Canto Evocativo, mantenham sua mente concentrada no Canto Evocativo. Sintam-se protegidos por Deus. O objetivo da evocação é que as pessoas disponham-se à nossa frente, e não em cima de nós. O cachorro entra na igreja porque a porta está aberta. Portanto, se a mente permanecer aberta, podem ocorrer interferências que resultam em insônia. É comum entre pessoas que recebem influência espiritual de algum antepassado, ou outra pessoa, ficar com insônia. As pessoas que estão sempre com insônia ou sentem dores na altura da nuca, não podem deixar de ler a Sutra Sagrada para seus antepassados.

AVV40 - AULA 8 - PARTE II: O Amor e o Poder Criador da Palavra

Iniciamos a aula com a leitura do livro A Verdade da Vida, vol.1, pg. 38:

"Além disso, existe também um homem na província de Saitama que, através da clarividência, viu-me numa ocasião em que eu escrevia originais da revista Seicho-No-Ie, dando uma prova objetiva de que escrevo sob inspiração. Esse senhor se chama Masayoshi Kasahara, e dele recebi a seguinte carta, datada do dia 1º de janeiro de 1931.”

"Praticava a Meditação Shinsokan e estava em estado de absoluta paz. De repente, da direção sudoeste, começa a surgir diante dos meus olhos o vulto esmaecido do professor. Na verdade, ainda não conheço o senhor pessoalmente. Talvez essa visão seja de natureza espiritual, mas eu o vejo de fato. Há algum tempo, o senhor está num dos cantos da sala, sentado com dignidade à escrivaninha e escreve algum pensamento com a caneta de costume. É tão nítida a cena ao seu redor, que parece estar ao alcance das minhas mãos. Sentado em posição aprumada, o senhor segura com firmeza a caneta embebida de tinta. Uma luz se irradia ao infinito do seu corpo de aspecto um tanto franzino, porém, que entusiasmo! Percebe-se nitidamente a decisão com que se dedica ao caminho. A caneta, cheia de vida, começa a se mover pouco a pouco. Quando ainda não havia escrito muitas linhas, ocorre um desprendimento do seu eu carnal e súbito, a velocidade da caneta aumenta e a pena corre célere. Num segundo, o senhor torna-se uma pessoa completamente diferente: é um ser espiritual de expressa nobreza, com os lábios cerrados e barba que cai até o peito. Mas onde está o professor? Procuro-o e vejo que está dissolvido no interior do ser espiritual. Com total domínio, o ser espiritual prossegue escrevendo, sem ao menos olhar para os lados. É surpreendente! Não pára nem para fazer um retoque na redação e é extraordinária a rapidez com que move a caneta. Que mistério! Afinal, de onde terá vindo esse ser? Do seu corpo irradia uma sublime luz espiritual e o ambiente ao seu redor se encontra transformado num paraíso iluminado. Reina absoluto silêncio e tranquilidade. O ambiente ainda está sob o domínio do ser espiritual. De repente a pena pára e desaparece a imagem desse ser. Parece que o texto foi concluído. Em seguida, volta a imagem solitária do professor. Parece ter-se libertado de um pesado fardo. Satisfeito como um pássaro que foi solto da gaiola, lê com atenção o pequeno artigo que terminou de escrever. Seu olhar penetrante está inteiramente concentrado nas palavras. Lê e relê, duas, três vezes, e demonstra estar cada vez mais tomado por uma misteriosa espiritualidade. 'Com muita razão', penso, pois se trata de um artigo escrito exclusivamente pelo ser espiritual. Permaneço absorto nessa visão durante algumas dezenas de minutos, observando atentamente o desenrolar do fenômeno. O senhor coloca o artigo em ordem e começa a trabalhar em outro intento."
"Anteriormente, no dia 14 do mês passado, tive uma visão durante a Meditação Shinsokan. Na noite precedente a essa em que presenciei tal cena maravilhosa, tive a mesma visão. Sou ainda jovem, com pouca experiência de vida. Porém, não considere tudo que relatei um produto da minha suscetibilidade. Conheci pela primeira vez a minha grandeza, pois acredito que por trás de mim também está presente alguém que me dirige constantemente. (Noite do dia 30 de dezembro.)
Registrei os acontecimentos daquela noite, mas, estando um pouco atarefado, não pude remeter- lhe logo. No momento, estou com uma estranha sensação. Será que isso aconteceu de fato? Será que o Mestre não irá rir de mim? Foi algo tão fora do comum, mas aconteceu de fato. Não me leve a mal, porque, casualmente, já estava assim registrado. Esclarecerei melhor em outra oportunidade. (Manhã do dia 1º de janeiro.)"

Após essa leitura, o Prof. Heitor proferiu diversos comentários a respeito do Mestre Masaharu Taniguchi. Transcrevemos dois deles:

- O Mestre não foi escolhido no Japão para receber essas inspirações divinas. Na realidade, foi escolhido no mundo celestial para que viesse à Terra.

- Certa vez, o Prof. Mukai, estando no Japão, ouviu um interessante relato de um preletor japonês. Esse preletor, tendo participado da segunda guerra mundial, tinha o desejo de voltar às ilhas do Pacífico para fazer uma oração pelos soldados japoneses que faleceram na guerra. Depois de muito tempo, ele conseguiu ir até o local desejado. Sendo clarividente, percebeu que havia um espírito conversando com ele:
- Há muito tempo estou esperando por esse momento. Eu é que fiz você vir até aqui. A humanidade corre um perigo muito grande. E, na Terra, só há uma pessoa que pode salvar a humanidade.
- Quem é essa pessoa?
- Masaharu Taniguchi.
- Mas ele é meu Mestre!
- Se você pensa que Masaharu Taniguchi é um homem comum na face da Terra, está muito enganado! Saiba que ele é um enviado especial de Deus para cumprir essa missão.

Assim, compreendemos como é grandiosa a espiritualidade do mestre Masaharu Taniguchi.


“4ª Declaração: Acreditamos que o amor é o alimento da Vida e que a oração, as palavras de amor e o elogio constituem o "poder criador da palavra" que concretiza o amor.”

Oração: "A maneira mais eficiente de orar deve ser através da simplicidade, clareza, objetividade e pureza e, confiante no amor do Pai, falar diretamente ao Pai como faz uma criança (AVV-3)".

Esses quatro itens: simplicidade, clareza, objetividade e pureza retratam que, muitas vezes, pensamos de forma equivocada e, por esta razão, nossos desejos não se concretizam. Para ilustrar, o professor Heitor contou o relato de uma ocasião em que estava no Paraguai quando um rapaz chamado Javier lhe disse:
- Professor, há três meses estou casado e há três meses estou desempregado; todos os dias saio de casa procurando emprego, mas não consigo encontrá-lo.
- Que emprego você deseja?
- Qualquer um!
- É por isso que ele não aparece!
Esse desejo, portanto, estava carente de clareza e objetividade, por isso não concretizava.
Então, o professor disse-lhe:
- Feche os olhos, pense que você já está indo para o trabalho, já está trabalhando, está contente, e agradeça a Deus. Faça esta mentalização, esta visualização, todos os dias para gravar no seu subconsciente que você já tem emprego e, outro detalhe, você precisa sentir que isto é verdadeiro. Se apenas mentalizar com o coração frio, sem sentimento, será o mesmo que rezar sem ter fé.

É preciso, portanto, analisar se estamos agindo de forma correta ao fazer a oração.

“Oração não é para se agarrar choramingando a Deus. É uma forma de fazer sintonizar a sua vibração mental com as vibrações espirituais de Bênção de Deus (Minhas Orações)".

Assim, a vibração espiritual de Deus e a nossa vibração devem ser de mesma natureza, senão, não conseguiremos sintonizar. Por essa razão, não se deve choramingar. Na Seicho-no-Ie não se faz súplica, não se faz prece, faz-se oração. A Seicho-no-Ie acredita nas palavras de Jesus Cristo: "Vosso pai já vos concedeu, antes de pedirdes". Portanto, antes de você pedir, Deus já lhe deu.
No idioma japonês oração é "inori"; "i" significa "vida" e "nori" significa "declaração". Dessa forma, oração significa aquilo que você está declarando. Se você viver dizendo coisas como "sou pobre, mas sou feliz", está declarando que é pobre, portanto, jamais vai prosperar. Assim, mesmo que o consciente queira prosperar, o subconsciente não permite porque está feliz, pois é pobre.

"Nossa oração será atendida em proporção ao grau de crença com que acreditamos em Deus."

Até que ponto você acredita em Deus? Acreditar somente naquilo que os olhos carnais enxergam é algo que qualquer um faz. A verdadeira fé consiste em acreditar naquilo que os olhos carnais não enxergam. Nós não enxergamos Deus com os nossos olhos carnais. E, qual é a imagem que a pessoa tem de Deus? Quem acha que Deus castiga, que Deus favorece um e não favorece outro, já começou errado. Deus olha a todos com amor. Cristo disse: "Deus manda a chuva para os justos e para os injustos". Isso significa que Deus não avalia quem é justo e quem é injusto, isto é, Ele não julga, Ele não condena, Ele não castiga. É Amor Absoluto, e não relativo. O Amor Absoluto é algo grandioso e que transcende a tudo.

"Deus é uma existência, como a das ondas de rádio que preenchem o cosmos, que capta exatamente o que foi criado pela nossa vibração mental e faz com que isso se concretize nesse mundo."

Quando você deseja algo, deixe bem claro o que você quer e afirme e reafirme isso (o professor ilustrou, contando o caso de uma jovem que era obesa. Ela tirou a foto de uma manequim e colou, sobre ela, a foto do rosto dela. E deixou essa foto ao lado da cama. Sempre que acordava, a primeira coisa que via era esta foto e afirmava sempre, olhando para a figura: "Ah! Está magrinha, hein?" Quando ia dormir fazia a mesma afirmação. Assim, essa imagem foi sendo fortemente gravada no inconsciente dessa jovem e ela acabou ficando exatamente com aquele corpo.

"As ações de amor praticadas para ajudar alguém trazem ao coração do praticante a paz e o bem-estar de consciência. Esse estado de alma sintoniza com o "comprimento de onda" da bênção de Deus."

O sentimento de amor liga-se com Deus e, consequentemente, "chove na horta" de quem tem o coração repleto de amor. Por outro lado, quando a pessoa é muito egoísta, o ego, que é muito individualista, não se une com Deus. Aquele que transcende o ego e manifesta amor de elevado nível, está sempre ligado a Deus. Essas pessoas de alma pura, que não têm ego, são as que viram a virgem Maria em vários cantos do mundo como, por exemplo, na França, em Lourdes.

"Lembre-se da Oração para a Cura Divina" -Forma Humana-

Através da “Forma Humana” você receberá seis orações de 1 hora, por dia, durante o período de tempo desejado, objetivando a realização de determinado desejo (informe-se sobre a "Forma Humana" nas Associações Locais da Seicho-no-Ie do Brasil).

"Durante a gravidez, leia bons livros visando a uma boa educação pré-natal."
"Será tarde pensar no modo de criar o bebê após ele nascer, pois, a vida dele não começa no momento do parto. Ela é concebida no exato momento em que se inicia a gravidez (AVV-40)."

Os momentos em que a mãe conversa com o bebê durante a gravidez são muito importantes para o bebê que está na barriga. É totalmente diferente da sensação que sente uma criança que foi rejeitada. Esta, quando crescer, vai trazer problemas. A mãe vai reclamar: "meu filho não tem iniciativa para nada, só fica dormindo." Como foi a gravidez? De que modo você recebeu a notícia dessa gravidez? Você dirigiu palavras de amor ao seu filho, ou você disse "eu não queria essa gravidez"? A forma como você dirige palavras para o seu filho que já está no ventre tem grande influência. Tudo o que fizermos para manifestar o amor, terá repercussão no futuro. Você diz "acorda, vagabundo!" ou "bom dia, filho querido!"? Há uma grande diferença!

"O amor é força que gera e cria, é força que cura. Se, com o coração misericordioso e sem o mínimo temor orarmos por um doente, mentalizando que o divino amor de Deus atuará infalivelmente através dessa oração, se for uma doença que deva se curar será curada."

Deus nunca deixa de atender aos nossos pedidos. Há que salientar, no entanto, um detalhe: às vezes a pessoa já cumpriu sua missão e a família fica fazendo muitas orações para que ela não morra. Assim, embora o desejo dela seja ir para o mundo espiritual, as orações das demais pessoas ficam segurando, sem permitir que este desejo se realize. Por outro lado, há ocasiões em que os familiares deduzem que "já chegou a hora", fazem orações, mas a pessoa fica completamente curada. Portanto, é importante que a oração seja feita de forma desprendida.

"E, se uma pessoa que não tem filhos orar com fé no grande Amor de Deus - "Concedei-me um filho" -, terá o filho. Por exemplo, a sra Hatsue Nagao, adepta da Seicho-No-Ie, orou a Kanzeon Bosatsu {Avalokitesvara} com o mais sincero sentimento de amor, para que concedesse filhos a seis amigas que ainda não os tinham. Então, a começar por uma delas que engravidou após mais de dez anos de esterilidade, todas as outras tiveram vários filhos. Nesses casos, através da oração de amor da sra Hatsue Nagao, o coração amoroso de Kanzeon Bosatsu entrou em sintonia com o amor maternal da pessoa que desejava ter e amar um filho. Houve o encontro dos três elementos: amor da pessoa que ora, espírito que se oferece e pessoa que recebe, e a Vida se alojou nas mulheres consideradas definitivamente estéreis pela medicina. Pelo que vimos, podemos compreender que o amor é força que gera e cria e também força que cura." AVV1 - pág 41

O amor é força que cura. Você, que está doente: troque a mágoa e o ódio por amor, isto é, tire o ódio através do perdão e você vai manifestar o amor; tire o sentimento de crítica, de inveja, de vaidade, para manifestar o amor e veja como a doença desaparece. Muitas pessoas estão doentes porque a mente está doente. Quando a mente estiver em harmonia, tudo vai correr maravilhosamente. O trem caminha sobre os trilhos porque os trilhos permanecem paralelamente em harmonia.

"Este amor, porém, com certeza não teria se concretizado se não estivesse presente a força da palavra chamada oração. Tanto a oração silenciosa quanto a pronunciada constituem aplicações da força da palavra. Na expressão xintoísta, "amor" é musubi, que significa "enlace" ou "união de amor". No Japão, desde os primórdios, usavam-se os ideogramas "gerar" e "espírito" para constituir a palavra musubi. Concluindo, amor é "espírito que gera" e, sem ele, a Vida não pode ser gerada nem criada com perfeição." AVV1 - pg. 41

Na medida em que o ser humano vai evoluindo espiritualmente, passa a manifestar um grau mais elevado de amor. O Mestre ensina: "O espírito, quando ainda está no estágio inferior, é muito egocêntrico, muito individualista, muito materialista, só pensa nele, não tem um pingo de amor pelo próximo (ao contrário, gosta de ver a desgraça alheia). Mas, na medida de sua evolução, vai percebendo que o outro também tem sentimentos iguais aos dele, que o outro tem preferências da mesma forma que ele tem, e vai notando que não está sozinho no mundo. Isto já é um progresso, porque ele passa a fazer empatia, começa a colocar-se no lugar do outro e, evoluindo mais ainda, aquilo que no começo (quando estava no estágio inferior) era motivo de zombaria (ele ria das desgraças dos demais), agora que está em estágio superior, ele sofre com os problemas dos outros, sofre com o sofrimento alheio."

"Como é de conhecimento geral, Lincoln, ao se tornar presidente dos Estados Unidos, disse: "Tudo que sou hoje e o que serei amanhã, devo à minha angelical mãe". E também o grande inventor Thomas Edison afirmou: "O que me formou foi o amor de minha mãe. Ela me amou de todo o coração e sempre achei que não devia decepcioná-la. Não é exagero afirmar que sou o que sou hoje porque fui fustigado incessantemente pelo impulso de alegrar minha mãe."” AVV1 - pg. 42

Notem que, quando o filho é criado com amor desde pequeno, a humanidade ganha um gênio, a humanidade ganha um grande estadista, como foram Thomas Edison, que deixou mais de 1033 patentes, e Abraham Lincoln. Há pessoas que espancam os filhos porque, inconscientemente, querem devolver a surra que levaram dos pais. O Mestre ensina: "Chicote não é bússola. Se chicote fosse bússola e sermão resolvesse, as penitenciárias estariam vazias."

"Apesar de amar, esse amor não é expressado em palavras; então a força vivificante desse amor não se manifesta totalmente, fazendo com que seja considerado um pai ou um marido sem amor." AVV1 - pg. 42

Tem pai que trabalha exaustivamente e, quando chega em casa, está tão cansado que não consegue expressar o amor. Esteve atarefado o dia todo, fez horas extras, cansou. Tudo isso pensando na família, porém, não consegue expressar esse amor. Isso faz com que os filhos não o compreendam. É por isso que muitas pessoas dizem "agora que sou pai/mãe é que entendo meus pais". Então, se você não consegue dar atenção, pelo menos diga "Ah, é?". Esse "Ah, é?" já é um começo, já é uma manifestação de amor. Ser atencioso é manifestar o amor. Pequenas manifestações como essa são fatores importantes no nosso dia-a-dia. São fatos que preenchem a família, preenchem as pessoas com amor e faz com que você sinta a alegria de estar com elas.


"Então, se até o pai que carrega o mais pesado fardo viver com alegria, será natural que toda a família também viva feliz e em harmonia, e que no lar se manifeste naturalmente o paraíso." AVV1 - Pág. 43

Há algumas pessoas que dizem "o que eu faço para que o meu marido/a minha mulher venha para a Seicho-no-Ie?". Se você praticar o ensinamento, as pessoas vão perceber a diferença. Pelo fruto pode-se conhecer a árvore. Dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és. Ou seja, você é sugestionado, influenciado pelas pessoas com quem anda. E a situação muda por essa causa. Mudando seu interior, você começa a prosperar, começa a melhorar, o rosto começa a rejuvenescer, isso tudo acontece como conseqüência.

"Nas "Palavras de Sabedoria" da Seicho-No-Ie consta um preceito que diz: "Se tiveres de censurar alguém, procura seus pontos louváveis e elogia-o". Por mais que ame uma pessoa, se apenas a critica, sem dirigir-lhe uma palavra de elogio, dificilmente conseguirá melhorá-la." AVV1 - Pág. 43

Vamos fazer isso em casa? Marido inteligente elogia a comida que a esposa faz. Assim, ela vai ter motivação para sempre caprichar mais. Se você viver criticando, ela não vai ter motivação para fazer cada vez melhor.

Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.

Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato!

domingo, 20 de março de 2011

AVV40 - SINOPSE DA 7ª AULA - 19/03/2011 - O Nobre Coração de Jesus Cristo

Tivemos, no dia 19/03/2011, a satisfação de acompanhar a 7ª aula do curso Reunião de Estudos d’A Verdade da Vida. Apresentamos, abaixo, a oração proferida pelo Professor Heitor Miyazaki na intenção de conforto às famílias envolvidas com a recente tragédia no Japão. Vamos nos unir nesta corrente, “elevando o nosso pensamento e os nossos sentimentos de amor, de paz e de conforto às vítimas de terremotos e tsunamis”, assim orando:

"Nós, adeptos da Seicho-no-Ie, com profundo respeito a Deus, rogamos que intensifiqueis a luz de proteção derramada sobre todas as nações do mundo e, em especial, rogamos que a luz de Vosso Amor se estenda sobre o Japão e os demais países asiáticos banhados pelo Oceano Pacífico, ora atingidos por abalos sísmicos e suas consequências, e sobre todos os habitantes desses países. Sabemos que as ações devastadoras da natureza são parte do processo de autopurificação do Universo, por isso, rogamos para que a purificação possa se processar da maneira mais suave e paulatina possível, e que sejam minimizados os sofrimentos de todas as populações envolvidas. Que o Vosso infinito Amor se estenda sobre todas as pessoas de todas as famílias vitimadas, para que recebam Vossa consolação e conforto. No mundo perfeito criado por Voz, não existem sofrimentos, nem tragédias ou catástrofes naturais. Com os olhos espirituais abertos, contemplamos a Imagem Verdadeira do Japão e dos demais países asiáticos banhados pelo Oceano Pacífico, onde reinam a paz, a felicidade e a prosperidade eternas, onde os moradores podem viver com tranquilidade e segurança."

AVV40 - AULA 07 - PARTE I - PERGUNTAS & RESPOSTAS

O que pode causar paralisia facial?
Paralisia facial, tumores no cérebro, diabetes e sola do pé ressecada, são efeitos cuja causa está no abandono ao túmulo dos antepassados (leia relatos de cura no livro Conquiste a Felicidade com Amor). Pessoas que não conhecem o mundo espiritual pensam que com a morte do corpo carnal tudo se acaba. No entanto, há antepassados que ainda estão no primeiro estágio e estão muito apegados ao corpo carnal que utilizaram, por isso, quando o túmulo é abandonado alguns sentem muita falta, e acabam acarretando problemas como os mencionados.

Qual a posição da Seicho-no-Ie com relação às experiências com células-tronco?
Se a célula-tronco for obtida a partir de um embrião, a Seicho-no-Ie é contra, porque o embrião é uma vida que está sendo sacrificada. Se a célula-tronco for obtida por outro processo, por exemplo, a partir da pele, não há objeção por parte da Seicho-no-Ie, pois não se trata de matar o embrião.

Eutanásia humana e de animais irracionais, vista à luz do ensinamento:
Há muitos casos de pessoas que foram desenganadas pelos médicos em que, posteriormente, ocorreram curas. (O Professor Heitor relatou o caso ocorrido na Regional Caiçara (MG) em que o médico recomendou a um casal de dirigentes o sacrifício do feto, pois o bebê estava sem cérebro. A mãe, porém, não sacrificou o bebê. Lendo a Sutra Sagrada e praticando os ensinamentos da Seicho-no-Ie a menina nasceu perfeita, e hoje ela é uma dirigente da Seicho-no-Ie. Nós precisamos ter amor para com tudo o que tem vida, até mesmo para com as plantas. Plantas que ouvem música clássica crescem mais vigorosas. Vacas que são tratadas com amor produzem muito mais leite. Por outro lado, nas casas em que há conflitos e ódios entre os seres humanos, também os animais adoecem. Tudo é vibração da mente, portanto, é necessário manifestar o amor sempre.

Como entender o sofrimento para chegar a Deus, como pregam algumas religiões?
Trataremos desse assunto na segunda parte da aula de hoje. Há muitas pessoas que, conscientemente, querem ser felizes, porém, inconscientemente, não querem. Isto ocorre porque a idéia de pecado, a idéia de querer sofrer está tão forte que, embora o consciente esteja direcionado para o lado da felicidade, o inconsciente arrasta para o lado do sofrimento. Na medida em que a pessoa vai compreendendo a Verdade, vai se libertando dessas amarras. "São dores criadas em nossa própria mente e sofridas pela nossa própria mente" (Sutra Chuva de Néctar da Verdade, capítulo Sabedoria).

Minha avó faleceu há mais de 50 anos. Até quando posso fazer a leitura da Sutra para ela?
Deve fazer a leitura para sua avó enquanto você for viva. Não importa se ela já reencarnou ou não. Se ela já estiver reencarnada, estará recebendo as vibrações de luz da Sutra da mesma forma. O importante é que você manifeste a sua parte, que é efetuar a oração. Há muitos espíritos que, mesmo passados vários séculos, ainda continuam em ilusão profunda. Em média, espíritos não muito elevados reencarnam em 15 ou 20 anos, e espíritos elevados demoram de 40 a 50 anos. Esse período varia muito, em função do carma de cada um. Por isso, não podemos pensar que aquilo que é considerado uma normalidade no mundo espiritual seja aplicado de forma padrão para todos.

No mundo perfeito criado por Deus, tudo está no seu devido lugar. Como devem ser enxergadas por nós as tragédias que ocorrem no mundo?
É preciso aprender a amar a vida. As tragédias e catástrofes que ocorrem na natureza, relacionadas ao comportamento da água, são a consequência dos milhões de abortos provocados, por ano, no mundo inteiro. O somatório das vibrações de tristeza acaba manifestando-se nessas situações. Se um único aborto pode provocar situações sérias em uma família, por exemplo, o irmão da criança que foi abortada começa a trocar a noite pelo dia, começa a comer muito doce, fica com as mãos geladas, fica agressivo, etc. Imaginem o pode acontecer como consequência de milhões de abortos provocados no mundo. Há outros fatores envolvidos na ocorrência dessas tragédias, como, por exemplo, a lei do carma, ou o cumprimento da missão na Terra (precisa acontecer alguma coisa no corpo carnal para retornar no mundo espiritual). Estudaremos esse assunto ainda na aula de hoje.

Como devemos entender a homossexualidade?
A Seicho-no-Ie não é contra a homossexualidade. A Terra é a escola da vida. É preciso entender que tudo é um processo de evolução. Há situações em que predomina o livre-arbítrio e isto é uma opção da pessoa, outras, não (o professor relatou o caso de um rapaz na Bahia que até os 25 anos de idade nunca havia sentido atração por mulheres. Quando conheceu a Seicho-no-Ie isto mudou, porque ele aprendeu a perdoar. Esse rapaz sentia ódio pelo  pai. O órgão masculino estava "anulado" porque ele anulava mentalmente a figura que possui órgão masculino igual a ele, ou seja, seu pai). Há outros fatores que contribuem para o desenvolvimento de certas situações. Quando a mãe é muito dominadora e, perante os olhos dos filhos, o pai é um "apagadão", somente a mãe domina, a mãe é quem controla, a mãe é general, é capitão, é comandante. Essa situação pode causar influência porque, no inconsciente, todo ser humano tem aquela figura de mãe e pai, cada um atuando no seu devido lugar. Quando, no entanto, somente um predomina, pode ocorrer essa "pendência", que acaba exercendo certa  influência (para ilustrar a diversidade de situações que podem estar envolvidas, o Professor Heitor citou o caso narrado por Edgar Cayce sobre um jovem que estava estudando para ser padre e tinha atração por pessoas do mesmo sexo. Edgar Cayce, que era um sensitivo que se auto-hipnotizava, verificou que, em vida anterior, esse rapaz fora um escrivão da corte francesa que perseguiu violentamente os homossexuais. E, nesta encarnação, veio nessa condição para se purificar porque havia perseguido os homossexuais).

Psoríase no corpo todo, como resolver?
Há pessoas que criam doenças porque, inconscientemente, desejam sofrer. Tem pessoas que nascem doentes, vivem doentes e morrem doentes porque o espírito delas deseja sofrer. E por que isso ocorre? Porque em vida anterior fizeram muitas pessoas sofrer. Portanto, tire essa idéia de que Deus está cobrando algo de você. Deus não está cobrando nada de ninguém. A própria pessoa é que está se autopunindo, se autocobrando, fazendo autojulgamento e autocondenação. E alguns vão à autodestruição, culminando com o suicídio. Por isso temos que tirar essa idéia de que somos pecadores. Nós somos filhos de Deus! Deus é o nosso pai! (no início desta resposta o professor Heitor mencionou o caso de uma moça acometida por psoríase pelo corpo todo, ocorrido em Joinville. Na ocasião, o preletor Alexandre orientou à consulente que procedesse a leitura do livro "A Humanidade é Isenta de Pecado" por dez vezes. Na primeira leitura do livro a psoríase desapareceu por completo).

Tumor na hipófise:
Problemas manifestados na cabeça são relacionados com superiores. Superiores podem ser seus pais, seus sogros ou irmão mais velho. E, também, o problema pode estar relacionado com antepassados que estão sofrendo no mundo espiritual, ou porque o túmulo está abandonado; a família não liga para a manutenção e limpeza, e não manda fazer orações para eles. Não basta visitar o túmulo dos antepassados algumas vezes por ano. É preciso ler a Sutra Sagrada para os antepassados (em casa). Eles precisam conhecer a Verdade. A Verdade é que liberta.

Sono profundo, incontrolável, que ocorre durante a leitura da Sutra aos antepassados:
Faça a leitura da Sutra em pé. O que ocorre é que há antepassados que estão despertando e saindo do estado comatoso, e você, ao ler a Sutra, capta essa sonolência. Por isso, continue fazendo a leitura (faça em pé), e chegará o momento em que o sono vai passar, quando esses antepassados despertarem totalmente.

Tremor nas mãos que acomete a família há três gerações:
Verifique se entre seus antepassados há pessoas que faleceram com problemas relacionados ao sistema nervoso. Leia a Sutra Sagrada para essas pessoas durante 49 dias. Outro detalhe: sua família sempre teve pessoas muito nervosas. Pessoas muito nervosas que reprimem (represam) sentimentos de nervosismo geram como consequência, tremores no corpo. Pessoas assim precisam compreender a Verdade, ter mais paciência, ter mais compreensão e desenvolver essa compreensão. Leia a Sutra duas vezes por dia para seus antepassados. Faça Meditação Shinsokan e, antes de iniciar a Meditação, leia uma oração do livro "A Verdade em Orações", e veja como a situação vai começar a mudar. Outra coisa: ria mais, ria a plenos pulmões, assista a comédias, ria até sentir dores na barriga.

PARTE II – 7ª AULA – O Nobre Coração de Jesus Cristo

"Como se vê, em certos períodos, os sofrimentos são necessários para o desenvolvimento da nossa alma. Por isso, entre os fervorosos seguidores de Cristo existem pessoas que chegam a "imitar o Senhor", flagelando seu corpo com o mesmo sofrimento de Jesus na cruz e recebendo isso com alegria. Todavia, tais pessoas não conhecem o nobre coração de Jesus Cristo." (AVV1 pg. 34)

"Os sofrimentos são necessários para o desenvolvimento da nossa alma": Às vezes a pessoa necessita passar por determinada situação para desenvolver aquilo que lhe é escasso. Por exemplo, pessoas que vivem sempre de forma confortável e nunca demonstram gratidão por nada. Repentinamente perdem tudo, passam fome, ficam contando os centavinhos que têm e, então, passam a ter gratidão por tudo.

"Aquele que é racista poderá vir, na próxima encarnação, na cor da pele que ele discriminou, seja branca, amarela ou negra, num país onde é forte o preconceito, e sofrer com isso. Sentirá na “pele” que é preciso amar e respeitar a todos e que a "alma não tem cor" (livro “Conquiste a Felicidade com Amor”). Precisamos entender que, quando passamos por determinadas situações, passamos a compreender outras coisas também. Temos que compreender as pessoas da forma como elas são, ter sentimento de misericórdia e não achar que todos estão na mesma situação. Precisamos aprender a respeitar e amar o próximo.

“Quando a pessoa tem condições, mas, nega ajuda ao próximo, sofrerá para aprender a deixar de ser egoísta”.
(O professor Heitor relatou o caso de uma senhora que trabalhou com ele. Ela pediu uma orientação porque as unhas dos pés encravavam a cada quinze ou vinte dias. O professor, então, perguntou: "Por um acaso, um dia, o seu pai não lhe pediu para cortar as unhas dos pés dele e a senhora negou essa ajuda?" Essa senhora lembrou-se da ocasião, quando ainda era criança, em que saiu correndo para não cortar as unhas do pai. Mas, o sentimento de culpa permaneceu no inconsciente dela. E, todos os meses, vinha uma autopunição com as unhas encravando-se. Assim, ela aprendeu que, quando alguém precisa de ajuda, não se deve negar tal ajuda.) É importante plantar mais caridade. É importante gerar créditos. Há pessoas cujas vidas não evoluem satisfatoriamente porque nada fazem pelos demais. Não é possível colher sem plantar. Por essa razão, “os sofrimentos são necessários” para a pessoa começar a despertar e compreender esses fatos. Portanto, não é totalmente ruim o fato de passarmos por situações difíceis. Aprendemos a valorizar, aprendemos a respeitar, aprendemos a ter mais gratidão, aprendemos a compreender o próximo, todos esses são fatores positivos que podemos ter acumulado como consequência de situações adversas, e que trouxeram benefício para o nosso crescimento espiritual. Nós estamos aqui na Terra para o desenvolvimento da nossa alma. Embora cada um tenha uma missão diferenciada, este objetivo é comum a todos, é o nosso principal objetivo.

"Dar prioridade para fatos supérfluos, e não para a Vida, traz sofrimentos"
A pessoa passa a sofrer quando dá prioridade para assuntos secundários. Não podemos deixar passar as oportunidades que aparecem para nos desenvolvermos naquilo que é essencial, por exemplo, devemos estar sempre andando com livros e aproveitar todas as oportunidades que surgirem para ler, mesmo que sejam poucas linhas. Quando vamos ao dentista, por exemplo, enquanto estamos esperando para ser atendidos, podemos aproveitar para ler. Antes de dormir, se fizermos leitura de revistas da Seicho-no-Ie, vamos dormir acompanhados de palavras de sabedoria, com paz de espírito. Por outro lado, se formos dormir cheios de preocupação e ódios, com notícias de tragédias, crimes, assaltos, etc, podemos até acordar à noite ou sonhar com esses acontecimentos.  

Para as pessoas que querem evitar o sofrimento, Cristo disse: "Primeiro o Reino de Deus e sua Justiça", e Buda falou que, para alcançar o grande despertar, você tem que seguir os seis caminhos: 1) Caridade; 2) Indulgência; 3) Observância dos mandamentos (ser disciplinado); 4) Devoção; 5) Meditação; 6) Sabedoria intuitiva (livro: Preleções sobre a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade, página 189).
Observando o ensinamento contido nos “Seis caminhos para alcançar o grande despertar”, pode-se notar grande similaridade com o que Jesus Cristo pregou no “Sermão da montanha”, dito com outras palavras, tendo em vista a defasagem de cerca de 500 anos entre os dois ensinamentos.

Todavia, tais pessoas não conhecem o nobre coração de Jesus Cristo."
Aqui o Mestre se refere às pessoas que ficam imitando Jesus, achando que ele vai ficar contente porque estão carregando a cruz. Ficam sofrendo, fazendo sacrifícios, fazendo promessas, achando que estão contentando a Deus. “Deus, faça com que o meu desejo seja concretizado”. E, em troca, ficam andando de joelhos, pensando que Deus se alegra com isso. Deus não deseja o nosso sofrimento. Deus quer que todos sejam felizes, que conheçam o coração de Jesus Cristo. É isso que o Mestre está falando neste texto.

“Se Jesus Cristo foi crucificado e sofreu as dores da morte, foi para salvar os sofrimentos da nossa alma, oferecendo-se em nosso lugar, e não para que sofrêssemos a mesma dor que ele” (AVV1 pg. 34).
Ele veio para mostrar o caminho, ensinar as regras, ensinar que você não precisa sofrer como ele. Naquela época, todos eram muito fundamentalistas, bitolados, seguiam a lei ao “pé da letra”. Na Bíblia está escrito que Deus descansou no sétimo dia, mas isso não pode ser entendido desta forma, pois Deus não descansou. Ele foi Criador e continua sendo Criador. Essa expressão "no sétimo dia descansou" simboliza que, após tudo o que criou, no sétimo dia Ele disse: "Está tudo pronto! Agora é com vocês", ou seja, é o mesmo que dizer: “Concedo o livre-arbítrio para fazerem da forma que desejarem". Desde então, parte de nós segue o caminho da Verdade, outros seguem para caminho adverso. Assim, dentro dessa liberdade, em que podemos agir e pensar da forma que desejarmos, podemos obter consequências inesperadas, se “plantarmos” coisas equivocadas. Ou seja, a lei de causa e efeito é a forma com que Deus "vigia". Isso não significa que Deus, efetivamente, nos vigia, mas, que Deus criou a lei de causa e efeito para que cada um possa colher aquilo que plantou. Assim, depende de cada um. Quer ser feliz? Faça alguém feliz. Quer colher coisas boas? Faça coisas boas. Quer ser abençoado? Fale coisas boas e belas, pense coisas boas e belas, faça coisas boas e belas. Nós criamos o carma pelo falar, pelo pensar e pelo agir. E, se fizermos sempre assim, vamos colher coisas boas. Porém, o que acontece muitas vezes? Há pessoas que só falam mal dos outros, só ficam criticando, fofocando, falando mal da vida alheia. Da boca não saem coisas boas, isto é, criam carma pelo falar; a inveja é um carma do pensamento, desejar o mal para o próximo também é um carma do pensamento, “chutar a bengala da sogra” é um carma do agir. Tudo tem consequências, porque os fatos ficam no nosso inconsciente, e não no caderninho de Deus.

“No budismo também aconteceu o mesmo. A disciplinação recebida em uma ou duas existências terrenas não é suficiente para conseguirmos alcançar, com nosso próprio esforço, um crescimento tão completo que dispense a necessidade de virmos novamente a este mundo. Como numa roda que gira, temos que passar por várias transmigrações, morrendo e nascendo novamente.” (AVV1 pg. 34).  
No evangelho, segundo São Mateus, há uma passagem em que Jesus conversa com Elias (Elias é o profeta hebreu que viveu no século nove a.C., que prometeu retornar à Terra). Quando os discípulos viram Jesus conversando com o espírito de Elias, indagaram-lhe: "Mestre, Elias, que prometeu que viria, não voltará?" Jesus respondeu: "Elias veio, mas as pessoas não o reconheceram". Então, entenderam os discípulos que Elias era São João Batista, reencarnado. Há pessoas que não acreditam na reencarnação, porém, é óbvio que ela ocorre. Uma única vinda na Terra seria possível para entender tudo e alcançar o estado de iluminação? Não é bem assim! Há necessidade de muitas vindas e passar por inúmeras situações. Por exemplo, muita gente ainda está acomodada, precisando ser mais ágil e outros precisam ser mais pontuais. Quem é relaxado com o horário vai nascer na Inglaterra ou no Japão para aprender a ser pontual. Tem japonês que é muito bitolado e vai nascer no Brasil, na Bahia, para aprender a sambar. Quem tem o ego muito forte vai nascer na China ou no Japão para aprender a anular o ego.

"Portanto, a Seicho-No-Ie, dando sequência a esse desejo do Pai, da Grande Vida, como também de Jesus Cristo e Amithaba (Buda), compreendeu que, se a alma do homem seguir verdadeiramente o "caminho real do desenvolvimento", conseguiremos desenvolver nossa vida, vivendo prazerosamente o dia-a-dia, sem precisar receber advertências do Pai na forma de sofrimentos e doenças para motivar nossa reflexão."(AVV1 pg.35).
Conforme já comentado, se estamos manifestando um estado de doença não é por advertência de Deus e, sim, pela projeção da nossa mente no nosso corpo. Assim, por exemplo, quando a mulher manifesta problemas no útero, no ovário, nos seios, problemas ginecológicos, seriam advertências de Deus? Como é que ela iria interpretar tais advertências? Na verdade, isso é apenas a projeção da mente, porque essas regiões do corpo simbolizam a relação com o marido. Estando com ódio, mágoa do marido, é lógico que esses sentimentos projetem-se nessas partes. Da mesma forma, no homem, os órgãos pares como rins e pulmões manifestam problemas quando o homem tem ressentimentos em relação à mulher. Portanto, a questão não é de advertência e, sim, de projeção da mente. "Se desejais mudar o mundo da projeção, deveis purificar a matriz da mente", então, devemos purificar a matriz da nossa mente, retirando essas "sujeirinhas" chamadas ódios, mágoas, ressentimentos, porque, como são invisíveis, muitas pessoas acham que não têm importância, e vão acumulando. Pelo contrário, têm importância sim. Tudo o que for sendo armazenado assemelha-se ao ar de uma bexiga que pode explodir a qualquer momento. Assim, pessoas que vão guardando ressentimentos chegam ao ponto em que começam a ter tremores, como no “mal de Parkinson”. Outros, que têm o coração duro e não aceitam perdoar, vão guardando ressentimentos e, assemelhando-se a um homem-bomba, podem, a qualquer momento, ter um AVC, e manifestar um processo muito sério de doença. Na medida em que a pessoa vai compreendendo o quanto é importante manter paz de espírito, tudo passa a mudar. Quando estudarmos a Meditação Shinsokan, no volume 8, vocês vão compreender por que têm pessoas que rejuvenescem e têm pessoas que envelhecem. Há pessoas que, quando acordam, apresentam olheiras parecendo ter levado um soco. A pessoa acorda envelhecida, mesmo após ter dormido muito tempo. Assim, a qualidade do sono não se traduz pelo número de horas dormidas e, sim, pela forma com que se dorme. Se você for dormir com muitas preocupações, muito ódio, você carrega isso para o sono. O que deveria ser algo repousante, passa a ser desgastante, porque, mesmo quando dormimos, o nosso subconsciente permanece ativo e continua trabalhando.

Agasha: "Você está aqui para gozar de seu bom carma e aprender as lições fornecidas por tudo aquilo que introduziu no domínio de seu espírito. O Reino de Deus é tudo que existe no âmbito de sua consciência." (A Verdade 8, pág 143).
Nós podemos evoluir e ser felizes, simultaneamente? Podemos. É isso o que está falando a Seicho-no-Ie. Para evoluir é necessário sofrer? Não, necessariamente. Podemos evoluir espiritualmente e desenvolvermo-nos sem sofrer. Não há nada de errado nisso, pelo contrário, é para isso que vieram antecessores, os iluminados, para mostrar esse caminho. E a Seicho-no-Ie preconiza esse caminho há 80 anos.

“Por isso, pesquiso (embora diga "pesquisar", o fato é que, na maioria das vezes, Verdades inesperadas me são reveladas por inspiração quando pego a caneta, e as questões se esclarecem repentinamente) a maneira de seguir o "verdadeiro caminho do desenvolvimento", com o intuito de transmitir a todos como progredir continuamente na vida, passando o menos possível pelos estágios de autodesintegração da ilusão que são as doenças e os sofrimentos.” (AVV1, pg35)
Seicho-no-Ie surgiu dessa forma. Seicho-no-Ie não surgiu baseada nas escrituras do budismo, do xintoísmo ou do cristianismo. A Seicho-no-Ie surgiu por inspiração. Na Revelação Divina dos Sete Candeeiros está escrito "recebe minha luz sem duvidares". Às vezes, a pessoa não aceita essa luz porque o subconsciente está impregnado  com uma série de ilusões e, quando encontra a palavra da Verdade, ela diz: não, não. Não deixe para a próxima encarnação o que você pode fazer nesta. Às vezes o ego não deixa; nosso ego é muito teimoso, renitente ao máximo. O Mestre escreve: “têm pessoas que são devotas, estão sempre na igreja, deixam tudo na mão de Deus, isto é, 95% na mão de Deus e deixam 5% para o ego”, é aí que elas afundam. Quando a pessoa tem o ego muito acentuado, acaba caindo. Cristo disse: “Aquele que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado.”

"Tenho a convicção de que o modo preconizado pela Seicho-no-Ie é realmente benéfico. E as inúmeras cartas de agradecimento que recebo de leitores de diversas localidades comprovam que esta convicção não é mera presunção minha. Alguns deles consideram-me o criador da Seicho-no-Ie, mas não fui eu quem a criou.”
Na Sutra Sagrada Louvor aos Apóstolos da Missão Sagrada está escrito que: "Deus, vendo os sofrimentos da humanidade, abriu as portas do amplo lar de misericórdia, o qual se chama Seicho-no-Ie.” Em 1893, quando nasceu o mestre Masaharu Taniguchi, a Seicho-no-Ie já existia. Na verdade, mesmo no ano 78, quando São João, o divino, escreveu o Apocalipse e lá profetizou que um dia aquele "livrinho" estaria em suas mãos, já estava sendo dito que, após certo tempo, teria que vir um ensinamento chamado Seicho-no-Ie porque, com o decorrer do tempo, as escrituras antigas perdem o efeito. Por exemplo, os Vedas com 5.000 anos, como é que as pessoas vão poder compreender a linguagem dessa época se, nem mesmo as cartas de Pero Vaz de Caminha, com 500 anos, conseguimos decifrar? Por essa razão, de tempos em tempos, é necessário o aparecimento de um ensinamento que transmita a essência, o néctar da verdade. Com o decorrer do tempo, muitas religiões ficam presas mais às suas formalidades, e acabam esquecendo-se da essência.  

“Nada mais sou que um seguidor que, ouvindo juntamente com os adeptos os ensinamentos da Seicho-no-Ie, esforço-me sinceramente em viver seriamente de acordo com os princípios dela. Se ainda passo por algum sofrimento mundano, significa que a minha maneira de vida ainda não está completamente de acordo com o modo de viver da Seicho-no-Ie.”(AVV1 pg.36)

“Assim como para captar a transmissão da emissora JOAK é necessário sintonizar o aparelho de rádio receptor na frequência da JOAK, de maneira idêntica, para que possamos receber as vibrações e pensamentos que provêm de um mundo mais elevado, somos obrigados a ajustar nossa mente a essas vibrações. Esta é a razão porque precisamos ter o hábito de manter a mente purificada e disciplinada para captar as vibrações no mundo mais elevado.” (AVV1 pg.37)
Para uma pessoa captar as palavras da Verdade, assim como o Mestre as recebeu, é necessário ajustar a mente para essas vibrações. Há muitas pessoas que têm a capacidade de psicografar, outras têm clarividência, porém isso não têm grande significado. O que importa é o que essa pessoa está vendo. Se for um santo Anjo ou a  Virgem Maria, parabéns, significa que está com o coração puro. É aquilo que o Mestre escreveu sobre Bernadete: quando ela teve a visão da Virgem Imaculada, uma jornalista perguntou para o frei por que a virgem apareceu somente para Bernadete. O Frei respondeu: “Você está enganada, a Virgem Imaculada apareceu para todas as pessoas, mas, somente Bernadete estava em condições de vê-la”. É o que Cristo disse no Sermão da Montanha: “Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus”. Os que tiverem essa simplicidade, essa pureza da alma de não ver maldades, de compreender, de amar o próximo, esses verão a Deus.

Quando essa disciplina mental não é suficiente, ocorrem interferências que fazem com que a inspiração que recebamos seja impura. Se naquilo que escrevo houver alguma impureza, será por culpa minha, e não do ser divino que do mundo espiritual deu início ao movimento Seicho-no-Ie na Terra”. (AVV1 pg.37)
Quando você acorda “azedo”, não faz a sua oração e sai de casa, pode ver que só vai dar "zebra" no seu dia. Por outro lado, quando você faz as suas práticas, agradece, faz oração para seus antepassados e sai de casa, parece que “tudo dá certo”. É a lei de atração dos semelhantes. Nossa mente vibra com a pureza da alma em sintonia com o mundo celestial, por isso as coisas boas acontecem. Quando vibramos coisas negativas, certamente vamos atrair coisas negativas. Semelhante atrai semelhante. 

Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.

Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato!