domingo, 4 de dezembro de 2011

COMUNICADO – Este Blog será Desativado!

Prezados visitantes do Blog “A Verdade da Vida”:

A criação deste Blog foi uma iniciativa dos alunos de Curitiba, participantes do curso “Reunião de Estudos d’A Verdade da Vida”. O objetivo do Blog seria o de servir como fonte de pesquisa aos alunos, com relação aos assuntos abordados no curso. Desde o início (fev/2011) solicitamos, repetidamente, à Coordenação do Curso autorização, aprovação ou permissão para a continuidade dos trabalhos do nosso Blog.


A resposta que obtivemos, por diversas vezes, é de que não seria possível conceder tal autorização, porém, também não seria proibida pela Coordenação do Curso a edição na forma como se apresentava o Blog.

Há cerca de um mês ocorreu em Curitiba um Curso para Preletores e LI’s. Uma das aulas versou sobre a questão do direito autoral e das inúmeras consequências advindas da publicação de artigos sem a autorização formal do autor. Conversamos com preletores, que também são advogados, sobre a situação do Blog.  Eles conhecem o Blog e o acessam sempre, mas aconselharam que, devido a essa falta de autorização, seria melhor parar de editá-lo, para evitar eventuais problemas no futuro. Poderíamos ser questionados por publicação não autorizada, fragmentação de trechos, exclusão de trechos, alteração de conteúdo, etc. 

Avaliamos essa situação nas últimas semanas e concluímos que não valeria a pena continuar. A edição deste Blog demanda semanalmente um esforço gigantesco. Há o envolvimento de cerca de doze colaboradores (de Curitiba-PR, Umuarama-PR, Belo Horizonte-MG, Timbó-SC, Itabuna-BA, Kobe-Japão), entre transcritores e revisores. Ao fazer a transcrição de uma aula é necessário fazer uma adaptação da linguagem falada coloquialmente para um texto gramaticalmente estruturado. Proceder esta adaptação é bastante extenuante, pois o conteúdo é longo e é preciso reconstruir cada frase, com extremado cuidado para não alterar o sentido do que é ensinado, especialmente o conteúdo doutrinário. Cada aula transcrita equivale à produção de uma pequena obra literária, a cada semana. Nós, colaboradores e editores do Blog sempre trabalhamos de forma voluntária, sem interesse comercial, portanto, desvinculados de qualquer motivação financeira. Doamos enorme parcela de nosso tempo desprendidamente. Sendo assim, não poderíamos dar continuidade a este trabalho sem ter a segurança e a consciência tranquila de estar fazendo algo absolutamente correto.

Por essas razões, sentimos muito, mas decidimos pela desativação do Blog A Verdade da Vida. 

Sabemos, muito bem, que o trabalho desprendido, voltado para o bem do próximo, beneficia primeiramente aquele que o executa. Assim, todos nós, colaboradores do Blog, ganhamos muito, crescemos espiritualmente e recebemos inúmeras dádivas. Por isso, nada temos a lamentar, temos, sim, que curtir a plenitude de ter levado as aulas do professor Heitor Miyazaki a muitos cantos deste Planeta.  

Com o desenvolvimento das aulas este Blog passou a ser visitado semanalmente por pessoas de todos os Continentes. Nos últimos meses temos recebido cerca de 4.000 acessos mensais. Apresentamos aos senhores e senhoras nossas sinceras escusas pela interrupção do nosso trabalho.


Atenciosamente,


Paulo Akira Hiraoka e demais Colaboradores do Blog A Verdade da Vida

18 comentários:

  1. Primeiramente gostaria de agradecer a todos os envolvidos direta e indiretamente com a criação e a manutenção deste blog, pois este propiciou a difusão e o aprofundamento nos ensinamentos da Seicho-No-Ie de maneira irrestrita e de uma maneira inovadora e única para todo o mundo.Muitas pessoas que sequer sabiam o que é Seicho-No-Ie tiveram contato por meio deste blog, o administrador deste e seus colaboradores são verdadeiros pioneiros da nova era para com o movimento.
    Agora quanto à postura da Organização de proibir a continuidade das publicações deste, eu sinceramente terei que dizer que é ridícula.A Seicho-No-Ie do Brasil, sob ordens da Sede Internacional vem a tempos se afastando da proposta inicial do Mestre Masaharu Taniguchi e todos os membros antigos sabem disso.O número de conflitos internos aumentou absurdamente e muitos dos preceitos foram suprimidos e ignorados.Muitos membros e preleitores vêm cada vez mais se afastando do movimento, um exemplo claro sendo o prof. Osvaldo Murahara que conviveu diretamente com o Mestre e hoje continua suas atividades de maneira independente, enquanto todas as suas participações nos programas de Rádio e TV foram simplesmente apagadas do site da SNI, lembrando que este homem foi o editor da primeira revista Acendedor, e hoje praticamente apagam ele da memória do Movimento.

    (Continua..)

    ResponderExcluir
  2. (Continuação)
    Será que a diretoria não percebe que estão se auto-sabotando ? Quem poderia processar este blog pelos motivos que eles estão alegando senão a própria SNI ? Quem mais teria o interesse ? Como eles falam pra expandir e divulgar o movimento mas quando se deparam com um trabalho espetacular como este eles simplesmente o censuram ? O Mestre não sempre foi adepto da expansão da Verdade por todos os meios disponíveis?
    A mim me parece que a SNI está cada vez mais parecida com uma Zaibatsu e não como uma maneira de fazer a Verdade atingir o maior número de pessoas possíveis.Estão simplesmente segregando os ensinamentos que podem ir contra o status quo que ela estabeleceu e exaltando aqueles que condizem com seus objetivos.Querem que haja a preservação da Natureza, mas praticamente não falam mais de Xintoísmo,que explica o motivo espiritual de tal preservação.A história do Mestre, para alguns se tornou quase messiânica, como se a revelação tivesse caído no colo dele , renegam a busca pela Verdade que o Mestre teve por sua juventude, sua passagem pelo Budismo, pela Oomoto e por tantas outras.
    É extremamente contraditório após 80 anos de movimento nós simplesmente não termos acesso a todas as Revelações Divinas em Português, além dos outros escritos do Mestre que ele citava como divinos, sob manifestação de Sumiyoshi-no-Kami.
    A Liderança está suprimindo ideologicamente seus membros, porém eles esqueceram o básico da doutrina: A Verdade é Vida, e está viva, sempre em movimento, ou seja mesmo que a Corporação Religiosa Seicho-No-Ie seja estamentária,o Ensinamento não o é.
    É uma pena que o Ensinamento da maneira que foi passada pelo mestre, no futuro,se as coisas continuarem o jeito que estão, só estará acessível para os descendentes dos membros antigos e que aprenderão muito mais sobre a Verdade com seus pais do que nas Sedes e AL's, ou então aos poucos que realmente se esforçarem e "correrem" atrás dos Ensinamentos, ou seja, a Seicho-No-Ie deixará de ser Exotérica e se tornará Esotérica, que nunca foi objetivo do Mestre.
    Chega a ser quase irônica a alegação do esgotamento de livros, hoje temos meio de digitalizar praticamente qualquer conteúdo: livros,palestras,áudio e vídeo a um custo muito baixo.A Coordenação do Movimento poderia disponibilizar cada vez mais os vídeos do Mestre, traduzir muito mais facilmente que antigamente todo o conteúdo doutrinário, porém se negam, e ao invés disso escondem tudo e proíbem suas veiculações.Nós temos os meios,as tecnologias necessárias, além de um custo praticamente nulo,mas somos ao invés encilhados sob uma postura de ameaça ?? Se alguma mensagem fosse mal-interpretada, um indivíduo não teria discernimento suficiente de entrar em contato com um membro ou preleitor da SNI para esclarecimento ?
    Eu já me surpreendi de várias maneiras com a SNI, sendo até recentemente tratado com descortesia e falta de educação na própria Sede Central, por membros atendendo na Livraria, algo que nunca tinha acontecido desde que conheci a SNI (faz temmmpo).
    Eu realmente espero que as Lideranças do Movimento estejam conscientes de suas ações e das conseqüências delas, pois não podem alegar ignorância.Nós estamos lidando com a Verdade e não com uma questão trivial, se eles realmente acreditam que podem manipular e modificar o Ensinamento e alegar que qualquer outra visão é fundamentalista só posso dizer que nós seguidores não somos ignorantes nem cegos, nós vimos a SNI no passado e nós estamos vendo agora, e estamos vendo que uma pouco tem a ver com a outra, e para todos aqueles que tem o poder de mudar essa situação , mas não o fazem, só tenho a dizer: que façam muita Oração de Perdão ao Mestre pelo que estão fazendo porque sinceramente eu não gostaria de estar no lugar de vocês.
    No mais cabe a nós estudarmos a essência do Ensinamento, sem censura ou restrições e continuarmos com a expansão da Verdade

    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Prezado (a) Senhor (a) que postou o extenso comentário acima:
    Agradecemos as elogiosas citações a respeito do Blog A Verdade da Vida, muito obrigado.
    Esclarecemos, no entanto, que não houve proibição da SNI à continuação do nosso trabalho. Decidimos cessar as atividades por nossa iniciativa, em razão de não possuirmos uma autorização formal para publicar o conteúdo do curso. Outrossim, durante as aulas nunca foi mencionada a existência do Blog, o que, para nós, sempre passou a ideia de “desaprovação tácita” em relação ao nosso trabalho.
    Por outro lado, continuamos assistindo as aulas, todas as quartas-feiras, e conclamamos todas as pessoas a comparecerem em suas Regionais para acompanhar, ao vivo, o estudo do livro A Verdade da Vida.
    Muito obrigado!
    Coordenação do Blog A Verdade da Vida

    ResponderExcluir
  4. É por esse e outros motivos que as Associações Locais da SNI estão VAZIAS!!!
    Por exemplo na AL RS-Rio Grande, os preletores dão palestras para 1 ou 2 pessoas no máximo. Há 15 anos era lotada.
    A SNI tem que rever sua forma de conduzir o movimento.
    Há 20 anos, a SNI era um movimento que estudava a Verdade. Hoje apenas falam em Prosperidade;
    Pensem nisso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo seu comentário. Você tem razão, na década de 80 as salas de reunião eram lotadas. Também concordo que o estudo deve ser centrado na Verdade vertical.
      Grato,
      Paulo

      Excluir
  5. Estimado Paulo y a todo el equipo del Blog A Verdade da Vida:
    Muchas gracias por toda la dedicación puesta para la realización del Blog.
    Para nosotros que no tenemos acceso al aula virtual del maravilloso Profesor Heitor,fue muy importante poder profundizar y aprender cada vez más la enseñanza de Seicho no Ie.
    Siempre agradecido, muchas gracias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Luis:
      Nós, da equipe AVV40, agradecemos o seu comentário.
      Se você tem profundo interesse de acompanhar virtualmente essas aulas, sugiro encaminhar email para "estudoaverdadedavida@sni.org.br" e solicitar a liberação de um link. Através desse link você poderá assistir às aulas, ao vivo, pela Internet. A liberação de links é restrita às Regionais do Brasil, mas acredito que, se você explicar que reside fora do Brasil, há alguma possibilidade de a SNI liberar para você.
      Pode escrever em espanhol. Boa sorte e uma grande abraço!
      Muchas gracias!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada Paulo e colaboradores, quando li, não só eu como outros daqui, foi doloroso!!!
    Não consigo me conformar, apesar dos ensinamentos, saber que o blog será desativado. Como vamos entender que precisamos repassar o ensinamento? O que o senhor estava fazendo é maravilhoso!!! Sinto muito. Espero que a Sede não deixe que isso aconteça.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lúcia, obrigado pelo comentário.
      Também fiquei sentido em interromper nossos trabalhos, justamente no momento em que o Blog estava "bombando". Felizmente a SNI dispõe um vasta literatura e podemos estudar bastante.
      Felicidades a vc!

      Excluir
  8. Prezado Sr. Paulo Akira e demais colaboradores do Blog.

    Muito obrigada pelo trabalho de vocês com o blog. Não o conhecia, mas consegui várias orientações para minhas dúvidas com apenas uma hora de leitura das aulas do Prof. Heitor Miyazaki, referente as palestras por vocês postadas.
    Reconheço o trabalho que deva demandar e sou-lhes muito grata pelo que fizeram.
    Deixo o meu muitíssimo obrigada e espero que alcancem muita prosperidade.
    É uma pena que o Blog seja desativado.
    Obrigada pela maravilhosa atitude de vocês em levar o conhecimento da verdade para inúmeras pessoas.

    Maria Cecilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Maria Cecilia, agradeço o seu comentário.
      Também desejo a vc e sua família grande prosperidade, em todos os sentidos!

      Excluir
  9. O carinho e a dedicação de vocês do blog é incrível, muito obrigada é pouco para expressar minha gratidão e admiração pelo lindo amor que é a união desse grupo de anjos de luz.
    Tem muita coisa na Seicho-No-Ie que infelizmente é revoltante, uma delas é a excessiva preocupação com direitos autorais, que em vários casos parece ser mais importante do que a propagação da Verdade.
    Penso que o coração do Mestre se entristece com os rumnos que a Seicho-No-Ie vem tomando, não foi esse o legado deixado de maneira alguma.
    Que dó, que dó, que dó esse lindo trabalho parar por aqui.
    Concordo com a decisão de vocês, mesmo muito entristecida.

    Obrigada muito obrigAADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por seu comentário. Penso, porém, que não devemos nos revoltar nem nos entristecer. Este blog plantou uma semente que germinará no coração dos dirigentes da SNI. Muito obrigado!

      Excluir
  10. Gostaria de agradecer aos que idealizaram e mantiveram este blog. Sinto muito por esta decisão, e espero que possam revê-la. Não sou adepta da Seicho No Ie, e este blog me fez refletir sobre aspectos cruciais da espiritualidade.
    Há corações e mentes que se tornaram mais compassivos, graças ao trabalho de vocês.
    Muito obrigada por semearem misericórdia, o perdão.
    Mais do que disseminar conhecimento, acredito que a Divindade (seja qual for a denominação escolhida) só nos pede que o busquemos com Amor.
    E este requisito, certamente, foi cumprido pelos que participaram deste blog, compartilhando um pouco do sentido da Vida, e sua complexidade.
    Muita luz e paz a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Cacau, nós é que agradecemos, e ficamos muito felizes por suas reflexões de espiritualidade. Muita luz e paz a você, também!
      Obrigado!

      Excluir
  11. Já se passaram 5 meses e as pessoas continuam pedindo a reativação...não seria hora de solicitar uma reavaliação sobre a questão do blog ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário. Por enquanto não estamos pensando na reativação. No entanto, estamos sempre reavaliando como podemos ser úteis para as pessoas. Mesmo sem postar nenhuma aula desde dezembro/2011, o blog continua recebendo 2500 visitas mensais. Isso demonstra como existem muitas pessoas com a "sede da Verdade".
      Atenciosamente,
      Paulo

      Excluir