domingo, 4 de dezembro de 2011

COMUNICADO – Este Blog será Desativado!

Prezados visitantes do Blog “A Verdade da Vida”:

A criação deste Blog foi uma iniciativa dos alunos de Curitiba, participantes do curso “Reunião de Estudos d’A Verdade da Vida”. O objetivo do Blog seria o de servir como fonte de pesquisa aos alunos, com relação aos assuntos abordados no curso. Desde o início (fev/2011) solicitamos, repetidamente, à Coordenação do Curso autorização, aprovação ou permissão para a continuidade dos trabalhos do nosso Blog.


A resposta que obtivemos, por diversas vezes, é de que não seria possível conceder tal autorização, porém, também não seria proibida pela Coordenação do Curso a edição na forma como se apresentava o Blog.

Há cerca de um mês ocorreu em Curitiba um Curso para Preletores e LI’s. Uma das aulas versou sobre a questão do direito autoral e das inúmeras consequências advindas da publicação de artigos sem a autorização formal do autor. Conversamos com preletores, que também são advogados, sobre a situação do Blog.  Eles conhecem o Blog e o acessam sempre, mas aconselharam que, devido a essa falta de autorização, seria melhor parar de editá-lo, para evitar eventuais problemas no futuro. Poderíamos ser questionados por publicação não autorizada, fragmentação de trechos, exclusão de trechos, alteração de conteúdo, etc. 

Avaliamos essa situação nas últimas semanas e concluímos que não valeria a pena continuar. A edição deste Blog demanda semanalmente um esforço gigantesco. Há o envolvimento de cerca de doze colaboradores (de Curitiba-PR, Umuarama-PR, Belo Horizonte-MG, Timbó-SC, Itabuna-BA, Kobe-Japão), entre transcritores e revisores. Ao fazer a transcrição de uma aula é necessário fazer uma adaptação da linguagem falada coloquialmente para um texto gramaticalmente estruturado. Proceder esta adaptação é bastante extenuante, pois o conteúdo é longo e é preciso reconstruir cada frase, com extremado cuidado para não alterar o sentido do que é ensinado, especialmente o conteúdo doutrinário. Cada aula transcrita equivale à produção de uma pequena obra literária, a cada semana. Nós, colaboradores e editores do Blog sempre trabalhamos de forma voluntária, sem interesse comercial, portanto, desvinculados de qualquer motivação financeira. Doamos enorme parcela de nosso tempo desprendidamente. Sendo assim, não poderíamos dar continuidade a este trabalho sem ter a segurança e a consciência tranquila de estar fazendo algo absolutamente correto.

Por essas razões, sentimos muito, mas decidimos pela desativação do Blog A Verdade da Vida. 

Sabemos, muito bem, que o trabalho desprendido, voltado para o bem do próximo, beneficia primeiramente aquele que o executa. Assim, todos nós, colaboradores do Blog, ganhamos muito, crescemos espiritualmente e recebemos inúmeras dádivas. Por isso, nada temos a lamentar, temos, sim, que curtir a plenitude de ter levado as aulas do professor Heitor Miyazaki a muitos cantos deste Planeta.  

Com o desenvolvimento das aulas este Blog passou a ser visitado semanalmente por pessoas de todos os Continentes. Nos últimos meses temos recebido cerca de 4.000 acessos mensais. Apresentamos aos senhores e senhoras nossas sinceras escusas pela interrupção do nosso trabalho.


Atenciosamente,


Paulo Akira Hiraoka e demais Colaboradores do Blog A Verdade da Vida