sábado, 25 de junho de 2011

Estudo da Saúde pela Seicho-no-Ie – AVV40 – Resumo da Aula 19 – 08/06/2011

Esclarecemos que este post representa um resumo do conteúdo apresentado pelo orientador durante as aulas. Nos textos escolhidos, fazemos pequenas alterações adaptando a linguagem coloquial apresentada em aula para a linguagem estruturada escrita. Nosso principal objetivo é perpetuar o ensino recebido em aula, servindo como fonte de pesquisa dos pontos centrais tratados pelo professor. O Professor Heitor Miyazaki ilustra a aula com inúmeros relatos de experiência vivenciados, bem como com diversas citações de trechos de livros sagrados. Esses relatos e citações de livros, muitas vezes, são utilizados para fundamentar o pensamento doutrinário. Muitos desses relatos e citações de livros, no entanto, não estão sendo transcritos para o blog. Por essa razão, recomendamos o acompanhamento presencial da aula nas quartas-feiras. Convidamos você e sua família a participar deste maravilhoso curso. Informe-se na Regional da Seicho-no-Ie mais próxima!

Aula 19 – Parte I: Perguntas & Respostas - 08/06/2011
Orientações do Professor Heitor Miyazaki
Como romper com os desejos mundanos, os vícios carnais e fazer desaparecer da minha vida a solidão? Não concordo com minhas atitudes e sei que mereço amar uma mulher. (41 anos, solteiro)
Você já sabe onde tem que corrigir. O pior cego é aquele que não quer ver.  Você está sabendo onde tem que se corrigir, então é fácil. Apenas direcione a mente para Deus, procure praticar mais a Meditação Shinsokan. Quanto ao Shinsokan, recomendo sempre que as pessoas façam um preparo mental antes de iniciá-lo. Este preparo serve para afinar ou ajustar a mente lendo uma oração do livro A Verdade em Orações, ou outra oração que tiver em mãos, antes de iniciar a meditação. Desta forma, seu pensamento já ficará ajustado e afinado, pronto para iniciar a meditação. Por outro lado, se você acaba de assistir a um jogo de futebol na televisão e vai fazer Shinsokan, só vai “ver” jogador correndo. Se você está assistindo a uma novela e vai fazer Shinsokan, só vai “ver” gente brigando, isso porque na maioria das novelas só se vê brigas. A meditação, portanto, requer este preparo mental. Além disso, deixe na cabeceira de sua cama os livros da Verdade e, antes de dormir, leia um trecho do livro. Ao acordar, já pratique, leia a oração ou algum trecho do livro. Isso fará com que, gradativamente, você vá se purificando e estes pensamentos errôneos que você citou vão desaparecendo. Nosso subconsciente é igual a um gravador, lembra-se da fita cassete? É a mesma coisa. Quando você não desejava mais ouvir aquelas gravações, o que você fazia? Gravava em cima. Então, faça a mesma coisa. Todos os dias, a hora em que você está acordando é um momento importante, porque é a hora em que o “vigia” chamado consciente está começando a despertar; como não despertou totalmente, é possível gravar muitas coisas no subconsciente. E como o subconsciente tem esta propriedade, assim que acordar, leia , pois vai registrar com mais força  no seu subconsciente.
Tenho depressão há seis anos e também diabetes porque o meu filho ficou preso. Tomo remédio, mas não melhoro, o que posso fazer ?
Presenteie o seu filho com o Livro dos Jovens. Agora, tem um detalhe: às vezes eu falo: “dê um livro para seu filho”, e tem muitas mães que falam: “ah, mas ele não vai ler...”; então, pergunto: “mas você já deu o livro?” Não, então, se vai pessimista, já vai para a guerra derrotada, como é que vai conseguir?  Tem que pensar: “ele vai ler!”. Faça uma dedicatória assim: “eu confio em você, acredito em você”. É muito importante o filho ler uma mensagem escrita pela mãe desta forma. Depressão e diabetes têm alguma coisa indiretamente ligada. Primeiro, quando as pessoas não manifestam amor aos antepassados, diariamente, e há antepassados que estão em estado depressivo no mundo espiritual...lembram do filme Amor Além da Vida?  Quando a mulher morreu, foi parar aonde? Ela não estava num estado depressivo no mundo espiritual, numa casinha que lembrava a casa em que ela morava? Então, se algum descendente capta estas situações, entra em depressão. Por isso é que, quando tem algum suicida na família, alguém acaba entrando em depressão, ou tem tendências suicidas também. Isso porque está captando o pensamento em ilusão e o desespero deste suicida. Por isso é importante o que eu falei. Tem uma ligação? Tem. Faça diariamente a leitura da Sutra Sagrada para os antepassados, no mínimo duas vezes por dia. Agora, a depressão tem duas coisas para corrigir. A depressão se origina do sentimento de culpa, da idéia do pecado, que está em nosso inconsciente. Para eliminar isso, você tem que ter em mente dois fatores importantes: Primeiro: pegue o livro A Humanidade é Isenta de Pecado, leia e copie o livro. Tome essa decisão, como se você estivesse na escola: eu vou copiar, no mínimo, duas páginas por dia. E leia várias vezes, ok?  Este é o primeiro detalhe. Segundo: Faça caridade. Pessoas que sofrem de depressão precisam ser mais úteis às outras pessoas. Isso vai tirar o sentimento de tristeza, de autopunição, de autoestima lá em baixo. Quando a pessoa é útil, a autoestima sobe, ela fica feliz com ela mesma, e a depressão vai embora depressinha.
Há dez anos passei a ser atormentada por sinusite e rinite. Faço oração, mas ainda não consegui me livrar delas. O que posso fazer ? (solteira ,39 anos)
A rinite está diretamente ligada a conflitos e ressentimentos, coisas que não se harmonizaram com relação aos pais, principalmente. Os casos de sinusite, às vezes, estão diretamente ligados ao sentimento de tristeza que você está retendo. Tem um livro chamado A Verdade e a Saúde, em que o Mestre inseriu as mentalizações de cura de Yogananda. A oração em que você conversa com as células é muito forte. Para você ter uma idéia de como a oração é forte, eu sentia uma queimação na canela no momento em estava fazendo palestras. Aí, um dia, fui fazer um check-up e perguntei à médica o que era, e ela disse: “não sei”. Então, se você não sabe, Deus vai resolver o problema. Peguei este livro e fiz a oração uma vez só, e nunca mais senti aquela queimação. O Preletor Juvenal Guedes estava prestes a operar as varizes, não podia nem andar. Eu falei: “você não vai operar, não”, peguei este livro e disse: “você vai fazer esta oração, a Oração que fala com as células”. O livro é A Verdade e a Saúde, de capa amarela. Pratique esta oração que você vai resolver o seu problema, ok?
Estou no curso superior mas não consigo concluir a faculdade, surgem obstáculos na própria universidade. Percebi que estava fazendo a modalidade errada, agora estou mudando para outra opção que tem afinidade com o meu sentimento. Como posso saber se estou no caminho certo ? (26 anos, solteiro)
Para saber se está no caminho certo, você precisa identificar-se com o curso que está fazendo. Se você sente uma repulsa e fica falando “não é isso que eu quero, não estou à vontade, não estou feliz com isto”, então, não adianta ficar forçando. Mas, também, tem certas matérias que não são legais, e não podemos ficar pensando, por causa de uma ou duas matérias, “não é isso que eu quero”. E tem matérias que você fica pensando “quando é que eu vou usar isso na vida prática?”, por exemplo, em matemática tem uma axioma que diz: “o todo é maior que a parte”, quer dizer, você precisa provar que a pizza é maior que um pedaço dela, ou seja, provar que um pedaço, que faz parte da pizza, é menor que o todo. É lógico que é, mas você tem que provar matematicamente. E aí você fala “quando é que vou usar isso na vida prática?”, e por causa disso você vai desistir do curso? Também não é o caso. Tem coisas que você tem que aprender a gostar, de certas matérias também, e depois vá em frente, vá em frente. O importante é que você termine o curso. Se você ficar como um macaco, pulando de galho em galho, não vai terminar nenhuma faculdade. Olhe, vá até o fim. Depois, se você ficar com qualquer dúvida quando terminar a faculdade faça um curso de pós-graduação dentro daquilo com que você se identificar. É um caminho muito mais prático, no qual você não vai perder tempo.
Toda vez que vou praticar Meditação Shinsokan há algo dentro de mim que me impede. O que posso fazer para me fortalecer? (45 anos, casada)
O “algo” que a impede chama se “pre-guiça” (risos). A preguiça é coisa do eu carnal, do falso eu. O Mestre deixa claro, “o eu que domina a matéria é o Eu Verdadeiro, o que é dominado por ela, é o falso eu”. É o “falso eu” que diz não ter vontade de fazer isso ou aquilo. Não seja arrastada pelo “falso eu”. “Ah, não estou com disposição de fazer a leitura da Sutra Sagrada aos meus antepassados”. A questão não é “estou ou não com disposição”. É acordar e fazer! Por exemplo, decidi que, a partir das 5:00h esse horário não é meu, cedi-o aos meus antepassados. Acordo e faço 3 Sutras. Fazendo isso, perceberá como se tornará vitoriosa.
Nas empresas há muitas resistências para mudar algo. Isto ocorre porque o subconsciente representa 95% e o consciente apenas 5%. O subconsciente é a mente do hábito, não estamos acostumados a fazer certas coisas e, quando queremos, a mente do hábito diz que não quer, pois você ainda não treinou. O consciente é o cavaleiro e o subconsciente é o cavalo, diz o Mestre. Então, você deve dominar a si própria, deve insistir até desenvolver o hábito e dominar o subconsciente. Essa é a função do homem na face da Terra: “aprender a dominar a si próprio; dominar o próprio ego para evoluir espiritualmente”.
Sou preletora há 08 anos e quando conduzo Cerimônia aos Antepassados perco a voz. Em outras atividades, minha voz fica normal. (61 anos, viúva)
Não sei se é o caso em questão, mas pode ser um sentimento inconsciente de culpa. Talvez você não esteja fazendo corretamente ou diariamente a oração de gratidão aos antepassados em casa. Nesse caso, no subconsciente você está se autopunindo, criando algo que impede a realização de uma atividade. Verifique o que está ocorrendo (pode ser sentimento de culpa ou medo de errar) e determine firme e positivamente a si mesma que não vai mais acontecer tal fato, e repita 10 vezes; em seguida, haja sem medos.
Minha felicidade dura pouco nas áreas pessoal, profissional e amorosa. Por que isso ocorre? (35, feminina, solteira)
Isso ocorre porque o consciente quer ser feliz, mas o inconsciente, não. Inconscientemente a pessoa quer sofrer, pagar os pecados. Essas ideias inconscientes precisam ser purificadas, afirmando a si mesma que é filha de Deus, merece e vai ser feliz. Afirme isso sempre, sem medo. O que gera esse sentimento está escrito no capítulo Sabedoria da Sutra Sagrada “nada mais são que dores criadas em nossa própria mente e sofridas pela própria mente”. Essas dores são ideias enraizadas no subconsciente, gravadas por várias encarnações. Assim, as pessoas se atormentam e acreditam que devem pagar esses pecados. Isto não é verdade, é preciso purificar a mente. Leia o livro A Humanidade é Isenta de Pecado, a Sutra Sagrada e também participe de Seminários na Academia Espiritual. Deste modo, serão banidas as ideias de pecado que impedem tanto a felicidade do homem. Além disso, ler a Sutra Sagrada aos antepassados, manifestar amor aos pais, estejam onde estiverem. A pessoa sente-se feliz quando faz o próximo feliz.
Minha filha é bonita e bem sucedida profissionalmente, mas tem dificuldade em manter um relacionamento amoroso saudável, manter um namoro firme. O que fazer?
Mas por que não namora firme? Às vezes, isso é medo de ser feliz no casamento. Inconscientemente, cria coisas para que a infelicidade ocorra. Há outros fatores também. Na empresa onde me aposentei, tinha uma mulher que era chefe do departamento social. Ela foi a primeira mulher a ocupar um cargo de chefia na empresa. Um dia ela me falou: “Hoje o problema não é com nenhum funcionário, hoje o problema é meu. Fui noiva três vezes, de aliança, casa e tudo montado para casar, mas se desmanchava o noivado, isso foi com três pessoas diferentes, mas eu quero me casar!” Então, perguntei: “Você cuidou de uma pessoa doente até ela morrer?”, e ela respondeu: “Sim, a minha madrinha, eu dava comida na boca, dava banho”. E concluí: “Ela está com medo de perdê-la, ela está com medo de que você vá embora. Leia a Sutra durante 49 dias para ela”. Seis meses depois ela mandou um convite de casamento de meio metro. Naquele tempo, em 1973, era novidade, os convites de casamento eram todos pequenos na época, e ela se casou. Nem sempre é influência espiritual, às vezes é o inconsciente: ter presenciado a desarmonia entre os pais; de tanto assistir novela, acha que não vai ser feliz; não acredita nos homens, pois acredita que eles não prestam. Isso atrapalha o desejo de ser feliz. Outro fator é a fobia pelo ato sexual, devido a uma educação sexual errônea. Portanto, se for medo pela desarmonia conjugal, recomendo ler o livro Lições para o Cotidiano. Agora, se você guarda ainda conflitos e ressentimentos dos pais, leia o livro Buscando o Amor dos Pais. Vá direto à causa para resolver o problema. Você, estando embasada, tendo as regras de como ser feliz, lendo esses livros, não precisa temer. Outras vezes, não é nada disso. É apenas que a metade da alma ainda não apareceu. Cada panela tem uma tampa, as tampas que apareceram até agora foram todas trocadas, uma hora vai aparecer a tampa certa.
Tenho um filho com 11 anos que tem muito medo. Fica impressionado com qualquer noticiário comentado e apresenta pânico nesses momentos. À noite não dorme mais sozinho, o que fazer? (47 anos, casada)
O sugestionamento é um problema ocasionado pela imprensa que exagera nas noticias de crimes, tragédias e outros absurdos. Ele fica tão sugestionado que, qualquer coisa, fica com receio. O melhor é não assistir tais coisas. Deve-se volver a mente da criança para o lado da harmonia, da paz, para que não fique com a mente totalmente impregnada com pensamentos negativos, isso é importante.  E, quando estiver dormindo, depois de 30 minutos, ler a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade e dizer a ele: “Você é filho de Deus, protegido e abençoado a todo o momento”. É importante mantermos a mente com esse pensamento. Somos amparados sempre por Deus. Quando nos sentimos desamparados, vem o medo e ocorrem as tragédias. O medo atrai as situações que tememos. Então, vamos limpar, purificar e direcionar a mente para o lado certo. Volvamos sempre nossa mente para fatos e coisas boas.
Minha cunhada nunca se entendeu com o pai dela, está grávida de gêmeos e pretende colocar apenas o sobrenome do marido e da mãe nas crianças, penso que isso poderia trazer más consequências, qual seria a orientação?
Realmente isso pode trazer más consequências. Em 1978, eu estava em Maceió e um senhor me perguntou: “Eu tenho dois sobrinhos anões, não cresceram e na família não existem casos de anões, o que pode ser?” Eu falei “a raiz foi cortada” e ele disse “realmente foi, porque os pais das crianças brigaram, separaram-se, e o avô materno rasgou as certidões de nascimento dos netos e registrou só com o sobrenome dele, tirou o sobrenome do pai”. Então, não cresceu, não deu continuidade ao sobrenome do pai, conseqüentemente as crianças não cresceram também. Portanto, existem casos assim, por isso é conveniente que ela saiba da importância do que deve ser feito. No caso, se for o sobrenome da mãe, é uma coisa pela qual muitas pessoas optam no Brasil, há esse hábito, e quando as coisas estão no subconsciente coletivo não tem problema. Mas, por que não se dar bem com o pai? Por que tirar o sobrenome do pai propositadamente? Isso pode magoar os antepassados. No livro Melhore o seu Destino Orando pelos Antepassados, o Mestre cita que esses casos que causam ressentimentos, causam mágoas aos antepassados, isso não é bom, isso é muito ruim; e pode até aparecer problemas na cabeça de alguém da família por causa desses tipos de ódio, raiva, ressentimentos que ela guarda do pai. É bom que ela leia o livro Buscando o Amor dos Pais, ou então o livro Conquiste a Felicidade com Amor. Outro dia, até, uma pessoa fez o namorado da sobrinha ler o livro (CFA) porque tinha um ódio mortal do pai. Quando terminou de ler ele falou: “Como esse livro é maravilhoso! Aquele filho ingrato não existe mais, eu vou agora mesmo procurar meu pai para pedir perdão”. Portanto, existem situações em que um livro pode harmonizar as pessoas e fazer com que sejam felizes. Então, os livros Buscando o Amor dos Pais e Conquiste a Felicidade com Amor são livros recomendados para a harmonia familiar.
Tenho uma filha de dois anos e meio que possui alergia de ovo e leite. Quando ela come esses alimentos sua pele fica toda empolada e com muita coceira, o que posso fazer, para que ela se cure?
Existem algumas doenças cujas causas são de vidas anteriores, vidas passadas, mas existem coisas que podem estar no inconsciente dela, de alguma intoxicação que tenha sofrido (pode até não ter sido agora, mas em vidas passadas também). É como a causa da claustrofobia, o médico não resolve casos de claustrofobia porque são coisas de vidas passadas, onde a pessoa morreu soterrada ou foi enterrada viva. O desespero de querer sair da situação fez com que ela, nesta encarnação, quando fica no elevador, num lugar fechado, vem aquele desespero de querer sair do lugar fechado. Existem essas situações citadas no livro Você Pode Curar a Si Mesmo. Então, a melhor solução, em vez de ficar pensando “por que, por que, por que”, meia hora depois que ela entrar no sono, leia a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade durante uma semana, na outra semana leia a Sutra Sagrada para Cura Espiritual e também faça a leitura de algumas páginas do livro A Verdade da Vida, volume 2. Quando a pessoa começa a entender o livro A Verdade da Vida volume 2, compreende que nós somos espíritos e vamos transcender todas as coisas da matéria e não ser vitimas das situações da matéria, ou seja, as leis da Vida são superiores às leis da matéria. Existem as leis da matéria? Existem! Existem também outras leis, mas a maior lei é a lei de Deus, essa sobrepuja as demais leis. Isso nós temos que entender, por isso, através da fé, através da manifestação da Vida que se aloja no indivíduo, as pessoas conseguem transcender coisas que, pela lei da matéria, demorariam algum tempo a mais para a sua cura. Isso mostra que é verdade o que está na Sutra para Cura Espiritual: a lei de Deus, a lei da Vida, é superior às leis da matéria. Então, leia a Sutra Chuva de Néctar da Verdade e a Sutra para Cura Espiritual na cabeceira da cama dela.
Parte II - Estudo do livro A Verdade da Vida volume 1: Estudo da Saúde pela Seicho-no-Ie – Orientações do Prof. Heitor Miyazaki – Aula 19 – 08/06/2011.

AVV1 págs. 73 e 74: "Quando colocamos água numa garrafa, achamos que ela está preenchendo totalmente o recipiente, sem deixar uma única lacuna. Porém, introduzindo nela gás carbônico sob pressão, o gás penetra livremente, sem aumentar o volume da água. Assim se obtém a água carbonatada das bebidas refrigerantes.”
Se o volume da água não aumenta, mesmo que nela seja introduzido o gás carbônico, é porque há uma distância muito grande entre uma molécula e outra de água. Explicando melhor: você está com água até o gargalo, pega um gás carbônico sob compressão que se transforma em líquido, e injeta na água; vai vazar, vai vazar... não vaza, porque ele consegue penetrar no meio das moléculas. Vamos entender melhor, para que se esclareça o que é uma molécula.

Uma molécula é formada quando átomos do mesmo ou diferentes elementos se combinam. A molécula é a menor partícula de uma substância que pode normalmente existir de maneira independente.

Aqui está a imagem de uma molécula. Ela não é uma coisa compactada, ou seja, a matéria parece uma coisa sólida, mas não é como pensamos, como julgamos, conforme enxergamos de uma forma muito grosseira. Se formos analisar ao microscópio, vamos ver que entre as moléculas existem espaços.

Agora, o que é o átomo?

O átomo constitui a menor partícula de um elemento. O átomo é composto de um núcleo central contendo prótons com carga positiva e nêutrons sem carga. Os elétrons com carga negativa e massa insignificante revolvem em torno do núcleo em diferentes trajetórias imaginárias chamadas órbitas.

Crédito da imagem: “http://ciencia.hsw.uol.com.br/atomos.htm”

Alguém pode falar, espera aí, tem duas coisas que são “a menor partícula”: o átomo constitui a menor partícula de um elemento, e a molécula, de uma substância. O átomo, na verdade, é que compõe a molécula. Você pega uma molécula de água, é formada por dois elementos de hidrogênio e um elemento de oxigênio, H2O, é que forma uma molécula de água.

Assim, a menor partícula de uma substância é uma molécula, mas a menor partícula é um átomo. O átomo é o menor de todos. Se você pega uma folha de papel, divide-a, vai cortando a metade, o que sobrou corta a metade, e vai cortando a metade, chega a um ponto em que você não enxerga mais nada, pega uma lupa, corta a metade... Qual a menor partícula a que você vai chegar? É o átomo.
Mas, na verdade, no átomo também existe distância, de tal forma que ele não é uma coisa compactada.
Crédito da imagem: “http://ciencia.hsw.uol.com.br/atomos.htm”

Aqui está o desenho de um átomo, então vocês estão vendo aquela bolinha a circular, é o elétron que está girando em torno do núcleo. A distância do elétron para o núcleo é uma distância enorme, muito grande. É o mesmo que você estar num campo de futebol na arquibancada e olhar para o centro do campo; o centro do campo corresponde ao núcleo, e onde você está corresponde à posição de um elétron. Então, entre o elétron e o núcleo existe uma distância grande, existe um espaço. Por isso a matéria em si não é sólida, firme, como aparenta ser. Em resumo, o que é a matéria?

AVV1 pág. 75: "Desta forma a matéria é formada por inúmeras partículas chamadas moléculas, as quais estão separadas entre si a uma considerável distância”.

Então, como existe esta distância entre as moléculas, e a molécula é composta por átomos, e entre átomos também existe distância, os cientistas dizem que o nosso corpo, se tirássemos todos os espaços, caberia dentro do dedão...rs,rs, tanto que ele pode ser compactado. A matéria, na verdade, não é como a gente imagina. Aparenta que é tudo isso, mas, na verdade, não é.
E as moléculas têm distância entre si? Por que os fios de alta tensão têm aquela barrigada, aquela curva? Porque quando é época de calor eles dilatam, e em época de frio, eles contraem, certo?  Vamos supor que em janeiro eles façam a instalação e deixem os fios muito justos, quando chegar o inverno eles vão romper-se porque vão compactar-se e quebrar. Então, existe esta mesma retração que ocorre com a água, com o gelo. Quando vocês colocam água no freezer ocorre uma compactação ou dilatação, e tudo isso é de acordo com a temperatura das moléculas.

Por que o Mestre explicou detalhes sobre a matéria, sobre moléculas e átomos? A Seicho-no-Ie explica de uma forma científica e alguém pode estar pensando “o que tem a ver uma coisa com a outra?”; justamente ele está entrando em detalhes para que possamos entender um ponto fundamental: NÓS SOMOS VIDA! Quando as pessoas são materialistas, não entendem o que isso significa.

Certa vez, eu estava lendo um livro em espanhol em que estava escrito: “na juventude perdeu sua saúde buscando o dinheiro; na sua velhice perdeu o dinheiro buscando a saúde”. E agora está lá, o fulano Romeu no seu túmulo (rs). Quer dizer, ele só foi materialista.
É como aquele rapaz que tinha um físico muito bonito, mas estava usando muito anabolizante. Uma ideia muito materialista, porque achava que ele era o físico, o corpo. Só que, para quem usa muito anabolizante, o coração fica duro também, aconteceu com ele que morreu aos 25 anos, o coração já não conseguia mais fazer sua função.

Aquela corredora norte-americana que foi campeã nas olimpíadas, também usava muito anabolizante; pernas e corpo, toda a musculatura muito forte. Mas, se forma musculatura no corpo, é lógico que o músculo do coração também fica duro, e com isso deixa de exercer sua função. Por isso, pessoas que são muito apegadas à matéria, muito materialistas, são totalmente alheias à nossa missão. Um astronauta está cumprindo uma missão extraterrestre. E o que nós estamos fazendo aqui na Terra? Estamos fazendo uma missão extraespiritual (rs). O astronauta, quando termina sua missão lá no espaço sideral, a primeira coisa que faz quando volta para a Terra é tirar a vestimenta. Da mesma forma, quando cumprimos nossa missão aqui na Terra, temos que tirar a vestimenta chamada corpo carnal. É isso que os materialistas precisam entender; compreender que esta roupa que a gente usa não é eterna.

Por esta mesma razão, as pessoas que ficam lamentando, perdi meu pai, perdi meu pai. Não se perde o pai, ele apenas “foi” para o mundo espiritual. Na verdade, não é que ele foi, ele retornou porque veio de lá. E assim também nós, quantas vezes retornamos para o mundo espiritual? Quantos corpos carnais nós temos? Temos corpos carnais num monte de lugares, em muitos países. Alguns têm sorte de ter alguém, um descendente, que ainda o está cultuando. Alguém pergunta: mas eu estou rezando a Sutra para o meu avô, e se ele já reencarnou? O Mestre fala: “não tem importância. Essas pessoas têm sorte porque a oração não se perde”. Ele está num novo corpo carnal, mas a oração está destinada a ele, não ao corpo, certo? A oração para os antepassados não é para o corpo carnal, é para o espírito, para a pessoa. Então ele está recebendo em algum lugar. Por esta razão, tem gente que tem sorte de alguém estar rezando para ele. Pode estar num outro país, não ter vínculo sanguíneo nenhum, mas a oração não se perde. É isso que nós temos que entender, por que o Mestre está falando sobre a matéria, tudo isso porque nós não somos matéria. Este corpo carnal é uma vestimenta igual à que o astronauta usa, e quando a pessoa se apega muito é que fica doente, ok?

Aqui, fiz questão de colocar uma Sutra "diferente", a primeira Sutra que foi publicada oficialmente em português. Vocês vão notar que algumas redações estão diferentes, pois dependem da pessoa que fez a tradução. Mas, é a mesma parte que vocês vão entender com uma linguagem diferente. Às vezes a pessoa decora as palavras da Sutra e não consegue pensar de forma diferente. Assim, escrito de forma diferente ela até poderá compreender melhor.

"Não tomeis a matéria que percebeis através dos sentidos como a Realidade".

Primeiro detalhe: Realidade está com letra maiúscula. Existem duas realidades, uma com letra maiúscula e outra com letra minúscula. Aquilo que você vê na imprensa (notícias de fatos ocorridos) é realidade com r minúsculo, é a projeção no mundo terreno. A realidade com R maiúsculo é aquilo que é verdadeiro, aquilo que é Real, aquilo que Deus criou. O que Deus criou é o que é verdadeiro, esta é a Realidade. Aquilo que percebemos através dos sentidos, não é Realidade.

Quando estamos dormindo, nossos cinco sentidos não estão ligados. Os cinco sentidos estão ligados ao cérebro, que é o consciente, e fazem parte, também, da percepção. Nosso consciente corresponde ao corpo carnal e ao corpo etérico. O corpo etérico faz parte da percepção. Quando, pela manhã, despertamos, nossos cinco sentidos começam a se conectar com o mundo exterior. É a hora em que abrimos os olhos e começamos a enxergar com os olhos carnais, começamos a sentir, escutar, cheirar e ativar nosso paladar. Nosso consciente, diz Karl Menninger, é a porta para o mundo exterior, o mundo material. A matéria que percebemos pelos cinco sentidos não é a Realidade. Por isso, não enxergamos Deus com os olhos carnais, porque os cinco sentidos são apenas uma forma grosseira de enxergarmos este mundo material.

"A matéria não é a substância Real de todas as coisas, não é a Vida nem tampouco a Verdade"

Na realidade a matéria não é o "dono". Existem pessoas que se apegam à matéria e só pensam nisso, só pensam na coisa material. Só pensam em enriquecer e só valorizam outra pessoa por causa do dinheiro, ou pela aparência. Pessoas de visão materialista exacerbada, em que o ego é muito forte, só se apegam a coisas materiais, são escravas da matéria. A matéria, em si, não possui inteligência nem sentidos. Mas, atrás, no âmago da matéria, no âmago dos sentidos, existe um ser sumamente perfeito e maravilhoso. É ele quem comanda a matéria. A matéria não é nada, e não possui natureza própria. Nós somos Vida. Apenas a mente dá à matéria suas qualidades, isto é, quem qualifica a matéria é mente.

Trecho da Sutra Budista Hannya Shingyo: "Tu, filho de Buda, ouve bem: o fenômeno não difere do vazio, isto é, a matéria não existe. O vazio não difere do fenômeno, isto é, do nada surgem todas as coisas. O fenômeno é vazio, parece existir, mas não tem existência verdadeira. O vazio é o fenômeno. O vazio absoluto é existência verdadeira. Assim também são a percepção, o pensamento, a ação e o consciente: existem, ao mesmo tempo que são o vazio; são o nada e, ao mesmo tempo, existem."

Por que os espíritos atravessam paredes? Porque, para eles, a matéria não existe, pois estão em uma dimensão superior. O ser humano, normalmente, olha com a visão de um terráqueo, de uma pessoa que está na Terra, por isso se esquece disso. De acordo com o nível espiritual, a pessoa pode ter essa consciência. O espírito elevado tem muita consciência. Ele deixa o corpo carnal consciente e vem consciente, isto é, reencarna consciente. Por isso, antes de se reencarnar, ele sabe que vai ter uma missão pela frente. Ele sabe que é espírito, que estará vindo em novo corpo carnal. Porém, quando a pessoa reencarna, aquelas memórias, lembranças, apagam-se, e começa a desenvolver-se a consciência do carnal. O cérebro começa a se ajustar no novo corpo carnal. Meio desengonçado, põe a mão na boca e começa a colocar tudo o que encontra na boca, para treinar os cinco sentidos. À medida que vão crescendo, crescendo, alguns esquecem totalmente de sua natureza divina. Esquecem tudo e acabam seguindo o caminho do materialismo. É isso que faz com que algumas pessoas, quando estão no sofrimento, passando por algumas situações difíceis, conhecem a Seicho-no-Ie, começam a ler a Sutra e refletem: "mas, isso é uma coisa que sinto que está certa!". Por que você sente isso? Porque está dentro de você. Não é possível sentir algo que não esteja dentro de você. Se nós sentimos emoção quando cantamos o Hino Canto para Consolidar a Fé, sentimos que Deus está nos amparando, segurando a nossa mão, "Eu sou o Deus que habita no seu interior", se isso nos emociona, isso só ocorre porque temos Deus em nosso interior. Só sente saudades da Bahia quem já esteve na Bahia. Não é possível sentir saudades de um lugar em que nunca estivemos. Assim, quando nos sentimos bem ouvindo as palavras da Verdade, é porque nós somos filhos de Deus. Não podemos sentir aquilo que não está dentro de nós.

A matéria aparenta existir, mas, na realidade, não existe. Tudo o que é fenomênico, passageiro, não é Realidade com R maiúsculo; Realidade é aquilo que não desaparece nunca. Mesmo que a Terra, um dia, venha a se extinguir, a Realidade vai permanecer. Coisas materiais podem desaparecer porque não são Realidade com R maiúsculo. A Realidade com R maiúsculo, Deus e os filhos de Deus, a nossa Vida, não desaparecem. Do nada surgem todas as coisas. Para entender, um exemplo simples: quando fomos fazer uma gravação para uma televisão do Rio de Janeiro, em Niterói, um senhor apresentou-se para o preletor Ariovaldo dizendo que ele tinha um tumor do tamanho de uma maçã embaixo do braço e que, assistindo ao programa da Seicho-no-Ie na TV, este tumor foi diminuindo e ficou do tamanho de um grão de feijão. Pergunta: como é que surgiu aquele tumor do tamanho de uma maçã em baixo do braço? A mente é quem fez. E como é que desapareceu? A mente cria e a mente cura, então de onde surgiu aquele tumor do tamanho de uma maçã? Do nada. E para onde foi? Para o nada. Nossa mente tem esta força. Quando vibramos a Verdade, ela manifesta a benção de Deus aqui na face da Terra, mas quando vibramos a coisa errada ela projeta a coisa errada. Nossa mente tem força criadora, mas devemos direcioná-la para o lado do bem, do belo, do amor, da vida.

AVV1 pág. 79, CAPÍTULO  2: “Não só a patologia moderna como também todas as ciências que estudam os males físicos fazem parte do "fruto proibido" que motivou a expulsão da humanidade do jardim do Éden. Satanás, ou seja, a mente ilusória do homem, ensinou à humanidade que, comendo o fruto proibido chamado patologia, se tornaria perfeitamente saudável como Deus (Gênesis, cap. 3). Porém, Adão, isto é, o homem foi expulso do jardim do Éden porque comeu o fruto da sabedoria chamado patologia. Após isso, apesar de o homem ser essencialmente saudável e insuscetível às doenças, teve de passar a manter a saúde, sujeitando-se com árduos esforços às "leis da saúde" criadas por ele mesmo”.

Primeiro detalhe, a palavra “patologia” é ramo da medicina que tem por objeto o estudo das doenças, da origem, causas e sintomas. Isso tudo do lado físico, não estamos falando da causa mental e espiritual, porque a medicina, logicamente, só vê o lado físico, o lado material. Então, quando manifestam-se certos tipos de doenças, como as ligadas à parte de nervos, como paralisia facial, a medicina fala que não tem cura. Não tem cura por que a origem não é material, a origem não é física, é espiritual.

Então vamos dividir este primeiro parágrafo em partes:
1ª parte – Satanás, ou seja, a mente ilusória do homem ensinou à humanidade que, comendo o fruto proibido chamado patologia, se tornaria perfeitamente saudável como Deus. Este Satanás, primeiro detalhe, não é existência real. Deus não criou Satanás. Para quem acredita que existe Satanás, pergunto: será que a vida de Deus estava tão monótona que ele disse “vou criar um concorrente para ter graça e vou brigar com ele”? “Para ter emoção eu vou criar um Satanás”, imaginem, não é isto o que aconteceu. Segundo detalhe: tem gente que pensa que Lúcifer é eternamente diabo, eternamente Satanás, e não é. O espírito em ilusão é chamado desta forma, mas um dia ele vai se iluminar. Nós não somos regidos por leis? Então, dentro da lei espiritual, da lei da vida, nosso objetivo é evoluir. Todas as vidas existem para evoluir. Até tem uma passagem do nosso grande amigo Vetterini (vamos estudar no volume 9, este livro é fantástico, é sobre o mundo espiritual, sobre as leis espirituais). Perguntaram sobre a cremação e o Sr Vetterini deixou bem claro que, para as pessoas que ainda necessitam retornar para a Terra, a cremação não é algo bom. É como um balão de gás que está ligado com um fio e a pessoa corta o fio e o balão se perde. Então, o vinculo “mundo espiritual – Terra” acaba se rompendo. Agora, se a pessoa não precisa mais reencarnar-se não tem este problema. Outro detalhe que ele falou é que interrompe o ciclo normal da vida, ou seja, aqueles vermes também fazem parte de uma evolução espiritual, o bichinho da goiaba não vai ser eternamente um bichinho da goiaba; ele também tem um espírito, daqui a 10 mil anos não continuará como um bichinho de goiaba pode ser promovido para “bichinho de abacate”. O cachorro também não vai ser eternamente cachorro, tudo está em evolução, o ser humano também tem que evoluir.

2ª parte - Adão foi expulso porque comeu o fruto da “sabedoria” (o fruto da ciência do bem e do mal). Pessoas que acreditam no bem e no mal, acreditam que existe Satanás, são pessoas que acreditam no dualismo ou pluralismo, não acreditam que existe um Deus único. Se Deus é único e absoluto, só existe Deus e o que Deus criou. Se Deus é o único criador, não iria criar Satanás. Quem acredita que existe um oponente a Deus está com o pensamento dualista. Não existe esse oponente de Deus. A mente em ilusão, o espírito em ilusão profunda, “dá forma à sua crença e a manifesta como falsidade”. Então, esquecer este fruto da ciência do bem e do mal é esquecer e ignorar a sua natureza divina e pensar somente que ele é um ser material. Por isso o símbolo de Adão e Eva, da cobra que “tititi” no ouvido da Eva e a Eva “tititi” no ouvido do Adão, aí ele foi pego “no flagra” e, como estava pelado, não tinha como colocar o caroço da maçã no bolso, então engoliu e o caroço parou na garganta. Assim, o “pomo de Adão” está aqui (na garganta), mas isto tudo é simbologia. E a cobra, simboliza o quê? Arrastando o corpo todinho na terra, simboliza o materialismo, o prazer do materialismo. Portanto, o ser humano, se ficar com a mente voltada somente para a matéria, ser escravo da matéria, vai ganhar o “cartão vermelho”, vai deixar de alcançar o paraíso, vai ser infeliz, vai sofrer. Por isso, Cristo disse “Meu Reino não é deste mundo”, quando disseram que Cristo era rei, ele aclarou que era rei de um mundo espiritual, no mundo celestial, não aqui na Terra. Aqui na Terra não quero ser “o bom”, não quero nada disso, isso é coisa supérflua, coisa fenomênica, aqui é uma escolinha, terminou a escola aqui, volta-se para a escola no mundo espiritual. Lá nós também continuamos estudando. Mesmo o espírito que não tem mais necessidade de voltar para a Terra continua estudando, não interrompe o ciclo da aprendizagem, é infinito.

Após isso, apesar de o homem ser essencialmente saudável e insuscetível às doenças, teve que passar a manter a saúde. Ai é que ocorrem determinadas situações, por exemplo, semana passada, fiz o Seminário da Luz em Uberaba (sábado) e Uberlândia (domingo), pertencentes à mesma regional do Triângulo Alto Paranaíba. A Supervisora informou, como mencionei outro dia aqui na aula, que uma senhora estava em uma cadeira de rodas no Seminário de Uberaba. Ela ficou curada e no domingo foi de ônibus para assistir ao mesmo Seminário da Luz em Uberlândia e sem cadeira de rodas, sem tratamento, sem remédios, sem nada. Por quê? Porque ela entendeu que é espírito, é Vida. Durante as palestras foi compreendendo algumas coisas que não estavam corretas, como conflitos com os pais e ingratidão com os antepassados. Assim, ela foi mudando seu modo de pensar e, consequentemente, o resultado apareceu: saiu andando e deixou a cadeira de rodas. Isso mostra que, quando compreendemos a Verdade, a Vida se liberta de todas as amarras. As amarras que nos impedem de ser felizes, amarras que nos amarram, mesmo, impedindo que possamos manifestar a saúde, tudo isso são ilusões.

AVV1 pág. 79, CAPÍTULO  2: “Vejam, não há doenças em animais selvagens. Eles não seguem nenhum método para manterem a saúde, nem usam remédios, mas são dotados de saúde perfeita desde o nascimento. No entanto, trazendo um animal selvagem para o convívio humano, criando-o num zoológico ou numa fazenda sob a atmosfera do pensamento humano, inevitavelmente ele ficará doente. Adoece, mesmo que um veterinário o assista ininterruptamente, possibilitando-lhe uma vida bem mais higiênica e regulada do que antes, quando vivia em liberdade na mata. Acontece isso porque vive sujeito às vibrações do pensamento doentio do homem que, acreditando na existência original das doenças, preocupa-se apenas em como se livrar delas: “Será que isso é anti-higiênico”? Será que fazendo isso ficarei doente?

Acredito que todos já tomaram conhecimento do depoimento dos indígenas. Eles não tinham certos tipos de doenças e passaram a tê-las quando receberam a visita dos homens brancos. O homem comeu o fruto da sabedoria, o fruto da ciência do bem e do mal, e ficou tão apegado à matéria que começou a criar doenças novas. Enquanto mantiver pensamentos errôneos, ideias materialistas, conflitos, pensamentos nada condizentes com a mente de Deus, fará surgir doenças novas.

No livro A Verdade da Vida vol. 9 o Mestre cita o depoimento de cientistas que analisaram as gargantas de quinhentos alunos e verificaram que, dentre eles, havia muitos que tinham grande quantidade de bactérias na garganta, mas não estavam com a garganta inflamada e outros que estavam com menos quantidade de bactérias, mas estavam com a garganta inflamada. Não deveria ser o contrário? Não deveriam ficar doentes aqueles que estavam com maior quantidade de bactéria? Mas não era isso o que estava acontecendo. Onde está a diferença? No estado mental. O estado mental da pessoa influi muito. A forma como você acredita ou não acredita, como você pensa, no que você pensa, como está reagindo em certas situações, seu modo de viver o dia-a-dia, tudo isso tem influência muito grande em nosso corpo carnal.

A Terra é o mundo fenomênico. O mundo fenomênico, porém, não é somente a Terra, o mundo espiritual também é fenomênico. “O espírito que está em ilusão dá forma à sua crença e manifesta uma imagem falsa”... “Espírito que não tem coração e sofre de doença cardíaca...”, assim, por exemplo, alguém que teve a perna amputada e, portanto, morreu sem a perna, se ainda não entendeu que é espírito, que é Vida perfeita, continuará andando como se estivesse sem a perna, até que alguém possa lhe esclarecer através da Verdade. Por isso, quando lemos a Sutra aos antepassados eles começam a entender a Verdade e se curam; no mundo espiritual também se curam.

Na visão budista é dito Terra Pura (sem ilusões), é o mesmo que Céu, Paraíso, Mundo de Deus.

Quando as pessoas ficam com a mente voltada somente para o mundo fenomênico, para a Terra, ficam tão sugestionadas que se esquecem de Deus. "PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, VENHA A NÓS O VOSSO REINO". Sabemos que o Reino de Deus é melhor que a Terra, que no mundo de Deus não existem guerras, não existe miséria, não existe sofrimento, não existe doença, é perfeito e muito bonito. Não existem adjetivos para descrever o mundo celestial. Antigamente quando a Hebe Camargo falava: "Pena que a televisão não é em cores", lembram? O que ela queria dizer é que, o que ela estava vendo era tão bonito que era uma pena que nós não pudéssemos ver também... O mesmo acontece com o mundo celestial que é tão bonito, tão magnífico, que não dá para descrever na linguagem da Terra. Seja feita a vontade de Deus aqui na Terra como já existe no Céu. Para que isso aconteça, depende da mente, depende do filme mental, depende da gente. Por essa razão, quanto mais pura for nossa mente, menos distorções aparecerão aqui na Terra. Cristo disse: "Os limpos de coração verão a Deus".

Quando a nossa mente fica mais focada no mundo fenomênico, na Terra, esquecemo-nos da beleza, da magnificência do mundo celestial e, com isso, vamos perdendo a fé. Para aumentar a fé temos que contemplar, concentrar a nossa mente, em Deus. Cristo, a todo o momento, se retirava para fazer meditação; meditava, meditava...

Trecho da Sutra Budista Amidakyo – “Acatai as palavras de Amithaba, despertai para vossa natureza de filho de Buda, venerai e recitai o nome Dele, concentrai o vosso espírito durante um a sete dias ou durante a vida inteira e jamais dispersais o vosso espírito. Quando assim procederdes, a fé se tornará ainda mais inabalável e vós nascereis no paraíso habitado por Amithaba e inúmeros seres sagrados.”

Amithaba é Deus, os budistas não falam Deus, falam Amithaba, falam Buda.

Acatai, despertai, venerai e recitai o nome Dele (é o Pai-Nosso): Pai Nosso que estais no Céu, Santificado seja o Vosso Nome...  Santificado, venerado, amado, respeitado seja o nome de Deus. Temos que nos curvar diante do nome de Deus. Esse amor, respeito e devoção são muito importantes. Yogananda falava: “ore com alegria, com devoção e com fervor”, e não com frieza. Experimente fazer o que um dia veio na minha mente e comecei a fazer na oração, falei: “Deus eu te amo”. Vocês sentirão, assim como senti, muita alegria.

Concentre a mente para o mundo de Deus durante um dia, uma semana, e sua fé aumentará. Quem não tem fé é porque a mente está voltada somente para o mundo fenomênico. Daí a importância de fazermos a Meditação Shinsokan para concentramos a mente em Deus.

Para conscientizar a capacidade infinita: O Mestre cita, no texto abaixo, que não adianta apenas mentalizar. Se você não estiver sentindo o significado da palavra, não vai adiantar nada. Se não entender, se não estiver focado, concentrado no valor da palavra, de nada vai adiantar... TEMOS QUE DEGUSTAR, SENTIR E CONCENTRAR.

“A palavra proferida claramente tem mais poder de concretização do que a palavra mentalizada. Falar alto aumentará o poder da palavra para despertar e conscientizar a capacidade interna. Em postura correta de Meditação Shinsokan, pronuncie em voz alta dez vezes o seguinte”:


DEUS ME PROVEU DE TODAS AS COISAS. MUITO OBRIGADO,
DEUS ME DOTOU DE SABEDORIA INFINITA.  MUITO OBRIGADO,
DEUS ME PROTEGE COM AMOR INFINITO. MUITO OBRIGADO,
DEUS ME CONCEDEU VIDA INFINITA. MUITO OBRIGADO!

(do livro Minhas Orações, pág.78)

Devemos fazer isto sempre com o sentimento de gratidão. Muito obrigado! A gratidão é um sentimento milagroso que nos une a Deus. Cristo sempre agradecia a Deus, sempre: “Ó, Pai, graças te dou”. Assim, repitam dez vezes em voz alta e vamos gravar, vivenciar, sentir. E a vida começa a trilhar o caminho certo. Muito obrigado!

Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.

Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato! 
A edição deste post contou com a valiosa dedicação dos seguintes colaboradores:
- Janice da Cruz Kowalski
- Ruthineia Araújo Botelho
- Valdinei Simplicio
- Preletor Milton Oliveira Santiago
- Celso Lell
- Preletora Maristela Borges de Lima Castilho
Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado! 

sábado, 18 de junho de 2011

Obrigado, Mestre!

Ontem, 17 de junho de 2011, completaram-se 26 anos da passagem ao mundo espiritual do Mestre Masaharu Taniguchi. Nesta data, nós do Blog A Verdade da Vida, expressamos nossa sincera gratidão.

-Mestre, onde quer que esteja, muito obrigado pela grande obra, a mais esclarecedora, a mais objetiva, o mais sublime dos ensinamentos que iluminam este planeta!

O HOMEM É FILHO DE DEUS!
MESTRE MASAHARU TANIGUCHI JAMAIS MORRERÁ!
MUITO OBRIGADO, MESTRE!!

A Matéria Surge do Nada – AVV40 - Resumo da Aula 18 – 01/06/2011

Esclarecemos que este post representa um resumo do conteúdo apresentado pelo orientador durante as aulas. Nos textos escolhidos, fazemos pequenas alterações adaptando a linguagem coloquial apresentada em aula para a linguagem estruturada escrita. Nosso principal objetivo é perpetuar o ensino recebido em aula, servindo como fonte de pesquisa dos pontos centrais tratados pelo professor. O Professor Heitor Miyazaki ilustra a aula com inúmeros relatos de experiência vivenciados, bem como com diversas citações de trechos de livros sagrados. Esses relatos e citações de livros, muitas vezes, são utilizados para fundamentar o pensamento doutrinário. Muitos desses relatos e citações de livros, no entanto, não estão sendo transcritos para o blog. Por essa razão, recomendamos o acompanhamento presencial da aula nas quartas-feiras. Convidamos você e sua família a participar deste maravilhoso curso. Informe-se na Regional da Seicho-no-Ie mais próxima!
Parte I – Perguntas e Respostas – Aula 18 - 01/06/2011 – Orientações do Prof. Heitor Miyazaki
Sinto que ainda não encontrei o meu caminho profissional. Quando penso que minha vida vai tomar um rumo definitivo, parece que retrocedo. (51 anos, casada):
Está faltando uma boa idéia. Captamos essa boa idéia, quando estamos em sintonia com Deus. Isso requer que você faça a Meditação Shinsokan. Faça a leitura das Sutras Sagradas para os antepassados, pois eles podem ajudar muito, em todos os sentidos. Minha filha caçula, quando estava na faculdade, trabalhava de dia e estudava à noite, todas as vezes em que ela ia à frente do oratório, eu já sabia que era dia de prova na faculdade [risos], as pessoas são assim, só no dia em que tem prova é que acendem o incenso no oratório [risos]. Assim, faça a leitura da Sutra Sagrada para os antepassados, faça Shinsokan e, é importante que leia livros da Verdade, para que possa ser um canal limpo para captar a orientação de Deus. Deus está sempre nos orientando, porém, nós é que, às vezes, estamos com a "antena fora de sintonia". Quando você, intuitivamente, captar, as coisas vão dar certo.
Estou namorando há um ano e até hoje não tenho a aprovação de meu pai para esse relacionamento. Meu namorado preenche todos os pré-requisitos exigidos pelo meu pai, inclusive é presidente de uma AL da Seicho-no-Ie. No entanto, toda vez que surge o assunto "namoro", acabo brigando com meu pai. Penso em terminar para não ter mais problemas em casa, porém, gosto de meu namorado. O que posso fazer para inverter essa situação?
Ensine o seu namorado a conquistar seu pai. As mentes se comunicam, certo? Então, lembre-se do "um quilo de feijão" [ver explicação na aula 2]. Às vezes os pais têm muito apego aos filhos e acham que são "donos" deles. Então, praticando, agradecendo, enfim, conquistando o seu pai, ele vai aprovar, tranquilamente. Há muitos casos de pessoas, adeptas da Seicho-No-Ie em que os pais eram contra; depois, como sogro ou sogra, ficaram amicíssimos. Há casos que tomei conhecimento em que eles ficaram tão amigos que foram essas pessoas que cuidaram dos sogros até o final de sua jornada na Terra. Portanto, essa é uma questão que depende de seu namorado aprender a praticar mais ainda. Se as vibrações não estão sintonizando, esse é o momento em que ele tem que agradecer ao seu pai, inúmeras vezes, porque pode ser um reencontro. Pode ser um reencontro de vidas passadas, onde seu namorado talvez tenha discriminado ou rejeitado o seu pai, e agora fica essa situação. Não é por acaso que as coisas acontecem. São situações em que as pessoas já estiveram juntas em outras vidas e agora se reencontram. Portanto, OP, OP, OP, OP, feijão, feijão, feijão, agradecer, agradecer, agradecer; ele vai conquistar o seu pai e este ficará favorável ao namoro.
(obs: OP: Oração do Perdão)
Tenho muitas estrias e quanto mais tento não pensar nisso, penso cada vez mais. Os pensamentos são como que involuntários, e o pior é que estou percebendo que as estrias estão aumentando. O que posso fazer diante disso?
Lembra-se da fita cassete? Se começarem a vir coisas que você não quer, o que você deve fazer? Grave em cima. Grave coisas que você quer. É importante as pessoas estarem sempre afinadas, para que não se deixem dominar por alguns tipos de pensamento, por coisas que não são verdadeiras, não são reais. Real é aquilo que Deus criou. Por isso esteja sempre com a mente voltada para Deus. Deixe em sua cabeceira o livro A Verdade em Orações. Antes de dormir leia uma oração deste livro; se achar conveniente, leia duas ou três vezes a mesma oração, e durma com o pensamento gerado pela oração. Assim, você não vai ter pensamentos negativos. À medida que você for educando seu subconsciente, vai ter o caminho desejado. O caminho depende de nós, depende da nossa aplicação. Por isso a palavra "disciplinamento" é fundamental para que possamos evoluir e dominar nosso destino.
Meu marido diz que tenho que assumir o meu lar. Mas, as rédeas estão nas mãos do meu enteado adolescente, que comanda meu lar com a permissão do pai. Este não aceita que o filho seja contrariado em suas exigências. Mesmo se ele comer toda a comida e deixar os demais familiares sem alimento, não posso reclamar de nada. Ele vive em nossa casa como um "Paxá" e todo mundo tem que se render à vontade dele. Toda vez que meu marido reclama de mim por causa dele, sinto-me profundamente infeliz. Gosto muito de meu enteado, mas, ele me odeia, faz de tudo para criar desarmonia no casal. Pensei que, com o  tempo, ele iria esquecer essa idéia fixa, mas, o jovem procura sempre queimar a minha imagem com o pai. Amo minha família e desejo ter um lar harmonioso. Preciso superar essa situação. O que posso fazer?
"Ser tolerante ou ser condescendente não significa estar em harmonia ...". Então, você diz que ama o seu enteado, mas está, na verdade, sendo condescendente. Você finge que está tudo bem, mas, no fundo, está sempre criticando seu enteado, também. Lembra-se da história de Starr Daily*, aquele bandido que era temido até pelos próprios policiais dos Estados Unidos? Depois que ele foi torturado (ficou pendurado durante alguns dias, sem encostar os pés no chão, o sangue descendo, até que desmaiou), quando acordou, viu a figura de Jesus Cristo. Jesus falou, falou, falou e ele não entendeu nada. Mas, ele assimilou o olhar de Jesus Cristo. O imenso amor traduzido pelo olhar de Jesus tocou na alma de Starr Daily, e ele entendeu o que Jesus estava “dizendo”: que ele não deveria mais se autopunir, porque era filho de Deus. Foi o grande despertar de Starr Daily. A partir de então ele começou a seguir o caminho da religiosidade. Na história tinha um senhor cujo apelido era Lifer (Lifer era o apelido das pessoas condenadas à prisão perpétua). Este senhor era muito Santo e, a partir do momento em que Starr Daily passou a seguir o caminho da religiosidade, passou, também, a ser considerado traidor por parte dos demais presidiários. E, como passou a ser maltratado pelos companheiros, foi conversar com Lifer. Lifer disse-lhe: "Você tem que amá-los. Eles o odeiam porque você não os ama. Se você amá-los eles não vão odiá-lo".
Em seu caso, o que você deve fazer? Agradecer do fundo do coração, ver o seu enteado como filho de Deus, harmonioso. Enquanto você estiver vendo-o como mimado, protegido, enfim, rotulando-o com diversos adjetivos que não representam a Imagem Verdadeira, ele vai reagir da forma como você está acreditando. Passe a vê-lo como um santo menino, como seu filho. Pode ser que ele tenha sido seu filho em outra encarnação, e agora veio como enteado. Então, ame-o dessa forma. Existe uma barreira entre você e ele. Essa barreira é a palavra "enteado". Veja-o como filho, não como enteado. Ame-o como filho, e não como enteado. As palavras, o olhar, a forma de pensar, ou seja, o carma do falar, o carma do pensar e das ações, a forma como você vai tratá-lo com amor, isso tudo deve ser algo que venha do fundo do coração. Com certeza ele vai mudar o procedimento. Experimente, a todo momento, repetir "você é filho de Deus, é amável, é harmonioso, muito obrigado, muito obrigado". Faça Orações do Perdão, 100 vezes por dia. Depois de dois meses, veja se ele não vai ser outra pessoa. Com certeza vai mudar.
*[leia a história completa de Starr Daily no livro O Amor Supera o Castigo]
Já fui casada por duas vezes, hoje sou viúva, tenho quarenta e oito anos e desejo casar-me novamente. Por que sempre estive sozinha mesmo casada?
Porque você “gosta” da solidão. Você não percebeu, mas, inconscientemente, gosta da solidão, por isso acabou ficando sozinha, mesmo estando casada. Agora, tem outro detalhe, como você está viúva e está querendo casar-se novamente, antes disso você tem que pedir autorização para o primeiro marido, aquele que faleceu, senão você vai viver como a “Dona Flor e seus dois maridos”, com certeza. Vai ter influência do espírito do primeiro marido, se ele era ciumento, então, vai ter desarmonia, problemas de saúde e outras coisas mais. Mas, se tiver aprovação dele, não vai ter problema nenhum. Agora, o que você tem que mentalizar é “sentir que você não é sozinha, que está sempre com Deus”. Viva junto com Deus, respire Deus, sinta Deus a todo instante, sinta que Deus está ao seu lado protegendo-a. Não se sinta sozinha no mundo, pois, dessa forma, acabará realmente ficando sozinha. Isso é uma coisa natural, causada pelo sentimento de solidão, e, então, a pessoa se separa. Quando a pessoa gosta de ficar solitária, sente muita solidão, de uma forma ou de outra ela acaba ficando sozinha. Então, sinta que realmente a vida se completa no casamento, na realidade a vida se completa desta forma. Metade e metade se unem, e isso é um complemento natural. Tenha em mente o sentimento de servir e de fazer do seu marido uma pessoa feliz. Com certeza você vai viver uma vida feliz.
Sendo a fibromialgia uma dor muscular que anda pelo corpo todo, qual seria a causa mental deste problema e qual a prática para solucioná-lo ?
Sutra para os antepassados, Sutra para os antepassados. Grande parte das doenças que ocorrem na região da musculatura e nervos que vão se atrofiando ou enfraquecendo, é decorrente de antepassados que estão desesperados, perdendo a força, querendo sair daquela situação do umbral, do desespero e do purgatório, e não estão encontrando o caminho. Na década de 70, uma senhora fez um relato interessante na Vila Califórnia.  O filho dela estava perdendo a força de toda a musculatura do corpo. A situação chegou ao ponto em que o menino não conseguia mais andar, nem mesmo comer e, então, ela passou a dar mamadeira para o filho. Ele, com doze anos, estava pesando seis ou sete quilos, uma coisa assim. Toda a musculatura, inclusive a musculatura do rosto, foi perdendo força, e a mãe, desesperada, procurou ajuda com tudo quanto era médico. Um médico disse: “olha, está para chegar um médico que é a maior autoridade no assunto. É um médico alemão que vem para um Congresso no Brasil, tenta conversar com ele”. Ela conversou e não resolveu o problema. Então, conheceu a Seicho-No-Ie e começou a praticar a leitura da Sutra para os antepassados. No dia em que ela fez o relato na minha frente, o garoto estava correndo, pesava quarenta e cinco quilos e estava completamente curado. Este é um ponto importante, ok? Existem, também, pessoas que perdem esta força muscular (ou parte do nervo) devido a uma série de irritações que guardaram no interior de seu subconsciente; neste caso essas pessoas têm que perdoar. Mas a maior parte dos casos está ligada à Sutra aos antepassados, por isso é que não se pode deixar para segundo plano a Sutra para os antepassados. Ler duas, três, quatro ou até cinco vezes a Sutra, por dia, e fazer isso com muito amor. Quem sofre com este problema, deve fazer três quatro ou até cinco ou seis vezes por dia a Sutra para seus antepassados. Veja que o resultado vai começar a aparecer de uma forma maravilhosa.
Por que sinto tanto frio no corpo todo e com tanta intensidade? Eu não tive abortos, mas na minha família houve, pode estar relacionado?
Ah, se for nesta época todo mundo está sentindo frio..  rs ..rs  até eu sinto frio . Mas se você sente normalmente frio, tem algum antepassado que ainda não entendeu que morreu, ele pensa que está vivo, mas está sofrendo, está começando a despertar e por isso é que a pessoa sente frio. Geralmente é uma pessoa com quem você sonhou, ou pensa frequentemente nesta pessoa. Tem um caso muito bonito que aconteceu, faz uns oito anos. Minha filha Sheila fez aniversário e convidou algumas amigas. Estava fazendo um calor muito forte, no verão, mais ou menos 32 graus, todo mundo sentindo calor, calor, e uma amiga dela, eu vou falar o nome porque até já foi feita aqui uma peça teatral sobre isso, a Eliane, estava com um pulôver. Todo mundo sentindo um calor danado e ela de pulôver. Perguntei a ela:
- Você está sempre com frio, mesmo neste calor?
- Sim.
- Então você tem que orar para um antepassado que morreu. Ele ainda não sabe que morreu. Você sonha com esta pessoa ou você pensa nesta pessoa.
Ela olhou para cima e falou: “mas não é meu antepassado”; era um rapaz que ela amava muito. Ninguém sabia que ela amava este rapaz. No dia seguinte a esta conversa ela foi à casa da mãe deste rapaz e falou que foi lá para fazer orações; a mãe ficou muito contente e começou o processo das orações que eu falei para fazer. Agora, o mais impressionante é que dez dias depois que ela estava fazendo, ela recebeu uma carta do Japão de um amigo dela que era sensitivo, e lhe mandou uma mensagem psicografada do rapaz em questão. Ele chegou do trabalho e começou a sentir vontade de escrever, escrever, e era toda uma mensagem para a Eliane. Dizia a mensagem: “Está completando oito anos que eu faleci. Só agora, graças às orações que o seu Mestre falou para você fazer para mim é que estou me iluminando. Estou num lugar maravilhoso agora. Até então, estava sofrendo. Agradeça ao seu Mestre por mim.”; escreveu mais algumas coisas e no final acrescentou: “sua bobinha, eu também te amava ... eu também te amo”. E, depois disso, ela nunca mais ficou sentindo frio e muitas vezes, mesmo em época de frio, fica sem pulôver. Sendo assim, o problema de frio não era dela.
Frequento a Seicho-No-Ie há mais de dez anos. Minha mãe não é adepta e frequentemente critica os ensinamentos. Ela critica que eu ore pelos antepassados, acha um absurdo, na última vez acabamos discutindo por esse motivo, ela fala coisas absurdas. O que eu faço? (38 anos, separada).
Presenteie-a com o livro Conquiste a Felicidade com Amor. A Preletora Nilva tem a nora que é evangélica e não acreditava muito, ela lhe deu esse livro para ler. Agora só pensa em antepassados e começou a educar os filhos da forma como a Seicho-No-Ie ensina e só fala em Seicho-No-Ie. Tem outro caso, também, de uma pessoa que não ligava para isso, que achava “bobagem os antepassados”, também era evangélica, e mudou totalmente depois que leu o livro Conquiste a Felicidade com Amor. Então, dê o livro para sua mãe e peça para que ela o leia: “Mamãe, leia até o fim e verifique se a Seicho-No-Ie está errada ou certa, e aí nós conversamos”. Quando ela terminar de ler, vai mudar o pensamento, vai mudar de idéia.
Tem uma moça que trabalha comigo. É uma moça que grita com todos, nunca nada está bom, gosta de falar mal das pessoas e tudo que faço no serviço nunca está a contento. Se faço de um jeito era para ter feito de outro, enfim vivemos em conflito. O que eu posso fazer para viver em paz com esta pessoa? (51 anos, solteira).
Faça a assinatura de uma revista para ela, faça a Forma Humana e, assim, você vai conquistando esta pessoa. Ao invés de entrar na sintonia dela, você vai elogiando, sorrindo, porque é isso que ela está precisando. Pessoas, assim, guardam uma série de revoltas, carências, uma série de situações não resolvidas no passado, e diante de qualquer coisa elas explodem. Então, você tem que fazer este papel de, aos poucos, ir conquistando, conversando, mostrando o caminho maravilhoso da vida, mostrando o caminho da Verdade e fazendo com que ela possa fazer uma autorreflexão, se autoconhecer e também mudar o modo de ser. Depois, você vai ver como ela vai se transformar e tornar-se uma grande amiga sua.
Parte II - Estudo do livro A Verdade da Vida volume 1: A Matéria Surge do Nada – Orientações do Prof. Heitor Miyazaki – Aula 18 – 01/06/2011.

AVV1 pág. 60: "A germinação desta semente está em vias de ocorrer em várias localidades. Como é boa a vida! Desejo de todo o coração trabalhar de mãos dadas com todos os senhores, almejando o dia em que esta benéfica obra seja largamente difundida."

O Mestre escreveu isso porque anteriormente havia mencionado a pedagogia da SNI que se chama Educação da Vida.
Quando todas as crianças que tiverem formação dentro do ensinamento da SNI e muitas pessoas que também despertarem para a Verdade tomarem a iniciativa de fazer da mesma forma que fizeram os irmãos Matsuda, saindo para propagar o ensinamento, veremos germinar essa semente. Na verdade, essa germinação já está acontecendo. Cada pessoa fazendo sua parte vai ficando mais fácil. É como na história da floresta que estava pegando fogo, o passarinho ia até a represa enchia o bico de água e jogava na floresta, enchia o bico de água e jogava na floresta... A girafa pescoçuda disse ao passarinho que ele não iria conseguir apagar aquele fogo, e ele respondeu: “Estou fazendo a minha parte". Assim devemos proceder.

AVV1 pág. 60 e 61: “Virá, sem dúvida, a época em que saberemos que a mente, conforme a usamos, se transforma num poderoso tônico ou num excitante mais ativo que o vinho medicinal, e que, quando a nossa mente é utilizada de maneira correta, não necessitamos de medicamento material, porque a mente em si constitui o nutriente ou o remédio rejuvenescedor. Para tanto, basta usarmos de modo correto a nossa mente, mantendo-a em estado de harmonia, livre de qualquer atrito e sempre preenchida de pensamentos de alegria, de bondade e de amor”.

Esquematizar, fazer a cópia o livro. Mesmo que já tenha lido várias vezes, a transcrição do livro faz com que as palavras em um determinado momento comecem a "mexer" com a gente. Muitas vezes as pessoas quando estão lendo passam direto pelas palavras, sem parar para entender, não conseguindo assimilar o sentido. Fazendo a cópia, ou seja, transcrevendo o livro, vivenciam a oportunidade de encontrar a palavra "chave", o núcleo central de toda aquela frase ou texto. É como se a pessoa descobrisse a abelha-rainha da colmeia. O Mestre fala: "Você quer obter mel, tem que descobrir a abelha-rainha; enquanto não descobrir a abelha-rainha, não obterá o mel".

Para não precisar de medicamentos, precisamos usar a mente da forma correta. A nossa mente é como um vaso cheio de terra, onde vamos plantar e colher... Se usar a mente de forma negativa, ficará doente, criará problemas para você mesmo. Temos que usar a mente de forma correta. Vivendo de forma pessimista a vida será um caos, por isso temos o livre arbítrio, para que possamos viver da forma que quisermos. Muitas pessoas não entendem o sábado, e interpretam ao pé da letra quando é dito que Deus fez o sol e descansou, fez a lua e descansou, fez a luz e descansou... No sétimo dia, não é que Ele descansou... Como Ele fez tudo e viu que estava tudo muito bom e descansou, quer dizer que daí para frente ficaria por “nossa conta”, seria o nosso livre arbítrio. Podemos usar a mente de várias formas, podemos fazer nossa vida de várias formas, por isso, quem planta, colhe. Aos poucos o ser humano vai entendendo a lei do carma, vendo que fazer o bem para o próximo é o mesmo que fazer o bem para si mesmo, porque vai colher o que plantou. Amar o próximo é amar a Deus; na verdade, quando alguém ama o próximo está amando a si próprio; aquele que não consegue amar o próximo é porque não ama a si próprio.

Procure manter sempre o estado de harmonia. Cristo falou no Sermão da Montanha: “Bem-aventurados os pacificadores...”. Ele não falou “bem-aventurados os que jogam lenha na fogueira, aqueles que gostam de tumultuar...”.
Viver livre de qualquer atrito, isso envolve detalhes que devem começar em casa. Como estamos em casa? Você está bem com você mesmo em sua casa? Ajuda o cônjuge, sua família? Você é igual tanto fora como dentro de casa? Ou faz hora-extra para não voltar para casa? Se estiver fazendo hora-extra para não voltar para casa é porque não está feliz em casa, então está precisando transformar o seu lar em um paraíso, usando a expressão facial, boas palavras. Justamente isso é o que estamos estudando, no seu dia-a-dia é fundamental a harmonia dentro do lar. Pessoas egoístas, quando casam não conseguem se ajustar porque o casamento é uma complementação, um ajuda o outro e assim surge a alegria de viver! Quando um quer impor o seu modo de pensar, querendo que tudo seja do seu jeito, pensando só eu, eu, eu... Enquanto esse ego existir, não vai dar certo. Portanto o comum acordo de um pensar no outro, é maravilhoso! Às vezes, quando vou viajar, minha mulher sai correndo carregando a mala pesada e eu correndo atrás, para tirar a mala da mão dela, porque não quero que carregue peso, mas ela não quer me dar a mala... Essa situação mostra que um se preocupa com o outro, querendo alegrar o outro, querendo fazer o outro feliz.
Viver sem atrito, não entrar em choque. Saber esperar o momento certo, eis o segredo da felicidade, diz o Mestre Masaharu Taniguchi. Em todas as situações sempre tem uma forma de harmonizar encontrando a solução para viver sempre em paz e harmonia.
Esperar o momento certo é a melhor coisa. Eu tinha uma fazenda (5mx6m, risos), arrisquei a plantar, passei naquelas casas que vendem sementes, comprei (tudo a olho) e plantei espinafre, mas nada de nascer, pensei que a semente estivesse estragada. Somente depois de seis meses é que começou a brotar, e aí foi espinafre para tudo quanto é lado, então entendi que eu tinha plantado na época errada. A vida nos mostra a hora certa. Plante na época certa que irá colher, não queira colher resultados antes da hora. Tudo tem o momento certo. Se deseja falar algo para alguém, por exemplo, será que esse alguém nesse momento está propenso a ouvir? Talvez não seja a hora certa. Uma vez me ocorreu uma situação, quando o Mário Covas estava doente, com câncer, uma senhora me perguntou se eu não queria orientá-lo e eu perguntei: “será que ele quer me ouvir?". Se ele não quisesse me ouvir, não adiantaria eu querer falar qualquer coisa para ele. Se a pessoa está propensa a ouvir, tudo bem. Mas se ela não está, não adianta querer impor, “você tem que me ouvir!”
Manter a mente preenchida sempre com pensamentos de alegria, bondade e amor. São três itens:
Pensamentos preenchidos de alegria. “Ah, mas eu sou triste!”. Por que você é triste? É porque seus pensamentos estão voltados para a tristeza. “É porque nada dá certo!”. Ah, e as coisas que deram certo, você agradeceu? Não! Só reclama do que deu errado. É preciso agradecer às coisas que deram certo.
Bondade. Devemos manifestar Deus no dia-a-dia. Ter bondade é manifestar Deus. É manifestar o bem, o belo. Quando fazemos isto ficamos felizes, porque estamos manifestando amor. Isto está de acordo com nossa natureza divina.
Deus só criou o bem. Devemos viver numa sintonia, numa comunhão com Deus. O Mestre escreveu no livro Viver junto com Deus: O filho de Deus tem que viver como Deus e não como porco. Então, vamos viver como Deus, manifestar amor todos os dias. Isto é maravilhoso!
AVV1 pág. 64: “Ocorrendo o grande despertar espiritual e conhecendo-se a Imagem Verdadeira da Vida que é intrinsecamente harmoniosa, as doenças desaparecem instantaneamente. Porque a Vida é a própria natureza de Deus, por princípio, jamais adoece. Ilusão é o desconhecimento desta Verdade, e doença é a imagem da ilusão. Há muito tempo, Vimalakirti manifestou doença em seu próprio corpo e disso se serviu para elucidar a "Verdade da Vida".”
 Por que a doença desaparece instantaneamente após o despertar espiritual?
O conceito que a pessoa tem de que é matéria (efemeridade) é substituído pela eternidade (Vida) que construiu o próprio corpo carnal. A pessoa é o comandante, é espírito eterno e não um ser mortal, um produto do acaso de um ato sexual.
 O Mestre diz: “Ninguém nasceu do útero da mulher. Antes do útero da sua mãe existir, você já existia”, ou seja, antes da matéria, antes do corpo, existe um ser sumamente perfeito e maravilhoso.
Temos um corpo carnal que iniciou-se na fecundação do óvulo, mas o homem não. O homem apenas se liga ao óvulo fecundado e com os fios da mente constrói o corpo e nele se instala.  Quando se entende a Verdade de que o homem não é corpo carnal, a doença desaparece por si mesma.
Na terceira Sutra consta que “são diferentes as leis físicas que regem a matéria inerte e as leis vitais que regem os organismos vivos”. São duas leis diferentes. Uma é a lei da matéria. Esta lei diz: se eu abrir a mão cairá o que estiver nela. Isto é a lei da gravidade. Numa curva, quem está de um lado passa para o outro. Isto é outra lei da física (força centrífuga). Enfim, existem várias leis. Nós somos regidos por leis. Por isso, quando despertamos espiritualmente, percebemos que existe a lei da matéria e a lei da Vida. Entre elas, a lei da Vida é superior.
No filme “Nosso Lar”, André Luiz, que era médico na Terra, chegou ao mundo espiritual querendo ajudar aos doentes, porém, percebeu que eles até pioravam com a sua “ajuda”; ele só conhecia as leis da matéria e isso não significava nada lá, para ajudá-lo. As leis da matéria são leis que nos regem aqui. Por isso, devemos conhecer as leis da mente, do carma. Isso nos trará a Sabedoria da Vida. Devemos compreender as leis e viver de acordo com elas. Um exemplo de como viver de acordo com a lei é a lei do trânsito: não adianta querer entrar na contra-mão ou andar em alta velocidade, você será penalizado! “Ah, mas fiz a ‘Proteção de Trânsito’ da Seicho-No-Ie”. Bem, até 80 km/h a Seicho-No-Ie garante (risos), depois não dá para garantir (risos).
Assim, é necessário se adequar às leis do local, do país. É preciso se enquadrar na lei daquele país e não dizer “Ah, eu sou assim mesmo”. Conhecer as diferentes leis que nos regem, nisso reside a Sabedoria da vida. Às vezes, a pessoa se prende a uma única lei da matéria. Estuda muito e se torna doutor no assunto. Mas é só doutor naquele assunto, precisa conhecer outras leis. Por isto, intelectualidade não é sinônimo de sabedoria. Desenvolver Sabedoria é a chave para resolver qualquer problema.
Consta na Terceira Sutra: “A Vida, embora use as leis da matéria, não é escravizada pelas leis da matéria”. Um exemplo, um rapaz sofreu um acidente grave de carro e fraturou a costela, a mãe ficou ao lado dele no hospital a noite inteira lendo a Sutra Sagrada. O filho passou por novos exames e nos resultados a fratura desapareceu. Pelas leis da matéria demoraria meses para curar uma fratura. Mas como a lei da Vida é superior à lei da matéria, isso não ocorreu.
Por isso quando estamos de acordo com Deus, a lei de Deus sobrepuja as leis da matéria. Por este fato, ore, leia várias vezes a Sutra quando estiver com algum problema. Leia “A Verdade da Vida, volumes 2, 4 e 24”, a Sutra para a Cura Espiritual. Quando se afina a mente com Deus, as leis da matéria obedecerão à lei da Vida. Por esta razão, ocorrem tantos milagres.
AVV1 pág. 64: “Neste volume, tomei como base a doença para explicar que a Imagem Verdadeira da Vida é originalmente livre, isenta de doenças e completamente desembaraçada. Pela sua leitura, os senhores experimentarão a cura espontânea da doença e assim compreenderão que a sua própria Vida jamais adoece, é totalmente livre e sem embaraços.”
É totalmente livre e sem embaraços. Então a nossa vida é livre e sem embaraços, mas quem é que cria os embaraços? Nós mesmos, certo? Que tipos de embaraços? Sentimento de culpa, “são dores criadas em nossa própria mente e sofridas pela nossa própria mente”, a ideia do pecado faz com que você se embarace e vá buscar complicações, vá buscar autopunições, vá buscar autodestruição, tome decisões erradas para sofrer. Tudo isso são situações que nosso inconsciente cria porque ainda acreditamos que “temos que sofrer”, então, na verdade, isso se chama “ilusão”. Deus não criou isso, Deus não quer que soframos, mas o ser humano, enquanto não aprender a filtrar aquilo que é verdade daquilo que é mentira, enquanto não aprender a separar, não aprender a distinguir e não aprender a viver como verdadeiro Filho de Deus, a vida vai ser cheia de embaraços mesmo, como consequência dessa crença errônea.
AVV1 pág. 65: “Se no idioma inglês "médico" é physician, a pessoa que realiza a cura metafísica (metaphysical healing) deveria ser metaphysician.”
O Mestre diz o seguinte: o que é metafísica, meta – física é algo que está além do físico, o médico é um physician, é um físico, ele cura o físico, mas quando a cura não se processa através da física, não ocorre através do médico, é uma cura que está além do físico, por isso é um metafísico, entenderam?
Quando a cura não ocorre dando-se remédio, mas é uma cura além disso, através da oração, da mentalização, da compreensão da Verdade, a doença desaparece, isto é uma cura que esta além da cura no físico, por isso é algo metafísico, ok?
AVV1 pág. 66: “O maior obstáculo na ocasião de curar uma doença através da força mental é a crença que as pessoas em geral têm de que a doença possui um substrato material irremovível. Enquanto não desfizerem radicalmente essa crença, não será possível erradicar a causa da doença.”
Eu citei no meu livro a cura daquela venezuelana chamada Rosa, que nasceu cega da vista direita. Quando falei para ela: “você ficou cega da vista direita porque ficou magoada com a sua mãe, que não queria que você viesse, porque ela já tinha sete filhos”. Quando alguém está magoado, não quer se comunicar com a pessoa, não quer ver, não quer falar, não quer conversar com a pessoa, isso tudo é natural. Se a pessoa está mesmo magoada, não vai fingir que está tudo bem, na verdade o próprio olhar já vai denunciar, ela vai evitar até olhar para a pessoa com quem está magoada. Se você está magoada com a cunhada, está com o carrinho no supermercado e encontra sua cunhada. Você vai em direção a ela? Não, vai desviar o caminho; isso significa que você não quer um contato com ela, certo? Então, da mesma forma, quando eu disse a ela: “se perdoar a sua mãe você vai enxergar; para isso, volte para a barriga da sua mamãe, mentalmente, e perdoe, perdoe, perdoe”. E ela falou: “mas, o médico falou que não tem cura”. Mas o médico vê o “físico”. Quem fez este físico foi você, então você é a escultora, é a dona. Você é quem esculpiu seu corpo carnal. Então, se você que é a escultora deste corpo carnal, entender e perdoar a sua mãe, este corpo carnal vai se transformar. Por isso, diz-se que é “projeção da mente”. Então, se você praticar 100, 150, 200, 250 Orações de Perdão para sua mãe e perdoá-la do fundo do seu coração, você vai enxergar. “Volte” pensando que no 1º dia você está no 1º mês na barriga da sua mãe; no dia seguinte você está no 2º mês; e vá fazendo 150, 200, 300 Orações de Perdão. No momento que você perdoar a sua mãe, não vai mais ter motivo para “não querer vê-la”, porque o fato de não querer vê-la é que fez com que o seu olho direito (o lado direito é o da mulher) já viesse cego. Durante a oferenda de trabalho em Santa Tecla ela levantou o braço e falou algo em espanhol. Eu não escutei porque estava um pouco longe; alguém disse: ““profe”, ela está falando que não precisa fazer “tudo isso” porque agora começou a enxergar, ela se curou neste instante”. Então, vejam como a Lei da Vida é superior à Lei da Matéria.
A Maria Amélia me contou que recebeu um recado da supervisora Aparecida Pedrosa. Neste sábado em Uberaba, no mesmo dia em que o prefeito curou-se, estava presente uma senhora de cadeira de rodas. No dia seguinte ela acordou sem a cadeira de rodas e foi para Uberlândia assistir ao Seminário de ônibus, andando sem nada, largou a cadeira de rodas, curou-se. Ela curou-se porque entendeu a Verdade. Na oração mútua ela entendeu a importância de agradecer ao papai, agradecer à mamãe, entendeu que ela é Vida perfeita de Deus. E, antes, estava com o “pensamento irremovível” conforme está escrito no texto, “não tem cura, não tem jeito, eu tenho que ficar na cadeira de rodas”. O Mestre falava para as pessoas: “- Larga isso aí, larga a muleta”. “- E, se eu cair?” “- Não tem importância, porque o seu “Eu Verdadeiro” não cai, vai andando, anda”.
Da mesma forma, uma moça no Paraguai em Assunção (o nome dela era Ana, 22 anos, apoiada em 2 muletas), eu falei: “você tem mágoa da sua mãe; da forma como eu vi, a sua mãe é muito autoritária; você não aceita a sua mãe, não é verdade?”. Ela falou: “realmente!”. Então, disse-lhe: “Aceite sua mãe, entenda-a e perdoe a sua mãe. Se você entender e praticar o que eu vou falar, vai ficar curada. Da mesma forma como aconteceu com uma moça em Santo André, no bairro Bom Pastor, em 1980, que largou a cadeira de rodas, da mesma forma como aconteceu, também, com a Verônica, da cidade de Treze de Maio no Rio Grande do Sul, que largou as muletas quando eu disse para ela tirar o medo do pai, você também vai andar. E realmente ela largou as muletas e ficou curada. Tudo isso mostra que “a Verdade liberta”. É por isso que ocorreu este fato no sábado, 28 de maio; esta senhora deixou a cadeira de rodas e voltou a andar, tudo é possível, tudo esta dentro do nada.
AVV1 pág. 66: “Sendo assim, só quando compreendermos que a matéria é, por princípio, o nada - que o budismo explica como "vazio", e que o cristianismo afirma "tudo é criado pelo Verbo", isto é, que a palavra (vibração mental) é o criador de tudo -, seremos realmente um perfeito metaphysician, ou melhor, um filósofo desprendido da matéria”.

Evangelho de São João: “No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus”. E tudo foi feito pelo verbo, pela palavra. A palavra tem força quando vibra no seu interior. Por isso, não basta apenas mentalizar, é preciso sentir. Por exemplo, quem está procurando a "metade da alma", não adianta apenas fazer a oração da metade da alma 20,30,40 vezes. Se você não fizer com emoção, não adianta nada. Você tem que sentir que a sua metade da alma já chegou, e agradeça a Deus. Aí, sim, ela vai aparecer.  
"Quem é você?", perguntou Moisés. "Eu sou o que sou", respondeu a luz. Eu sou aquilo que penso que seja. A palavra que vibra dentro de mim é o verbo, por isso, no princípio era o verbo e o verbo estava com Deus. Da mesma forma, quem hoje tem alguma coisa é porque um dia pensou: "eu gostaria de ter". Tudo o que eu penso que gostaria de ter, vem às minhas mãos. Por exemplo, vejam esta jaqueta que estou vestindo. O preletor Celso, lá de Gramado, tem uma loja. Eu estava fazendo uma atividade em Gramado, e estava na loja admirando a jaqueta. Apenas pensei em adquiri-la e ele me presenteou com a jaqueta. E é das boas, hein?  O Mestre conta que a professora Emiko, aos 3 anos de idade, quando sentia vontade de comer doce, ia para o quintal, olhava para o céu e gritava: "eu quero comer dooooceee!". No dia seguinte, o Mestre ganhava doces. Conclui-se que a matéria nasceu do verbo, da palavra. Da mesma forma, “sou aquilo que penso que sou”. Se você deseja a felicidade, pense de forma positiva, pensa de forma otimista. Vocês já ouviram o CD novo? [Administre sua Vida com Mente Positiva]? Ouviram aquela parte que comentei sobre o avião? Acredite, acredite! Mesmo que você ache que "não tem jeito", acredite [é preciso ouvir o CD para compreender o que foi mencionado]. Gênesis, capítulo 1, versículo um: "No princípio Deus criou o céu e a terra". Deus criou a partir do quê? "Deus, ao criar todas as coisas, não usa martelo, não usa cinzel, não usa barro, não usa cimento, não usa cola, não usa nada disso. Cria a partir do nada.

AVV1 pág. 66 e 67: "Bem, os senhores já tiveram a oportunidade de contemplar o infinito espaço sideral que cintila como se tivessem esparramado areia de prata? Que será que existe entremeando uma estrela e outra? Quanto mais nos afastamos da superfície terrestre, mais rarefeito se torna o ar que envolve a Terra e, se subirmos a uma altitude de cerca de 2O mil metros, não mais haverá ar, não sendo, então, adequado chamar esse espaço de "atmosfera", pois é um verdadeiro vazio, onde nada existe. Não obstante, as ondas de luz ou as ondas eletromagnéticas irradiadas pelos astros atravessam esse espaço onde "nada existe". Significa, então, que esse nada não é o nada absoluto, pois existe algo que transmite a luz ou a radiação eletromagnética. Daí terem os cientistas atribuído o nome de éter, reconhecendo a existência de algo que ocupa o espaço onde parece nada existir.”

Existem pessoas que dizem que aquilo que o Mestre escreveu está ultrapassado, referindo-se ao éter, cuja existência já não é mais afirmada pelos cientistas. No entanto, existem grupos de cientistas que dizem que o éter existe. Por exemplo, vamos ver o que David Thompson e Jim Bourassa explicam sobre esse assunto:

"O éter, a insubstancial substância, sólido perfeito, líquido perfeito, gás perfeito, esquecida pela ciência desde Albert Einstein, está de volta. Pelo menos esta é a proposta de David Thompson e Jim Bourassa. Para os fundadores da Quantum Aether Dynamics Institute, uma organização de pesquisas fundada justamente para divulgar sua nova teoria. O conceito de "éter" não é novo. Ele vem dos gregos e durante milênios foi para a física. No final do século IXX, Michelson e Morley fizeram experimentos de alta precisão para detectar o éter e não o encontraram. Einstein não negou, nem tampouco comprovou a existência do éter, uma substância que ocuparia tudo o que se convencionou chamar de espaço vazio. Ou seja, na teoria do éter, não há vazio. Onde nada parece existir, lá está o éter. Mas, a Teoria da Relatividade não precisava dele em suas equações. Ele foi, simplesmente, deixado de lado. Agora, Thompson e Bourassa afirmam ter construído uma teoria que, baseando-se no éter, contém a tão sonhada teoria da força unificada, o cálice sagrado da física, capaz de unificar a teoria da relatividade com a teoria quântica". (A New Foundation for Physics - David Thompson & Jim Bourassa)

O importante a compreender deste texto, é que o Mestre não quer discutir se o éter existe ou não existe. Ele menciona uma substância que existe entre as estrelas, não importa o nome que deem a essa substância. Ele poderia citar outros exemplos, sem mencionar o éter, é isso que eu gostaria que todos entendessem.

AVV1 pág. 67 e 68: "Afirmam os cientistas que essa substância chamada éter preenche o Universo, mas não podemos vê-la, ouvi-la nem tocá-la, sendo ainda totalmente insípida e inodora. Por isso, seria mais conveniente chamarmos de nada ou vazio a essa substância fundamental do Universo, em vez de éter. Tudo se desenvolveu a partir desse vazio ou nada e foi esclarecido cientificamente o que prega o budismo: "a matéria é o nada" e "do nada surgem todos os fenômenos".

O Mestre cita que própria física está comprovando cientificamente a afirmação de que a matéria não é algo substancial. Ao desenharmos um átomo, temos, basicamente, o núcleo e os elétrons girando em torno deste núcleo. O que existe no espaço entre o elétron e o núcleo? A distância é enorme. É o equivalente à distância existente entre o círculo central de um gramado de futebol e uma cadeira no local mais alto da arquibancada.

AVV1 pág. 68: "Vivemos utilizando-nos diariamente desse vazio, ou melhor, desse éter. No entanto, pensamos não existir aquilo que não conseguimos ver, mesmo que exista de fato; e cremos existir aquilo que conseguimos ver, mesmo que originariamente inexista".

Então, não é porque não estamos vendo que não existe. Antigamente as pessoas falavam: "se Deus existe, coloque-o que na minha frente". Atualmente, acreditamos em coisas como rádio, televisão, telefone celular, embora não possamos enxergar as ondas eletromagnéticas, isso porque conseguimos compreender que essas contas estão em outra dimensão. Nossos olhos carnais foram feitos para enxergar o mundo das três dimensões. Não podemos enxergar o que está na quarta dimensão, como, por exemplo, as ondas hertzianas. Não enxergarmos, mas existem. Assim, não é porque não chegamos algo, que esse algo não existe.

AVV1 pág. 68: "Devido a essa crença errônea, o ser humano sofre pensando que existe o que não existe e se afoba achando que não existe o que existe. Assim, fica se debatendo, projetando na "tela da vida" um mundo de sofrimentos criado pela sua mente. Foi por esse motivo que comecei a explanar esse assunto, desejando salvar a humanidade desses sofrimentos".

Há pessoas que só ficam pensando em doenças. Compram revistas que só falam de doenças. Consequentemente, por qualquer motivo, adoecem. Quando estudarmos o volume 24, vamos conhecer uma cidade em que as pessoas não ficavam doentes por um motivo muito simples: lá não havia médicos. As pessoas não adoeciam porque não havia quem pudesse curá-los. A mente, assim, pensa: "não posso ficar doente". Mas, quando a pessoa mora ao lado da farmácia, não se importa em ficar doente. Assim, fica criando "coisas" e manifestando no corpo aquilo que era pura criação da mente, não é existência verdadeira.

AVV1 pág. 68: "Não é fácil compreender a existência do ar em si, mas qualquer pessoa sente o vento, o qual é o ar em vibração. A vibração é o fator indispensável para que uma existência verdadeira - o nada - tome forma e se manifeste como elemento sensível".

Assim, não é possível pegar o ar com as nossas mãos, mas, quando o ar se desloca, percebemos a existência dele atrás através do vento que se forma.
Oração do dia primeiro
Palavras para o renascimento
[SUTRA EM 30 CAPÍTULOS PARA LEITURA DIÁRIA]

No céu e na terra, tudo começa com o "agora". No "agora", renascemos. Agora, você comanda sua própria vida. Você é dono da sua vida. Neste momento, você renasce com mais força e coragem, preparado para o trabalho e para a vivência de um novo dia. Você está pronto para se dedicar ao seu trabalho com o máximo entusiasmo. Você avança nesta jornada da vida com o coração repleto de alegria, pois tem a convicção de que tudo o que deseja já foi providenciado por Deus. Você está ciente de que Deus está presente no seu interior - jamais deixe de sentir Sua presença. Hoje também você sente dentro de si a força onipotente e ilimitada que o sustenta sempre, o dia todo. Aconteça o que acontecer na sua vida, você nunca está despreparado para enfrentar quaisquer situações. Se a situação exige sabedoria, você está provido de sabedoria; se exige a manifestação de amor, você está com o coração repleto de amor; se exige coragem, está provido de coragem; se exige força, está provido de força. Sua vida está em perfeita comunhão com Deus. A água da vida flui eternamente do âmago de seu ser. Deus, que é a Verdade, ensina-lhe tudo e o conduz ao caminho da Verdade. Você é protegido pela força onipotente. Você tem dentro de você a fonte da força ilimitada. Dessa fonte emanam uma força misteriosa e também uma sensação de grande paz. Com certeza, todas as pessoas com quem você entrar em contato no dia de hoje, sentirão que, na atmosfera que emana de você existe uma força mágica. Você está ciente de que esta força mágica é a força do Ser Eterno que está presente no seu interior. Agradeçamos ao Ser Eterno. [obs: no original, esta oração está escrita na primeira pessoa do singular]

Muito obrigado!

Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.

Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato! 

A edição deste post contou com a valiosa dedicação dos seguintes colaboradores:
- Gloria Mendes dos Santos
- Ruthineia Araújo
- Valdinei Simplicio
- Celso Lell
- Maristela Borges de Lima Castilho
Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado!