terça-feira, 26 de abril de 2011

AVV40 - Resumo da Aula 12 - 20/04/2011 - Revistas Sagradas



[Dedicamos a transcrição do resumo da aula 12 ao grande espírito de luz da professora Teruko Taniguchi, na semana do 23º aniversário de sua passagem para o mundo espiritual.]



"Minha mãe, cercada de amor
de tantas pessoas, disse:
"Eu sou realmente feliz!
Não tenho palavras para me expressar..."
Assim, ela foi para o céu na manhã de um dia maravilhoso (24/04/1988), em que
as flores de cerejeira floresciam e as
de glicínia exalavam seu perfume".
(Profª Emiko Taniguchi)







AVV40 – AULA 12 – 20/04/2011 – ORIENTADOR: PRELETOR DA SEDE INTERNACIONAL PROF HEITOR MIYAZAKI

 PARTE I - PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS RELACIONADAS A CAUSA MENTAL DE DOENÇAS

Obstrução da Aorta, entupimento do ventrículo direito (34 anos, solteiro):

Recomendo que leia o livro A Verdade da Vida, volume 2 [O professor mencionou o caso do pai de uma senhora da Regional Aricanduva que fora submetido a cirurgias de ponte de safena, porém, as três pontes de safena que haviam sido colocadas acabaram por entupir. Desesperada, essa senhora solicitou orientação, ao que, o professor lhe recomendou: "Ore pelo seu pai e visualize que está tudo desobstruído". Ela começou a fazer a Meditação Shinsokan e a contemplar esta cena. De repente, ela "escutou" (intuitivamente) "poff". E foi nesse momento que ocorreu o desentupimento das vias]. É importante que as pessoas que estão com esse problema aprendam a fazer a Meditação Shinsokan, transcendam o mundo dos cinco sentidos e entrem no mundo de Deus. Entrando no mundo de Deus e contemplando seu Eu Verdadeiro, entrando no mundo de Deus onde não existe doença, consequentemente, sua saúde vai melhorando aos poucos. É fundamental essa harmonia na sua mente, e não estar com o emocional alterado, com raiva ou com ódio, porque isso afeta toda a saúde.

Labirintite:

Pode ser proveniente de duas situações: a primeira, em que a pessoa está muito indecisa, sem saber que decisão tomar. A outra situação ocorre quando algum antepassado está perdido no mundo espiritual, como consequência de não estar recebendo orações. Quem sofre de labirintite deve fazer duas ou três leituras de Sutras Sagradas, por dia, para seus antepassados, sempre nos mesmos horários.

Incontinência urinária (58 anos, casada):

Quem tem problema na bexiga, nos rins ou nos pulmões, está manifestando ressentimento que guarda do cônjuge (ou do ex-cônjuge). Leia o livro Lições para o Cotidiano e faça a prática do "um quilo de feijão" para o cônjuge (veja na aula 2 a explicação da prática).

Desgaste na articulação da mandíbula e de toda a extensão da coluna (49 anos, separada):
O professor Heitor perguntou: "Vocês já experimentaram atritar duas peças de giz, uma contra a outra?". As duas peças vão se esfarelar. É isso o que ocorre com pessoas que que têm certos atritos. Pode, também, ocorrer anemia, como consequência da perda de vitaminas, provocada por desgaste emocional. Se houve atritos com pais e antepassados, tristezas que se acumularam, isso tudo precisa ser eliminado com harmonia e com muita paz. Leia os livros Buscando o Amor dos Pais e Lições para o Cotidiano. E, também, lembre que a parte central da coluna, subindo um pouco mais, perto do pescoço, representa os pais e avós, por isso, é importante ler a Sutra para os antepassados todos os dias. Pratique! De nada adianta começar num dia e no quarto dia interromper. É preciso, sempre, sempre, essa reverência aos antepassados através da leitura da Sutra e a gratidão constante aos pais e aos antepassados.

Problemas no fígado (31 anos, viúva):

Problemas no fígado ocorrem com pessoas que não sabem perdoar e, também, não riem muito. Assim, precisam aprender a rir mais, aprender a perdoar, aprender a não se apegar às coisas. Solte, não se apegue. Pessoas que têm esse tipo de problema estão muito apegadas ao passado, e riem pouco. Ria mais. E, também, verifique se na família há pessoas que morreram em conseqüência de cirrose, hepatite, malária, ou outra doença no fígado. Com certeza deve ter alguém. Faça a leitura da Sutra para essa pessoa durante 49 dias. E, para perdoar, leia o livro Conquiste a Felicidade com Amor. Siga o exemplo de algumas pessoas mencionadas nesse livro que, ao receberem a orientação de fazer 150 Orações de Perdão por dia, decidiram fazer 200.

Câncer no seio direito (51 anos, casada):

Câncer no seio representa ressentimento com o pai ou o esposo. Reserve a parte da manhã para fazer a Oração de Perdão para o papai ou o padrasto. E a parte da tarde para o marido. Mas, perdoe do fundo do coração. Não há problema conjugal que não se resolva com 150 Orações de Perdão por dia. Então, pratique e pratique muito. Esquecer não significa perdoar, por isso, perdoe do fundo do coração e, quanto mais lembrar, mais deve praticar a Oração do Perdão.

Paralisia facial do lado direito (29 anos, casado):

Seus avós e bisavós por parte de mãe estão com o túmulo abandonado. Vá, juntamente com sua mãe, visitar os túmulos de seus antepassados, de toda a sua linhagem por parte de mãe. Com certeza, há túmulos abandonados. Vá visitar e você vai sarar.

Insônia (31 anos, viúva):

Pode ser decorrente de dois fatores: primeiro, quando o ego está muito acentuado, a pessoa fica muito inquieta, apegando-se ao problema. Segundo, quando está com raiva de alguém, fica brigando mentalmente e, quando vai olhar para o relógio, já são 4h da manhã e ainda não dormiu, porque ainda está brigando mentalmente e o ego está ferido. Preocupações também provocam o estado de insônia. Portanto, antes de dormir, faça Meditação Shinsokan e, também, compreenda que você é filha de Deus. Leia a Sutra para os antepassados e uma oração do livro A Verdade em Orações, antes de fazer Shinsokan, depois, veja como você dormirá tranquila. Outro detalhe, insônia, também pode ser conseqüência de antepassados que estão necessitando de orações. Então, esses antepassados vêm para fazer uma visitinha, pedindo socorro e, como eles não dormem, você acaba também não dormindo. A situação requer, portanto, que você pratique o que foi recomendado e a insônia desaparecerá rapidamente.

Glaucoma no olho esquerdo, diversos casos na família (29 anos, casado):

Isso, que parece hereditariedade, na verdade, são antepassados que estão sofrendo no mundo espiritual. O pai sofria, o avô sofria e é necessário que alguém os salve. Verifique todos aqueles que tiveram problemas de glaucoma na família e faça a leitura da Sutra durante 49 dias para todos eles [o professor mencionou o caso da senhora Valdete, que trabalhou com ele. Ela estava com paralisia facial e a mãe com glaucoma. O professor lhe disse: "isso está ocorrendo porque a senhora não visitou o túmulo de seus antepassados, conforme lhe recomendei". Ela foi visitar o túmulo dos antepassados na cidade de Guararapes e, quando chegou em frente ao túmulo, sentiu pontadas no rosto. No dia seguinte ela estava curada da paralisia facial e a mãe, que estava com glaucoma - cirurgia marcada -, também ficou curada.] Por isso, glaucoma, cegueira noturna e catarata são problemas oriundos de túmulos abandonados.

OUTRAS PERGUNTAS

Na Sutra Sagrada Louvor aos Apóstolos da Missão Sagrada tem um trecho que diz "...cujos benefícios atingirão todos os seres animados e inanimados, sem exceção... ". O que são "seres inanimados"? (62 anos, casado):

O termo "inanimado" refere-se ao que não tem vida. Pessoas que lêem Sutras Sagradas para os antepassados, diariamente, certamente já ouviram um vizinho ou parente fazer a seguinte exclamação: "Nossa, sinto-me tão bem quando entro em sua casa, dá uma sensação de paz quando venho aqui..." Portanto, o ato de ler a Sutra é algo que vai abençoando tanto os que têm vida como também o que é inanimado. Os locais, as roupas, a casa onde se vive, enfim, tudo vai ficando impregnado de acordo com as vibrações mentais. As pessoas que estão em harmonia, em paz com tudo e com todos, deixam uma vibração boa onde vivem. Os locais onde se falam palavras belas e puras ficam assim impregnados, e nos sentimos bem quando neles adentramos. Como exemplo, há o caso de um garoto, no Japão, que ficava doente toda vez que usava determinada blusa. Ao pesquisarem a razão disso, verificaram que a blusa havia sido confeccionada por uma empregada num momento em que ela havia brigado com a patroa e a raiva ficara impregnada na roupa.

Tenho um filho de nove anos e todas as noites leio a Sutra para ele dormir. Depois que dorme, assusta-se várias vezes. Algumas vezes tem pesadelos, e diz que não consegue tirar os maus pensamentos da cabeça. Alimenta-se mal, sempre está nervoso e chora por qualquer coisa. O que posso fazer?

Você está lendo a Sutra na cabeceira dele, mas está lendo a Sutra para os antepassados? Leia a Sutra para os antepassados todos os dias, sem falta. As crianças, muitas vezes, captam vibrações de socorro de antepassados que estão sofrendo. Não são espíritos maus, não. São espíritos que estão sofrendo e encontram-se desesperados, precisando de orações. Por isso, leia a Sutra para seus antepassados. Na cabeceira de seu filho, antes de ler a Sutra, leia uma oração do livro Minhas Orações ou do livro A Verdade em Orações, e diga: "Você é filho de Deus, é abençoado por Deus. Você é abençoado e protegido por Deus". Em seguida, leia a Sutra Sagrada.

Sei que devemos acreditar que tudo é vontade de Deus, que tudo dará certo. Gostaria de saber, quando não conseguimos fazer dar certo, como devemos pensar? (49 anos, casada):

Devemos pensar positivamente. Às vezes a oração não surte efeito porque ainda não perdoamos determinadas pessoas. Quanto mais você manifestar o amor puro, mais você sentirá a presença de Deus, aí, o problema desaparece e tudo dará certo. Quando as coisas não dão certo, primeiro analise: você está como um Bonsai, cujas raízes estão podadas? Se estiver esquecendo-se dos antepassados, é lógico que as coisas não darão certo. Segundo: ainda vive em constante desarmonia com as pessoas com quem você conviveu no passado? Então, viva o presente e perdoe as pessoas do passado. São detalhes fundamentais. Ouça o CD recém-lançado, de minha autoria, Administre Sua Vida com Mente Positiva.

Estou muito aborrecida com a minha situação. Meus familiares professam outra religião; como faço para não me incomodar mais com isso e seguir meus propósitos? (49 anos solteiro):

Deixe que seus familiares sigam a religião que for mais conveniente a eles. Isso, também, pode ser uma situação temporária. Muitas pessoas que hoje estão na Seicho-no-Ie, no passado, professavam outra religião. Entre os pastores evangélicos, há muitos que utilizam o CD O Poder da Oração, de minha autoria, em suas igrejas. Tem um pastor que comprou doze unidades, certamente, para presentear a seus colegas. Em Brasília, também, uma preletora emprestou o CD para o cunhado, que é pastor. Este, além de não devolver o CD, ainda pediu outro. Ela me perguntou: "devo pedir de volta?". Respondi: "se ele está utilizando na igreja e o CD está ajudando a iluminar, não há por que pedir de volta". Portanto, não se apegue a nada e siga o seu caminho.

Namoro há cinco anos e agora comecei a ter dúvidas em relação ao relacionamento. Tenho a mania de criticar muito o meu namorado, apesar de ele ser uma pessoa amorosa. Como saber se ele é a minha metade da alma? (24 anos, solteira):

Pare de criticar, e você vai ver o lado bom. Enquanto estiver com a mente crítica, você vai, inconscientemente, procurar defeitos. Pelo visto, ele é uma pessoa maravilhosa. Aprenda com ele, mude o modo de pensar e leia constantemente os livros da Verdade. Antes de dormir leia uma oração do livro A Verdade em Orações, volume 1, para que você adormeça com aquelas palavras e, gradativamente, irá corrigindo esse hábito. Depois que você criar o hábito de ver o lado bom das pessoas coisas e fatos, vai enxergar que ele é uma pessoa maravilhosa.

Por que aparecem muitos cupins nos móveis e portas em minha casa e, também, bichinhos nos alimentos que ainda não estão vencidos? (68 anos, casada):

Quando você está em harmonia com tudo, inclusive com os bichinhos, a situação muda [o professor Heitor lembrou-se de um caso ocorrido em sua infância, quando sua avó necessitou remover uma grande colméia de abelhas de um corredor, pois haveria uma festa no local, e crianças poderiam esbarrar nessa colméia. Ela foi ao oratório e "conversou" com as abelhas: "vocês já estão aqui há muito tempo. Está na hora de mudarem-se. Vai ter uma festa aqui em casa e não é bom vocês ficarem aqui. Então, procurem outro lugar". E fez a leitura da Sutra. Quando ela saiu de casa observou um alinhamento escurecido no ar. Eram as abelhas que, enfileiradas, estavam dirigindo-se para outro local. No dia seguinte, a colméia estava completamente vazia]. Então, viva em harmonia, leia a Sutra Sagrada. "Se és ferido por algo, ou se és atingido por micróbios ou por espíritos baixos, é prova de que não estás reconciliado com todas as coisas do céu e da terra". E, também, já vi muitos relatos de pessoas que leram a Sutra para Cura Espiritual e os insetos foram embora. No entanto, não se faz isso para que os insetos fiquem "curados" e, sim, para que você se harmonize de acordo com o que está nessa Sutra nº 3.

Sou psicóloga e professora. Trabalho com um aluno autista. Como a Seicho-no-Ie entende o autismo? Como desenvolver o trabalho com autistas?

Minha esposa, que é psicóloga também, comentou o caso de uma mãe que sofria com o filho que era autista e um psicólogo disse para ela: "quem está com autismo é a senhora, que não aceita a morte de seu marido". A mulher entendeu, sentiu um choque, e o filho curou-se no mesmo dia. Conforme diz Karl Menninger, existe uma fuga de não aceitar o ocorrido e, consequentemente, essa fuga pode projetar-se no filho pequeno, e este passar a manifestar autismo. Há outras situações também: quando há um membro da família que morreu devido a algum distúrbio mental; nesse caso devemos ler a Sutra Sagrada para essa pessoa durante 49 dias. Recomenda-se a ação nos dois lados. E, adicionalmente, converse com a mãe desse aluno e considere que, muitas vezes, a desarmonia no lar pode manifestar o autismo no filho.

AVV40 – AULA 12 – 20/04/2011 – PARTE II – Revistas Sagradas

AVV1 - pág. 47: "6ª Declaração Iluminadora: Para melhorarmos o destino da humanidade por meio do poder criador das boas palavras, publicamos a revista Seicho-No-le e livros sagrados, que contêm boas palavras.

Torna-se, então, questão de crucial importância saber como empregar na vida diária o pensamento, a fala e a expressão fisionômica. Dependendo unicamente do modo de empregar as palavras, da forma de conduzir a mente ou da expressão fisionômica, uma vida diária, antes sombria e infeliz, poderá tornar-se luminosa e feliz; um corpo, antes doentio, poderá tornar-se saudável e desenvolver uma vitalidade superior ao normal; um destino, antes incerto, começará, pouco a pouco, a se desenrolar conforme desejamos."

AVV1 - pág. 47: "Se, dessa forma, trilharmos o verdadeiro caminho do progredir, através de uma postura mental, de palavras e de uma expressão fisionômica corretas, todos os problemas da vida, um por um, serão solucionados, pondo fim aos sofrimentos."

Isso ocorre porque os problemas da vida são projeções da nossa mente. Mudando-se a mente, muda-se o mundo da projeção. "Se desejais mudar o mundo da projeção, deveis purificar a matriz da mente", conforme está na Sutra Sagrada. Se mudarmos o nosso modo de pensar e de agir, o mundo do nosso cotidiano também vai mudar. Não adianta buscar fora, mas, sim dentro de cada um de nós.

AVV1 - pág. 47: "Os sofrimentos surgem em nossa vida para nos fazer perceber que algo não está correndo de forma normal, ou melhor, que não estamos trilhando o verdadeiro caminho do progredir (Excetuam-se os casos em que a Vida se aloja particularmente num corpo doentio com o fim de alcançar uma evolução mais rápida, sobre o que explicarei mais tarde)."

Cristo disse: "Conforme creste, assim será", e Buda disse: "Tudo é projeção da mente", ou seja, ambos disseram o mesmo. Então, se você não deseja ver certas situações, mude o modo de pensar, o modo de agir, mude o seu modo de viver, consequentemente, sua vida vai se transformar.
"Excetuam-se os casos em que a Vida se aloja particularmente num corpo doentio...": há espíritos que passam a manifestar alguma deformação por causa do carma, mas, há outros que escolhem, propositadamente, um corpo doentio para acelerar o seu crescimento espiritual. Desta forma, recuperam o "terreno perdido", ou seja, são espíritos que em encarnações anteriores nada evoluíram. Assim, na presente encarnação desejam agilizar o processo evolutivo e, para isso, necessitam voltar a mente para dentro de si. Às vezes a gente pensa: "entreguei uma revista da Seicho-no-Ie para uma pessoa, mas ela "nem quis saber"; ela é milionária e está bem de saúde... ". Concluímos que dificilmente uma pessoa aceitará um prato de comida se estiver com a barriga cheia. Mas, na hora em que estiver com fome, estiver necessitada, perceber que tudo o que está tentando não dá certo, que não foi comprando isso ou aquilo que o problema se resolveu, que o dinheiro nada representa em certos momentos, enfim, é nessa hora que a pessoa passa a "escutar". Assim, as dificuldades representam o processo de "esvaziar a barriga" para assimilar a Verdade. Por isso, o sofrimento nem sempre é mau. Muitas pessoas, através do sofrimento, aprenderam a voltar a mente para Deus e, dessa forma, voltaram-se para dentro de si, deixando de ser materialistas, imediatistas, deixando de agir de forma individualista. Em conseqüência disso, a situação passa a melhorar para essas pessoas. Portanto, voltar a mente para dentro de si é o caminho para o crescimento.

AVV1 - pág. 48: "Portanto, para extinguir os sofrimentos da humanidade, é imperioso difundirmos amplamente o modo de viver que segue o verdadeiro caminho do progredir. Isso é extremamente urgente no momento presente. Por isso, continuamos a publicar boas palavras na revista Seicho-No-le."

"Seguir o caminho do verdadeiro progredir" significa evoluir espiritualmente. Esse é o ponto principal da nossa vinda para a Terra. Ninguém veio aqui para fazer turismo, ninguém veio para ficar rico, ninguém veio para ficar famoso, ninguém veio para alimentar o ego. Viemos, sim, para evoluir espiritualmente. Por isso, "é importante que possamos fazer a difusão das revistas", diz o Mestre. Vejam o que o Mestre escreveu nesta revista (nº 1), em 1931: "Ainda há de chegar o dia em que o poder curativo do riso será reconhecido por todos". Atualmente, existem inúmeras risoterapias, tem também aquelas pessoas que se vestem de palhaço para visitar hospitais e, com isso, aceleram a melhora da saúde de pessoas que estão acamadas. Outro detalhe, escrito nas palavras de abertura: "O sapo, quando mirado pela serpente, fica imóvel de medo e acaba sendo devorado por ela. Quando um país teme outro necessita de uma verba fabulosa para a defesa militar. Um jovem dominado pelo temor, na hora do teste de avaliação como candidato a um emprego, acaba não conseguindo. Um estudante dominado pelo temor, na hora do exame vestibular, acaba não conseguindo ingressar na escola desejada. Como vemos, é enorme o poder que o temor, o medo, exerce na vida da pessoa. Nem é preciso salientar como o temor influencia na saúde ou na doença das pessoas. Um dos objetivos da Seicho-no-Ie consiste em indicar o caminho de erradicação da nossa vida desse pavoroso temor, desse pavoroso medo."

[Vejam, nesta foto tirada na "casa das Glicínias", o carrinho de bebê utilizado pela Profª Teruko na divulgação de milhares de revistas Sagradas]



“Eu enchia o velho carrinho de bebê com pilhas da revista Seicho-No-Ie e levava-as para o correio.”
(Profª Teruko Taniguchi)






[Neste ponto da aula o Prof. Heitor mencionou diversos relatos maravilhosos de pessoas que obtiveram cura de doenças através do ato de divulgar revistas da Seicho-no-Ie. Divulgar revistas é um ato de caridade. Quem planta, colhe. Quem pensa em salvar, será salvo.]
A vida de quem pensa no próximo é diferente da vida de quem pensa somente em si próprio. As pessoas que somente pensam em si mesmas, nada fazem para os outros e, ainda, carregam sentimento de culpa, acabam entrando em depressão. A depressão começa exatamente nesse processo. Quem está com depressão e quer ficar curado, deve ler os livros da Verdade, compreendendo e entendendo a Verdade, e praticar a caridade. Pode começar trabalhando e ajudando na Associação Local que frequenta. Você vai ficar feliz por poder fazer alguém feliz.

AVV1 - pág. 48: "O volume inicial da coleção A Verdade da Vida contém artigos publicados nessa revista durante um período de cinco anos; foram selecionados e organizados de forma que, pela leitura desse único livro os leitores possam conhecer o modo de viver que permite à Vida desenvolver-se livremente, sem precisar receber o alerta chamado sofrimento."

AVV1 - pág. 49: "Em vista disso, constitui uma das atividades principais da Seicho-No-Ie, editar mensalmente a revista Seicho-No-le a fim de purificar o mundo através da palavra, tornar a vida mais fácil de viver, iluminar os lares e dar felicidade a cada indivíduo."

Com isso, vamos formando carmas bons, de ajudar e salvar. Foram inúmeros os relatos que já ouvi de pessoas que foram salvas com uma revista da Seicho-no-Ie.
Teve o caso de um senhor que estava para matar-se. Ele, totalmente depressivo, estava sentado em um banco de uma praça aguardando apenas a chegada de um ônibus, pois sua intenção era atirar-se sob as rodas desse ônibus. Sentado nesse banco, ele começou a ver uma luzinha que ofuscava sua visão. Olhou para o lado e viu que aquela luz vinha de um cesto de lixo. Olhou novamente para frente, e aquela luz novamente chamava-lhe a atenção. Como não havia sol no momento e, portanto, não poderia ser reflexo da luz solar, ele, movido pela curiosidade, acabou revirando aquele cesto de lixo. Ao revirar o lixo, encontrou uma revista da Seicho-no-Ie (Acendedor). Lendo a revista, encontrou a solução para o problema que o atormentava.

Há outro caso, de uma senhora que, revoltada com tudo, decidiu pegar todos os livros e revistas da Seicho-no-Ie e jogar no lixo. Saiu de casa procurando uma oportunidade para suicidar-se, atirando-se nas rodas de um bonde. Na praça ela encostou-se em uma árvore em que havia uma forquilha e uma abertura, onde alguém havia deixado uma revista da Seicho-No-le. A revista estava aberta em uma página contendo comentários sobre o problema que ela estava enfrentando. Surpresa, ela exclamou "Meu Deus! Esse tesouro eu tenho em casa!". Voltou rapidamente para casa, tirou tudo do lixo, pediu desculpas para o Mestre, e o problema desapareceu.

À medida que o ser humano vai evoluindo espiritualmente, ele não se acomoda por estar feliz, sabendo que muitas pessoas não estão, e pensa: "eu estou feliz e preciso, também, fazer alguém feliz". O Mestre disse: "se houver uma pessoa sofrendo neste mundo, a responsabilidade é minha". Essas são palavras de alguém que tem o coração muito grande, para assumir tal responsabilidade. É claro que ele não tem culpa nenhuma. Cada um plantou o seu próprio carma. Mas, o Mestre falou: "eu vim para salvar, eu vim para tirar as pessoas do sofrimento". Baseados no exemplo do imenso amor do mestre pela humanidade, devemos, cada um de nós, fazer a nossa parte.

AVV1 pág 51: "Se desejamos tornar a nossa vida feliz, o nosso lar mais alegre, o nosso ambiente melhor e o nosso destino mais aperfeiçoado, precisamos limpar e polir a nossa mente, pelo menos duas ou três vezes ao dia, com palavras boas e iluminadas, especialmente criadas para esse fim."

Há muitas pessoas que estão doentes porque ficaram guardando uma série de mágoas, ódios, ressentimentos e não eliminaram isso de seus subconscientes. Se a sua mente está poluída com rancor, mágoa ou ódio, e se você não limpar, essa poluição vai desintegrar-se em forma de doença ou de situações ruins em sua vida. Por outro lado, se você eliminar, vai ficar livre do problema. É o mesmo que ocorre no caso da dor de dente. O tratamento é dolorido, mas, depois que é retirada a parte "poluída" e feita a obturação, acaba-se o problema e o dente e não volta mais a doer. Então, de que forma podemos purificar a nossa mente?

"Perdoar e arrepender-se são formas passivas de purificar a mente, enquanto que a forma ativa é o agradecer." Assim, o perdão e o arrependimento são formas passivas de você tirar o ressentimento; e o agradecimento é uma forma ativa, uma forma dinâmica, de você se purificar. Qual é a melhor? Faça as duas. Experimente fazer isso. Experimente falar "obrigado" 10.000 vezes por dia, especialmente se você tem algum ideal em sua mente. Vá repetindo: obrigado, obrigado, obrigado, obrigado, mentalizando que você está agradecendo a Deus porque já está concretizado o seu ideal. Experimente fazer isso. Essa é a forma correta de proceder. Jesus Cristo sempre agradecia a Deus: "Oh, Deus-pai, graças te dou". O espírito de gratidão de Jesus era muito alto. Ele sempre agradecia. E você, sempre agradecendo, vai enaltecendo o seu sentimento de gratidão. Gratidão, palavra originária do latim (gratitude) significa graça. Sendo assim, quando você está repleto do sentimento de gratidão, vai preenchendo sua mente com "muitas graças". E, em português falamos "obrigado", que significa: "estou obrigado a retribuir isso a você". Da mesma forma, ao pronunciarmos o cumprimento "bom-dia", estamos manifestando um ato de amor ao próximo, pois estamos desejando que ele tenha um bom dia. É um carma do pensamento "tomara que você tenha um bom dia". Assim, quando desejamos que os outros sejam felizes, nós é que nos tornamos felizes. Quem planta colhe. O destino da vida das pessoas começa a mudar quando elas utilizam palavras corretas, adequadas e com a intenção de fazer o outro feliz.

[O professor Heitor lembrou-se de um senhor que divulga muitas revistas que, ao entregar uma revista da Seicho-no-Ie pronuncia a seguinte frase: "Hoje eu acordei disposto a fazer alguém feliz. Você!"]

AVV1 pág 51: "Os pensamentos e emoções são vibrações semelhantes às ondas de rádio e um dia a humanidade saberá que a nossa mente é um aparelho receptor muito sensível a essas vibrações. De fato, estamos oprimidos pela necessidade urgente de pensarmos numa forma de bloquear essas temíveis ondas mentais de maldição, de sofrimento e de tristeza. Por que muitos lares abastados são infelizes e neles não cessam as doenças? É porque estão sob o domínio das ondas mentais de uma maldição emitidas em forma de pensamento pelas pessoas carentes."

Pessoa carente, neste caso, significa "carente de amor". Pessoas carentes de manifestar o amor são aquelas que ficam constantemente vibrando pensamentos de insatisfação.

AVV1 pág 52: "Quando vibrações de imprecação, mágoa ou ódio afluirem em nossa mente e começarem a nos causar algum mal-estar, devemos abrir imediatamente algum volume desta coleção ou revista Seicho-No-le e ler as boas palavras neles escritas."

Quem é dono de empresa, ou chefia pessoas, e notar que em seu grupo de funcionários há uma grande frequência de problemas de saúde, saiba que está faltando harmonia no grupo. Está sobrando guerra fria, "diz que diz que", fofocas, ou seja, não há harmonia. A situação é psicossomática, pois as pessoas trabalham insatisfeitas, os colegas não são amigos entre si, mas, apenas colegas. Nesse ambiente de insatisfação, acabam manifestando-se as doenças. Por isso, distribua revistas da Seicho-no-Ie para seus funcionários e coloque o calendário Palavras de Luz na parede. Só com o fato de eles lerem uma frase com palavras de luz, o ambiente já vai mudando gradativamente.

[O professor citou o ocorrido com a família do apresentador Flávio Cavalcanti, cuja filha, Almair, ganhava muitas revistas da Seicho-no-Ie, porém, engavetava todas; numa época em que ocorreram vários infortúnios na vida da família, Almair redescobriu as revistas guardadas e passou a enxergar nelas a solução dos problemas, o que realmente aconteceu. A situação começa a mudar quando abrimos os livros e começamos a ler. Muitas vezes, podemos estar travados, presos a uma situação passada e uma única frase pode nos dar a chave da solução para aquela situação.]

AVV1 pág 53: "Recomendo que a coleção A Verdade da Vida seja lida repetidas vezes. A leitura de uma página dela ao acordar pela manhã, antes de conciliar o sono, nos minutos disponíveis na condução, no horário de folga do almoço ou nos momentos que antecedem a uma entrevista com alguém, fará muito feliz o destino do leitor."

[O Professor Heitor ilustrou o final da aula lembrando uma passagem ocorrida durante o tempo em que cursou pós-graduação na área de Administração. Certa vez, ouviu de um professor uma frase que o deixou muito feliz: "Acredito que todos tenham em sua cabeceira uma revista da Seicho-no-Ie, e que vocês não durmam antes de ler um trecho da revista". Após a aula, conversou com esse professor e soube que, embora não fosse um divulgador da Seicho-no-Ie, era grande admirador do Mestre Masaharu Taniguchi. E acrescentou: "Tenho 2500 livros e já li todos eles. O homem que não lê ao menos uma página por dia está atrasado um dia.", demonstrando ser uma pessoa culta. Após essa passagem, o Prof Heitor Miyazaki discorreu sobre a importância de incrementarmos no povo brasileiro o hábito da leitura. Ao final, agradeceu a todos pela aula de hoje.]


Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.

Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Resumo da Aula 11 – 13/04/2011 - A Força Espiritual da Palavra


Apresentamos, no presente post, o resumo da 11ª aula da Reunião de Estudos d’A Verdade da Vida. O propósito da criação deste blog era proporcionar um espaço de armazenamento de informações para consultas futuras aos alunos do curso, da cidade de Curitiba. Estamos, no entanto, recebendo e-mails provenientes de diversos países, informando que estão acessando o blog e visualizando os ensinamentos proferidos pelo Professor Heitor Miyazaki. Fora do Brasil a literatura da Seicho-no-Ie não é disponibilizada com tanta facilidade como aqui. Portanto, o curso Reunião de Estudos d'A Verdade da Vida, resumido neste blog, passa a ser uma alternativa aos que buscam a manifestação da Imagem Verdadeira da Vida.
Agradecemos a imensa dedicação do Professor Heitor Miyazaki, e de toda a equipe de apoio da Sede Central.

Esclarecemos que este post representa um resumo do conteúdo apresentado pelo orientador durante as aulas. Nos textos escolhidos, adaptamos a linguagem coloquial apresentada em aula para a linguagem estruturada escrita. Nosso principal objetivo é perpetuar o ensino recebido em aula, servindo como fonte de pesquisa dos pontos centrais tratados pelo professor. O Professor Heitor Miyazaki ilustra a aula com inúmeros relatos de experiência vivenciados, bem como com diversas citações de trechos de livros sagrados. Esses relatos e citações de livros, muitas vezes, são utilizados para fundamentar o pensamento doutrinário. Muitos desses relatos e citações de livros, no entanto, não estão sendo transcritos para o blog. Por essa razão, recomendamos o acompanhamento presencial da aula nas quartas-feiras. Convidamos você e sua família a participar deste maravilhoso curso. Informe-se na Regional da Seicho-no-Ie mais próxima!
AVV40 – Aula 11 – Parte I – Perguntas & Respostas:

Faz mais ou menos dez dias que meu pai está com fortes dores abdominais. Ele acorda,  toma remédio para dores e volta dormir. Almoça e volta a dormir. Tudo para não sentir dor. Quando está com dor, grita por socorro:

Seria interessante que alguém lesse para ele o livro Conquiste a Felicidade com Amor. Em nossa vida nada é por acaso. As dores são uma forma psicossomática de manifestação de algo que ficou acumulado. É preciso que ele, também, faça uma autorreflexão, que aprenda a perdoar uma série de pessoas com as quais teve problemas. No passado ele foi uma pessoa um pouco nervosa, uma pessoa muito correta, porém, que ficava irritada com coisas erradas. O consciente não se lembra de muitas coisas, mas, o inconsciente manifesta essas dores. É importante que ele aprenda a perdoar, perdoar e perdoar; agradecer, agradecer e agradecer. Leia para ele o livro Lições para o Cotidiano e faça a mentalização que está na página 97 do livro Conquiste a Felicidade com Amor. Além disso, verifique se alguém na família morreu  tragicamente e, se houver alguém, faça a leitura da Sutra Sagrada para essa pessoa durante 49 dias.

Problema na próstata (55 anos, sexo masculino, divorciado):

Esse problema está muito ligado com ressentimentos que você guarda em relação à sua esposa ou à sua mãe. Faça autorreflexões e procure perdoar do fundo do coração, porque, enquanto você não se purificar desses ressentimentos que guardou, o problema vai continuar. Leia o livro Lições para o Cotidiano e outros livros que falam sobre a manifestação do amor. E procure colocar em prática os ensinamentos.

Rinite (29 anos, sexo feminino, casada):

Muitas pessoas curaram-se de rinite ao ler o livro Buscando o Amor dos Pais. É muito comum entre pessoas que tiveram problemas de relacionamento com os pais, que tenham problemas respiratórios. A rinite desaparece quando volvemos a mente para os pais e passamos a ter sentimento profundo de gratidão.

Unha encravada ( 16 anos, solteira):

O professor Heitor relatou o caso de uma senhora que trabalhou com ele. Ela pediu uma orientação porque as unhas dos pés encravavam a cada quinze ou vinte dias. O professor, então, perguntou: "Por um acaso, um dia, o seu pai não lhe pediu para cortar as unhas dos pés dele e a senhora negou essa ajuda?" Essa senhora lembrou-se da ocasião, quando ainda era criança, em que saiu correndo para não cortar as unhas do pai. Mas, o sentimento de culpa permaneceu no inconsciente dela. E, todos os meses, vinha uma autopunição com as unhas encravando-se.  Quando o professor a fez lembrar-se desse fato, ocorrido há 46 anos, ela se arrependeu profundamente e o problema foi eliminado. Assim, o arrependimento elimina o carma negativo.

Câncer na mama (48 anos, casada):

A causa é ressentimento do marido ou do pai, ou da pessoa a quem chama de pai (veja respostas dadas a questões parecidas nas aulas 3 e 6). Volva a sua mente para a infância, agradeça profundamente a seu pai e passe a amá-lo do fundo do coração (pessoas que estão separadas, divorciadas e ainda não perdoaram o ex-cônjuge devem fazê-lo imediatamente). Faça o seguinte: dedique a parte da manhã para fazer o agradecimento e a Oração do Perdão para o papai e, à tarde, faça o mesmo, de forma concentrada, para o marido. O problema vai desaparecer.

Cólica menstrual intensa (16 anos, solteira):

As cólicas estão ligadas à menstruação; a menstruação está ligada à fecundação. A fecundação lembra o corpo carnal que foi formado através de um óvulo fecundado por um espermatozóide, então, fica claro que há necessidade de agradecer bastante ao papai e à mamãe. Normalmente, quem tem cólicas menstruais pode ter, também, enxaqueca e problemas no nervo ciático. A causa de muitos problemas é uma só: mágoa ou tristeza em relação aos pais, porque os pais se separaram, ou porque foi abandonada pelos pais, o que acaba formando essa dor mental que se manifesta de diversas formas no corpo carnal.

Mal-estar estomacal (62 anos, divorciado):

Há um caso relacionado, citado no livro Conquiste a Felicidade com Amor, em que uma preletora de Goiás pediu orientação ao professor Heitor sobre a filha, que tinha constantes queimações estomacais. Foram feitas diversas incursões a médicos, porém, o problema não era resolvido. O professor Heitor, então, perguntou:
- Há alguém na família que suicidou-se ingerindo veneno?
Ela, assustada, respondeu:
- Sim, minha prima tomou soda cáustica e morreu expelindo pedaços de figado.
- Então, faça a leitura da Sutra para essa pessoa durante 49 dias.
Após esse período, a filha se curou e a prima da filha, que era sobrinha da mesma pessoa, também se curou.
Portanto, existem casos como esse, em que a causa é espiritual. Porém, problemas estomacais também surgem quando a pessoa é muito irritada e, principalmente, tem problema com algum subalterno. Isso consta no livro Lições para o Cotidiano. Nosso pensamento tem força criadora. Dependendo da situação em que você está vivendo, pode criar uma coisa desfavorável ou uma coisa boa. Por isso, devemos ser seletivos com o nosso pensamento, com a nossa fala e com as nossas ações.

Obesidade mórbida (16 anos, solteira):

Certa vez, uma moça me falou: "Estou sofrendo muito porque meu marido disse que não gosta de mulheres exageradamente obesas. Comecei a comer muito doce e acabei ficando obesa, e ele acabou se distanciando de mim".
Então, disse-lhe: “Mas, por que você comeu tanto doce, sabendo que ele não gostaria que você engordasse?”  É porque você, inconscientemente, queria sofrer. Mesmo sabendo que ele ficaria chateado se você ficasse um pouco mais obesa, ingeriu alimentos para ficar mais obesa, então, inconscientemente, você criou um sofrimento. Isso mostra o desejo inconsciente de pagar o pecado, isto é, de sofrer por causa do pecado. Quando a pessoa toma a decisão de fazer algo e entende que é filha de Deus, passa a ter controle na sua alimentação e passa a ser mais disciplinada com relação às recomendações médicas. Se o médico recomenda menor ingestão de determinados alimentos, ou fazer caminhadas, ou frequentar academias, ela torna-se disciplinada quando passa a amar a si própria. Por outro lado, quando a pessoa não se ama, sempre arruma uma desculpa e não pratica. As pessoas que recebem orientação, mas não conseguem colocar em prática são pessoas que ainda estão com sentimento de autopunição muito forte. Ela sabe que, se praticar, vai ficar curada,  mas não pratica para continuar sofrendo.

Pressão alta (62 anos, divorciado):

As pessoas que têm pressão alta, normalmente, são intransigentes e precisam mudar o modo de pensar. Meditação Shinsokan é um "santo remédio" para pressão alta. Na meditação, aprendemos a "deixar" o mundo dos cinco sentidos, a transcender esse mundo das três dimensões, a entrar no mundo absoluto de Deus e a contemplar nosso "Eu Verdadeiro". É melhor corrigir a causa que apegar-se ao efeito. Não se apegue ao efeito. Quando a pessoa praticar verdadeiramente a Meditação Shinsokan, esse problema desaparece.

Dores de cabeça e no pescoço constantes (42 anos, casada):

Se essa dor de cabeça está localizada na parte de trás, perto do pescoço, você necessita fazer orações para seus antepassados todos os dias, sem de falta. Quando as pessoas começam a falhar na oração diária aos antepassados, é natural que sintam essa dor na cabeça. Além disso, começa a doer o pescoço, eventualmente sente-se uma angústia, as mãos ficam geladas, ou, então, ficam com insônia. E têm pessoas que somam todos esses sintomas. Isso ocorre porque há antepassados que ainda não sabem que morreram. Estão começando a despertar agora. Isso não significa que esse antepassado morreu há pouco tempo. São espíritos que estavam em estado comatoso e estão saindo dessa dormência agora. Se você, que fez esta pergunta, sonha eventualmente com determinada pessoa, ou fica frequentemente pensando em alguém que já morreu, é esta pessoa que está precisando de orações. Nesse caso, faça a leitura da Sutra durante 49 dias para ela.

Embaçamento da vista direita (52 anos, divorciado):

O senhor não está visitando o túmulo de seus avós por parte da mãe. Talvez o senhor não tenha percebido, mas, quando sorri, o seu lado esquerdo está esticando, mas o lado direito está "meio paradinho". Essa é uma situação que mostra a ocorrência de antepassados que estão em estágio pouco desenvolvido e ainda cobram a visita das pessoas. Se o espírito for branco ou azul, não cobra a visita ao cemitério, porém, os espíritos de cor vermelha, como estão apegados ao corpo carnal, como estão ao lado do corpo carnal que utilizaram, sentem muito quando os parentes abandonam o túmulo, e podem manifestar-se através desse sintoma que o senhor descreveu.

Hanseníase (58 anos, solteira):

Karl Menninger, no livro O Homem contra si Próprio, chama as doenças degenerativas e, também, a situação que leva pessoas a fazerem constantes cirurgias, de "suicídio por etapas". O homem, enquanto mantiver o sentimento de culpa, a idéia de pecado, vai buscar essa autopunição de forma inconsciente. Ao nível do racional ninguém quer sofrer, mas, inconscientemente há esses problemas. Por isso, leia e releia o livro A Humanidade é Isenta de Pecado (o Professor Heitor contou um caso ocorrido em 2009, quando um rapaz, mostrando o livro A Humanidade é Isenta de Pecado, pediu a ele um autógrafo. O professor disse-lhe: "leia várias vezes", ao que, ele respondeu: "eu sei, professor; o outro que eu tinha até esfarelou, de tanto que eu li. Meu irmão era portador do vírus HIV e estava com pneumonia. Passei a ler esse livro para meu irmão, que estava totalmente desenganado pela medicina. O vírus HIV desapareceu e o problema pulmonar também".

Osteoporose no fêmur (68 anos, casada):

Problemas que se manifestam no fêmur estão muito relacionados com os pais e ao cônjuge. A osteoporose não é algo natural, senão, os animais também sofreriam com ela. O que ocorre com os humanos é que a ligação com os antepassados é algo muito forte.  Quando chega a época de finados, muita gente só pensa em viajar. Quando se fala em ler a Sutra para os antepassados, muitos dizem: "é muito comprida, não poderia ser mais curta?". Lá no Santuário Hoozo uma senhora disse: "professor, a cerimônia para os antepassados está muito longa; têm pessoas que estão se afastando da Seicho-no-Ie por causa disso". Respondi: "para assistir novelas as pessoas ficam horas em frente à TV, mas, para ler uma Sutra Sagrada de meia hora para os antepassados, acham que é muito tempo. Quem pensa assim está manifestando uma tremenda falta de amor para com os antepassados! É importante fazer o inverso, isto é, manifestar mais amor aos antepassados! Eu leio três Sutras Sagradas por dia, todos os dias. É o horário que reservei para "eles", portanto, não tem moleza, não tem preguiça. Amor, em primeiro lugar, a Deus e, em segundo, aos antepassados. A hierarquia é fundamental. Não deixe de ler a Sutra para seus antepassados. Leia duas ou três vezes todos os dias, sem falta. A Verdade, que é a lei de Deus, transcende as leis da matéria.

Osteopenia da coluna (68 anos, casada):

A resposta é a mesma para a questão anterior (sobre osteoporose). A causa é a mesma, a receita é a mesma, a prática é a mesma, ou seja, a Verdade liberta. Transmita as palavras da Verdade para os antepassados. Nós temos que manifestar esse amor, e quem quer ser feliz tem que saber dar de si algo que possa fazer o outro feliz. E o que pode fazer nossos antepassados felizes, mais iluminados e livres do sofrimento? São as palavras da Verdade. De nada adianta dar a eles coisas materiais. A Verdade é que vai fazê-los parar de sofrer e galgar lugares mais iluminados, onde possam ficar cada vez melhores e mais felizes. E, por gratidão, vão nos retribuir com os "três P's": paz, proteção e prosperidade.

Perda de massa óssea nos dois últimos dentes da arcada inferior (59 anos, casada):

Neste caso, há ligações diretas com o carma do falar (veja outras informações na aula de hoje, abaixo). É preciso buscar limpar esse carma através das palavras da Verdade. Pronuncie, todo momento que puder, obrigado, obrigado, obrigado. Leia em voz alta a Sutra Sagrada e livros da Verdade. Faça com que sua boca soe palavras de luz, soe o abençoar, o bem soar. Muitas pessoas, durante muito tempo, antes de conhecer a Seicho-no-Ie, pronunciaram inúmeros palavrões, xingamentos e tantas outras coisas que passaram pela boca. Precisamos purificar lendo livros da Verdade. É por isso que existe a prática recitativa. Na medida em que formos pronunciando palavras da Verdade, a situação vai melhorando. A arcada inferior simboliza também, problemas como, por exemplo, ressentimentos com pessoas hierarquicamente inferiores. Pode ser com irmão (ou irmã) mais novo(a), cunhado ou cunhada, sobrinho(a), enfim, alguém de idade inferior. A arcada dentária está muito ligada com irmãos, primos e cunhados. É importante agradecer, perdoar, e não ficar só pensando nisso. Pense em Deus. Pessoas que sofrem com determinadas doenças, leiam A Verdade da Vida, o volume 2, o volume 4 e, depois, o volume 24, nessa seqüência. Não basta ler, é preciso estudar esses livros.

AVV40 - Aula 11 – Parte II – A Força Espiritual da Palavra

Ao iniciar a aula foi apresentado o seguinte relato de experiência:

"Taquaritinga, 7 de abril de 2011.

Boa tarde, meu nome é Martha Garcia. Gostaria que este meu relato chegasse às mãos do preletor Heitor Miyazaki, pois foi através do estudo do livro A Verdade da Vida, que o professor Heitor está fazendo, volume 1, que me curei. Há 7 anos que conheço a Seicho-no-Ie. Nesta quarta-feira, dia 6 de abril de 2011, fui até minha sede (Taquaritinga-SP) para assistir o preletor, senhor Heitor Miyazaki, explicar capítulos do livro. Qual foi minha surpresa quando cheguei à sede e começou a arrepiar meu corpo, senti uma sensação muito estranha e não havia começado ainda o programa. Cheguei por volta de meia hora antes e como estou com uma carga muito alta de stress, achando que poderia ser um começo de depressão, me sentia zonza, há uns vinte dias. Não dormia mais e parecia estar fora do chão e nem meu trabalho estava fazendo corretamente. Não aguentando mais esta situação, fui até minha sede, mesmo não estando bem, e assisti até o final as palavras do preletor Heitor. Tudo parecia ser dito para mim! Quando saí de lá, vim para casa e consegui dormir um pouco à noite. Hoje, dia 7, fui para o trabalho, onde notei que a minha cabeça que doía sempre e me deixava zonza, foi aos poucos se normalizando. Agora são 16h e não sinto mais nada. Estou curada. Somente com as explicações do preletor Heitor desta aula, saí de lá convicta que estava bem e que ia seguir o que nos foi orientado, inclusive orar ainda mais para meu pai que desencarnou no dia 15 de abril de 2010, há quase um ano. Por favor, gostaria que este relato chegasse às mãos do preletor Heitor Miyazaki para que outras pessoas soubessem da graça que alcancei assistindo a esta aula. E agradeço a Deus por ter me encaminhado até minha sede para assistir a explicação do livro A Verdade da Vida com o professor, onde alcancei este milagre. Muito obrigada.
Martha Garcia - Taquaritinga – SP”

AVV1 - pág. 45: "Nosso crescimento consiste em nos aproximarmos, passo a passo, da concretização no mundo fenomênico desse estado de total liberdade do mundo da Imagem Verdadeira”.

Passo a passo e pouco a pouco, na medida em que as pessoas vão se purificando, compreendendo a Verdade, a manifestação do Eu Verdadeiro vai-se concretizando aqui na Terra. Por essa razão, nosso crescimento consiste em, cada vez mais, manifestar o nosso Deus interior. À medida que a pessoa fica tão pura e tão rica de sabedoria, de conhecimento da Verdade, ela passa a ter forças para manifestar milagres através de uma simples palavra ou de um olhar, como aconteceu com o Mestre, diversas vezes.

AVV1 - pág. 45:"Essa potencialidade infinita, que está oculta em nosso interior, é a nossa Imagem Verdadeira, nossa natureza divina, a Verdade absoluta e imutável."

A doutrina da Verdade "não tem novidade". Isto porque a Verdade é imutável. Nós somos filhos de Deus, fomos ontem, somos hoje e daqui a 500 mil anos essa Verdade continuará a mesma. O que muda é a forma de apresentar a Verdade, isto é, pode se apresentar com uma "capa" diferente, mas a Verdade é a mesma. Da mesma forma, nossa vida é a Vida sublime e perfeita de Deus. Embora ela seja sublime e perfeita (corpo Real), os demais corpos são projeções da nossa mente. Temos o corpo carnal, o corpo etérico (da percepção), o corpo astral (da emoção) e o corpo espiritual (perispírito). Por essa razão, por serem projeções da nossa mente é que, na sessão de perguntas e respostas eu falo: pratique a Oração do Perdão várias vezes e agradeça, agradeça, agradeça. Por que tantas vezes? Não é castigo! Precisamos entender que para ficar gravado no subconsciente, não há alternativa, a não ser repetir, repetir e repetir. Daí a razão de você ler e reler diversas vezes os livros da Verdade. Você vai gravando, gravando, e aquilo que não é verdadeiro vai saindo, vai saindo. Esse processo é algo que necessitamos fazer constantemente.

AVV1 - pág. 46:"Quando se manifesta essa Verdade absoluta ou natureza divina, ela se torna Verbo (mantra), nenbutsu, força mental, e demonstra uma capacidade criadora realmente surpreendente."

Quando a pessoa compreende a Verdade, essa força criadora benéfica se manifesta. Por que nós temos essa força criadora? Porque nós somos filhos do Criador. O Mestre ensina: "contemplar é criar". Quem deseja criar algo deve, antes, contemplar o objeto da criação. Por exemplo, quem está estudando para o vestibular, deve estudar, não para passar, mas sim, estudar como se fosse lecionar. E mentalizar, visualizar, contemplar a cena de que o seu nome está na relação dos aprovados. Ao sofrer um revés, não pensar de forma negativa, achando que nunca mais vai dar certo. Se você viver negativamente, vai construir um futuro negativo. Se você pensar de uma forma pessimista, vai ter um futuro péssimo. Se você pensar de uma forma otimista, vai ter um futuro ótimo. Por isso, contemplar é criar (veja o novo CD do professor Heitor Miyazaki - Administre sua Vida com Mente Positiva).

AVV1 - pág. 46: "No xintoísmo chamam a isso de força espiritual da palavra, que cura doenças por meio do sopro, ..."

Na boca temos o alento, de onde sai a energia biopsicoenergética. O Mestre orienta: "Quando você fizer a Meditação Shinsokan, deixe que o ar saia pelo meio da palmas das mãos para que não desperdice sua energia prana".

AVV1 - pág. 46:"...esse alento afasta o mal com a prece norito (cântico expresso em japonês arcaico, com que se dirige a Deus) e faz chover com a leitura do waka (poesia japonesa de 31 sílabas). No cristianismo dizem: "Todas as coisas foram feitas por ele (Verbo), e sem ele nada do que foi feito se fez" (João 1, 3)."

Esse Verbo, escrito em letra maiúscula, significa "Palavras da Verdade". O Verbo tem conotação de ação, assim como o Carma, que vem do sânscrito (linguagem clássica da Índia), que significa ação. Você cria o carma pela ação de falar, pensar ou agir.

AVV1 - pág. 46: "E também dizem: "Tua fé te salvou"."

A verdadeira fé não é acreditar naquilo que os olhos enxergam, mas, acreditar naquilo que os olhos carnais não enxergam. Há 50 anos, quando o russo Yuri Gagarin foi ao espaço, exclamou: "eu fui ao céu e não vi Deus". E nem poderia ter visto, porque os olhos carnais não foram feitos para ver Deus. Há pessoas que dizem: "não acredito em Deus porque não o vejo". Para elas, podemos questionar: Você acredita em telefone celular? Você acredita em rádio? Tanto o telefone celular quanto o rádio só funcionam porque existem as ondas hertzianas, que não podem ser enxergadas por nossos olhos carnais. Assim, o fato de não enxergarmos algo não significa que isso não existe. Nossos olhos carnais não enxergam as ondas hertzianas porque elas estão em outra dimensão. Nossos olhos apenas enxergam o que está no mundo das três dimensões.

AVV1 - pág. 46: "No budismo, por sua vez, dizem que "A palavra é a essência de tudo" e fazem manifestar obras sobrenaturais pela oração ou fazem surgir graças maravilhosas através da invocação do nome de Amithaba."

A nossa força criadora se manifesta através da oração. "Orar", em japonês, é "inoru"; "i" é vida, e "noru" é declarar. Está na bíblia: "Eu sou o que sou". Isso significa "vibrar", manifestar a sua fé, a sua crença, o seu sentimento, a sua convicção. Isto é uma oração. A fé é a certeza que a pessoa tem de que algo vai se concretizar. No CD "Administre sua Vida com Mente Positiva" eu menciono alguns exemplos que ocorreram comigo de situações que, aparentemente, não tinham solução, mas, com Deus a solução apareceu. Acredite, Deus vai mostrar o caminho, porque Deus é sabedoria, e sabedoria é luz. É a luz que esclarece o caminho. Se estiver procurando alguma coisa no escuro, quando você acender a luz passa a ter uma visão global de tudo o que deseja. A luz de Deus não é uma luz artificial e, sim, a luz da sabedoria. Por esse fato, espíritos que já possuem um conhecimento mais aprofundado da Verdade, passam a emitir luz, passam a ser chamados "espíritos de luz", como dizem os espíritas. Na verdade essa luz sempre existiu, apenas não se manifestava porque estava sendo encoberta pela ilusão.

AVV1 - pág. 46: "Na Seicho-No-Ie, curam-se doenças graves só com a leitura de palavras da Verdade contidas em livros sagrados como este. Isso é possível porque tudo aquilo que existe no Universo foi criado pela palavra (na linguagem científica moderna, seria vibração).

No CD "A Verdade Liberta" eu menciono essa "palavra que vibra". Se alguém disser "Imagine que você está cortando um limão; agora imagine que você está lambendo esse limão cortado". Algo vai acontecer dentro de sua boca, certo? Isto é a vibração da palavra. Se, por outro lado, alguém disser a mesma frase em inglês ou japonês, ela não causará o mesmo efeito, a não ser que você compreenda esses idiomas. A oração do Pai- Nosso lida em aramaico não nos causa a mesma vibração porque não entendemos o sentido das palavras.

AVV1 - pág. 46: Na Seicho-No-Ie, denominam-se palavras todas as ondas vibratórias que se propagam no éter, sejam audíveis ou não, como as do rádio ou as mentais.

Henry Ford ensinou que, à medida que pensamos, nós emitidos "corpúsculos espirituais" que vão à busca daquilo que está sendo irradiado. Se emitirmos corpúsculos espirituais bons, eles irão à busca de construir algo bom, conforme nós pensamos. Isso é a concretização da força do verbo, da palavra.

AVV1 - pág. 46: Em nossa vida prática, o pensamento, a fala e a expressão fisionômica constituem as palavras mais importantes para determinar nosso destino, tanto para o bem quanto para o mal.

Essas são as formas como construímos os nossos carmas. Por exemplo, existem casos de pessoas que apresentam sérios problemas na boca, no queixo ou na arcada dentária: são carmas do falar. São a desintegração de carmas oriundos de coisas que andaram falando. Não existe fofoqueiro que tenha sorte, isto é, todo fofoqueiro é azarado, repararam? Através da fofoca a pessoa constrói carmas negativos. Há fofoqueiros que até destroem lares, inventando coisas, ou espalhando inverdades sobre a vida dos demais. Há também, carmas do pensamento como, por exemplo, desejar o mal para o próximo. De forma análoga há também o carma da ação. Sendo assim, quem planta colhe.

AVV1 - pág. 47: "6ª Declaração Iluminadora: Para melhorarmos o destino da humanidade por meio do poder criador das boas palavras, publicamos a revista Seicho-No-le e livros sagrados, que contêm boas palavras.

Torna-se, então, questão de crucial importância saber como empregar na vida diária o pensamento, a fala e a expressão fisionômica. Dependendo unicamente do modo de empregar as palavras, da forma de conduzir a mente ou da expressão fisionômica, uma vida diária, antes sombria e infeliz, poderá tornar-se luminosa e feliz; um corpo, antes doentio, poderá tornar-se saudável e desenvolver uma vitalidade superior ao normal; um destino, antes incerto, começará, pouco a pouco, a se desenrolar conforme desejamos."

É por isso que o Mestre ensina: "Quando você entra no ritmo da Verdade da Vida, aquilo que você deseja aparece e aquilo que não deseja, não aparece". Assim, entendemos como Cristo fez o "milagre da multiplicação dos pães", ou seja, ele estava muito afinado com Deus. A força criadora fez com que acontecesse o milagre. É isso que precisamos entender: quanto mais praticarmos a Seicho-no-Ie, mais afinados com Deus ficaremos. De nada adianta viver o "igrejismo", se você sai da igreja e não sabe "como fazer" no dia-a-dia aquilo que você estudou. Por isso, sempre comento: Cristo não veio para a Terra para ser imitado. Cristo veio para ensinar. Na "sexta-feira Santa", ao invés de ficarmos encenando o que ocorreu com Jesus, recrucificando-o, deveríamos estudar, analisar e colocar em prática o "Sermão da Montanha". "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus", isto é, "Bem-aventurados os pobres em espírito de arrogância, de vaidade, de hipocrisia". Ou seja, "Bem-aventuradas as pessoas humildes, porque delas é o Reino dos Céus". Grande a sabedoria de Jesus Cristo ao iniciar o Sermão da Montanha com essas palavras, pois, desarmou o espírito crítico das pessoas que iriam ouvi-lo. Se pensasse que poderia ser "bobagem" o que Jesus iria falar, a pessoa não deixaria fluir para seu interior as palavras da Verdade e não sentiria a vibração das palavras da Verdade, do verbo das palavras. Ao iniciar com aquelas palavras, as pessoas abriram a mente e passaram a compreender a Verdade do Sermão. Por essa razão é que aconteciam os milagres. Os milagres ocorrem quando as pessoas ouvem as palavras da Verdade: "Você é filho de Deus, você não é um pecador!" O mestre fala que: "Há pessoas que ouvem "Você é filho de Deus!" e respondem "Ah, é?"; outros se emocionam profundamente e choram quando ouvem "filho de Deus" porque compreendem a profundidade de ser filho de Deus. O reverendo Prince John Blackson (veja livro O Homem Milagre do Japão) quando falava "O homem é filho de Deus", gritava emocionado, pois sentia a profundidade de ser filho de Deus. Experimente em todos os momentos, como lição de casa, dizer: "sou filho de Deus, sou espírito, sou imortal". Repita isso 1000 vezes, 5000 vezes ao dia. Essas palavras irão fluindo para o seu interior, e você irá sentindo uma leveza de espírito, conscientizando-se "sou espírito, sou eterno". Quando as pessoas começam a ouvir isso no seu interior ocorrem muitas transformações na mente e, consequentemente, ocorrem curas. Então, vamos sempre praticando o que está nos livros da Verdade. Ler a Sutra Sagrada para os antepassados é uma ótima forma de estarmos em contato com as palavras da Verdade. Quanto mais tivermos contato com as palavras da Verdade, mais a nossa vida melhorará. Muito obrigado a todos!

Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.

Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato!